Um estudo sobre o endividamento no contexto da educação matemática financeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, José Joálisson Alexandrino de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4825
Resumo: Ao longo da história, a Matemática desempenhou um papel fundamental no progresso da sociedade humana. Quando confrontado com desafios, o ser humano precisou demonstrar sua habilidade de raciocínio lógico, análise crítica e originalidade. Na sociedade atual, um dos pilares da economia é o consumo das famílias. No entanto, incentivar continuamente esse consumo levou ao esgotamento dos recursos financeiros, principalmente devido ao consumismo, o que permitiu que as pessoas continuassem gastando sem restrições até se endividar (BAUMAN, 2008; 2010b). Na chamada Sociedade do Consumo, o Endividamento cresce em todas as camadas sociais. Nesse contexto, buscamos investigar, no campo da Educação Matemática, menções sobre o Endividamento. Diante dessa problemática, levantamos o seguinte questionamento: a Educação Matemática Financeira tem proporcionado discussões mais aprofundadas sobre o Endividamento nas aulas de Matemática do Ensino Médio? Este trabalho tem como objetivo investigar como a Resolução, a Exploração e a Proposição de Problemas podem contribuir para ampliar as discussões em torno do Endividamento nas aulas de Matemática. Nossa prática pedagógica esteve situada em uma perspectiva dialógica, tendo em vista um pensamento crítico que capacite o aluno a desempenhar o papel de sujeito ativo e questionador (FREIRE, 1987; 1997). O público-alvo é uma turma do 3º ano do Ensino Médio Regular de uma escola pública estadual, localizada no município de Soledade, no estado da Paraíba. A pesquisa é de natureza qualitativa, de caráter investigativo, com transcrição dos diálogos e registros dos cálculos desenvolvidos pelos alunos participantes (BOGDAN; BIKLEN, 1994). Na sala de aula, os alunos se dividiram em sete grupos compostos de cinco alunos cada, totalizando 35 participantes. As atividades foram realizadas em quatro momentos, sendo três de problemas e o júri simulado. O desenvolvimento das atividades apoiou-se na metodologia Resolução, Exploração e Proposição de Problemas (ANDRADE, 1998; 2017). Os resultados obtidos por meio das atividades mostraram que essa metodologia não apenas contribuiu para aprofundar os conceitos matemáticos, mas também possibilitou que os alunos participassem ativamente de discussões e reflexões sobre o uso abusivo dos juros bancários como um fator impulsionador das dívidas, observando esses problemas em diversos contextos significativos. Esperamos que este trabalho suscite novas investigações no campo da Educação Matemática, ampliando as perspectivas em relação ao Endividamento de famílias e indivíduos.
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Na chamada Sociedade do Consumo, o Endividamento cresce em todas as camadas sociais. Nesse contexto, buscamos investigar, no campo da Educação Matemática, menções sobre o Endividamento. Diante dessa problemática, levantamos o seguinte questionamento: a Educação Matemática Financeira tem proporcionado discussões mais aprofundadas sobre o Endividamento nas aulas de Matemática do Ensino Médio? Este trabalho tem como objetivo investigar como a Resolução, a Exploração e a Proposição de Problemas podem contribuir para ampliar as discussões em torno do Endividamento nas aulas de Matemática. Nossa prática pedagógica esteve situada em uma perspectiva dialógica, tendo em vista um pensamento crítico que capacite o aluno a desempenhar o papel de sujeito ativo e questionador (FREIRE, 1987; 1997). O público-alvo é uma turma do 3º ano do Ensino Médio Regular de uma escola pública estadual, localizada no município de Soledade, no estado da Paraíba. A pesquisa é de natureza qualitativa, de caráter investigativo, com transcrição dos diálogos e registros dos cálculos desenvolvidos pelos alunos participantes (BOGDAN; BIKLEN, 1994). Na sala de aula, os alunos se dividiram em sete grupos compostos de cinco alunos cada, totalizando 35 participantes. As atividades foram realizadas em quatro momentos, sendo três de problemas e o júri simulado. O desenvolvimento das atividades apoiou-se na metodologia Resolução, Exploração e Proposição de Problemas (ANDRADE, 1998; 2017). Os resultados obtidos por meio das atividades mostraram que essa metodologia não apenas contribuiu para aprofundar os conceitos matemáticos, mas também possibilitou que os alunos participassem ativamente de discussões e reflexões sobre o uso abusivo dos juros bancários como um fator impulsionador das dívidas, observando esses problemas em diversos contextos significativos. Esperamos que este trabalho suscite novas investigações no campo da Educação Matemática, ampliando as perspectivas em relação ao Endividamento de famílias e indivíduos.Throughout history, Mathematics has played a fundamental role in the progress of human society. When faced with challenges, human beings needed to demonstrate their ability in logical reasoning, critical analysis and originality. In today's society, one of the pillars of the economy is family consumption. However, continually encouraging this consumption led to the depletion of financial resources, mainly due to consumerism, which allowed people to continue spending without restrictions until they went into debt (BAUMAN, 2008; 2010b). In the so-called Consumer Society, Debt grows in all social strata. In this context, we seek to investigate, in the field of Mathematics Education, mentions about Debt. Faced with this problem, we raise the following question: has Financial Mathematics Education provided more in-depth discussions about Debt in High School Mathematics classes? This work aims to investigate how Resolution, Exploration and Proposition of Problems can contribute to expanding discussions around Debt in Mathematics classes. Our pedagogical practice was situated in a dialogical perspective, with a view to critical thinking that enables the student to play the role of active and questioning subject (FREIRE, 1987; 1997). The target audience is a 3rd year class of Regular High School at a state public school, located in the municipality of Soledade, in the state of Paraíba. The research is qualitative in nature, investigative in nature, with transcription of dialogues and records of calculations developed by participating students (BOGDAN; BIKLEN, 1994). In the classroom, the students were divided into seven groups made up of five students each, totaling 35 participants. The activities were carried out in four moments, three of which were problems and the simulated jury. The development of activities was based on the Problem Resolution, Exploration and Proposition methodology (ANDRADE, 1998; 2017). The results obtained through the activities showed that this methodology not only contributed to deepening mathematical concepts, but also enabled students to actively participate in discussions and reflections on the abusive use of bank interest as a factor driving debt, observing these problems in diverse significant contexts. We hope that this work will spark new investigations in the field of Mathematics Education, expanding perspectives regarding the Debt of families and individuals.Universidade Estadual da ParaíbaCentro de Ciências e Tecnologia - CCTBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMAndrade, Silvanio dehttp://lattes.cnpq.br/8695612846450802Freitas, Tiêgo dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/5172901212568467Soares, Luís Havelangehttp://lattes.cnpq.br/3257250803661886Araújo, José Joálisson Alexandrino de2023-11-29T11:44:36Z2999-12-312023-09-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfARAÚJO, José Joálisson Alexandrino de. Um estudo sobre o endividamento no contexto da educação matemática financeira. 2023. 93 f. Trabalho de Conclusão de Curso Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4825porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2023-11-29T11:44:36Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4825Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2023-11-29T11:44:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
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