Os estágios supervisionados e prática de ensino à luz das Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para formação inicial e continuada de professores da Educação Básica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3133 |
Resumo: | Em julho de 2015 foi publicada a nova resolução contendo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial e continuada de professores da Educação Básica (DCNs). Um conjunto de modificações deverá ser inserido nos projetos pedagógicos de cursos (PPC) de licenciatura e a fim de proporcionar maior organicidade aos processos de formação docente. Os cursos passaram a ter, no mínimo, 3.200 horas, das quais 400 deverão ser destinadas aos Estágios Supervisionados (ES) e 400 às Práticas Pedagógicas (PP). Neste trabalho, que foi organizado no formato de coletânea de artigos, propomo- nos a investigar como os ES têm sido desenvolvidos no Brasil e descrevemos algumas experiências de PP que integram ações de pesquisa, ensino e extensão. Inicialmente, fizemos uma revisão sistemática de artigos sobre ES publicados no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Os achados mostram que o licenciando é quem usualmente define onde realizará o estágio, não tendo sido descritos procedimentos padrão para supervisão. Em média, cada orientador se responsabiliza por 22 estagiários. As competências e habilidades a serem desenvolvidas no ES mais citadas nos relatos foram a de reflexão e a resolução de problemas. Em relação às limitações, os autores apontam tendência à reprodução das práticas tradicionais. A maioria das inovações consistiu na articulação do estágio à pesquisa educacional, e foram citados laboratórios com material didático e monitores para auxiliar no planejamento e criação de sequências didáticas, uso de espaços virtuais de discussão e reflexão conhecidos por “Comunidade de Prática” e desenvolvimento de novos instrumentos para auxiliar a reflexão didática, como, por exemplo, o uso de “scripts” e “edublogs”. A segunda coletânea, composta por três relatos de experiência, respondeu ao desafio de desenvolvimento de modelos didáticos para articular melhor a formação de professores à pesquisa na área de Ensino de Biologia, aproveitando as experiências de estágio supervisionado ou a pedagogia de projetos inserida no contexto de componentes curriculares. Foi criado um jogo didático, um roteiro para encenação do processo de mitose e uma estratégia de uso de modelos biológicos (drosófilas) na sala de aula. Outra experiência relatada foi integração da formação de professores às atividades de extensão. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa-ação envolvendo professores em formação e em serviço com a produção de material didático voltado às atividades escolares dos jovens que cumprem medidas socioeducativas em situação de privação de liberdade. Os resultados deste trabalho apontaram várias questões que precisam ser debatidas para recomposição dos PPCs à luz das novas DCNs para formação inicial e continuada de professores da Educação Básica. |
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Os estágios supervisionados e prática de ensino à luz das Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para formação inicial e continuada de professores da Educação BásicaDCNsEstágio SupervisionadoPrática docenteEducação BásicaFormação de ProfessoresBasic EducationPedagogical PracticesSupervised InternshipEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEm julho de 2015 foi publicada a nova resolução contendo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial e continuada de professores da Educação Básica (DCNs). Um conjunto de modificações deverá ser inserido nos projetos pedagógicos de cursos (PPC) de licenciatura e a fim de proporcionar maior organicidade aos processos de formação docente. Os cursos passaram a ter, no mínimo, 3.200 horas, das quais 400 deverão ser destinadas aos Estágios Supervisionados (ES) e 400 às Práticas Pedagógicas (PP). Neste trabalho, que foi organizado no formato de coletânea de artigos, propomo- nos a investigar como os ES têm sido desenvolvidos no Brasil e descrevemos algumas experiências de PP que integram ações de pesquisa, ensino e extensão. Inicialmente, fizemos uma revisão sistemática de artigos sobre ES publicados no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Os achados mostram que o licenciando é quem usualmente define onde realizará o estágio, não tendo sido descritos procedimentos padrão para supervisão. Em média, cada orientador se responsabiliza por 22 estagiários. As competências e habilidades a serem desenvolvidas no ES mais citadas nos relatos foram a de reflexão e a resolução de problemas. Em relação às limitações, os autores apontam tendência à reprodução das práticas tradicionais. A maioria das inovações consistiu na articulação do estágio à pesquisa educacional, e foram citados laboratórios com material didático e monitores para auxiliar no planejamento e criação de sequências didáticas, uso de espaços virtuais de discussão e reflexão conhecidos por “Comunidade de Prática” e desenvolvimento de novos instrumentos para auxiliar a reflexão didática, como, por exemplo, o uso de “scripts” e “edublogs”. A segunda coletânea, composta por três relatos de experiência, respondeu ao desafio de desenvolvimento de modelos didáticos para articular melhor a formação de professores à pesquisa na área de Ensino de Biologia, aproveitando as experiências de estágio supervisionado ou a pedagogia de projetos inserida no contexto de componentes curriculares. Foi criado um jogo didático, um roteiro para encenação do processo de mitose e uma estratégia de uso de modelos biológicos (drosófilas) na sala de aula. Outra experiência relatada foi integração da formação de professores às atividades de extensão. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa-ação envolvendo professores em formação e em serviço com a produção de material didático voltado às atividades escolares dos jovens que cumprem medidas socioeducativas em situação de privação de liberdade. Os resultados deste trabalho apontaram várias questões que precisam ser debatidas para recomposição dos PPCs à luz das novas DCNs para formação inicial e continuada de professores da Educação Básica.In July 2015 it was published the new resolution containing the National Curriculum Guidelines for the initial and in service teachers (DCNs). A set of changes should be inserted in the pedagogical courses projects (PPC) and in order to provide organic quality for teacher training processes. The undergraduate courses would have at least 3200 hours, of which 400 to perform Supervised Internship (ES) and 400 to Pedagogical Practices (PP). In the present work, organized in a collection of articles, we proposed to investigate how the ES is developed in Brazil and to describe some PP experiences that integrate research activities, teaching and extension. Initially, we did a systematic review of articles on ES published at National Research Meeting in Science Education (ENPEC). The findings showed that the licensing usually choose the school where is hold the stage and none standard procedures for supervision was described in the literature. On average, each supervisor is responsible for 22 trainees. The most cited skills and abilities, developed in ES, were the reflection and problem solving. Regarding the limitations, the authors pointed out the trend of traditional practices. Most innovations was related to integration of education research and ES, with laboratories with educational materials and educators to assist the planning and creation of didactic sequences, with the use of virtual spaces for discussion and reflection known as "Community of Practice" and the development new tools to assist the theoretical reflection, for example, the use of "script" and "edublogs". The second collection of articles, composed by three reports of teaching experiences, responded to the challenge of developing educational models to better articulate the teachers training and researching in Biology. An educational game, a roadmap for staging the process of mitosis and the use strategy of biological models (fruit flies) in classrrom were developed and described. Other experience report was integration of teacher training and extension. An action-research involving pre and in service teachers focused on production of educationl materials aimed to solve social challenges, such as education for at risk children. Our results pointed out several issues that need to be debated for adapting PPCs in the light of new DCNs.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMSantos, Silvana Cristina dos12790538875http://lattes.cnpq.br/2086707959173246Rosa, Katemari Diogo da90376064072http://lattes.cnpq.br/2448258167033465Sousa, Cidoval Morais de47798521453http://lattes.cnpq.br/0573233540937425Matias, Aluska da Silva2018-07-03T17:48:48Z2015-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMATIAS, A. da S. Os estágios supervisionados e prática de ensino à luz das Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para formação inicial e continuada de professores da Educação Básica. 2015. 101f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3133porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2018-07-04T04:03:09Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3133Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2018-07-04T04:03:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
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