O equilíbrio de corpos rígidos: Relato de uma experiência no ensino técnico subsequente em edificações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4160 |
Resumo: | O ensino de Física, em regra, ainda se caracteriza pelo excesso de atenção dada a exercícios repetitivos, problemas resolvidos mecanicamente e pela utilização de uma sucessão de “fórmulas” literalmente memorizadas. Em tal contexto, o ensino de Física, em nossa experiência, tem sido considerado uma tarefa difícil. De acordo com esta realidade, que alternativas poderiam ser pensadas para uma abordagem diferenciada no contexto de um componente curricular como a Física Aplicada ao curso Técnico em Edificações? No esforço para responder a essa questão focamos na Aprendizagem Significativa Crítica com o objetivo elaborar, sistematizar e propor uma sequência didática orientada para o estudo do equilíbrio de corpos rígidos no contexto do ensino de Física Aplicada ao curso Técnico em Edificações, vivenciada neste caso, no IFPB campus Princesa Isabel. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa que, a partir de uma experiência preliminar, deve conduzir a elaboração de um relato de experiência e um produto educacional, isto é, uma proposta de sequencia didática para introduzir o ensino do equilíbrio de corpos rígidos. |
id |
UEPB_a272949929867fdb7dc6fd8ce8776477 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4160 |
network_acronym_str |
UEPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository_id_str |
|
spelling |
O equilíbrio de corpos rígidos: Relato de uma experiência no ensino técnico subsequente em edificaçõesEnsino de FísicaSequência didáticaEquilíbrio estáticoAprendizagem Significativa CríticaPhysics teachingEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMO ensino de Física, em regra, ainda se caracteriza pelo excesso de atenção dada a exercícios repetitivos, problemas resolvidos mecanicamente e pela utilização de uma sucessão de “fórmulas” literalmente memorizadas. Em tal contexto, o ensino de Física, em nossa experiência, tem sido considerado uma tarefa difícil. De acordo com esta realidade, que alternativas poderiam ser pensadas para uma abordagem diferenciada no contexto de um componente curricular como a Física Aplicada ao curso Técnico em Edificações? No esforço para responder a essa questão focamos na Aprendizagem Significativa Crítica com o objetivo elaborar, sistematizar e propor uma sequência didática orientada para o estudo do equilíbrio de corpos rígidos no contexto do ensino de Física Aplicada ao curso Técnico em Edificações, vivenciada neste caso, no IFPB campus Princesa Isabel. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa que, a partir de uma experiência preliminar, deve conduzir a elaboração de um relato de experiência e um produto educacional, isto é, uma proposta de sequencia didática para introduzir o ensino do equilíbrio de corpos rígidos.The physics teaching, in general, is still characterized by over-attention to repetitive exercises, mechanically solved problems, and the use of a succession of literally memorized "formulas." In such a context, physics teaching has been considered a difficult task for both teachers and students. Considering this reality, what alternatives could be considered for a differentiated approach in the context of a curricular component such as Physics Applied to the Technical Course in Buildings? In the effort to answer this question we focus on Significant Critical Learning with the objective of elaborating, systematizing and proposing a didactic sequence oriented to the study of the balance of rigid bodies in the context of the teaching of Applied Physics to the Technical Course in Buildings, lived in this case, in IFPB campus Princesa Isabel. It is a qualitative research that, based on preliminary experience, should lead to the elaboration an account of experience and of an educational product that is, a proposal of didactic sequence for the teaching of the balance of rigid bodies.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEFGermano, Marcelo Gomes36867926487Ataíde, Ana Raquel Pereira de02197070495Dantas, Cláudio Rejane da Silva75853582372Moura, Rúbio Thalles Andrade de2022-02-24T19:05:53Z2018-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMOURA, Rúbio Thalles Andrade de. O equilíbrio de corpos rígidos: Relato de uma experiência no ensino técnico subsequente em edificações. 2018. 142f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4160porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2022-02-24T19:05:54Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4160Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2022-02-24T19:05:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O equilíbrio de corpos rígidos: Relato de uma experiência no ensino técnico subsequente em edificações |
title |
O equilíbrio de corpos rígidos: Relato de uma experiência no ensino técnico subsequente em edificações |
spellingShingle |
O equilíbrio de corpos rígidos: Relato de uma experiência no ensino técnico subsequente em edificações Moura, Rúbio Thalles Andrade de Ensino de Física Sequência didática Equilíbrio estático Aprendizagem Significativa Crítica Physics teaching EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
title_short |
O equilíbrio de corpos rígidos: Relato de uma experiência no ensino técnico subsequente em edificações |
title_full |
O equilíbrio de corpos rígidos: Relato de uma experiência no ensino técnico subsequente em edificações |
title_fullStr |
O equilíbrio de corpos rígidos: Relato de uma experiência no ensino técnico subsequente em edificações |
title_full_unstemmed |
O equilíbrio de corpos rígidos: Relato de uma experiência no ensino técnico subsequente em edificações |
title_sort |
O equilíbrio de corpos rígidos: Relato de uma experiência no ensino técnico subsequente em edificações |
author |
Moura, Rúbio Thalles Andrade de |
author_facet |
Moura, Rúbio Thalles Andrade de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Germano, Marcelo Gomes 36867926487 Ataíde, Ana Raquel Pereira de 02197070495 Dantas, Cláudio Rejane da Silva 75853582372 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moura, Rúbio Thalles Andrade de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Física Sequência didática Equilíbrio estático Aprendizagem Significativa Crítica Physics teaching EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
topic |
Ensino de Física Sequência didática Equilíbrio estático Aprendizagem Significativa Crítica Physics teaching EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
description |
O ensino de Física, em regra, ainda se caracteriza pelo excesso de atenção dada a exercícios repetitivos, problemas resolvidos mecanicamente e pela utilização de uma sucessão de “fórmulas” literalmente memorizadas. Em tal contexto, o ensino de Física, em nossa experiência, tem sido considerado uma tarefa difícil. De acordo com esta realidade, que alternativas poderiam ser pensadas para uma abordagem diferenciada no contexto de um componente curricular como a Física Aplicada ao curso Técnico em Edificações? No esforço para responder a essa questão focamos na Aprendizagem Significativa Crítica com o objetivo elaborar, sistematizar e propor uma sequência didática orientada para o estudo do equilíbrio de corpos rígidos no contexto do ensino de Física Aplicada ao curso Técnico em Edificações, vivenciada neste caso, no IFPB campus Princesa Isabel. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa que, a partir de uma experiência preliminar, deve conduzir a elaboração de um relato de experiência e um produto educacional, isto é, uma proposta de sequencia didática para introduzir o ensino do equilíbrio de corpos rígidos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-17 2022-02-24T19:05:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MOURA, Rúbio Thalles Andrade de. O equilíbrio de corpos rígidos: Relato de uma experiência no ensino técnico subsequente em edificações. 2018. 142f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4160 |
identifier_str_mv |
MOURA, Rúbio Thalles Andrade de. O equilíbrio de corpos rígidos: Relato de uma experiência no ensino técnico subsequente em edificações. 2018. 142f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. |
url |
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4160 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) instacron:UEPB |
instname_str |
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
instacron_str |
UEPB |
institution |
UEPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bc@uepb.edu.br|| |
_version_ |
1809458429514743808 |