Discutindo a ciência através de episódios históricos: o caso dos raios-x e da radioatividade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1699 |
Resumo: | Pesquisas na área de Ensino de Ciências argumentam que a História e a Filosofia da Ciência (HFC) podem ajudar os estudantes a entenderem como se dá o processo de aquisição do conhecimento científico. Para atingir este objetivo, o processo do conhecimento científico deve ser enfatizado ou explorado explicitamente de forma a mostrar como a ciência é uma atividade complexa. Neste sentido, controvérsias científicas apresentam muitos aspectos a serem explorados. Neste trabalho, escolhemos um episódio histórico sobre raios-X e radioatividade para ensinar os estudantes sobre o processo de aquisição do conhecimento científico. O episódio escolhido apresenta tanto uma controvérsia do ponto de vista conceitual, já que discute os problemas sobre a natureza dos raios-X; quanto sobre o processo científico, já que também discute sobre a prioridade na descoberta da radioatividade. A intervenção constou de três passos para a introdução das ideias sobre o episódio histórico e sobre a ciência: uma dinâmica que simulava o processo da ciência e duas aulas em que foram discutidos textos sobre os episódios históricos. Os resultados mostraram que a elaboração de textos sobre episódios históricos é um processo desafiador e deve ser tomado com extremo cuidado ao explicitar a ciência, caso contrário pode levar a uma distorção tanto da história quanto da complexidade do conhecimento científico. |
id |
UEPB_a7c75d66a1bc62f39b05e665d79a3244 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/1699 |
network_acronym_str |
UEPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Discutindo a ciência através de episódios históricos: o caso dos raios-x e da radioatividadeDiscussing science through historical episodes: the case of x-rays and radioactivityConhecimento CientíficoHistória da CiênciaHistória da RadioatividadeScientific KnowledgeHistory of ScienceHistory of RadioactivityCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAPesquisas na área de Ensino de Ciências argumentam que a História e a Filosofia da Ciência (HFC) podem ajudar os estudantes a entenderem como se dá o processo de aquisição do conhecimento científico. Para atingir este objetivo, o processo do conhecimento científico deve ser enfatizado ou explorado explicitamente de forma a mostrar como a ciência é uma atividade complexa. Neste sentido, controvérsias científicas apresentam muitos aspectos a serem explorados. Neste trabalho, escolhemos um episódio histórico sobre raios-X e radioatividade para ensinar os estudantes sobre o processo de aquisição do conhecimento científico. O episódio escolhido apresenta tanto uma controvérsia do ponto de vista conceitual, já que discute os problemas sobre a natureza dos raios-X; quanto sobre o processo científico, já que também discute sobre a prioridade na descoberta da radioatividade. A intervenção constou de três passos para a introdução das ideias sobre o episódio histórico e sobre a ciência: uma dinâmica que simulava o processo da ciência e duas aulas em que foram discutidos textos sobre os episódios históricos. Os resultados mostraram que a elaboração de textos sobre episódios históricos é um processo desafiador e deve ser tomado com extremo cuidado ao explicitar a ciência, caso contrário pode levar a uma distorção tanto da história quanto da complexidade do conhecimento científico.Much research argues that the History and Philosophy of Science (HPS) can help students to learn about the process of science. To reach this goal, some aspects of the scientific knowledge must be emphasized or to be explored explicitly to show how science is a complex activity. In this sense, scientific controversies present many aspects to be explored. In this work, we choose a historical episode about X-ray and radioactivity to teach students about the process of scientific inquiry. This episode presents a controversy about the nature of the X-ray and about the priority of the discovery of the radioactivity. We used three steps to introduce the ideas about the episode and about the science in classroom: a hands-on activity and two classes exploring the historical episode by texts. The results show that the use historical material must be carefully prepared to reach the goal of explicit the process of scientific inquiry or the historical episode can be misunderstood.Universidade Estadual da ParaíbaEnsino de FísicaBRUEPBMestrado Profissional em Ensino de Ciências e MatemáticaSilva, Ana Paula Bispo daCPF:09566731809SILVA, Ana Paula Bispo daFreire, Morgana Lígia de FariasCPF:73835064487http://lattes.cnpq.br/6756464691141246Martins, Roberto de AndradeCPF:49388487834http://lattes.cnpq.br/1303182900555819Martins, André Ferrer PintoCPF:14391819856http://lattes.cnpq.br/2557880242678680Monteiro, Flavianne Alexandre2015-09-25T12:18:33Z2012-08-272011-04-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMONTEIRO, Flavianne Alexandre. Discussing science through historical episodes: the case of x-rays and radioactivity. 2011. 97 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1699porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2016-01-26T19:03:08Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/1699Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2016-01-26T19:03:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Discutindo a ciência através de episódios históricos: o caso dos raios-x e da radioatividade Discussing science through historical episodes: the case of x-rays and radioactivity |
title |
Discutindo a ciência através de episódios históricos: o caso dos raios-x e da radioatividade |
spellingShingle |
Discutindo a ciência através de episódios históricos: o caso dos raios-x e da radioatividade Monteiro, Flavianne Alexandre Conhecimento Científico História da Ciência História da Radioatividade Scientific Knowledge History of Science History of Radioactivity CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
title_short |
Discutindo a ciência através de episódios históricos: o caso dos raios-x e da radioatividade |
title_full |
Discutindo a ciência através de episódios históricos: o caso dos raios-x e da radioatividade |
title_fullStr |
Discutindo a ciência através de episódios históricos: o caso dos raios-x e da radioatividade |
title_full_unstemmed |
Discutindo a ciência através de episódios históricos: o caso dos raios-x e da radioatividade |
title_sort |
Discutindo a ciência através de episódios históricos: o caso dos raios-x e da radioatividade |
author |
Monteiro, Flavianne Alexandre |
author_facet |
Monteiro, Flavianne Alexandre |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Ana Paula Bispo da CPF:09566731809 SILVA, Ana Paula Bispo da Freire, Morgana Lígia de Farias CPF:73835064487 http://lattes.cnpq.br/6756464691141246 Martins, Roberto de Andrade CPF:49388487834 http://lattes.cnpq.br/1303182900555819 Martins, André Ferrer Pinto CPF:14391819856 http://lattes.cnpq.br/2557880242678680 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, Flavianne Alexandre |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conhecimento Científico História da Ciência História da Radioatividade Scientific Knowledge History of Science History of Radioactivity CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
topic |
Conhecimento Científico História da Ciência História da Radioatividade Scientific Knowledge History of Science History of Radioactivity CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
Pesquisas na área de Ensino de Ciências argumentam que a História e a Filosofia da Ciência (HFC) podem ajudar os estudantes a entenderem como se dá o processo de aquisição do conhecimento científico. Para atingir este objetivo, o processo do conhecimento científico deve ser enfatizado ou explorado explicitamente de forma a mostrar como a ciência é uma atividade complexa. Neste sentido, controvérsias científicas apresentam muitos aspectos a serem explorados. Neste trabalho, escolhemos um episódio histórico sobre raios-X e radioatividade para ensinar os estudantes sobre o processo de aquisição do conhecimento científico. O episódio escolhido apresenta tanto uma controvérsia do ponto de vista conceitual, já que discute os problemas sobre a natureza dos raios-X; quanto sobre o processo científico, já que também discute sobre a prioridade na descoberta da radioatividade. A intervenção constou de três passos para a introdução das ideias sobre o episódio histórico e sobre a ciência: uma dinâmica que simulava o processo da ciência e duas aulas em que foram discutidos textos sobre os episódios históricos. Os resultados mostraram que a elaboração de textos sobre episódios históricos é um processo desafiador e deve ser tomado com extremo cuidado ao explicitar a ciência, caso contrário pode levar a uma distorção tanto da história quanto da complexidade do conhecimento científico. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-04-08 2012-08-27 2015-09-25T12:18:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MONTEIRO, Flavianne Alexandre. Discussing science through historical episodes: the case of x-rays and radioactivity. 2011. 97 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1699 |
identifier_str_mv |
MONTEIRO, Flavianne Alexandre. Discussing science through historical episodes: the case of x-rays and radioactivity. 2011. 97 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. |
url |
http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1699 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Ensino de Física BR UEPB Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Ensino de Física BR UEPB Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) instacron:UEPB |
instname_str |
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
instacron_str |
UEPB |
institution |
UEPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bc@uepb.edu.br|| |
_version_ |
1811813171316391936 |