O equilíbrio de corpos rígidos: Relato de uma experiência no ensino técnico subsequente em edificações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Rúbio Thalles Andrade de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4160
Resumo: O ensino de Física, em regra, ainda se caracteriza pelo excesso de atenção dada a exercícios repetitivos, problemas resolvidos mecanicamente e pela utilização de uma sucessão de “fórmulas” literalmente memorizadas. Em tal contexto, o ensino de Física, em nossa experiência, tem sido considerado uma tarefa difícil. De acordo com esta realidade, que alternativas poderiam ser pensadas para uma abordagem diferenciada no contexto de um componente curricular como a Física Aplicada ao curso Técnico em Edificações? No esforço para responder a essa questão focamos na Aprendizagem Significativa Crítica com o objetivo elaborar, sistematizar e propor uma sequência didática orientada para o estudo do equilíbrio de corpos rígidos no contexto do ensino de Física Aplicada ao curso Técnico em Edificações, vivenciada neste caso, no IFPB campus Princesa Isabel. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa que, a partir de uma experiência preliminar, deve conduzir a elaboração de um relato de experiência e um produto educacional, isto é, uma proposta de sequencia didática para introduzir o ensino do equilíbrio de corpos rígidos.
id UEPB_a272949929867fdb7dc6fd8ce8776477
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4160
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling O equilíbrio de corpos rígidos: Relato de uma experiência no ensino técnico subsequente em edificaçõesEnsino de FísicaSequência didáticaEquilíbrio estáticoAprendizagem Significativa CríticaPhysics teachingEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMO ensino de Física, em regra, ainda se caracteriza pelo excesso de atenção dada a exercícios repetitivos, problemas resolvidos mecanicamente e pela utilização de uma sucessão de “fórmulas” literalmente memorizadas. Em tal contexto, o ensino de Física, em nossa experiência, tem sido considerado uma tarefa difícil. De acordo com esta realidade, que alternativas poderiam ser pensadas para uma abordagem diferenciada no contexto de um componente curricular como a Física Aplicada ao curso Técnico em Edificações? No esforço para responder a essa questão focamos na Aprendizagem Significativa Crítica com o objetivo elaborar, sistematizar e propor uma sequência didática orientada para o estudo do equilíbrio de corpos rígidos no contexto do ensino de Física Aplicada ao curso Técnico em Edificações, vivenciada neste caso, no IFPB campus Princesa Isabel. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa que, a partir de uma experiência preliminar, deve conduzir a elaboração de um relato de experiência e um produto educacional, isto é, uma proposta de sequencia didática para introduzir o ensino do equilíbrio de corpos rígidos.The physics teaching, in general, is still characterized by over-attention to repetitive exercises, mechanically solved problems, and the use of a succession of literally memorized "formulas." In such a context, physics teaching has been considered a difficult task for both teachers and students. Considering this reality, what alternatives could be considered for a differentiated approach in the context of a curricular component such as Physics Applied to the Technical Course in Buildings? In the effort to answer this question we focus on Significant Critical Learning with the objective of elaborating, systematizing and proposing a didactic sequence oriented to the study of the balance of rigid bodies in the context of the teaching of Applied Physics to the Technical Course in Buildings, lived in this case, in IFPB campus Princesa Isabel. It is a qualitative research that, based on preliminary experience, should lead to the elaboration an account of experience and of an educational product that is, a proposal of didactic sequence for the teaching of the balance of rigid bodies.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEFGermano, Marcelo Gomes36867926487Ataíde, Ana Raquel Pereira de02197070495Dantas, Cláudio Rejane da Silva75853582372Moura, Rúbio Thalles Andrade de2022-02-24T19:05:53Z2018-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMOURA, Rúbio Thalles Andrade de. O equilíbrio de corpos rígidos: Relato de uma experiência no ensino técnico subsequente em edificações. 2018. 142f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4160porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2022-02-24T19:05:54Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4160Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2022-02-24T19:05:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv O equilíbrio de corpos rígidos: Relato de uma experiência no ensino técnico subsequente em edificações
title O equilíbrio de corpos rígidos: Relato de uma experiência no ensino técnico subsequente em edificações
spellingShingle O equilíbrio de corpos rígidos: Relato de uma experiência no ensino técnico subsequente em edificações
Moura, Rúbio Thalles Andrade de
Ensino de Física
Sequência didática
Equilíbrio estático
Aprendizagem Significativa Crítica
Physics teaching
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short O equilíbrio de corpos rígidos: Relato de uma experiência no ensino técnico subsequente em edificações
title_full O equilíbrio de corpos rígidos: Relato de uma experiência no ensino técnico subsequente em edificações
title_fullStr O equilíbrio de corpos rígidos: Relato de uma experiência no ensino técnico subsequente em edificações
title_full_unstemmed O equilíbrio de corpos rígidos: Relato de uma experiência no ensino técnico subsequente em edificações
title_sort O equilíbrio de corpos rígidos: Relato de uma experiência no ensino técnico subsequente em edificações
author Moura, Rúbio Thalles Andrade de
author_facet Moura, Rúbio Thalles Andrade de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Germano, Marcelo Gomes
36867926487
Ataíde, Ana Raquel Pereira de
02197070495
Dantas, Cláudio Rejane da Silva
75853582372
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Rúbio Thalles Andrade de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Física
Sequência didática
Equilíbrio estático
Aprendizagem Significativa Crítica
Physics teaching
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic Ensino de Física
Sequência didática
Equilíbrio estático
Aprendizagem Significativa Crítica
Physics teaching
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description O ensino de Física, em regra, ainda se caracteriza pelo excesso de atenção dada a exercícios repetitivos, problemas resolvidos mecanicamente e pela utilização de uma sucessão de “fórmulas” literalmente memorizadas. Em tal contexto, o ensino de Física, em nossa experiência, tem sido considerado uma tarefa difícil. De acordo com esta realidade, que alternativas poderiam ser pensadas para uma abordagem diferenciada no contexto de um componente curricular como a Física Aplicada ao curso Técnico em Edificações? No esforço para responder a essa questão focamos na Aprendizagem Significativa Crítica com o objetivo elaborar, sistematizar e propor uma sequência didática orientada para o estudo do equilíbrio de corpos rígidos no contexto do ensino de Física Aplicada ao curso Técnico em Edificações, vivenciada neste caso, no IFPB campus Princesa Isabel. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa que, a partir de uma experiência preliminar, deve conduzir a elaboração de um relato de experiência e um produto educacional, isto é, uma proposta de sequencia didática para introduzir o ensino do equilíbrio de corpos rígidos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-17
2022-02-24T19:05:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MOURA, Rúbio Thalles Andrade de. O equilíbrio de corpos rígidos: Relato de uma experiência no ensino técnico subsequente em edificações. 2018. 142f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4160
identifier_str_mv MOURA, Rúbio Thalles Andrade de. O equilíbrio de corpos rígidos: Relato de uma experiência no ensino técnico subsequente em edificações. 2018. 142f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4160
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1809458429514743808