Eles eram muitos cavalos - o romance Duchampiano de Luiz Ruffato

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Waldívia de Macêdo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3721
Resumo: O trabalho em questão é um estudo sobre o romance Eles eram muitos cavalos de Luiz Ruffato (2001/2012). Nosso objetivo é analisar o corpus proposto a partir de elementos da estrutura do fragmento numa reflexão crítica e teórica sob a ótica do ready-made duchampiano, localizando algumas linhas da força e do pensamento artístico e estético de uma literatura que foi por muitas vezes questionada no tocante à sua adequada classificação dentro dos gêneros literários estabelecidos até hoje nos diversos modelos e manuais teóricos, os quais originaram questões centrais no interior dos discursos e pesquisa da área, gerando desafios críticos sobre a literatura contemporânea. Partimos da hipótese de que esta obra de Luiz Ruffato encontra-se estabelecida dentro das relações que normatizam o romance experimental contemporâneo. Para tanto, é imprescindível destacar as injunções sociais e políticas inseridas nessa produção literária, por esse motivo, a tese foi dividida em três capítulos distintos que dessem conta da forma e estrutura romanesca dentro de sua relação com o ready-made e seu contexto histórico-social. No primeiro capítulo traçamos um caminho sobre o entendimento dos aspectos teóricos do romance em si, a forma experimental dos fragmentos, a multiplicidade que acompanha o fazer literário, embrincando consigo o artístico de sua poiesis, como comentários pertinentes da crítica especializada, utilizamo-nos de teóricos como Lukács (2000), Bakhtin (2002) e Harrison (2007) entre outros. No segundo capítulo, a análise e crítica social que o corpus de análises traz à pesquisa visto que não basta tratar a literatura fora de seu contexto histórico e social, pois é imprescindível que se aborde a obra em sua complexidade, compreendemos, assim, como a ideia de fragmento engendra a problemática do real, da tragicidade cotidiana concebida no seio da grande metrópole brasileira, do discurso como instância do presente/presentificação do real através do qual os sujeitos são compreendidos e tomados em suas singularidades na esteira de Agamben (1993; 2010), Schollhammer (2009), Resende (2008). No último capítulo, buscamos compreender a criação artística como meio através da qual propostas da política da arte revelam o mundo considerado no romance como histórico do tipo ―clássico‖ e a proposta estética presente em Eles eram muitos cavalos a partir de uma leitura vanguardista do século XX e um olhar crítico em direção ao romance do século XXI. Sendo assim, conjuntamente aos fragmentos literários do romance de Ruffato, o trabalho em questão passa pela análise da produção artística do ready-made de Duchamp e a pintura cubista com o objetivo principal de identificar a intersecção de artes distintas e momentos estéticos próximos, discutindo à luz de Paz (2002), Sypher (1980) em que se pretendeu chegar a questões decisivas para o pensamento estético contemporâneo, a partir de noções sobre a produção literária do presente, o real e a presentificação e a tragicidade cotidiana da população menos favorecida nos grandes centros urbanos e sua riqueza imaterial, bem como a possibilidade da criação poética de significar o espaço/texto como ready-made-texto em uma reflexão crítica sobre o fazer literário.
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Partimos da hipótese de que esta obra de Luiz Ruffato encontra-se estabelecida dentro das relações que normatizam o romance experimental contemporâneo. Para tanto, é imprescindível destacar as injunções sociais e políticas inseridas nessa produção literária, por esse motivo, a tese foi dividida em três capítulos distintos que dessem conta da forma e estrutura romanesca dentro de sua relação com o ready-made e seu contexto histórico-social. No primeiro capítulo traçamos um caminho sobre o entendimento dos aspectos teóricos do romance em si, a forma experimental dos fragmentos, a multiplicidade que acompanha o fazer literário, embrincando consigo o artístico de sua poiesis, como comentários pertinentes da crítica especializada, utilizamo-nos de teóricos como Lukács (2000), Bakhtin (2002) e Harrison (2007) entre outros. No segundo capítulo, a análise e crítica social que o corpus de análises traz à pesquisa visto que não basta tratar a literatura fora de seu contexto histórico e social, pois é imprescindível que se aborde a obra em sua complexidade, compreendemos, assim, como a ideia de fragmento engendra a problemática do real, da tragicidade cotidiana concebida no seio da grande metrópole brasileira, do discurso como instância do presente/presentificação do real através do qual os sujeitos são compreendidos e tomados em suas singularidades na esteira de Agamben (1993; 2010), Schollhammer (2009), Resende (2008). No último capítulo, buscamos compreender a criação artística como meio através da qual propostas da política da arte revelam o mundo considerado no romance como histórico do tipo ―clássico‖ e a proposta estética presente em Eles eram muitos cavalos a partir de uma leitura vanguardista do século XX e um olhar crítico em direção ao romance do século XXI. Sendo assim, conjuntamente aos fragmentos literários do romance de Ruffato, o trabalho em questão passa pela análise da produção artística do ready-made de Duchamp e a pintura cubista com o objetivo principal de identificar a intersecção de artes distintas e momentos estéticos próximos, discutindo à luz de Paz (2002), Sypher (1980) em que se pretendeu chegar a questões decisivas para o pensamento estético contemporâneo, a partir de noções sobre a produção literária do presente, o real e a presentificação e a tragicidade cotidiana da população menos favorecida nos grandes centros urbanos e sua riqueza imaterial, bem como a possibilidade da criação poética de significar o espaço/texto como ready-made-texto em uma reflexão crítica sobre o fazer literário.This paper proposes a theoretical and critical reflection on the novel Eles eram muitos cavalos by Luiz Ruffato (2001/2012), situating some lines of the strength and artistic and aesthetic thinking of a fragmented literature that was often questioned, denied, rejected in regard to its proper classification within the literary genres established to date in the various models and theoretical manuals, giving rise to central questions within the discourses and generating critical challenges about contemporary literature. Starting from the relations established between Ruffato's novel and the Cubist art, especially Duchamp's ready-made. The thesis is divided into three chapters. In the first chapter, we sought to trace a path that covered the conscious understanding of the theoretical aspects of the novel itself, the experimental form of the novel in fragments, the multiplicity that has accompanied the literary making embracing the artistic making of his poiesis, as well as pertinent comments from the specialized criticism, we relied on theorists like Lukács (2000), Bakhtin (2002) and Harrison (2007) among others. Consequently, in the second chapter, the analysis and social criticism that the corpus of analyzes brings to our research makes it even richer and more interesting since it is not enough to just treat literature or any artistic expression outside its historical and social context, because it is essential to approach the work in its complexity, in this sense, we understand how the idea of fragment creates an issue of reality, of the daily tragicidade conceived within the great Brazilian metropolis, of discourse as an instance of the present/presentificação of reality through which the subjects are understood and taken in their singularities according to Agamben (1993; 2010), Schollhammer (2009), Resende (2008). In the perspective of establishing a relationship that goes beyond the form and content of the novel in fragments, we sought to undertake artistic creation for the third chapter as a means through which art policy proposals reveal the world considering in the novel "classic" historical and the aesthetic proposal present in Eles eram muitos cavalos from an avant-garde reading of the 20th century and a critical look towards the 21st century novel, the way it is linked to the artistic creation plan. Thus, together with the literary fragments of Ruffato's novel, the paper in question involves the analysis of Duchamp's ready-made artistic production and cubist painting with the main objective of identifying the intersection of distinct arts and close aesthetic moments, discussing from the perspective of Paz (2002), Sypher (1980) in which it was intended to reach decisive questions for contemporary aesthetic thinking, from notions about the literary production of the present, the reality and the presentificação and the daily tragicidade of the less favored population in large urban centers and their immaterial wealth, as well as the possibility of poetic creation to signify space/text as ready-made-text in a critical reflection on literary making.CAPESUniversidade Estadual da ParaíbaCentro de Educação - CEDUCBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLIJustino, Luciano BarbosaOliveira, Waldívia de Macêdo2021-05-13T00:34:11Z2020-12-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfOLIVEIRA, W. de M. Eles eram muitos cavalos - o romance Duchampiano de Luiz Ruffato. 2020. 210f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3721porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2021-05-13T04:36:10Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3721Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2021-05-13T04:36:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
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