Hermenêutica do sagrado nas poéticas do traste e do menos, de Manoel de Barros e João Cabral de Melo Neto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luna, Huerto Eleutério Pereira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3663
Resumo: A grande questão que nos desafia é compreender possibilidades de interpretação num duplo movimento de conjunção de uma teopoética do traste e do menos, a partir da premissa central de que o menos linguístico, evidenciado por um viés metalinguístico em ambas poéticas é, ao mesmo tempo, um menos existencial que se desdobra a uma concepção do sagrado alocado numa instância do menos e do traste, reconfigurando a concepção teológica do sagrado como maior e sublime. Elegemos como objeto de análise as obras: Poesia Completa e Prosa, de João Cabral de Melo Neto, publicada pela editora Nova Aguilar no ano de 2008 e, Poesia Completa, de Manoel de Barros, publicada pela editora Leya no ano de 2010. A escolha desses textos se deu em razão do nosso intento em traçar um panorama completo de toda poesia cabralina e manoelina no que tange à formulação de uma teopoética do traste e do menos, desde os primeiros escritos até o final de suas produções. No entanto, os poemas foram selecionados por critérios de presença patente de inter e hipertextos e/ou interdiscursos teológicos e metalinguísticos, ou seja, poemas que apresentem uma reflexão sobre o fazer poético e sobre o sagrado. Vislumbrou-se a convergência de duas poesias que encontram no exercício metalinguístico e crítico, que reflete a própria poesia através de uma contracorrente que se opõe ao que o próprio João Cabral de Melo Neto chamou no subtítulo de sua Antiode, a poesia dita profunda. Mas esta antilira não se esgota no exercício da metalinguagem, ela desemboca na problemática da relação do homem com o sagrado que, assim como a poesia, sempre esteve atrelado ao sublime e às coisas elevadas. Nesse sentido, ao passo que problematizam o paradigma da poesia, os autores questionam o lugar do sagrado e o situa no coração das coisas abjetas. Portanto, defendemos a tese de que as poéticas de Manoel de Barros e João Cabral de Melo Neto deixam entrever, no quadro da poesia moderna brasileira, singulares teopoéticas que se configuram por meio de estratégias linguístico-discursivas, constituídas de figuras e temas relativos a ideias e valores negativos, pejorativos, ordinários, para se referirem à poesia e ao sagrado, a saber: o menos e o traste. Noutras palavras, as poéticas destes dois autores não só operam uma profanação, na esteira do conceito de Agamben (2007), referindo-se aos conteúdos e formas da poesia, mas também rompem com o paradigma teológico de que o sagrado é sempre o sublime, o digno, a suprema positividade Neste sentido, temos como objetivo geral: compreender sentidos do sagrado nas poéticas do traste e do menos, de Manoel de Barros e João Cabral de Melo Neto. Desdobrando este objetivo geral, nos propusemos a estabelecer especificamente as seguintes questões: 1. Identificar estratos teológicos textuais e discursivos contendo figuras e temas referentes ao sagrado relacionados ao menos e ao traste; 2. Apresentar a poesia que cada autor funda, através de um exercício metalinguístico, um novo conceito de poesia no quadro da literatura brasileira; 3. Traçar um quadro do contexto teológico nos quais as poéticas dos autores foram produzidas; 4. Analisar possíveis sentidos nas relações interdiscursivas entre as poéticas dos autores em estudo, em diálogo com as teologias da Libertação; 5. Discutir identidades e diferenças nas relações interdiscursivas estabelecidas entre as poéticas do traste e do menos; 6. Interpretar as poéticas dos autores numa perspectiva de uma teologia do traste e do menos. Diante disso, fez-se necessário a construção de um aporte teórico que nos subsidiasse em dois planos: um crítico-poético, e outro teológico-filosófico. Na crítica da poesia, as considerações de Friedrich (1978) e Paz (2012) e (2013) sobre a poesia moderna foram fundamentais para a reflexão acerca da crítica sobre si mesma e o exercício de metalinguagem que a poesia Manoel de Barros e João Cabral de Melo Neto estabelecem. No esteio da teologia, quando pensamos em uma poesia que compreende o fenômeno do sagrado a partir do que é mínimo e menor, as Teologias da Libertação nos soam como interlocutoras, não só históricas, por estarem situadas no mesmo período de produção das obras poéticas em questão; mas também teológicas por tecerem um dizer sobre o sagrado a partir da voz silenciada dos oprimidos. Tomamos, então, as reflexões de Guiérrez (2000) e Boff (1981) e (2012) para dialogar com as imagens marginais do sagrado que irrompe na poesia Cabralina e Manoelina. Nesse sentido, a originalidade deste estudo reside na proposta de se estudar estes dois autores juntos, argumentando-se que ambos constituíram no interior de suas obras uma poesia que conjugou o fenômeno do sagrado com o poético, na tentativa de vislumbrar a poesia e o sagrado a partir do menos e do traste.
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A escolha desses textos se deu em razão do nosso intento em traçar um panorama completo de toda poesia cabralina e manoelina no que tange à formulação de uma teopoética do traste e do menos, desde os primeiros escritos até o final de suas produções. No entanto, os poemas foram selecionados por critérios de presença patente de inter e hipertextos e/ou interdiscursos teológicos e metalinguísticos, ou seja, poemas que apresentem uma reflexão sobre o fazer poético e sobre o sagrado. Vislumbrou-se a convergência de duas poesias que encontram no exercício metalinguístico e crítico, que reflete a própria poesia através de uma contracorrente que se opõe ao que o próprio João Cabral de Melo Neto chamou no subtítulo de sua Antiode, a poesia dita profunda. Mas esta antilira não se esgota no exercício da metalinguagem, ela desemboca na problemática da relação do homem com o sagrado que, assim como a poesia, sempre esteve atrelado ao sublime e às coisas elevadas. Nesse sentido, ao passo que problematizam o paradigma da poesia, os autores questionam o lugar do sagrado e o situa no coração das coisas abjetas. Portanto, defendemos a tese de que as poéticas de Manoel de Barros e João Cabral de Melo Neto deixam entrever, no quadro da poesia moderna brasileira, singulares teopoéticas que se configuram por meio de estratégias linguístico-discursivas, constituídas de figuras e temas relativos a ideias e valores negativos, pejorativos, ordinários, para se referirem à poesia e ao sagrado, a saber: o menos e o traste. Noutras palavras, as poéticas destes dois autores não só operam uma profanação, na esteira do conceito de Agamben (2007), referindo-se aos conteúdos e formas da poesia, mas também rompem com o paradigma teológico de que o sagrado é sempre o sublime, o digno, a suprema positividade Neste sentido, temos como objetivo geral: compreender sentidos do sagrado nas poéticas do traste e do menos, de Manoel de Barros e João Cabral de Melo Neto. Desdobrando este objetivo geral, nos propusemos a estabelecer especificamente as seguintes questões: 1. Identificar estratos teológicos textuais e discursivos contendo figuras e temas referentes ao sagrado relacionados ao menos e ao traste; 2. Apresentar a poesia que cada autor funda, através de um exercício metalinguístico, um novo conceito de poesia no quadro da literatura brasileira; 3. Traçar um quadro do contexto teológico nos quais as poéticas dos autores foram produzidas; 4. Analisar possíveis sentidos nas relações interdiscursivas entre as poéticas dos autores em estudo, em diálogo com as teologias da Libertação; 5. Discutir identidades e diferenças nas relações interdiscursivas estabelecidas entre as poéticas do traste e do menos; 6. Interpretar as poéticas dos autores numa perspectiva de uma teologia do traste e do menos. Diante disso, fez-se necessário a construção de um aporte teórico que nos subsidiasse em dois planos: um crítico-poético, e outro teológico-filosófico. Na crítica da poesia, as considerações de Friedrich (1978) e Paz (2012) e (2013) sobre a poesia moderna foram fundamentais para a reflexão acerca da crítica sobre si mesma e o exercício de metalinguagem que a poesia Manoel de Barros e João Cabral de Melo Neto estabelecem. No esteio da teologia, quando pensamos em uma poesia que compreende o fenômeno do sagrado a partir do que é mínimo e menor, as Teologias da Libertação nos soam como interlocutoras, não só históricas, por estarem situadas no mesmo período de produção das obras poéticas em questão; mas também teológicas por tecerem um dizer sobre o sagrado a partir da voz silenciada dos oprimidos. Tomamos, então, as reflexões de Guiérrez (2000) e Boff (1981) e (2012) para dialogar com as imagens marginais do sagrado que irrompe na poesia Cabralina e Manoelina. Nesse sentido, a originalidade deste estudo reside na proposta de se estudar estes dois autores juntos, argumentando-se que ambos constituíram no interior de suas obras uma poesia que conjugou o fenômeno do sagrado com o poético, na tentativa de vislumbrar a poesia e o sagrado a partir do menos e do traste.La gran cuestión que nos desafía es comprender las posibilidades de interpretación en un doble movimiento de conjunción de un teopoético de cosas inútiles y el menos, desde la premisa central de que la menos lingüístico, evidenciado por un sesgo metalingüístico en ambas poéticas es, al mismo tiempo, un menos existencial que se desdobla a una concepción de lo sagrado asignado en una instancia de lo menor y lo inútil, reconfigurando la concepción teológica de lo sagrado como mayor y sublime. Elegimos como objeto de análisis las siguientes obras: Poesía Completa e Prosa, de João Cabral de Melo Neto, publicado por Nueva Aguilar en 2008 y Poesía Completa, de Manoel de Barros, publicado por la edtora Leya en 2010. La elección de estos textos se debió por razón a nuestro intento de trazar un panorama completo de toda la poesía cabralina y manniniana en lo que respecta a la formulación de un teopoético del inútil y del menor, desde los primeros escritos hasta el final de sus producciones. Sin embargo, los poemas fueron seleccionados por criterios de presencia patente de Inter texto e hiper textos y / o Inter discursos teológicos y metalingüísticos, o sea, poemas que presentan una reflexión sobre la elaboración poética y sobre lo sagrado. Se vislumbra la convergencia de dos poemas encontrados en el ejercicio metalingüístico y crítico, que refleja la poesía misma a través de una contracorriente que se opone a lo que el propio João Cabral de Melo Neto llamó en el subtítulo de su Antioda, la poesía dice que es profunda. Pero esta antilira no termina en el ejercicio del metalenguaje, ella fluye en el problema de la relación entre el hombre y lo sagrado, que, como la poesía, siempre ha estado conectada a lo sublime y a las cosas de arriba. En este sentido, al problematizar el paradigma de la poesía, los autores cuestionan el lugar de lo sagrado y lo sitúa el corazón y las cosas objetos. Por lo tanto, defendemos la tesis de que las poesías de Manoel de Barros y João Cabral de Melo Neto no dejan se atrever y vislumbrar, en el marco de la poesía brasileña moderna, teopoéticos singulares que se configuran a través de estrategias lingüístico-discursivas, constituidas por figuras y temas relacionados con las ideas y valores negativos, peyorativos, ordinarios, para referirse a la poesía y lo sagrado, a saber: el menos y el inútil. En otras palabras, la poética de estos dos autores no solo opera una profanación, siguiendo el concepto de Agamben (2007), refiriéndose a los contenidos y formas de la poesía, sino que también rompe con el paradigma teológico de que lo sagrado es siempre lo sublime, lo digno, la suprema positividad. En este sentido, tenemos como objetivo general: comprender los significados de lo sagrado en la poética del inútil y el de menos, de Manoel de Barros y João Cabral de Melo Neto. Desplegando este objetivo general, nos propusimos establecer específicamente los siguientes temas: 1. Identificar estratos teológicos textuales y discursivos que contengan figuras y temas relacionados con lo sagrado relacionados al menos con y el inútil; 2. Presentar la poesía que cada autor funda, mediante un ejercicio metalingüístico, un nuevo concepto de poesía en el marco de la literatura brasileña; 3. Hacer un dibujo del contexto teológico en el que se produjeron las poéticas de los autores; 4. Analizar los posibles significados en las relaciones Inter discursivas entre las poéticas de los autores en estudio, en diálogo con las teologías de la Liberación; 5. Discutir identidades y diferencias en las relaciones Inter discursivas que se establecen entre los poetas del inútil y los menos; 6. Interpretar la poética de los autores desde la perspectiva de una teología del traste y el menos. Ante esto, era necesario construir un aporte teórico que nos subsidiara en dos niveles: crítico-poético y teológico-filosófico. En la crítica de la poesía, las consideraciones de Friedrich (1978) y Paz (2012) y (2013) sobre la poesía moderna fueron fundamentales para la reflexión sobre la crítica sobre sí misma y el ejercicio del metalenguaje que la poesía Manoel de Barros y João Cabral Establece Melo Neto. En el pilar de la teología, cuando pensamos en una poesía que entiende el fenómeno de lo sagrado desde lo mínimo y lo menor, las Teologías de la Liberación nos suenan como interlocutores, no sólo históricos, porque se ubican en el mismo período de producción de las obras poéticas en pregunta; pero también teológicos por tejer un dicho sobre lo sagrado a partir de la voz silenciada de los oprimidos. Tomamos, entonces, las reflexiones de Guiérrez (2000) y Boff (1981) y (2012) para dialogar con las imágenes marginales de lo sagrado que estallan en la poesía Cabralina y Manoelina. En este sentido, la originalidad de este estudio radica en la propuesta de estudiar juntos a estos dos autores, argumentando que ambos constituían poesía dentro de sus obras que combinaban el fenómeno de lo sagrado con lo poético, en un intento de vislumbrar la poesía y lo sagrado. desde el menos y elinútil.CAPESUniversidade Estadual da ParaíbaCentro de Educação - CEDUCBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLISilva, Eli Brandão daLuna, Huerto Eleutério Pereira2020-11-04T11:52:51Z2020-08-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfLUNA, Huerto Eleutério Pereira. Hermenêutica do sagrado nas poéticas do traste e do menos, de Manoel de Barros e João Cabral de Melo Neto. 2020. 207f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020 .http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3663porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2020-11-05T04:19:59Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3663Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2020-11-05T04:19:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
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