Estratégias de leitura do gênero histórias em quadrinhos no ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3431 |
Resumo: | O processo de leitura de textos nem sempre foi visto com bons olhos pelos alunos, já os professores se avolumam de trabalho com turmas numerosas e não conseguem dar assistência em sua totalidade, e ao pedir a leitura de um texto seja de forma individual ou coletiva, nem sempre o pedido é visto de maneira positiva. O presente trabalho apresenta uma proposta de atividade, ancorada no letramento, não descartando o processo contínuo da alfabetização, através da leitura de textos, tomando como ponto de referência as Histórias em Quadrinhos. Justificamos a intervenção como uma forma de melhorarmos a prática de leitura na sala de aula, em uma turma de 6º ano, de uma escola da zona rural do município de Ingá-PB, objetivando odesenvolvimentoda leitura de textos multimodais. Para tanto, fizemos uma pesquisa-ação, com viés bibliográfico, desenvolvendo uma proposta de intervenção e análise qualitativa dos dados, através das estratégias de leitura dos alunos. Nossa pesquisa encontra-se embasada nos estudos de Dolz e Schneuwly (2004), Soares (2004), Rojo (2012), e nos documentos de educação e letramento Pró-Letramento (2008), PCN-Língua Portuguesa - 3º e 4º ciclos (1997), dentre outros. |
id |
UEPB_aca78b58c508f8054eee53a594d0423f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3431 |
network_acronym_str |
UEPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Estratégias de leitura do gênero histórias em quadrinhos no ensino fundamentalLeituraLetramentoHistórias em quadrinhosEnsinoReadingLiteratureComicsTeachingLINGUISTICA, LETRAS E ARTESO processo de leitura de textos nem sempre foi visto com bons olhos pelos alunos, já os professores se avolumam de trabalho com turmas numerosas e não conseguem dar assistência em sua totalidade, e ao pedir a leitura de um texto seja de forma individual ou coletiva, nem sempre o pedido é visto de maneira positiva. O presente trabalho apresenta uma proposta de atividade, ancorada no letramento, não descartando o processo contínuo da alfabetização, através da leitura de textos, tomando como ponto de referência as Histórias em Quadrinhos. Justificamos a intervenção como uma forma de melhorarmos a prática de leitura na sala de aula, em uma turma de 6º ano, de uma escola da zona rural do município de Ingá-PB, objetivando odesenvolvimentoda leitura de textos multimodais. Para tanto, fizemos uma pesquisa-ação, com viés bibliográfico, desenvolvendo uma proposta de intervenção e análise qualitativa dos dados, através das estratégias de leitura dos alunos. Nossa pesquisa encontra-se embasada nos estudos de Dolz e Schneuwly (2004), Soares (2004), Rojo (2012), e nos documentos de educação e letramento Pró-Letramento (2008), PCN-Língua Portuguesa - 3º e 4º ciclos (1997), dentre outros.The process of reading texts has not always been viewed with good eyes by the students, since the teachers increase of work with numerous groups and they can not give assistance in its totality, and when requesting the reading of a text be of individual or collective form, not always the application is seen in a positive way. The present work intends to present a proposal of an activity, anchored in literacy, not discarding the continuous process of literacy, through reading texts, taking as reference point the Comic Books. We justify this project as a way to improve the reading practice in the classroom in a 6th grade class of a school in the rural area of the city of Ingá-PB, aiming at students to take a practice of reading texts . To do so, we will do an action research, with bibliographic bias, developing a proposal of intervention and qualitative analysis of the data, through the reading of the students. Our research is based on the studies of Dolz and Schneuwly (2004), Soares (2004), Rojo (2012), and in the education and literacy documents Pró-Letramento (2008), PCN-Língua Portuguesa - 3rd and 4th cycles 1997), among others.CAPESUniversidade Estadual da ParaíbaCentro de Humanidades - CHBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRASSilva, Rosângela Neres Araújo dahttp://lattes.cnpq.br/2398653747944135Silva, Rosângela Neres Araújo dahttp://lattes.cnpq.br/2398653747944135Santos, Luciane Alveshttp://lattes.cnpq.br/4298723741829457Costa, Maria Suely dahttp://lattes.cnpq.br/1891779191833711Silva, Silvana Mércia da2019-09-09T17:43:55Z2019-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSilva, Silvana Mércia da. Estratégias de leitura do gênero histórias em quadrinhos no ensino fundamental. 2019. 90f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira.CDD 372.4http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3431porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2019-09-10T04:26:55Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3431Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2019-09-10T04:26:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias de leitura do gênero histórias em quadrinhos no ensino fundamental |
title |
Estratégias de leitura do gênero histórias em quadrinhos no ensino fundamental |
spellingShingle |
Estratégias de leitura do gênero histórias em quadrinhos no ensino fundamental Silva, Silvana Mércia da Leitura Letramento Histórias em quadrinhos Ensino Reading Literature Comics Teaching LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
title_short |
Estratégias de leitura do gênero histórias em quadrinhos no ensino fundamental |
title_full |
Estratégias de leitura do gênero histórias em quadrinhos no ensino fundamental |
title_fullStr |
Estratégias de leitura do gênero histórias em quadrinhos no ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Estratégias de leitura do gênero histórias em quadrinhos no ensino fundamental |
title_sort |
Estratégias de leitura do gênero histórias em quadrinhos no ensino fundamental |
author |
Silva, Silvana Mércia da |
author_facet |
Silva, Silvana Mércia da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Rosângela Neres Araújo da http://lattes.cnpq.br/2398653747944135 Silva, Rosângela Neres Araújo da http://lattes.cnpq.br/2398653747944135 Santos, Luciane Alves http://lattes.cnpq.br/4298723741829457 Costa, Maria Suely da http://lattes.cnpq.br/1891779191833711 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Silvana Mércia da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Letramento Histórias em quadrinhos Ensino Reading Literature Comics Teaching LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
topic |
Leitura Letramento Histórias em quadrinhos Ensino Reading Literature Comics Teaching LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
description |
O processo de leitura de textos nem sempre foi visto com bons olhos pelos alunos, já os professores se avolumam de trabalho com turmas numerosas e não conseguem dar assistência em sua totalidade, e ao pedir a leitura de um texto seja de forma individual ou coletiva, nem sempre o pedido é visto de maneira positiva. O presente trabalho apresenta uma proposta de atividade, ancorada no letramento, não descartando o processo contínuo da alfabetização, através da leitura de textos, tomando como ponto de referência as Histórias em Quadrinhos. Justificamos a intervenção como uma forma de melhorarmos a prática de leitura na sala de aula, em uma turma de 6º ano, de uma escola da zona rural do município de Ingá-PB, objetivando odesenvolvimentoda leitura de textos multimodais. Para tanto, fizemos uma pesquisa-ação, com viés bibliográfico, desenvolvendo uma proposta de intervenção e análise qualitativa dos dados, através das estratégias de leitura dos alunos. Nossa pesquisa encontra-se embasada nos estudos de Dolz e Schneuwly (2004), Soares (2004), Rojo (2012), e nos documentos de educação e letramento Pró-Letramento (2008), PCN-Língua Portuguesa - 3º e 4º ciclos (1997), dentre outros. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-09T17:43:55Z 2019-02-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Silva, Silvana Mércia da. Estratégias de leitura do gênero histórias em quadrinhos no ensino fundamental. 2019. 90f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira. CDD 372.4 http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3431 |
identifier_str_mv |
Silva, Silvana Mércia da. Estratégias de leitura do gênero histórias em quadrinhos no ensino fundamental. 2019. 90f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira. CDD 372.4 |
url |
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3431 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Centro de Humanidades - CH Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Centro de Humanidades - CH Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) instacron:UEPB |
instname_str |
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
instacron_str |
UEPB |
institution |
UEPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bc@uepb.edu.br|| |
_version_ |
1809458421695512576 |