Estratégias de leitura do gênero histórias em quadrinhos no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Silvana Mércia da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3431
Resumo: O processo de leitura de textos nem sempre foi visto com bons olhos pelos alunos, já os professores se avolumam de trabalho com turmas numerosas e não conseguem dar assistência em sua totalidade, e ao pedir a leitura de um texto seja de forma individual ou coletiva, nem sempre o pedido é visto de maneira positiva. O presente trabalho apresenta uma proposta de atividade, ancorada no letramento, não descartando o processo contínuo da alfabetização, através da leitura de textos, tomando como ponto de referência as Histórias em Quadrinhos. Justificamos a intervenção como uma forma de melhorarmos a prática de leitura na sala de aula, em uma turma de 6º ano, de uma escola da zona rural do município de Ingá-PB, objetivando odesenvolvimentoda leitura de textos multimodais. Para tanto, fizemos uma pesquisa-ação, com viés bibliográfico, desenvolvendo uma proposta de intervenção e análise qualitativa dos dados, através das estratégias de leitura dos alunos. Nossa pesquisa encontra-se embasada nos estudos de Dolz e Schneuwly (2004), Soares (2004), Rojo (2012), e nos documentos de educação e letramento Pró-Letramento (2008), PCN-Língua Portuguesa - 3º e 4º ciclos (1997), dentre outros.
id UEPB_aca78b58c508f8054eee53a594d0423f
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3431
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Estratégias de leitura do gênero histórias em quadrinhos no ensino fundamentalLeituraLetramentoHistórias em quadrinhosEnsinoReadingLiteratureComicsTeachingLINGUISTICA, LETRAS E ARTESO processo de leitura de textos nem sempre foi visto com bons olhos pelos alunos, já os professores se avolumam de trabalho com turmas numerosas e não conseguem dar assistência em sua totalidade, e ao pedir a leitura de um texto seja de forma individual ou coletiva, nem sempre o pedido é visto de maneira positiva. O presente trabalho apresenta uma proposta de atividade, ancorada no letramento, não descartando o processo contínuo da alfabetização, através da leitura de textos, tomando como ponto de referência as Histórias em Quadrinhos. Justificamos a intervenção como uma forma de melhorarmos a prática de leitura na sala de aula, em uma turma de 6º ano, de uma escola da zona rural do município de Ingá-PB, objetivando odesenvolvimentoda leitura de textos multimodais. Para tanto, fizemos uma pesquisa-ação, com viés bibliográfico, desenvolvendo uma proposta de intervenção e análise qualitativa dos dados, através das estratégias de leitura dos alunos. Nossa pesquisa encontra-se embasada nos estudos de Dolz e Schneuwly (2004), Soares (2004), Rojo (2012), e nos documentos de educação e letramento Pró-Letramento (2008), PCN-Língua Portuguesa - 3º e 4º ciclos (1997), dentre outros.The process of reading texts has not always been viewed with good eyes by the students, since the teachers increase of work with numerous groups and they can not give assistance in its totality, and when requesting the reading of a text be of individual or collective form, not always the application is seen in a positive way. The present work intends to present a proposal of an activity, anchored in literacy, not discarding the continuous process of literacy, through reading texts, taking as reference point the Comic Books. We justify this project as a way to improve the reading practice in the classroom in a 6th grade class of a school in the rural area of the city of Ingá-PB, aiming at students to take a practice of reading texts . To do so, we will do an action research, with bibliographic bias, developing a proposal of intervention and qualitative analysis of the data, through the reading of the students. Our research is based on the studies of Dolz and Schneuwly (2004), Soares (2004), Rojo (2012), and in the education and literacy documents Pró-Letramento (2008), PCN-Língua Portuguesa - 3rd and 4th cycles 1997), among others.CAPESUniversidade Estadual da ParaíbaCentro de Humanidades - CHBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRASSilva, Rosângela Neres Araújo dahttp://lattes.cnpq.br/2398653747944135Silva, Rosângela Neres Araújo dahttp://lattes.cnpq.br/2398653747944135Santos, Luciane Alveshttp://lattes.cnpq.br/4298723741829457Costa, Maria Suely dahttp://lattes.cnpq.br/1891779191833711Silva, Silvana Mércia da2019-09-09T17:43:55Z2019-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSilva, Silvana Mércia da. Estratégias de leitura do gênero histórias em quadrinhos no ensino fundamental. 2019. 90f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira.CDD 372.4http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3431porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2019-09-10T04:26:55Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3431Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2019-09-10T04:26:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de leitura do gênero histórias em quadrinhos no ensino fundamental
title Estratégias de leitura do gênero histórias em quadrinhos no ensino fundamental
spellingShingle Estratégias de leitura do gênero histórias em quadrinhos no ensino fundamental
Silva, Silvana Mércia da
Leitura
Letramento
Histórias em quadrinhos
Ensino
Reading
Literature
Comics
Teaching
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
title_short Estratégias de leitura do gênero histórias em quadrinhos no ensino fundamental
title_full Estratégias de leitura do gênero histórias em quadrinhos no ensino fundamental
title_fullStr Estratégias de leitura do gênero histórias em quadrinhos no ensino fundamental
title_full_unstemmed Estratégias de leitura do gênero histórias em quadrinhos no ensino fundamental
title_sort Estratégias de leitura do gênero histórias em quadrinhos no ensino fundamental
author Silva, Silvana Mércia da
author_facet Silva, Silvana Mércia da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Rosângela Neres Araújo da
http://lattes.cnpq.br/2398653747944135
Silva, Rosângela Neres Araújo da
http://lattes.cnpq.br/2398653747944135
Santos, Luciane Alves
http://lattes.cnpq.br/4298723741829457
Costa, Maria Suely da
http://lattes.cnpq.br/1891779191833711
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Silvana Mércia da
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Letramento
Histórias em quadrinhos
Ensino
Reading
Literature
Comics
Teaching
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
topic Leitura
Letramento
Histórias em quadrinhos
Ensino
Reading
Literature
Comics
Teaching
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
description O processo de leitura de textos nem sempre foi visto com bons olhos pelos alunos, já os professores se avolumam de trabalho com turmas numerosas e não conseguem dar assistência em sua totalidade, e ao pedir a leitura de um texto seja de forma individual ou coletiva, nem sempre o pedido é visto de maneira positiva. O presente trabalho apresenta uma proposta de atividade, ancorada no letramento, não descartando o processo contínuo da alfabetização, através da leitura de textos, tomando como ponto de referência as Histórias em Quadrinhos. Justificamos a intervenção como uma forma de melhorarmos a prática de leitura na sala de aula, em uma turma de 6º ano, de uma escola da zona rural do município de Ingá-PB, objetivando odesenvolvimentoda leitura de textos multimodais. Para tanto, fizemos uma pesquisa-ação, com viés bibliográfico, desenvolvendo uma proposta de intervenção e análise qualitativa dos dados, através das estratégias de leitura dos alunos. Nossa pesquisa encontra-se embasada nos estudos de Dolz e Schneuwly (2004), Soares (2004), Rojo (2012), e nos documentos de educação e letramento Pró-Letramento (2008), PCN-Língua Portuguesa - 3º e 4º ciclos (1997), dentre outros.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-09T17:43:55Z
2019-02-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Silva, Silvana Mércia da. Estratégias de leitura do gênero histórias em quadrinhos no ensino fundamental. 2019. 90f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira.
CDD 372.4
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3431
identifier_str_mv Silva, Silvana Mércia da. Estratégias de leitura do gênero histórias em quadrinhos no ensino fundamental. 2019. 90f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira.
CDD 372.4
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3431
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Centro de Humanidades - CH
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Centro de Humanidades - CH
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1809458421695512576