Discutindo a ciência através de episódios históricos: o caso dos raios-x e da radioatividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Flavianne Alexandre
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1699
Resumo: Pesquisas na área de Ensino de Ciências argumentam que a História e a Filosofia da Ciência (HFC) podem ajudar os estudantes a entenderem como se dá o processo de aquisição do conhecimento científico. Para atingir este objetivo, o processo do conhecimento científico deve ser enfatizado ou explorado explicitamente de forma a mostrar como a ciência é uma atividade complexa. Neste sentido, controvérsias científicas apresentam muitos aspectos a serem explorados. Neste trabalho, escolhemos um episódio histórico sobre raios-X e radioatividade para ensinar os estudantes sobre o processo de aquisição do conhecimento científico. O episódio escolhido apresenta tanto uma controvérsia do ponto de vista conceitual, já que discute os problemas sobre a natureza dos raios-X; quanto sobre o processo científico, já que também discute sobre a prioridade na descoberta da radioatividade. A intervenção constou de três passos para a introdução das ideias sobre o episódio histórico e sobre a ciência: uma dinâmica que simulava o processo da ciência e duas aulas em que foram discutidos textos sobre os episódios históricos. Os resultados mostraram que a elaboração de textos sobre episódios históricos é um processo desafiador e deve ser tomado com extremo cuidado ao explicitar a ciência, caso contrário pode levar a uma distorção tanto da história quanto da complexidade do conhecimento científico.
id UEPB_a7c75d66a1bc62f39b05e665d79a3244
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/1699
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Discutindo a ciência através de episódios históricos: o caso dos raios-x e da radioatividadeDiscussing science through historical episodes: the case of x-rays and radioactivityConhecimento CientíficoHistória da CiênciaHistória da RadioatividadeScientific KnowledgeHistory of ScienceHistory of RadioactivityCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAPesquisas na área de Ensino de Ciências argumentam que a História e a Filosofia da Ciência (HFC) podem ajudar os estudantes a entenderem como se dá o processo de aquisição do conhecimento científico. Para atingir este objetivo, o processo do conhecimento científico deve ser enfatizado ou explorado explicitamente de forma a mostrar como a ciência é uma atividade complexa. Neste sentido, controvérsias científicas apresentam muitos aspectos a serem explorados. Neste trabalho, escolhemos um episódio histórico sobre raios-X e radioatividade para ensinar os estudantes sobre o processo de aquisição do conhecimento científico. O episódio escolhido apresenta tanto uma controvérsia do ponto de vista conceitual, já que discute os problemas sobre a natureza dos raios-X; quanto sobre o processo científico, já que também discute sobre a prioridade na descoberta da radioatividade. A intervenção constou de três passos para a introdução das ideias sobre o episódio histórico e sobre a ciência: uma dinâmica que simulava o processo da ciência e duas aulas em que foram discutidos textos sobre os episódios históricos. Os resultados mostraram que a elaboração de textos sobre episódios históricos é um processo desafiador e deve ser tomado com extremo cuidado ao explicitar a ciência, caso contrário pode levar a uma distorção tanto da história quanto da complexidade do conhecimento científico.Much research argues that the History and Philosophy of Science (HPS) can help students to learn about the process of science. To reach this goal, some aspects of the scientific knowledge must be emphasized or to be explored explicitly to show how science is a complex activity. In this sense, scientific controversies present many aspects to be explored. In this work, we choose a historical episode about X-ray and radioactivity to teach students about the process of scientific inquiry. This episode presents a controversy about the nature of the X-ray and about the priority of the discovery of the radioactivity. We used three steps to introduce the ideas about the episode and about the science in classroom: a hands-on activity and two classes exploring the historical episode by texts. The results show that the use historical material must be carefully prepared to reach the goal of explicit the process of scientific inquiry or the historical episode can be misunderstood.Universidade Estadual da ParaíbaEnsino de FísicaBRUEPBMestrado Profissional em Ensino de Ciências e MatemáticaSilva, Ana Paula Bispo daCPF:09566731809SILVA, Ana Paula Bispo daFreire, Morgana Lígia de FariasCPF:73835064487http://lattes.cnpq.br/6756464691141246Martins, Roberto de AndradeCPF:49388487834http://lattes.cnpq.br/1303182900555819Martins, André Ferrer PintoCPF:14391819856http://lattes.cnpq.br/2557880242678680Monteiro, Flavianne Alexandre2015-09-25T12:18:33Z2012-08-272011-04-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMONTEIRO, Flavianne Alexandre. Discussing science through historical episodes: the case of x-rays and radioactivity. 2011. 97 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1699porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2016-01-26T19:03:08Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/1699Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2016-01-26T19:03:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Discutindo a ciência através de episódios históricos: o caso dos raios-x e da radioatividade
Discussing science through historical episodes: the case of x-rays and radioactivity
title Discutindo a ciência através de episódios históricos: o caso dos raios-x e da radioatividade
spellingShingle Discutindo a ciência através de episódios históricos: o caso dos raios-x e da radioatividade
Monteiro, Flavianne Alexandre
Conhecimento Científico
História da Ciência
História da Radioatividade
Scientific Knowledge
History of Science
History of Radioactivity
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Discutindo a ciência através de episódios históricos: o caso dos raios-x e da radioatividade
title_full Discutindo a ciência através de episódios históricos: o caso dos raios-x e da radioatividade
title_fullStr Discutindo a ciência através de episódios históricos: o caso dos raios-x e da radioatividade
title_full_unstemmed Discutindo a ciência através de episódios históricos: o caso dos raios-x e da radioatividade
title_sort Discutindo a ciência através de episódios históricos: o caso dos raios-x e da radioatividade
author Monteiro, Flavianne Alexandre
author_facet Monteiro, Flavianne Alexandre
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Ana Paula Bispo da
CPF:09566731809
SILVA, Ana Paula Bispo da
Freire, Morgana Lígia de Farias
CPF:73835064487
http://lattes.cnpq.br/6756464691141246
Martins, Roberto de Andrade
CPF:49388487834
http://lattes.cnpq.br/1303182900555819
Martins, André Ferrer Pinto
CPF:14391819856
http://lattes.cnpq.br/2557880242678680
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Flavianne Alexandre
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento Científico
História da Ciência
História da Radioatividade
Scientific Knowledge
History of Science
History of Radioactivity
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic Conhecimento Científico
História da Ciência
História da Radioatividade
Scientific Knowledge
History of Science
History of Radioactivity
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description Pesquisas na área de Ensino de Ciências argumentam que a História e a Filosofia da Ciência (HFC) podem ajudar os estudantes a entenderem como se dá o processo de aquisição do conhecimento científico. Para atingir este objetivo, o processo do conhecimento científico deve ser enfatizado ou explorado explicitamente de forma a mostrar como a ciência é uma atividade complexa. Neste sentido, controvérsias científicas apresentam muitos aspectos a serem explorados. Neste trabalho, escolhemos um episódio histórico sobre raios-X e radioatividade para ensinar os estudantes sobre o processo de aquisição do conhecimento científico. O episódio escolhido apresenta tanto uma controvérsia do ponto de vista conceitual, já que discute os problemas sobre a natureza dos raios-X; quanto sobre o processo científico, já que também discute sobre a prioridade na descoberta da radioatividade. A intervenção constou de três passos para a introdução das ideias sobre o episódio histórico e sobre a ciência: uma dinâmica que simulava o processo da ciência e duas aulas em que foram discutidos textos sobre os episódios históricos. Os resultados mostraram que a elaboração de textos sobre episódios históricos é um processo desafiador e deve ser tomado com extremo cuidado ao explicitar a ciência, caso contrário pode levar a uma distorção tanto da história quanto da complexidade do conhecimento científico.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-04-08
2012-08-27
2015-09-25T12:18:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MONTEIRO, Flavianne Alexandre. Discussing science through historical episodes: the case of x-rays and radioactivity. 2011. 97 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1699
identifier_str_mv MONTEIRO, Flavianne Alexandre. Discussing science through historical episodes: the case of x-rays and radioactivity. 2011. 97 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1699
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Ensino de Física
BR
UEPB
Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Ensino de Física
BR
UEPB
Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1811813171316391936