Barreiras não-tarifárias, dependência e (sub)desenvolvimento: o Brasil no comitê de subsídios e medidas compensatórias da OMC (1995-2015)
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5060 |
Resumo: | A crítica historicamente fundamentada sobre o funcionamento institucional do OMC é a de que o princípio da transparência conferiu aos países centrais a permissibilidade para fiscalizar, constranger e questionar reais ou potenciais incentivos governamentais na periferia global que possam angariar maior margem de autonomia em segmentos produtivos altamente monopolizados. A partir desta leitura, esta dissertação tem por objetivo avaliar, sob uma perspectiva dependentista-marxista, a atuação do Brasil no Comitê de Subsídios e Medidas Compensatórias da OMC (CSMC-OMC) no período 1995-2015. Para esta pesquisa de abordagem quanti-qualitativa, utilizou-se a metodologia descritiva, através do método hipotético-indutivo, tendo como estratégia de investigação o estudo de caso único de natureza heurística a partir da Análise de Conteúdo (AC) e da Revisão de Literatura (RL). A aplicação da Análise de Conteúdo aos 129 documentos oficiais da delegação brasileira no CSMC-OMC foi atribuída a partir da técnica de categorização temática via a codificação manual por meio do software NVivo12. O recorte temporal da pesquisa compreendeu o início da participação do Brasil no CSMC-OMC até o resultado final da X Conferência Ministerial da OMC, em dezembro de 2015, com o Protocolo de Nairobi (2015), o qual marcou o início da eliminação de subsídios às exportações de produtos agrícolas. Neste ínterim, a pergunta que norteou esta pesquisa foi: como se deu o comportamento do Brasil no Comitê de Subsídios e Medidas Compensatórias da OMC?. A pesquisa está estruturada em cinco capítulos. No primeiro capítulo foram definidos os conceitos e premissas da Teoria Marxista da Dependência (TMD) na Economia Política Internacional (EPI), lançando luz ao nexo entre estes elementos e o papel de barreiras não-tarifárias no capitalismo para a avaliação do comportamento político-diplomático do Brasil no sistema multilateral de comércio acerca deste instrumento de política comercial. No segundo capítulo foi apresentado o tratamento de subsídios e medidas compensatórias na OMC, perpassando desde uma leitura histórica sobre a evolução do regime multilateral do comércio ao vigente regime jurídico internacional de subsídios e medidas compensatórias e suas implicações legais, políticas e econômicas para os países periféricos. No terceiro capítulo foi desenvolvida uma revisão de literatura da economia política da política externa comercial brasileira, analisando os interesses, comportamentos e estratégias de negociação do Brasil no sistema multilateral de comércio acerca de subsídios e contramedidas. No quarto capítulo foram exploradas as notificações do Brasil ao CSMC-OMC referentes a políticas públicas internas, localizando-as como reflexos das transformações estruturais e conjunturais do capitalismo dependente. No quinto capítulo foram sistematizadas as interações do Brasil no CSMC-OMC mediante os documentos de comunicação entre a delegação brasileira e os Estados-membros da OMC. A hipótese identificada foi a de que o comportamento da delegação brasileira no CSMC-OMC se caracterizou por um perfil defensivo nas interações com os países do centro capitalista em matéria de subsídios industriais, especialmente em ramos de alta intensidade tecnológica e de capital. Os resultados da pesquisa evidenciam que embora as notificações prestadas pelo Brasil tenham refletido fenômenos inerentes mudanças a fase neoliberal do capitalismo dependente em benefício do capital transnacional e dos interesses do empresariado brasileiro, o comportamento diplomático do Brasil no órgão se caracterizou por um perfil predominantemente defensivo diante das proposições e questionamentos dos países centrais em relação a políticas de subsídios, notificadas ou não, que apresentassem potenciais ameaças concorrenciais a setores industriais diversos oligopolizados pelo capital transnacional, em especial os de bens de alta intensidade tecnológica e de capital. |
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Barreiras não-tarifárias, dependência e (sub)desenvolvimento: o Brasil no comitê de subsídios e medidas compensatórias da OMC (1995-2015)Non-tariff barriers, dependence and (under)development: Brazil in the WTO Committee on Subsidies and Countervailing Measures (1995-2015)Subsídios e medidas compensatóriasOrganização Mundial do Comércio - OMCBrasilSubsidies and compensatory measuresWorld Trade Organization - WTOBrazilCIENCIA POLITICA::POLITICA INTERNACIONALOUTROS::RELACOES INTERNACIONAISA crítica historicamente fundamentada sobre o funcionamento institucional do OMC é a de que o princípio da transparência conferiu aos países centrais a permissibilidade para fiscalizar, constranger e questionar reais ou potenciais incentivos governamentais na periferia global que possam angariar maior margem de autonomia em segmentos produtivos altamente monopolizados. A partir desta leitura, esta dissertação tem por objetivo avaliar, sob uma perspectiva dependentista-marxista, a atuação do Brasil no Comitê de Subsídios e Medidas Compensatórias da OMC (CSMC-OMC) no período 1995-2015. Para esta pesquisa de abordagem quanti-qualitativa, utilizou-se a metodologia descritiva, através do método hipotético-indutivo, tendo como estratégia de investigação o estudo de caso único de natureza heurística a partir da Análise de Conteúdo (AC) e da Revisão de Literatura (RL). A aplicação da Análise de Conteúdo aos 129 documentos oficiais da delegação brasileira no CSMC-OMC foi atribuída a partir da técnica de categorização temática via a codificação manual por meio do software NVivo12. O recorte temporal da pesquisa compreendeu o início da participação do Brasil no CSMC-OMC até o resultado final da X Conferência Ministerial da OMC, em dezembro de 2015, com o Protocolo de Nairobi (2015), o qual marcou o início da eliminação de subsídios às exportações de produtos agrícolas. Neste ínterim, a pergunta que norteou esta pesquisa foi: como se deu o comportamento do Brasil no Comitê de Subsídios e Medidas Compensatórias da OMC?. A pesquisa está estruturada em cinco capítulos. No primeiro capítulo foram definidos os conceitos e premissas da Teoria Marxista da Dependência (TMD) na Economia Política Internacional (EPI), lançando luz ao nexo entre estes elementos e o papel de barreiras não-tarifárias no capitalismo para a avaliação do comportamento político-diplomático do Brasil no sistema multilateral de comércio acerca deste instrumento de política comercial. No segundo capítulo foi apresentado o tratamento de subsídios e medidas compensatórias na OMC, perpassando desde uma leitura histórica sobre a evolução do regime multilateral do comércio ao vigente regime jurídico internacional de subsídios e medidas compensatórias e suas implicações legais, políticas e econômicas para os países periféricos. No terceiro capítulo foi desenvolvida uma revisão de literatura da economia política da política externa comercial brasileira, analisando os interesses, comportamentos e estratégias de negociação do Brasil no sistema multilateral de comércio acerca de subsídios e contramedidas. No quarto capítulo foram exploradas as notificações do Brasil ao CSMC-OMC referentes a políticas públicas internas, localizando-as como reflexos das transformações estruturais e conjunturais do capitalismo dependente. No quinto capítulo foram sistematizadas as interações do Brasil no CSMC-OMC mediante os documentos de comunicação entre a delegação brasileira e os Estados-membros da OMC. A hipótese identificada foi a de que o comportamento da delegação brasileira no CSMC-OMC se caracterizou por um perfil defensivo nas interações com os países do centro capitalista em matéria de subsídios industriais, especialmente em ramos de alta intensidade tecnológica e de capital. Os resultados da pesquisa evidenciam que embora as notificações prestadas pelo Brasil tenham refletido fenômenos inerentes mudanças a fase neoliberal do capitalismo dependente em benefício do capital transnacional e dos interesses do empresariado brasileiro, o comportamento diplomático do Brasil no órgão se caracterizou por um perfil predominantemente defensivo diante das proposições e questionamentos dos países centrais em relação a políticas de subsídios, notificadas ou não, que apresentassem potenciais ameaças concorrenciais a setores industriais diversos oligopolizados pelo capital transnacional, em especial os de bens de alta intensidade tecnológica e de capital.The historically based criticism of the institutional functioning of the WTO is that the principle of transparency gave central countries the permissibility to monitor, constrain, and question real or potential government incentives in the global periphery that can achieve a greater margin of autonomy in highly monopolized productive segments. Based on this reading, this dissertation aims to evaluate, from a dependent-Marxist perspective, Brazil's performance in the WTO Committee on Subsidies and Countervailing Measures (CSMC-WTO) in the period 1995-2015. For this research with a quantitative-qualitative approach, the descriptive methodology was used, through the hypothetical-inductive method, with the investigation strategy being a single case study of a heuristic nature based on Content Analysis (CA) and Literature Review (RL). The application of Content Analysis to the 129 official documents of the Brazilian delegation at the CSMC-WTO was attributed using the thematic categorization technique via manual coding using the NVivo12 software. The time frame of the research included the beginning of Brazil's participation in the CSMC-WTO until the final result of the X WTO Ministerial Conference, in December 2015, with the Nairobi Protocol (2015), which marked the beginning of the elimination of subsidies to exports of agricultural products. In the meantime, the question that guided this research was: how did Brazil behave in the WTO Committee on Subsidies and Countervailing Measures? The research is structured into five chapters. In the first chapter, the concepts and premises of the Marxist Theory of Dependence (TMD) in International Political Economy (EPI) were defined, shedding light on the connection between these elements and the role of non-tariff barriers in capitalism for the assessment of political-diplomatic behavior. of Brazil in the multilateral trade system regarding this commercial policy instrument. In the second chapter, the treatment of subsidies and compensatory measures in the WTO was presented, ranging from a historical reading on the evolution of the multilateral trade regime to the current international legal regime of subsidies and compensatory measures and their legal, political, and economic implications for peripheral countries. In the third chapter, a literature review of the political economy of Brazilian foreign trade policy was developed, analyzing Brazil's interests, behaviors, and negotiation strategies in the multilateral trade system regarding subsidies and countermeasures. In the fourth chapter, Brazil's notifications to the CSMC-WTO regarding internal public policies were explored, locating them as reflections of the structural and conjunctural transformations of dependent capitalism. In the fifth chapter, Brazil's interactions in the CSMC-WTO were systematized through communication documents between the Brazilian delegation and the WTO Member States. The hypothesis identified was that the behavior of the Brazilian delegation at the CSMC-WTO was characterized by a defensive profile in interactions with countries in the capitalist center in terms of industrial subsidies, especially in areas of high technological and capital intensity. The research results show that although the notifications provided by Brazil reflected phenomena inherent to changes in the neoliberal phase of dependent capitalism for the benefit of transnational capital and the interests of Brazilian business, Brazil's diplomatic behavior in the body was characterized by a predominantly defensive profile in the face of proposals and questions from central countries concerning subsidy policies, whether notified or not, that presented potential competitive threats to different industrial sectors, especially those involving goods with high technological and capital intensityCAPESUniversidade Estadual da ParaíbaCentro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas - CCBSABrasilUEPBPrograma de Pós-graduação em Relações Internacionais - PPGRIAlmeida, Lucas Milanez de Limahttp://lattes.cnpq.br/1625187214244038Pini, André Mendeshttp://lattes.cnpq.br/4235085538968888Balanco, Paulo Antônio dehttp://lattes.cnpq.br/5465178027610736Macedo, Guilherme Fenício Alves2024-08-26T17:56:55Z2024-01-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMACEDO, G. F. A. Barreiras não-tarifárias, dependência e (sub)desenvolvimento: o Brasil no comitê de subsídios e medidas compensatórias da OMC (1995-2015). 2024. 281f. Dissertação (Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais - PPGRI) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2024.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5060porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2024-08-26T17:59:06Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/5060Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2024-08-26T17:59:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
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