A argumentação nas salas de aula de língua portuguesa: uma discussão sobre a escrita em situações reais de uso visando ao exercício da cidadania
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3426 |
Resumo: | Esta dissertação discute o ensino de Língua Portuguesa na Paraíba, especificamente o trabalho com argumentação, a partir da realização dessas aulas no Ensino Médio de uma escola pública de João Pessoa: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Olivina Olívia Carneiro da Cunha. O problema de pesquisa consiste na ausência de formação dos alunos para a argumentação como um modo de uso da linguagem escrita para a vida, para o exercício da cidadania. Assim, questionamos os modos de abordagem da produção textual em sala de aula, sobretudo da argumentação. O objetivo geral é verificar e analisar se o professorado da escola pública, tomada como lócus de pesquisa, garante aos seus alunos a competência linguística para a argumentação que sirva ao seu público como ferramenta de exercício cidadão no cotidiano. Para realizar o estudo, foram coletados dados por meio de dois modelos de questionários: um para o professor e outro para o aluno, nos quais foi respondido, sobretudo, sobre a utilização da argumentação nas aulas de Língua Portuguesa. A discussão em torno da produção textual foi embasada nas obras de Marcuschi (2008, 2010, 2012), Coroa (2006) e Guedes (2009), especificamente aspectos do texto argumentativo e da argumentação. Ainda, entregamos, com esta dissertação, um Guia de Orientação Docente voltado para dois propósitos: a) discussão de textos da área do Direito do Cidadão (Lei de Acesso à Informação, Código de Defesa do Consumidor, Juizado Especial) e b) produção de textos argumentativos direcionados às práticas cotidianas que exigem uma linguagem mais formal e com uso da argumentação. Esperamos, deste modo, contribuir para o aprofundamento dos estudos, e do trabalho, com argumentação nas aulas de Língua Portuguesa do Ensino Médio, além de propor um ensino de nessas aulas pautado em produção de textos argumentativos, mais funcional e eficiente no cotidiano do aluno. |
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A argumentação nas salas de aula de língua portuguesa: uma discussão sobre a escrita em situações reais de uso visando ao exercício da cidadania1. Ensino médio. 2. Argumentação escrita. 3. Cidadania. 4. Língua portuguesaCIENCIAS SOCIAIS APLICADASEsta dissertação discute o ensino de Língua Portuguesa na Paraíba, especificamente o trabalho com argumentação, a partir da realização dessas aulas no Ensino Médio de uma escola pública de João Pessoa: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Olivina Olívia Carneiro da Cunha. O problema de pesquisa consiste na ausência de formação dos alunos para a argumentação como um modo de uso da linguagem escrita para a vida, para o exercício da cidadania. Assim, questionamos os modos de abordagem da produção textual em sala de aula, sobretudo da argumentação. O objetivo geral é verificar e analisar se o professorado da escola pública, tomada como lócus de pesquisa, garante aos seus alunos a competência linguística para a argumentação que sirva ao seu público como ferramenta de exercício cidadão no cotidiano. Para realizar o estudo, foram coletados dados por meio de dois modelos de questionários: um para o professor e outro para o aluno, nos quais foi respondido, sobretudo, sobre a utilização da argumentação nas aulas de Língua Portuguesa. A discussão em torno da produção textual foi embasada nas obras de Marcuschi (2008, 2010, 2012), Coroa (2006) e Guedes (2009), especificamente aspectos do texto argumentativo e da argumentação. Ainda, entregamos, com esta dissertação, um Guia de Orientação Docente voltado para dois propósitos: a) discussão de textos da área do Direito do Cidadão (Lei de Acesso à Informação, Código de Defesa do Consumidor, Juizado Especial) e b) produção de textos argumentativos direcionados às práticas cotidianas que exigem uma linguagem mais formal e com uso da argumentação. Esperamos, deste modo, contribuir para o aprofundamento dos estudos, e do trabalho, com argumentação nas aulas de Língua Portuguesa do Ensino Médio, além de propor um ensino de nessas aulas pautado em produção de textos argumentativos, mais funcional e eficiente no cotidiano do aluno.This dissertation discusses the teaching of Portuguese Language in Paraíba, specifically the work with argumentation, from the Portuguese classes in the High School of a public school in João Pessoa: State School State School of Elementary and Middle School Professor Olivina Olívia Carneiro da Wedge. I start from the problem of research that consists in the absence of the formation of students for argumentation as a way of using written language for life, for the exercise of citizenship. We are questioning the ways of approaching textual production in the classroom, especially the argumentation. The general objective is to verify and analyze whether the public school faculty, taken as a research locus, guarantees to its students the linguistic competence for the argument that serves to its public as a tool of citizen exercise in daily life. In order to carry out the research, data were collected through two models of questionnaires: one for the teacher and another for the student, in which they answered, above all, about the use of argumentation in Portuguese classes. The discussion about textual production was based on the discussions of MARCCUSCHI (2008, 20110, 2012), COROA (2006), GUEDES (2009) and aspects of the argumentative text and the argumentation. In this dissertation we give a Teaching Guidance Guide for two purposes: a) discussion of texts in the area of citizen's rights (Law on Access to Information, Consumer Defense Code, Special Court) and b) production of argumentative texts aimed at everyday practices that require a more formal language and use of argumentation. In this way, we hope to contribute to the deepening of studies and work, with arguments in the Portuguese classes of High School and propose a Portuguese language teaching based on the production of argumentative texts, more functional and efficient in the daily life of the student.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFPSilva, Antonio de Pádua Dias daLima, Francisco de Assis Rodrigues de2019-09-05T15:46:07Z2017-06-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLima, Francisco de Assis Rodrigues de. A argumentação nas salas de aula de língua portuguesa: uma discussão sobre a escrita em situações reais de uso visando ao exercício da cidadania. 2017. 151f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3426porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2019-09-06T04:30:48Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3426Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2019-09-06T04:30:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
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Esta dissertação discute o ensino de Língua Portuguesa na Paraíba, especificamente o trabalho com argumentação, a partir da realização dessas aulas no Ensino Médio de uma escola pública de João Pessoa: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Olivina Olívia Carneiro da Cunha. O problema de pesquisa consiste na ausência de formação dos alunos para a argumentação como um modo de uso da linguagem escrita para a vida, para o exercício da cidadania. Assim, questionamos os modos de abordagem da produção textual em sala de aula, sobretudo da argumentação. O objetivo geral é verificar e analisar se o professorado da escola pública, tomada como lócus de pesquisa, garante aos seus alunos a competência linguística para a argumentação que sirva ao seu público como ferramenta de exercício cidadão no cotidiano. Para realizar o estudo, foram coletados dados por meio de dois modelos de questionários: um para o professor e outro para o aluno, nos quais foi respondido, sobretudo, sobre a utilização da argumentação nas aulas de Língua Portuguesa. A discussão em torno da produção textual foi embasada nas obras de Marcuschi (2008, 2010, 2012), Coroa (2006) e Guedes (2009), especificamente aspectos do texto argumentativo e da argumentação. Ainda, entregamos, com esta dissertação, um Guia de Orientação Docente voltado para dois propósitos: a) discussão de textos da área do Direito do Cidadão (Lei de Acesso à Informação, Código de Defesa do Consumidor, Juizado Especial) e b) produção de textos argumentativos direcionados às práticas cotidianas que exigem uma linguagem mais formal e com uso da argumentação. Esperamos, deste modo, contribuir para o aprofundamento dos estudos, e do trabalho, com argumentação nas aulas de Língua Portuguesa do Ensino Médio, além de propor um ensino de nessas aulas pautado em produção de textos argumentativos, mais funcional e eficiente no cotidiano do aluno. |
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