Experimentos demonstrativos e ensino de física: uma experiência na sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1703 |
Resumo: | A busca por uma melhor compreensão a respeito da utilização de atividades experimentais no decorrer das aulas expositivas e a identificação de dinâmicas discursivas adequadas a essa prática pedagógica têm sido motivo de diversas pesquisas, discussões e análises no intuito de proporcionar um ensino de Física mais significativo e atraente. Neste trabalho de pesquisa, objetivamos investigar se a estratégia de ensino baseada na aplicação de atividades experimentais de demonstração em sala de aula, na perspectiva da teoria sociocultural de Vygotsky, torna possível a interação social dos alunos com o professor e dos alunos entre si, de forma a contribuir para a construção do conhecimento e resignificação do processo de ensino e aprendizagem de Física. Neste sentido, focamos nossa análise nos discursos que ocorrem em torno dessas atividades. Professora e alunos do segundo ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual da cidade de Serra Branca-PB compõem o universo deste estudo, em que utilizamos uma metodologia de natureza qualitativa, do tipo Estudo de Caso, tendo como instrumento de investigação a observação livre no ambiente natural de sala de aula e uma entrevista semi-estruturada com a professora. Para facilitar a transcrição dos diálogos ocorridos em sala de aula, como recurso auxiliar, utilizamos gravações em áudio e vídeo. |
id |
UEPB_9c131efc16a08ab769cf37595118561d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/1703 |
network_acronym_str |
UEPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Experimentos demonstrativos e ensino de física: uma experiência na sala de aulaExperiments demonstrating and teaching of physics: an experience in the classroomAtividades de demonstraçãoInterações discursivasEnsino de FísicaAbordagem comunicativaDemonstration activitiesdiscursive interactionsPhysics TeachingCommunicative ApproachCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAA busca por uma melhor compreensão a respeito da utilização de atividades experimentais no decorrer das aulas expositivas e a identificação de dinâmicas discursivas adequadas a essa prática pedagógica têm sido motivo de diversas pesquisas, discussões e análises no intuito de proporcionar um ensino de Física mais significativo e atraente. Neste trabalho de pesquisa, objetivamos investigar se a estratégia de ensino baseada na aplicação de atividades experimentais de demonstração em sala de aula, na perspectiva da teoria sociocultural de Vygotsky, torna possível a interação social dos alunos com o professor e dos alunos entre si, de forma a contribuir para a construção do conhecimento e resignificação do processo de ensino e aprendizagem de Física. Neste sentido, focamos nossa análise nos discursos que ocorrem em torno dessas atividades. Professora e alunos do segundo ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual da cidade de Serra Branca-PB compõem o universo deste estudo, em que utilizamos uma metodologia de natureza qualitativa, do tipo Estudo de Caso, tendo como instrumento de investigação a observação livre no ambiente natural de sala de aula e uma entrevista semi-estruturada com a professora. Para facilitar a transcrição dos diálogos ocorridos em sala de aula, como recurso auxiliar, utilizamos gravações em áudio e vídeo.The search for the better understanding about the use of experimental activities during the expositive classes and the identification of a appropriate dynamics discourse this teaching practice have been the subject of several researches, discussions and analysis in order to provide the most meaning and attractive Physics teaching. In this research work we investigate, we investigate if the teaching strategy based on the application of experimental demonstration activities in the classroom, in the perspective of the Vygotsky‟s sociocultural theory, makes possible the social interaction of students with teacher and students together, in order to contribute to knowledge construction and reframing of teaching and learning of physics. In this sense, we focus our analysis on the discourses that occur around these activities. Teacher and students of the second year of high school of the State School in the city of Serra Branca‟s city in Paraiba make up the universe of this study, where we use a qualitative methodology, type Case Study, taking as research instrument the free observation in the natural environment of the classroom and a semi-structured interview with the teacher. To facilitate the transcription of the dialogues occurred in the classroom as auxiliary resource, use audio and video recordings.Universidade Estadual da ParaíbaEnsino de FísicaBRUEPBMestrado Profissional em Ensino de Ciências e MatemáticaGermano, Marcelo GomesCPF:36867926487http://lattes.cnpq.br/0279191804042650Sousa, Cidoval Morais deCPF:47798521453http://lattes.cnpq.br/0573233540937425Kulesza, Wojciech AndrzejCPF:33124310853http://lattes.cnpq.br/7408584269961175Lima, Inácio Mamede de2015-09-25T12:18:37Z2012-08-272012-03-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLIMA, Inácio Mamede de. Experiments demonstrating and teaching of physics: an experience in the classroom. 2012. 141 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1703porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2016-01-26T19:33:30Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/1703Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2016-01-26T19:33:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experimentos demonstrativos e ensino de física: uma experiência na sala de aula Experiments demonstrating and teaching of physics: an experience in the classroom |
title |
Experimentos demonstrativos e ensino de física: uma experiência na sala de aula |
spellingShingle |
Experimentos demonstrativos e ensino de física: uma experiência na sala de aula Lima, Inácio Mamede de Atividades de demonstração Interações discursivas Ensino de Física Abordagem comunicativa Demonstration activities discursive interactions Physics Teaching Communicative Approach CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
title_short |
Experimentos demonstrativos e ensino de física: uma experiência na sala de aula |
title_full |
Experimentos demonstrativos e ensino de física: uma experiência na sala de aula |
title_fullStr |
Experimentos demonstrativos e ensino de física: uma experiência na sala de aula |
title_full_unstemmed |
Experimentos demonstrativos e ensino de física: uma experiência na sala de aula |
title_sort |
Experimentos demonstrativos e ensino de física: uma experiência na sala de aula |
author |
Lima, Inácio Mamede de |
author_facet |
Lima, Inácio Mamede de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Germano, Marcelo Gomes CPF:36867926487 http://lattes.cnpq.br/0279191804042650 Sousa, Cidoval Morais de CPF:47798521453 http://lattes.cnpq.br/0573233540937425 Kulesza, Wojciech Andrzej CPF:33124310853 http://lattes.cnpq.br/7408584269961175 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Inácio Mamede de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atividades de demonstração Interações discursivas Ensino de Física Abordagem comunicativa Demonstration activities discursive interactions Physics Teaching Communicative Approach CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
topic |
Atividades de demonstração Interações discursivas Ensino de Física Abordagem comunicativa Demonstration activities discursive interactions Physics Teaching Communicative Approach CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
A busca por uma melhor compreensão a respeito da utilização de atividades experimentais no decorrer das aulas expositivas e a identificação de dinâmicas discursivas adequadas a essa prática pedagógica têm sido motivo de diversas pesquisas, discussões e análises no intuito de proporcionar um ensino de Física mais significativo e atraente. Neste trabalho de pesquisa, objetivamos investigar se a estratégia de ensino baseada na aplicação de atividades experimentais de demonstração em sala de aula, na perspectiva da teoria sociocultural de Vygotsky, torna possível a interação social dos alunos com o professor e dos alunos entre si, de forma a contribuir para a construção do conhecimento e resignificação do processo de ensino e aprendizagem de Física. Neste sentido, focamos nossa análise nos discursos que ocorrem em torno dessas atividades. Professora e alunos do segundo ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual da cidade de Serra Branca-PB compõem o universo deste estudo, em que utilizamos uma metodologia de natureza qualitativa, do tipo Estudo de Caso, tendo como instrumento de investigação a observação livre no ambiente natural de sala de aula e uma entrevista semi-estruturada com a professora. Para facilitar a transcrição dos diálogos ocorridos em sala de aula, como recurso auxiliar, utilizamos gravações em áudio e vídeo. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-08-27 2012-03-02 2015-09-25T12:18:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LIMA, Inácio Mamede de. Experiments demonstrating and teaching of physics: an experience in the classroom. 2012. 141 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1703 |
identifier_str_mv |
LIMA, Inácio Mamede de. Experiments demonstrating and teaching of physics: an experience in the classroom. 2012. 141 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. |
url |
http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1703 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Ensino de Física BR UEPB Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Ensino de Física BR UEPB Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) instacron:UEPB |
instname_str |
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
instacron_str |
UEPB |
institution |
UEPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bc@uepb.edu.br|| |
_version_ |
1809458408484503552 |