O anúncio publicitário e a representação da figura feminina: uma proposta linguístico-discursiva para alunos do 9ª ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antero, Arethusa Angre do Rêgo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4749
Resumo: O ato de ler desempenha um papel essencial na sociedade atual, permitindo desvendar tanto a sociedade em si como as interações humanas. Por meio de seu ensino, os sujeitos refletem sobre os discursos e adquirem as habilidades linguísticas necessárias para se comunicar de forma eficaz, exercer a cidadania plena e interagir de maneira significativa com outras pessoas. Contudo, tem sido frequente a discussão entre professores de Língua Portuguesa dos anos finais do Ensino Fundamental a respeito da percepção leitora e do nível de letramento que os estudantes apresentam nesse segmento da educação básica, expressando poucas habilidades de leitura, compreensão e produção textual, o que compromete a sua emancipação linguística crítica e o seu desenvolvimento enquanto sujeitos modificadores do meio em que vivem. Nesse contexto, a pesquisa tem como objetivo geral propor uma sequência didática a partir da análise de anúncios publicitários, com a finalidade de melhorar a apreciação dos discursos e o senso crítico dos discentes no que diz respeito à representação da figura feminina. Optamos por abordar o gênero discursivo anúncio publicitário, considerando que as suas multissemioses podem contribuir com o aprimoramento leitor dos alunos, melhorando a sua consciência crítica, bem como e demais habilidades linguísticas, a exemplo da argumentação oral e escrita. Além disso, concebemos a sua relevância para a compreensão dos discursos que circulam na sociedade, tornando o indivíduo/leitor apto para resolver problemas encontrados nas situações de comunicação em que interage. Esse trabalho tem uma metodologia de natureza qualitativa, descritiva e propositiva, empregando um procedimento de pesquisa-ação com finalidade interventiva, baseando-se nos pressupostos da Análise de Discurso Crítica, a partir dos apontamentos de Fairclough (2003, 2012, 2016), Resende e Vieira (2016), Resende e Ramalho (2022), Orlandi (2001, 2012, 2015), e, ainda, na abordagem de gêneros e multimodalidade propostas por Bakhtin (2003, 2004), Marcuschi (2008, 2020) e Rojo e Moura (2012). A escolha de tais referências teóricas se dá pelo fato de que elas se preocupam com o que diz respeito aos aspectos linguísticos, discursivos e sociais da linguagem. Também utilizamos como aporte teórico as contribuições de alguns estudiosos, a exemplo de Monnerat (2003), Sandmann (2020), Maingueneau (2018), entre outros, além das contribuições dos documentos oficiais, tais como os Parâmetros Curriculares nacionais – PCN (BRASIL, 1998) e a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2018). Espera-se que a problematização das práticas discursivas nessa pesquisa permita uma discussão proveitosa para o desvelamento de discursos ideológicos que mascaram relações de poder, possibilitando aos estudantes questionarem, ou aceitarem, as ideologias presentes nos mesmos discursos, assim como contribuir com o desenvolvimento de uma consciência mais crítica.
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spelling O anúncio publicitário e a representação da figura feminina: uma proposta linguístico-discursiva para alunos do 9ª ano do ensino fundamentalAnálise de Discurso Crítica.Anúncio PublicitárioEnsino de Língua Portuguesa.LETRAS::LINGUA PORTUGUESAO ato de ler desempenha um papel essencial na sociedade atual, permitindo desvendar tanto a sociedade em si como as interações humanas. Por meio de seu ensino, os sujeitos refletem sobre os discursos e adquirem as habilidades linguísticas necessárias para se comunicar de forma eficaz, exercer a cidadania plena e interagir de maneira significativa com outras pessoas. Contudo, tem sido frequente a discussão entre professores de Língua Portuguesa dos anos finais do Ensino Fundamental a respeito da percepção leitora e do nível de letramento que os estudantes apresentam nesse segmento da educação básica, expressando poucas habilidades de leitura, compreensão e produção textual, o que compromete a sua emancipação linguística crítica e o seu desenvolvimento enquanto sujeitos modificadores do meio em que vivem. Nesse contexto, a pesquisa tem como objetivo geral propor uma sequência didática a partir da análise de anúncios publicitários, com a finalidade de melhorar a apreciação dos discursos e o senso crítico dos discentes no que diz respeito à representação da figura feminina. Optamos por abordar o gênero discursivo anúncio publicitário, considerando que as suas multissemioses podem contribuir com o aprimoramento leitor dos alunos, melhorando a sua consciência crítica, bem como e demais habilidades linguísticas, a exemplo da argumentação oral e escrita. Além disso, concebemos a sua relevância para a compreensão dos discursos que circulam na sociedade, tornando o indivíduo/leitor apto para resolver problemas encontrados nas situações de comunicação em que interage. Esse trabalho tem uma metodologia de natureza qualitativa, descritiva e propositiva, empregando um procedimento de pesquisa-ação com finalidade interventiva, baseando-se nos pressupostos da Análise de Discurso Crítica, a partir dos apontamentos de Fairclough (2003, 2012, 2016), Resende e Vieira (2016), Resende e Ramalho (2022), Orlandi (2001, 2012, 2015), e, ainda, na abordagem de gêneros e multimodalidade propostas por Bakhtin (2003, 2004), Marcuschi (2008, 2020) e Rojo e Moura (2012). A escolha de tais referências teóricas se dá pelo fato de que elas se preocupam com o que diz respeito aos aspectos linguísticos, discursivos e sociais da linguagem. Também utilizamos como aporte teórico as contribuições de alguns estudiosos, a exemplo de Monnerat (2003), Sandmann (2020), Maingueneau (2018), entre outros, além das contribuições dos documentos oficiais, tais como os Parâmetros Curriculares nacionais – PCN (BRASIL, 1998) e a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2018). Espera-se que a problematização das práticas discursivas nessa pesquisa permita uma discussão proveitosa para o desvelamento de discursos ideológicos que mascaram relações de poder, possibilitando aos estudantes questionarem, ou aceitarem, as ideologias presentes nos mesmos discursos, assim como contribuir com o desenvolvimento de uma consciência mais crítica.The act of reading plays an essential role in today's society, making it possible to unravel both society itself and human interactions. Through its teaching, subjects reflect on discourses and acquire the language skills needed to communicate effectively, exercise full citizenship and interact meaningfully with other people. However, Portuguese language teachers in the final years of elementary school have often discussed the reading perception and literacy level of students in this segment of basic education, expressing poor reading, comprehension and text production skills, which compromises their critical linguistic emancipation and their development as subjects who change the environment in which they live. In this context, the general objective of this research is to propose a didactic sequence based on the analysis of advertisements, with the aim of improving students' appreciation of discourse and their critical sense of the representation of the female figure. We chose to approach the discursive genre of advertisement, considering that its multisemiosis can contribute to students' reading skills, improving their critical awareness, as well as other linguistic skills, such as oral and written argumentation. In addition, we see its relevance to understanding the discourses that circulate in society, making the individual/reader able to solve problems encountered in the communication situations in which they interact. This work has a qualitative, descriptive and propositional methodology, using an action-research procedure with an interventional purpose, based on the assumptions of Critical Discourse Analysis, based on the notes of Fairclough (2003, 2012, 2016), Resende and Vieira (2016), Resende and Ramalho (2022), Orlandi (2001, 2012, 2015), and also on the approach to genres and multimodality proposed by Bakhtin (2003, 2004), Marcuschi (2008, 2020) and Rojo and Moura (2012). These theoretical references were chosen because they are concerned with the linguistic, discursive and social aspects of language. We also used as theoretical input the contributions of some scholars, such as Monnerat (2003), Sandmann (2020), Maingueneau (2018), among others, as well as the contributions of official documents, such as the National Curriculum Parameters - PCN (BRASIL, 1998) and the National Common Curriculum Base - BNCC (BRASIL, 2018). It is hoped that the problematization of discursive practices in this research will enable a fruitful discussion to unveil ideological discourses that mask power relations, enabling students to question or accept the ideologies present in these discourses, as well as contributing to the development of a more critical conscience.CAPESUniversidade Estadual da ParaíbaCentro de Humanidades - CHBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRASCarvalho, Eneida Oliveira Dornellas deCatanduba, Edilma de LucenaGuedes, Marilde QueirozAntero, Arethusa Angre do Rêgo2023-09-21T19:11:10Z2023-07-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfANTERO, Arethusa Angre do Rêgo. O anúncio publicitário e a representação da figura feminina: uma proposta linguístico-discursiva para alunos do 9ª ano do ensino fundamental. 2023. 97p. 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