Tecnologias no livro didático de Ciências e prática docente: Superando os desafios na formação continuada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3485 |
Resumo: | As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na sociedade contemporânea influenciam as relações cotidianas nos diversos setores sociais, inclusive no educacional. A inserção destas tecnologias na sala de aula, ainda se configura como um ambiente novo a ser explorado, sob uma nova ótica como um novo recurso pedagógico. Então, esta investigação pretende avaliar as contribuições didático-pedagógicas provenientes de uma formação continuada em forma de minicurso, proporcionada a professores de Ciências do município de Esperança-PB, acerca dos usos das TDIC em sala de aula. A pesquisa funda-se nas contribuições educacionais advindas de teóricos como Vygotsky, Freire, Tardif, Nóvoa e Moran, construída como uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, de cunho exploratória, com recortes de categorização analítica em Bardin. O minicurso deu-se em quatro etapas, (i) sondagem das expectativas dos professores acerca da TDIC por meio de questionário; (ii) análise da TDIC no Livro Didático de Ciências (LDC); (iii) realização do minicurso; (iv) aplicação questionário avaliativo do minicurso. Constata-se que os recursos tecnológicos devem ser (re)conhecidos pelos educadores como ferramentas pedagógicas facilitadoras do fazer docente, sobretudo. O estudo demonstra que há um déficit na formação inicial de professores de Ciência, em especial com aqueles que estão há mais tempo no exercício da docência, porém, a apresentação das tecnologias como recurso pedagógico, no planejamento, no fazer docente ou na avaliação, trouxe contribuições positivas para os professores. O minicurso realizado pode mostrar que as tecnologias disponíveis não são tão difíceis de utilizar e que buscar capacitação é necessário para atuar em sala de aula. As instituições educacionais, acadêmicas ou regulares, devem investir na formação inicial e continuada dos profissionais da educação ao priorizar propostas educativas com as TDIC. Contudo, as tecnologias não são a salvação para a educação, mas podem ser um recurso eficaz no processo de aprendizagem, facilitando o planejamento e dinamizando a sala de aula, no fazer docente e/ou nos processos avaliativos. |
id |
UEPB_a3e63bf89bf4b9fac81d699ac685e519 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3485 |
network_acronym_str |
UEPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Tecnologias no livro didático de Ciências e prática docente: Superando os desafios na formação continuadaTechnologies in didactic book of sciences and teaching practice: overcoming challenges in continuing educationFormação continuadaDocênciaLivro didáticoTecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDICTeachingContinuing educationEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMAs Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na sociedade contemporânea influenciam as relações cotidianas nos diversos setores sociais, inclusive no educacional. A inserção destas tecnologias na sala de aula, ainda se configura como um ambiente novo a ser explorado, sob uma nova ótica como um novo recurso pedagógico. Então, esta investigação pretende avaliar as contribuições didático-pedagógicas provenientes de uma formação continuada em forma de minicurso, proporcionada a professores de Ciências do município de Esperança-PB, acerca dos usos das TDIC em sala de aula. A pesquisa funda-se nas contribuições educacionais advindas de teóricos como Vygotsky, Freire, Tardif, Nóvoa e Moran, construída como uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, de cunho exploratória, com recortes de categorização analítica em Bardin. O minicurso deu-se em quatro etapas, (i) sondagem das expectativas dos professores acerca da TDIC por meio de questionário; (ii) análise da TDIC no Livro Didático de Ciências (LDC); (iii) realização do minicurso; (iv) aplicação questionário avaliativo do minicurso. Constata-se que os recursos tecnológicos devem ser (re)conhecidos pelos educadores como ferramentas pedagógicas facilitadoras do fazer docente, sobretudo. O estudo demonstra que há um déficit na formação inicial de professores de Ciência, em especial com aqueles que estão há mais tempo no exercício da docência, porém, a apresentação das tecnologias como recurso pedagógico, no planejamento, no fazer docente ou na avaliação, trouxe contribuições positivas para os professores. O minicurso realizado pode mostrar que as tecnologias disponíveis não são tão difíceis de utilizar e que buscar capacitação é necessário para atuar em sala de aula. As instituições educacionais, acadêmicas ou regulares, devem investir na formação inicial e continuada dos profissionais da educação ao priorizar propostas educativas com as TDIC. Contudo, as tecnologias não são a salvação para a educação, mas podem ser um recurso eficaz no processo de aprendizagem, facilitando o planejamento e dinamizando a sala de aula, no fazer docente e/ou nos processos avaliativos.The Digital Information and Communication Technologies (DICT) in contemporary society influence daily relations in the various social sectors, including in the educational sector. The insertion of technologies in the classroom is still a new environment to be explored, under a new perspective as a new pedagogical resource. So, this research intends to evaluate the didactic-pedagogical contributions coming from a continuous training in the form of mini- course, provided to Science teachers in the city of Esperança - PB, about the uses of the DICT in the classroom. The research is based on the educational contributions coming from theorists such as Vygotsky, Freire, Tardif, Nóvoa and Moran, constructed as a field research, qualitative, of an exploratory nature, with analytic categorization cuts in Bardin. The mini- course took place in four stages, (i) probing the expectations of teachers about DICT through a questionnaire; (ii) analysis of the DICT in the Didactic Book of Science (DBS); (iii) performance of the mini-course; (iv) application of the mini-course evaluative questionnaire. It should be noted that technological resources should be (re) known to educators as pedagogical tools that facilitate teacher making, especially. The study shows that there is a deficit in the initial formation of Science teachers, especially with those who have been in the teaching profession for a longer time, but the presentation of the technologies as a pedagogical resource in planning, teaching and evaluation has brought contributions to teachers. The mini-course carried out may show that the available technologies are not so difficult to use and that seeking training is necessary to act in the classroom. Educational institutions, whether academic or regular, should invest in initial and continuing education of educational professionals by prioritizing educational proposals with the DICT. However, technologies are not salvation for education, but can be an effective resource in the learning process, making it easier to plan and streamline the classroom, in the teaching profession and/or in the evaluation processes.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMSantiago, Zélia Maria de Arruda23448023415http://lattes.cnpq.br/8201113424737919Severo, Thiago Emmanuel Araújo01387246445http://lattes.cnpq.br/9652930987953450Dias, Marcia Adelino da Silva44330588404http://lattes.cnpq.br/9674492903954108Oliveira, Aridelson Joabson Almeida de2019-10-10T14:04:21Z2019-04-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, A. J. A. de. Tecnologias no livro didático de Ciências e prática docente: Superando os desafios na formação continuada. 2019. 94f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3485porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2019-10-11T04:35:10Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3485Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2019-10-11T04:35:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologias no livro didático de Ciências e prática docente: Superando os desafios na formação continuada Technologies in didactic book of sciences and teaching practice: overcoming challenges in continuing education |
title |
Tecnologias no livro didático de Ciências e prática docente: Superando os desafios na formação continuada |
spellingShingle |
Tecnologias no livro didático de Ciências e prática docente: Superando os desafios na formação continuada Oliveira, Aridelson Joabson Almeida de Formação continuada Docência Livro didático Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDIC Teaching Continuing education EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
title_short |
Tecnologias no livro didático de Ciências e prática docente: Superando os desafios na formação continuada |
title_full |
Tecnologias no livro didático de Ciências e prática docente: Superando os desafios na formação continuada |
title_fullStr |
Tecnologias no livro didático de Ciências e prática docente: Superando os desafios na formação continuada |
title_full_unstemmed |
Tecnologias no livro didático de Ciências e prática docente: Superando os desafios na formação continuada |
title_sort |
Tecnologias no livro didático de Ciências e prática docente: Superando os desafios na formação continuada |
author |
Oliveira, Aridelson Joabson Almeida de |
author_facet |
Oliveira, Aridelson Joabson Almeida de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santiago, Zélia Maria de Arruda 23448023415 http://lattes.cnpq.br/8201113424737919 Severo, Thiago Emmanuel Araújo 01387246445 http://lattes.cnpq.br/9652930987953450 Dias, Marcia Adelino da Silva 44330588404 http://lattes.cnpq.br/9674492903954108 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Aridelson Joabson Almeida de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação continuada Docência Livro didático Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDIC Teaching Continuing education EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
topic |
Formação continuada Docência Livro didático Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDIC Teaching Continuing education EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
description |
As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na sociedade contemporânea influenciam as relações cotidianas nos diversos setores sociais, inclusive no educacional. A inserção destas tecnologias na sala de aula, ainda se configura como um ambiente novo a ser explorado, sob uma nova ótica como um novo recurso pedagógico. Então, esta investigação pretende avaliar as contribuições didático-pedagógicas provenientes de uma formação continuada em forma de minicurso, proporcionada a professores de Ciências do município de Esperança-PB, acerca dos usos das TDIC em sala de aula. A pesquisa funda-se nas contribuições educacionais advindas de teóricos como Vygotsky, Freire, Tardif, Nóvoa e Moran, construída como uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, de cunho exploratória, com recortes de categorização analítica em Bardin. O minicurso deu-se em quatro etapas, (i) sondagem das expectativas dos professores acerca da TDIC por meio de questionário; (ii) análise da TDIC no Livro Didático de Ciências (LDC); (iii) realização do minicurso; (iv) aplicação questionário avaliativo do minicurso. Constata-se que os recursos tecnológicos devem ser (re)conhecidos pelos educadores como ferramentas pedagógicas facilitadoras do fazer docente, sobretudo. O estudo demonstra que há um déficit na formação inicial de professores de Ciência, em especial com aqueles que estão há mais tempo no exercício da docência, porém, a apresentação das tecnologias como recurso pedagógico, no planejamento, no fazer docente ou na avaliação, trouxe contribuições positivas para os professores. O minicurso realizado pode mostrar que as tecnologias disponíveis não são tão difíceis de utilizar e que buscar capacitação é necessário para atuar em sala de aula. As instituições educacionais, acadêmicas ou regulares, devem investir na formação inicial e continuada dos profissionais da educação ao priorizar propostas educativas com as TDIC. Contudo, as tecnologias não são a salvação para a educação, mas podem ser um recurso eficaz no processo de aprendizagem, facilitando o planejamento e dinamizando a sala de aula, no fazer docente e/ou nos processos avaliativos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-10T14:04:21Z 2019-04-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA, A. J. A. de. Tecnologias no livro didático de Ciências e prática docente: Superando os desafios na formação continuada. 2019. 94f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3485 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, A. J. A. de. Tecnologias no livro didático de Ciências e prática docente: Superando os desafios na formação continuada. 2019. 94f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. |
url |
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3485 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) instacron:UEPB |
instname_str |
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
instacron_str |
UEPB |
institution |
UEPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bc@uepb.edu.br|| |
_version_ |
1811813183136989184 |