Amores diversos em sala de aula: leitura e recepção de contos por alunos do ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4088 |
Resumo: | A escola é um espaço formador importante papel no desenvolvimento de competências leitoras dos estudantes, razão por que esta dissertação consiste em uma pesquisa-intervenção de cunho participativo e traz alguns resultados alcançados a partir de problematizações coletivas junto às práticas educativas que promovemos com ações de letramento literário através da temática “Amores Diversos” com estudantes do segundo ano do Ensino Médio de uma escola da rede estadual da cidade de Remígio – PB. As ações realizadas foram ancoradas na Estética da Recepção e na Teoria do Efeito Estético, a partir da visão de Iser (1996), que defende que a comunicação, a linguagem artística e o trabalho estético com a palavra necessitam de um leitor para validar uma obra, validação essa que só ocorre a partir da fusão entre horizontes de expectativas da obra literária e do leitor, por meio do ato de ler. Os procedimentos de leituras foram feitos a partir dos textos: “O nascimento do Amor”, d’O Banquete, de Platão; “Amor”, de Rachel de Queiroz; “Pomba enamorada ou uma história de amor”, de Lygia Fagundes Telles; “O homem que voltou ao frio”, de Cíntia Moscovich; “O primeiro beijo”, de Clarice Lispector; “Primeiras vezes”, de Natalia Polesso; “Herbarium”, de Lygia Fagundes Telles; “...Crime perfeito não deixa suspeito.”, de Antonio de Pádua Dias da Silva; “Pérolas absolutas”, de Heloisa Seixas; e “Triunfo dos pelos”, de Aretusa Von. Para embasar tanto as discussões teóricas e quanto as reflexões sobre a intervenção realizada bem como a elaboração do nosso produto didático, materializado sob a forma de uma sequência didática (SD) com procedimentos para a formação de leitores de literatura, apoiamo-nos em Jauss (1994), Furlani (2016), Louro (2007) e Cosson (2018). Além disso, para utilizarmos os procedimentos metodológicos adequados na formação de leitores literários no ensino de literatura, além dos autores já citados, recorremos às orientações de documentos parametrizados como os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006) e a Base Nacional Comum Curricular (2018). A partir da experiência implementada e com base nas leituras realizadas em sala de aula dos contos que abordavam as diversas formas que as relações afetivas-sexuais-amorosas podem se configurar, foram produzidos dois curtas-metragens pelos estudantes e um documentário pelo pesquisador que, juntamete com a SD, servirão de suporte pedagógico para os profissionais que atuam no ensino da literatura, se preocupam com a formação de leitores literários e desejam incluir a temática “Amores Diversos” em suas aulas. É possível, então, concluir que esse trabalho se torna mais um caminho que pode ser trilhado na formação de leitores literários dentro do espaço escolar. |
id |
UEPB_9b7a5c36ce16412da08a224c5ed22cff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4088 |
network_acronym_str |
UEPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Amores diversos em sala de aula: leitura e recepção de contos por alunos do ensino médioMiscellaneous loves in the classroom: reading and reception of story by high school studentesEnsino de literaturaDiversidadeEstética da recepçãoLetramento literárioEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMA escola é um espaço formador importante papel no desenvolvimento de competências leitoras dos estudantes, razão por que esta dissertação consiste em uma pesquisa-intervenção de cunho participativo e traz alguns resultados alcançados a partir de problematizações coletivas junto às práticas educativas que promovemos com ações de letramento literário através da temática “Amores Diversos” com estudantes do segundo ano do Ensino Médio de uma escola da rede estadual da cidade de Remígio – PB. As ações realizadas foram ancoradas na Estética da Recepção e na Teoria do Efeito Estético, a partir da visão de Iser (1996), que defende que a comunicação, a linguagem artística e o trabalho estético com a palavra necessitam de um leitor para validar uma obra, validação essa que só ocorre a partir da fusão entre horizontes de expectativas da obra literária e do leitor, por meio do ato de ler. Os procedimentos de leituras foram feitos a partir dos textos: “O nascimento do Amor”, d’O Banquete, de Platão; “Amor”, de Rachel de Queiroz; “Pomba enamorada ou uma história de amor”, de Lygia Fagundes Telles; “O homem que voltou ao frio”, de Cíntia Moscovich; “O primeiro beijo”, de Clarice Lispector; “Primeiras vezes”, de Natalia Polesso; “Herbarium”, de Lygia Fagundes Telles; “...Crime perfeito não deixa suspeito.”, de Antonio de Pádua Dias da Silva; “Pérolas absolutas”, de Heloisa Seixas; e “Triunfo dos pelos”, de Aretusa Von. Para embasar tanto as discussões teóricas e quanto as reflexões sobre a intervenção realizada bem como a elaboração do nosso produto didático, materializado sob a forma de uma sequência didática (SD) com procedimentos para a formação de leitores de literatura, apoiamo-nos em Jauss (1994), Furlani (2016), Louro (2007) e Cosson (2018). Além disso, para utilizarmos os procedimentos metodológicos adequados na formação de leitores literários no ensino de literatura, além dos autores já citados, recorremos às orientações de documentos parametrizados como os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006) e a Base Nacional Comum Curricular (2018). A partir da experiência implementada e com base nas leituras realizadas em sala de aula dos contos que abordavam as diversas formas que as relações afetivas-sexuais-amorosas podem se configurar, foram produzidos dois curtas-metragens pelos estudantes e um documentário pelo pesquisador que, juntamete com a SD, servirão de suporte pedagógico para os profissionais que atuam no ensino da literatura, se preocupam com a formação de leitores literários e desejam incluir a temática “Amores Diversos” em suas aulas. É possível, então, concluir que esse trabalho se torna mais um caminho que pode ser trilhado na formação de leitores literários dentro do espaço escolar.The school is an important formative space in the development of students' reading skills, which is why this dissertation consists of a participatory research-intervention and brings some results achieved from collective problematizations in the educational practices that we promote with literacy actions literary through the theme "Amores Divers" with students in the second year of high school at a state school in the city of Remígio - PB. The actions taken were anchored in the Aesthetics of Reception and the Theory of Aesthetic Effect, based on the view of Iser (1996), who argues that communication, artistic language and aesthetic work with the word need a reader to validate a work , a validation that only occurs from the fusion between horizons of expectations of the literary work and the reader, through the act of reading. The reading procedures were based on the texts: “The Birth of Love”, from Plato's The Banquet; “Love”, by Rachel de Queiroz; “Dove in love or a love story”, by Lygia Fagundes Telles; “The man who returned to the cold”, by Cíntia Moscovich; “The First Kiss”, by Clarice Lispector; “Primeiras times”, by Natalia Polesso; “Herbarium”, by Lygia Fagundes Telles; “...Perfect crime leaves no suspect.”, by Antonio de Pádua Dias da Silva; “Pearls Absolute”, by Heloisa Seixas; and “Triunfo dos pelo” by Arethusa Von. To support both the theoretical discussions and the reflections on the intervention carried out as well as the development of our didactic product, materialized in the form of a didactic sequence (SD) with procedures for the formation of literature readers, we rely on Jauss ( 1994), Furlani (2016), Louro (2007) and Cosson (2018). Furthermore, in order to use the appropriate methodological procedures in the training of literary readers in the teaching of literature, in addition to the aforementioned authors, we resorted to the guidelines of parameterized documents such as the National Curriculum Parameters (1997), the Curriculum Guidelines for High School (2006) and the Common National Curriculum Base (2018). From the experience implemented and based on the readings carried out in the classroom of the stories that addressed the various ways that affective-sexual-loving relationships can be configured, two short films were produced by the students and a documentary by the researcher, who together with SD, they will serve as pedagogical support for professionals who work in the teaching of literature, who are concerned with the formation of literary readers and wish to include the theme “Diverse Loves” in their classes. It is possible, then, to conclude that this work becomes another path that can be followed in the formation of literary readers within the school space.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFPSilva, Marcelo Medeiros da038.457.254-51http://lattes.cnpq.br/8642945745816768Silva, Antonio de Pádua Dias dahttp://lattes.cnpq.br/0126320966063169Silva, Márcia Tavareshttp://lattes.cnpq.br/1904168802083424Neto Segundo, Raimundo Mélo2022-01-25T20:24:24Z2021-08-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNETO SEGUNDO, R. M. Amores diversos em sala de aula: leitura e recepção de contos por alunos do ensino médio. 2021. 266 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Formação de Professores).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4088porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2022-01-25T20:24:24Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4088Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2022-01-25T20:24:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Amores diversos em sala de aula: leitura e recepção de contos por alunos do ensino médio Miscellaneous loves in the classroom: reading and reception of story by high school studentes |
title |
Amores diversos em sala de aula: leitura e recepção de contos por alunos do ensino médio |
spellingShingle |
Amores diversos em sala de aula: leitura e recepção de contos por alunos do ensino médio Neto Segundo, Raimundo Mélo Ensino de literatura Diversidade Estética da recepção Letramento literário EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
title_short |
Amores diversos em sala de aula: leitura e recepção de contos por alunos do ensino médio |
title_full |
Amores diversos em sala de aula: leitura e recepção de contos por alunos do ensino médio |
title_fullStr |
Amores diversos em sala de aula: leitura e recepção de contos por alunos do ensino médio |
title_full_unstemmed |
Amores diversos em sala de aula: leitura e recepção de contos por alunos do ensino médio |
title_sort |
Amores diversos em sala de aula: leitura e recepção de contos por alunos do ensino médio |
author |
Neto Segundo, Raimundo Mélo |
author_facet |
Neto Segundo, Raimundo Mélo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Marcelo Medeiros da 038.457.254-51 http://lattes.cnpq.br/8642945745816768 Silva, Antonio de Pádua Dias da http://lattes.cnpq.br/0126320966063169 Silva, Márcia Tavares http://lattes.cnpq.br/1904168802083424 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neto Segundo, Raimundo Mélo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de literatura Diversidade Estética da recepção Letramento literário EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
topic |
Ensino de literatura Diversidade Estética da recepção Letramento literário EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
description |
A escola é um espaço formador importante papel no desenvolvimento de competências leitoras dos estudantes, razão por que esta dissertação consiste em uma pesquisa-intervenção de cunho participativo e traz alguns resultados alcançados a partir de problematizações coletivas junto às práticas educativas que promovemos com ações de letramento literário através da temática “Amores Diversos” com estudantes do segundo ano do Ensino Médio de uma escola da rede estadual da cidade de Remígio – PB. As ações realizadas foram ancoradas na Estética da Recepção e na Teoria do Efeito Estético, a partir da visão de Iser (1996), que defende que a comunicação, a linguagem artística e o trabalho estético com a palavra necessitam de um leitor para validar uma obra, validação essa que só ocorre a partir da fusão entre horizontes de expectativas da obra literária e do leitor, por meio do ato de ler. Os procedimentos de leituras foram feitos a partir dos textos: “O nascimento do Amor”, d’O Banquete, de Platão; “Amor”, de Rachel de Queiroz; “Pomba enamorada ou uma história de amor”, de Lygia Fagundes Telles; “O homem que voltou ao frio”, de Cíntia Moscovich; “O primeiro beijo”, de Clarice Lispector; “Primeiras vezes”, de Natalia Polesso; “Herbarium”, de Lygia Fagundes Telles; “...Crime perfeito não deixa suspeito.”, de Antonio de Pádua Dias da Silva; “Pérolas absolutas”, de Heloisa Seixas; e “Triunfo dos pelos”, de Aretusa Von. Para embasar tanto as discussões teóricas e quanto as reflexões sobre a intervenção realizada bem como a elaboração do nosso produto didático, materializado sob a forma de uma sequência didática (SD) com procedimentos para a formação de leitores de literatura, apoiamo-nos em Jauss (1994), Furlani (2016), Louro (2007) e Cosson (2018). Além disso, para utilizarmos os procedimentos metodológicos adequados na formação de leitores literários no ensino de literatura, além dos autores já citados, recorremos às orientações de documentos parametrizados como os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006) e a Base Nacional Comum Curricular (2018). A partir da experiência implementada e com base nas leituras realizadas em sala de aula dos contos que abordavam as diversas formas que as relações afetivas-sexuais-amorosas podem se configurar, foram produzidos dois curtas-metragens pelos estudantes e um documentário pelo pesquisador que, juntamete com a SD, servirão de suporte pedagógico para os profissionais que atuam no ensino da literatura, se preocupam com a formação de leitores literários e desejam incluir a temática “Amores Diversos” em suas aulas. É possível, então, concluir que esse trabalho se torna mais um caminho que pode ser trilhado na formação de leitores literários dentro do espaço escolar. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-31 2022-01-25T20:24:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
NETO SEGUNDO, R. M. Amores diversos em sala de aula: leitura e recepção de contos por alunos do ensino médio. 2021. 266 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Formação de Professores).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4088 |
identifier_str_mv |
NETO SEGUNDO, R. M. Amores diversos em sala de aula: leitura e recepção de contos por alunos do ensino médio. 2021. 266 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Formação de Professores).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. |
url |
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4088 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) instacron:UEPB |
instname_str |
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
instacron_str |
UEPB |
institution |
UEPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bc@uepb.edu.br|| |
_version_ |
1813709225439789056 |