Letramento literário: Práticas de leitura do texto literário nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Grau Zero |
Texto Completo: | https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/3312 |
Resumo: | O presente artigo reúne reflexões acerca da pesquisa de mestrado do PROFLETRAS, vinculada ao Programa de Pós Graduação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), que teve como foco principal o ensino e a aprendizagem escolar da leitura literária, pelo viés do letramento literário. O objetivo deste trabalho é socializar os resultados de nossa pesquisa, a qual buscou elaborar e propor novas práticas de leitura da literatura, com vistas à constituição de uma proposta de letramento literário em uma escola pública do Município de Cascavel-PR. A pesquisa, ao ter problematizado questões que envolvem a importância da leitura literária na formação dos sujeitos, abordou, também, temáticas acerca das metodologias de ensino de literatura; especialmente para os anos iniciais do Ensino Fundamental, o qual carece, ainda, de uma abordagem mais específica para o tratamento do texto literário em sala de aula. [Recebido: 03 out. 2015 – Aceito: 03 nov. 2015] |
id |
UNEB-7_e978550dad75631d5cbc4ea36ecd4992 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/3312 |
network_acronym_str |
UNEB-7 |
network_name_str |
Grau Zero |
repository_id_str |
|
spelling |
Letramento literário: Práticas de leitura do texto literário nos anos iniciais do ensino fundamentalConcepções e Práticas literáriasEstética da recepçãoLeituras intertextualizadasLetramento literárioO presente artigo reúne reflexões acerca da pesquisa de mestrado do PROFLETRAS, vinculada ao Programa de Pós Graduação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), que teve como foco principal o ensino e a aprendizagem escolar da leitura literária, pelo viés do letramento literário. O objetivo deste trabalho é socializar os resultados de nossa pesquisa, a qual buscou elaborar e propor novas práticas de leitura da literatura, com vistas à constituição de uma proposta de letramento literário em uma escola pública do Município de Cascavel-PR. A pesquisa, ao ter problematizado questões que envolvem a importância da leitura literária na formação dos sujeitos, abordou, também, temáticas acerca das metodologias de ensino de literatura; especialmente para os anos iniciais do Ensino Fundamental, o qual carece, ainda, de uma abordagem mais específica para o tratamento do texto literário em sala de aula. [Recebido: 03 out. 2015 – Aceito: 03 nov. 2015]Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB2016-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/331210.30620/gz.v3n2.p141Grau Zero – Revista de Crítica Cultural; v. 3 n. 2 (2015): Letramento e diferença cultural; 141-1592318-7085reponame:Grau Zeroinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/3312/2180Copyright (c) 2015 Grau Zero – Revista de Crítica Culturalhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFLECK, Gilmei FranciscoZUCKI, Renata2023-09-18T13:25:56Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/3312Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzeroPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/oaijfelix@uneb.br || grauzero.uneb@gmail.com || fabricadeletras.uneb@gmail.com2318-70852318-7085opendoar:2023-09-18T13:25:56Grau Zero - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Letramento literário: Práticas de leitura do texto literário nos anos iniciais do ensino fundamental |
title |
Letramento literário: Práticas de leitura do texto literário nos anos iniciais do ensino fundamental |
spellingShingle |
Letramento literário: Práticas de leitura do texto literário nos anos iniciais do ensino fundamental FLECK, Gilmei Francisco Concepções e Práticas literárias Estética da recepção Leituras intertextualizadas Letramento literário |
title_short |
Letramento literário: Práticas de leitura do texto literário nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full |
Letramento literário: Práticas de leitura do texto literário nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_fullStr |
Letramento literário: Práticas de leitura do texto literário nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Letramento literário: Práticas de leitura do texto literário nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_sort |
Letramento literário: Práticas de leitura do texto literário nos anos iniciais do ensino fundamental |
author |
FLECK, Gilmei Francisco |
author_facet |
FLECK, Gilmei Francisco ZUCKI, Renata |
author_role |
author |
author2 |
ZUCKI, Renata |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FLECK, Gilmei Francisco ZUCKI, Renata |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Concepções e Práticas literárias Estética da recepção Leituras intertextualizadas Letramento literário |
topic |
Concepções e Práticas literárias Estética da recepção Leituras intertextualizadas Letramento literário |
description |
O presente artigo reúne reflexões acerca da pesquisa de mestrado do PROFLETRAS, vinculada ao Programa de Pós Graduação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), que teve como foco principal o ensino e a aprendizagem escolar da leitura literária, pelo viés do letramento literário. O objetivo deste trabalho é socializar os resultados de nossa pesquisa, a qual buscou elaborar e propor novas práticas de leitura da literatura, com vistas à constituição de uma proposta de letramento literário em uma escola pública do Município de Cascavel-PR. A pesquisa, ao ter problematizado questões que envolvem a importância da leitura literária na formação dos sujeitos, abordou, também, temáticas acerca das metodologias de ensino de literatura; especialmente para os anos iniciais do Ensino Fundamental, o qual carece, ainda, de uma abordagem mais específica para o tratamento do texto literário em sala de aula. [Recebido: 03 out. 2015 – Aceito: 03 nov. 2015] |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/3312 10.30620/gz.v3n2.p141 |
url |
https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/3312 |
identifier_str_mv |
10.30620/gz.v3n2.p141 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/3312/2180 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Grau Zero – Revista de Crítica Cultural; v. 3 n. 2 (2015): Letramento e diferença cultural; 141-159 2318-7085 reponame:Grau Zero instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Grau Zero |
collection |
Grau Zero |
repository.name.fl_str_mv |
Grau Zero - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
jfelix@uneb.br || grauzero.uneb@gmail.com || fabricadeletras.uneb@gmail.com |
_version_ |
1797041770907828224 |