Intertextualidade e sentido em anúncios publicitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Vera Lúcia dos
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14645
Resumo: This research aims are analyzing the intertextuality in advertisement. In order to accomplish this objective, we selected a corpus that consist of eight announcements published on Veja magazine between May/2007 and December/2008, and we proceeded the analyze based on studies about the text in socio cognitive and interactional perspective, under the vision of Beaugrande (1997), Costa Val (2002), Koch e Elias (2006), e Koch, Bentes e Cavalcante (2007); and the intertextuality according to Bakhtin (2000), Kristeva (1974), Maingueneau (1998), Koch, Bentes e Cavalcante (2007) and the propaganda code , as in Quesnel (1974), Lagneau (1974), Verón (1980), Carvalho (2000), Sandmann (2001), Iasbeck (2002), Sant Anna (2002), Vestergaard & Schroeder (2004) and Abreu (2005) studies. The results evidenced that the inter textuality in the advertisements appears in an explicit or implicit way, however, in both cases, the one who advertises hope that the reader/consumer identifies the intertext and realizes the effect sense caused by the re-textualising
id PUC_SP-1_2eaf35b09b9aac9e324ff7362157a442
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/14645
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Elias, Vanda Maria da SilvaSantos, Vera Lúcia dos2016-04-28T19:34:49Z2010-09-152010-05-25Santos, Vera Lúcia dos. Intertextualidade e sentido em anúncios publicitários. 2010. 95 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14645This research aims are analyzing the intertextuality in advertisement. In order to accomplish this objective, we selected a corpus that consist of eight announcements published on Veja magazine between May/2007 and December/2008, and we proceeded the analyze based on studies about the text in socio cognitive and interactional perspective, under the vision of Beaugrande (1997), Costa Val (2002), Koch e Elias (2006), e Koch, Bentes e Cavalcante (2007); and the intertextuality according to Bakhtin (2000), Kristeva (1974), Maingueneau (1998), Koch, Bentes e Cavalcante (2007) and the propaganda code , as in Quesnel (1974), Lagneau (1974), Verón (1980), Carvalho (2000), Sandmann (2001), Iasbeck (2002), Sant Anna (2002), Vestergaard & Schroeder (2004) and Abreu (2005) studies. The results evidenced that the inter textuality in the advertisements appears in an explicit or implicit way, however, in both cases, the one who advertises hope that the reader/consumer identifies the intertext and realizes the effect sense caused by the re-textualisingEsta dissertação tem como objetivo analisar a intertextualidade em anúncios publicitários. A fim de dar conta desse objetivo, selecionamos um corpus composto por oito anúncios publicados na revista Veja no período de maio de 2007 a dezembro de 2008 e procedemos à analise fundamentada em estudos de Beaugrande (1997), Costa Val (2002), Koch e Elias (2006), e Koch, Bentes e Cavalcante (2007); a intertextualidade conforme Bakhtin (2000), Kristeva (1974), Maingueneau (1976), Koch, Bentes e Cavalcante (2007) e linguagem da propaganda como os estudos de Quesnel (1974), Lagneau (1974), Verón (1980), Carvalho (2000), Sandmann (2001), Iasbeck (2002), Sant Anna (2002), Vestergaard e Schroeder (2004) e Abreu (2005). Os resultados indicam que a intertextualidade no anúncio publicitário ocorre de forma explícita ou implícita, porém, em ambos os casos, aquele que anuncia espera que o leitor/consumidor produza o sentido do texto, levando em conta o intertextoSecretaria da Educação do Estado de São Pauloapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/30783/Vera%20Lucia%20dos%20Santos.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Língua PortuguesaPUC-SPBRLíngua PortuguesaIntertextualidadeAnúncio publicitárioProdução de sentidosIntertextualityAdvertisementsSense productionCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESAIntertextualidade e sentido em anúncios publicitáriosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTVera Lucia dos Santos.pdf.txtVera Lucia dos Santos.pdf.txtExtracted texttext/plain163376https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14645/3/Vera%20Lucia%20dos%20Santos.pdf.txt3c45fb26c034a4e596943ec2a6050b66MD53ORIGINALVera Lucia dos Santos.pdfapplication/pdf1608905https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14645/1/Vera%20Lucia%20dos%20Santos.pdf8f8ac58b113470ec86d3eb784bff5114MD51THUMBNAILVera Lucia dos Santos.pdf.jpgVera Lucia dos Santos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14645/2/Vera%20Lucia%20dos%20Santos.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/146452022-04-27 22:03:18.946oai:repositorio.pucsp.br:handle/14645Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T01:03:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Intertextualidade e sentido em anúncios publicitários
title Intertextualidade e sentido em anúncios publicitários
spellingShingle Intertextualidade e sentido em anúncios publicitários
Santos, Vera Lúcia dos
Intertextualidade
Anúncio publicitário
Produção de sentidos
Intertextuality
Advertisements
Sense production
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
title_short Intertextualidade e sentido em anúncios publicitários
title_full Intertextualidade e sentido em anúncios publicitários
title_fullStr Intertextualidade e sentido em anúncios publicitários
title_full_unstemmed Intertextualidade e sentido em anúncios publicitários
title_sort Intertextualidade e sentido em anúncios publicitários
author Santos, Vera Lúcia dos
author_facet Santos, Vera Lúcia dos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Elias, Vanda Maria da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Vera Lúcia dos
contributor_str_mv Elias, Vanda Maria da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Intertextualidade
Anúncio publicitário
Produção de sentidos
topic Intertextualidade
Anúncio publicitário
Produção de sentidos
Intertextuality
Advertisements
Sense production
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
dc.subject.eng.fl_str_mv Intertextuality
Advertisements
Sense production
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
description This research aims are analyzing the intertextuality in advertisement. In order to accomplish this objective, we selected a corpus that consist of eight announcements published on Veja magazine between May/2007 and December/2008, and we proceeded the analyze based on studies about the text in socio cognitive and interactional perspective, under the vision of Beaugrande (1997), Costa Val (2002), Koch e Elias (2006), e Koch, Bentes e Cavalcante (2007); and the intertextuality according to Bakhtin (2000), Kristeva (1974), Maingueneau (1998), Koch, Bentes e Cavalcante (2007) and the propaganda code , as in Quesnel (1974), Lagneau (1974), Verón (1980), Carvalho (2000), Sandmann (2001), Iasbeck (2002), Sant Anna (2002), Vestergaard & Schroeder (2004) and Abreu (2005) studies. The results evidenced that the inter textuality in the advertisements appears in an explicit or implicit way, however, in both cases, the one who advertises hope that the reader/consumer identifies the intertext and realizes the effect sense caused by the re-textualising
publishDate 2010
dc.date.available.fl_str_mv 2010-09-15
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-05-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-28T19:34:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Santos, Vera Lúcia dos. Intertextualidade e sentido em anúncios publicitários. 2010. 95 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14645
identifier_str_mv Santos, Vera Lúcia dos. Intertextualidade e sentido em anúncios publicitários. 2010. 95 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14645
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Língua Portuguesa
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14645/3/Vera%20Lucia%20dos%20Santos.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14645/1/Vera%20Lucia%20dos%20Santos.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14645/2/Vera%20Lucia%20dos%20Santos.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3c45fb26c034a4e596943ec2a6050b66
8f8ac58b113470ec86d3eb784bff5114
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1799796225128529920