Experimentos demonstrativos e ensino de física: uma experiência na sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Inácio Mamede de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1703
Resumo: A busca por uma melhor compreensão a respeito da utilização de atividades experimentais no decorrer das aulas expositivas e a identificação de dinâmicas discursivas adequadas a essa prática pedagógica têm sido motivo de diversas pesquisas, discussões e análises no intuito de proporcionar um ensino de Física mais significativo e atraente. Neste trabalho de pesquisa, objetivamos investigar se a estratégia de ensino baseada na aplicação de atividades experimentais de demonstração em sala de aula, na perspectiva da teoria sociocultural de Vygotsky, torna possível a interação social dos alunos com o professor e dos alunos entre si, de forma a contribuir para a construção do conhecimento e resignificação do processo de ensino e aprendizagem de Física. Neste sentido, focamos nossa análise nos discursos que ocorrem em torno dessas atividades. Professora e alunos do segundo ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual da cidade de Serra Branca-PB compõem o universo deste estudo, em que utilizamos uma metodologia de natureza qualitativa, do tipo Estudo de Caso, tendo como instrumento de investigação a observação livre no ambiente natural de sala de aula e uma entrevista semi-estruturada com a professora. Para facilitar a transcrição dos diálogos ocorridos em sala de aula, como recurso auxiliar, utilizamos gravações em áudio e vídeo.
id UEPB_9c131efc16a08ab769cf37595118561d
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/1703
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Experimentos demonstrativos e ensino de física: uma experiência na sala de aulaExperiments demonstrating and teaching of physics: an experience in the classroomAtividades de demonstraçãoInterações discursivasEnsino de FísicaAbordagem comunicativaDemonstration activitiesdiscursive interactionsPhysics TeachingCommunicative ApproachCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAA busca por uma melhor compreensão a respeito da utilização de atividades experimentais no decorrer das aulas expositivas e a identificação de dinâmicas discursivas adequadas a essa prática pedagógica têm sido motivo de diversas pesquisas, discussões e análises no intuito de proporcionar um ensino de Física mais significativo e atraente. Neste trabalho de pesquisa, objetivamos investigar se a estratégia de ensino baseada na aplicação de atividades experimentais de demonstração em sala de aula, na perspectiva da teoria sociocultural de Vygotsky, torna possível a interação social dos alunos com o professor e dos alunos entre si, de forma a contribuir para a construção do conhecimento e resignificação do processo de ensino e aprendizagem de Física. Neste sentido, focamos nossa análise nos discursos que ocorrem em torno dessas atividades. Professora e alunos do segundo ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual da cidade de Serra Branca-PB compõem o universo deste estudo, em que utilizamos uma metodologia de natureza qualitativa, do tipo Estudo de Caso, tendo como instrumento de investigação a observação livre no ambiente natural de sala de aula e uma entrevista semi-estruturada com a professora. Para facilitar a transcrição dos diálogos ocorridos em sala de aula, como recurso auxiliar, utilizamos gravações em áudio e vídeo.The search for the better understanding about the use of experimental activities during the expositive classes and the identification of a appropriate dynamics discourse this teaching practice have been the subject of several researches, discussions and analysis in order to provide the most meaning and attractive Physics teaching. In this research work we investigate, we investigate if the teaching strategy based on the application of experimental demonstration activities in the classroom, in the perspective of the Vygotsky‟s sociocultural theory, makes possible the social interaction of students with teacher and students together, in order to contribute to knowledge construction and reframing of teaching and learning of physics. In this sense, we focus our analysis on the discourses that occur around these activities. Teacher and students of the second year of high school of the State School in the city of Serra Branca‟s city in Paraiba make up the universe of this study, where we use a qualitative methodology, type Case Study, taking as research instrument the free observation in the natural environment of the classroom and a semi-structured interview with the teacher. To facilitate the transcription of the dialogues occurred in the classroom as auxiliary resource, use audio and video recordings.Universidade Estadual da ParaíbaEnsino de FísicaBRUEPBMestrado Profissional em Ensino de Ciências e MatemáticaGermano, Marcelo GomesCPF:36867926487http://lattes.cnpq.br/0279191804042650Sousa, Cidoval Morais deCPF:47798521453http://lattes.cnpq.br/0573233540937425Kulesza, Wojciech AndrzejCPF:33124310853http://lattes.cnpq.br/7408584269961175Lima, Inácio Mamede de2015-09-25T12:18:37Z2012-08-272012-03-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLIMA, Inácio Mamede de. Experiments demonstrating and teaching of physics: an experience in the classroom. 2012. 141 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1703porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2016-01-26T19:33:30Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/1703Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2016-01-26T19:33:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Experimentos demonstrativos e ensino de física: uma experiência na sala de aula
Experiments demonstrating and teaching of physics: an experience in the classroom
title Experimentos demonstrativos e ensino de física: uma experiência na sala de aula
spellingShingle Experimentos demonstrativos e ensino de física: uma experiência na sala de aula
Lima, Inácio Mamede de
Atividades de demonstração
Interações discursivas
Ensino de Física
Abordagem comunicativa
Demonstration activities
discursive interactions
Physics Teaching
Communicative Approach
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Experimentos demonstrativos e ensino de física: uma experiência na sala de aula
title_full Experimentos demonstrativos e ensino de física: uma experiência na sala de aula
title_fullStr Experimentos demonstrativos e ensino de física: uma experiência na sala de aula
title_full_unstemmed Experimentos demonstrativos e ensino de física: uma experiência na sala de aula
title_sort Experimentos demonstrativos e ensino de física: uma experiência na sala de aula
author Lima, Inácio Mamede de
author_facet Lima, Inácio Mamede de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Germano, Marcelo Gomes
CPF:36867926487
http://lattes.cnpq.br/0279191804042650
Sousa, Cidoval Morais de
CPF:47798521453
http://lattes.cnpq.br/0573233540937425
Kulesza, Wojciech Andrzej
CPF:33124310853
http://lattes.cnpq.br/7408584269961175
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Inácio Mamede de
dc.subject.por.fl_str_mv Atividades de demonstração
Interações discursivas
Ensino de Física
Abordagem comunicativa
Demonstration activities
discursive interactions
Physics Teaching
Communicative Approach
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic Atividades de demonstração
Interações discursivas
Ensino de Física
Abordagem comunicativa
Demonstration activities
discursive interactions
Physics Teaching
Communicative Approach
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description A busca por uma melhor compreensão a respeito da utilização de atividades experimentais no decorrer das aulas expositivas e a identificação de dinâmicas discursivas adequadas a essa prática pedagógica têm sido motivo de diversas pesquisas, discussões e análises no intuito de proporcionar um ensino de Física mais significativo e atraente. Neste trabalho de pesquisa, objetivamos investigar se a estratégia de ensino baseada na aplicação de atividades experimentais de demonstração em sala de aula, na perspectiva da teoria sociocultural de Vygotsky, torna possível a interação social dos alunos com o professor e dos alunos entre si, de forma a contribuir para a construção do conhecimento e resignificação do processo de ensino e aprendizagem de Física. Neste sentido, focamos nossa análise nos discursos que ocorrem em torno dessas atividades. Professora e alunos do segundo ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual da cidade de Serra Branca-PB compõem o universo deste estudo, em que utilizamos uma metodologia de natureza qualitativa, do tipo Estudo de Caso, tendo como instrumento de investigação a observação livre no ambiente natural de sala de aula e uma entrevista semi-estruturada com a professora. Para facilitar a transcrição dos diálogos ocorridos em sala de aula, como recurso auxiliar, utilizamos gravações em áudio e vídeo.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-27
2012-03-02
2015-09-25T12:18:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, Inácio Mamede de. Experiments demonstrating and teaching of physics: an experience in the classroom. 2012. 141 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1703
identifier_str_mv LIMA, Inácio Mamede de. Experiments demonstrating and teaching of physics: an experience in the classroom. 2012. 141 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1703
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Ensino de Física
BR
UEPB
Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Ensino de Física
BR
UEPB
Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1809458408484503552