Ensino de probabilidade: Análise de uma proposta para os anos finais do Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3332 |
Resumo: | A presente pesquisa insere-se em uma perspectiva qualitativa, de natureza bibliográfica, tendo como recorte o ensino de Probabilidade nos quatro anos finais do Ensino Fundamental. Foi desenvolvido em uma visão analítica e crítica, tendo como objetivo geral analisar uma proposta de ensino de elementos da Teoria das Probabilidades, considerando os diferentes modelos teóricos a ela vinculados, em trabalhos de pesquisadores que tratam do tema, bem como as recomendações presentes em documentos oficiais, relativas ao conteúdo destacado, como os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular. Com base na análise dos quatro livros da coleção, ressaltamos, como aspectos negativos da proposta sob análise a pouca proposição de atividades experimentais; ausência de explicações de elementos básicos da teoria; pouca variedade de contextos exploratórios do conteúdo, com prevalência do uso de dados, moedas, baralho e urnas com bolas; e predominância do significado Clássico de Probabilidade, na maioria das atividades propostas. Destacamos como sendo um aspecto positivo o fato de a coleção de livros didáticos de Matemática por nós analisada abordar o conteúdo de Probabilidade em todos os volumes direcionados aos quatros anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º Anos). Com base nos resultados de nossa análise elaboramos recomendações gerais que entendemos auxiliarem o ensino de elementos da Teoria das Probabilidades nos quatro anos finais do Ensino Fundamental, independentemente da coleção de Matemática que seja adotada na escola. |
id |
UEPB_a10a77ea05fae7f05de18cf8181a7d9b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3332 |
network_acronym_str |
UEPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino de probabilidade: Análise de uma proposta para os anos finais do Ensino FundamentalEnsino de ProbabilidadePensamento probabilísticoEducação matemáticaProbability teachingProbabilistic thinkingEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMA presente pesquisa insere-se em uma perspectiva qualitativa, de natureza bibliográfica, tendo como recorte o ensino de Probabilidade nos quatro anos finais do Ensino Fundamental. Foi desenvolvido em uma visão analítica e crítica, tendo como objetivo geral analisar uma proposta de ensino de elementos da Teoria das Probabilidades, considerando os diferentes modelos teóricos a ela vinculados, em trabalhos de pesquisadores que tratam do tema, bem como as recomendações presentes em documentos oficiais, relativas ao conteúdo destacado, como os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular. Com base na análise dos quatro livros da coleção, ressaltamos, como aspectos negativos da proposta sob análise a pouca proposição de atividades experimentais; ausência de explicações de elementos básicos da teoria; pouca variedade de contextos exploratórios do conteúdo, com prevalência do uso de dados, moedas, baralho e urnas com bolas; e predominância do significado Clássico de Probabilidade, na maioria das atividades propostas. Destacamos como sendo um aspecto positivo o fato de a coleção de livros didáticos de Matemática por nós analisada abordar o conteúdo de Probabilidade em todos os volumes direcionados aos quatros anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º Anos). Com base nos resultados de nossa análise elaboramos recomendações gerais que entendemos auxiliarem o ensino de elementos da Teoria das Probabilidades nos quatro anos finais do Ensino Fundamental, independentemente da coleção de Matemática que seja adotada na escola.The present research is inserted in a qualitative perspective, of bibliographic nature, having as a cutback the teaching of Probability in the final four years of Elementary School. It was developed in an analytical and critical view, with the general aim of analyzing a proposal of teaching elements of Probability Theory, considering the different theoretical models linked to it, in the works of researchers that deal with the subject, as well as the recommendations present in documents related content, such as the National Curricular Parameters and the Curricular Common National Base. Based on the analysis of the four books of the collection, we emphasize, as negative aspects of the proposal under analysis the little proposition of experimental activities; absence of explanations of basic elements of theory; little variety of exploratory contexts of content, with prevalence of data use, coins, playing cards and ballot boxes; and predominance of the Classic meaning of Probability, in most of the proposed activities. We highlight as a positive aspect the fact that the collection of Mathematics textbooks analyzed by us addresses the content of Probability in all volumes directed to the final four years of Elementary School (Grade 6 to Grade 9). Based on the results of our analysis we have elaborated general recommendations that we intend to assist in teaching elements of Probability Theory in the final four years of elementary school, regardless of the Mathematics collection textbooks adopted at school.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMRêgo, Rogéria Gaudêncio do30911613404http://lattes.cnpq.br/3882610066313180Santos, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão12060137888http://lattes.cnpq.br/4866964083641498Andrade, Silvanio de43807631534http://lattes.cnpq.br/8695612846450802Assis, Jorge de Lima2019-05-13T19:14:44Z2018-05-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfASSIS, J. de L. Ensino de probabilidade: Análise de uma proposta para os anos finais do Ensino Fundamental. 2018. 129f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3332porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2019-05-14T04:28:28Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3332Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2019-05-14T04:28:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de probabilidade: Análise de uma proposta para os anos finais do Ensino Fundamental |
title |
Ensino de probabilidade: Análise de uma proposta para os anos finais do Ensino Fundamental |
spellingShingle |
Ensino de probabilidade: Análise de uma proposta para os anos finais do Ensino Fundamental Assis, Jorge de Lima Ensino de Probabilidade Pensamento probabilístico Educação matemática Probability teaching Probabilistic thinking EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
title_short |
Ensino de probabilidade: Análise de uma proposta para os anos finais do Ensino Fundamental |
title_full |
Ensino de probabilidade: Análise de uma proposta para os anos finais do Ensino Fundamental |
title_fullStr |
Ensino de probabilidade: Análise de uma proposta para os anos finais do Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
Ensino de probabilidade: Análise de uma proposta para os anos finais do Ensino Fundamental |
title_sort |
Ensino de probabilidade: Análise de uma proposta para os anos finais do Ensino Fundamental |
author |
Assis, Jorge de Lima |
author_facet |
Assis, Jorge de Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rêgo, Rogéria Gaudêncio do 30911613404 http://lattes.cnpq.br/3882610066313180 Santos, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão 12060137888 http://lattes.cnpq.br/4866964083641498 Andrade, Silvanio de 43807631534 http://lattes.cnpq.br/8695612846450802 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Assis, Jorge de Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Probabilidade Pensamento probabilístico Educação matemática Probability teaching Probabilistic thinking EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
topic |
Ensino de Probabilidade Pensamento probabilístico Educação matemática Probability teaching Probabilistic thinking EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
description |
A presente pesquisa insere-se em uma perspectiva qualitativa, de natureza bibliográfica, tendo como recorte o ensino de Probabilidade nos quatro anos finais do Ensino Fundamental. Foi desenvolvido em uma visão analítica e crítica, tendo como objetivo geral analisar uma proposta de ensino de elementos da Teoria das Probabilidades, considerando os diferentes modelos teóricos a ela vinculados, em trabalhos de pesquisadores que tratam do tema, bem como as recomendações presentes em documentos oficiais, relativas ao conteúdo destacado, como os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular. Com base na análise dos quatro livros da coleção, ressaltamos, como aspectos negativos da proposta sob análise a pouca proposição de atividades experimentais; ausência de explicações de elementos básicos da teoria; pouca variedade de contextos exploratórios do conteúdo, com prevalência do uso de dados, moedas, baralho e urnas com bolas; e predominância do significado Clássico de Probabilidade, na maioria das atividades propostas. Destacamos como sendo um aspecto positivo o fato de a coleção de livros didáticos de Matemática por nós analisada abordar o conteúdo de Probabilidade em todos os volumes direcionados aos quatros anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º Anos). Com base nos resultados de nossa análise elaboramos recomendações gerais que entendemos auxiliarem o ensino de elementos da Teoria das Probabilidades nos quatro anos finais do Ensino Fundamental, independentemente da coleção de Matemática que seja adotada na escola. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-07 2019-05-13T19:14:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ASSIS, J. de L. Ensino de probabilidade: Análise de uma proposta para os anos finais do Ensino Fundamental. 2018. 129f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3332 |
identifier_str_mv |
ASSIS, J. de L. Ensino de probabilidade: Análise de uma proposta para os anos finais do Ensino Fundamental. 2018. 129f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. |
url |
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3332 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) instacron:UEPB |
instname_str |
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
instacron_str |
UEPB |
institution |
UEPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bc@uepb.edu.br|| |
_version_ |
1813709220355244032 |