Literatura na sala de aula: ressignificando cantos pelos encantos da poesia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3716 |
Resumo: | Este trabalho trata da pesquisa sobre a leitura literária na formação do leitor nas aulas de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental. O objetivo esteve em verificar as potencialidades da poesia, enquanto leitura carregada de sentidos, para o desenvolvimento de competências leitoras na perspectiva do letramento. Justifica-se devido à observação de dificuldades relativas à compreensão da linguagem literária por alunos em processo de formação leitora, assim como pelo entendimento da importância do contexto no qual os alunos estão inseridos para fins de uma experiência de leitura de base crítica e contextualizada. Em função disso, a proposta tem por base a metodologia de oficinas de leitura para turmas de 9º ano do Ensino Fundamental. São objeto de leitura os folhetos de cordéis O apelo do concriz, de João Gomes Sobrinho (Xexéu), Os animais têm razão, de Antônio Francisco, como também, a canção Assum Preto, de Luiz Gonzaga, cuja temática está vinculada à relação estabelecida entre homens e animais. Esta pesquisa de natureza teórica e propositiva teve por fundamentos os estudos de Ferrarezi Jr. e Carvalho (2017), Lajolo (2009), Martins (1982), Zilberman e Rösing (2009), Brasil/BNCC (2017) quanto à leitura, seu processo de escolarização e a formação de leitores; Dalvi, Rezende e Faleiros (2013), Perrone-Moisés (2006) no que diz respeito à leitura de literatura na escola; Cosson (2019), Cosson e Paulino (2009), Zappone (2008) quanto às práticas de letramento; Jauss (1994), Iser (1979) sobre a estética da recepção; Mansoldo (2012), Garrard (2006), Derrida (2002) relativo à ecocrítica e a relação do homem para com a natureza e seres não humanos; Pinheiro (2008), Abreu (1999), Pinheiro e Marinho (2012) e Haurélio (2013) no tocante a literatura de cordel; Kleiman (2002), Pinheiro (2018), Cosson (2019) no que concerne as oficinas de leitura; entre outros. Conclui-se que o contato com o gênero cordel, em uma experiência leitora lúdica e criativa na sala de aula, contribui para o letramento dos alunos, possibilitando desenvolver além de competências leitoras, por meio da linguagem literária, uma visão crítica em torno do comportamento humano para com os animais, assim como a construção de uma visão ecológica do homem para com a natureza. |
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Literatura na sala de aula: ressignificando cantos pelos encantos da poesiaEnsinoPoesiaFormação do leitorLetramentoEcocríticaLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASEste trabalho trata da pesquisa sobre a leitura literária na formação do leitor nas aulas de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental. O objetivo esteve em verificar as potencialidades da poesia, enquanto leitura carregada de sentidos, para o desenvolvimento de competências leitoras na perspectiva do letramento. Justifica-se devido à observação de dificuldades relativas à compreensão da linguagem literária por alunos em processo de formação leitora, assim como pelo entendimento da importância do contexto no qual os alunos estão inseridos para fins de uma experiência de leitura de base crítica e contextualizada. Em função disso, a proposta tem por base a metodologia de oficinas de leitura para turmas de 9º ano do Ensino Fundamental. São objeto de leitura os folhetos de cordéis O apelo do concriz, de João Gomes Sobrinho (Xexéu), Os animais têm razão, de Antônio Francisco, como também, a canção Assum Preto, de Luiz Gonzaga, cuja temática está vinculada à relação estabelecida entre homens e animais. Esta pesquisa de natureza teórica e propositiva teve por fundamentos os estudos de Ferrarezi Jr. e Carvalho (2017), Lajolo (2009), Martins (1982), Zilberman e Rösing (2009), Brasil/BNCC (2017) quanto à leitura, seu processo de escolarização e a formação de leitores; Dalvi, Rezende e Faleiros (2013), Perrone-Moisés (2006) no que diz respeito à leitura de literatura na escola; Cosson (2019), Cosson e Paulino (2009), Zappone (2008) quanto às práticas de letramento; Jauss (1994), Iser (1979) sobre a estética da recepção; Mansoldo (2012), Garrard (2006), Derrida (2002) relativo à ecocrítica e a relação do homem para com a natureza e seres não humanos; Pinheiro (2008), Abreu (1999), Pinheiro e Marinho (2012) e Haurélio (2013) no tocante a literatura de cordel; Kleiman (2002), Pinheiro (2018), Cosson (2019) no que concerne as oficinas de leitura; entre outros. Conclui-se que o contato com o gênero cordel, em uma experiência leitora lúdica e criativa na sala de aula, contribui para o letramento dos alunos, possibilitando desenvolver além de competências leitoras, por meio da linguagem literária, uma visão crítica em torno do comportamento humano para com os animais, assim como a construção de uma visão ecológica do homem para com a natureza.This work deals with research on literary reading in the formation of the reader in Portuguese language classes in elementary school. The objective was to verify the potential of poetry, as a reading loaded with meanings, for the development of reading skills in the perspective of literacy. It is justified due to the observation of difficulties related to the comprehension of literary language by students in the process of reading training, as well as by the understanding of the importance of the context in which students are inserted for the purposes of a critical and contextualized reading experience. As a result, the proposal is based on the methodology of reading workshops for 9th grade classes of elementary school. The cordel poetry The appeal of concriz, by João Gomes Sobrinho (Xexéu), The animals are right, by Antônio Francisco, as well, as the song Assum Preto, by Luiz Gonzaga, whose theme is linked to the relationship established between men and animals, are an objects of reading. This theoretical and propositional research was based on the studies of Ferrarezi Jr. and Carvalho (2017), Lajolo (2009), Martins (1982), Zilberman and Rösing (2009), Brazil/BNCC (2017) regarding reading, their schooling process and the training of readers; Dalvi, Rezende and Faleiros (2013), Perrone-Moisés (2006) with regard to reading literature at school; Cosson (2019), Cosson and Paulino (2009), Zappone (2008) regarding literacy practices; Jauss (1994), Iser (1979) on the aesthetics of reception; Mansoldo (2012), Garrard (2006), Derrida (2002) on ecocriticism and man's relationship to nature and non-human beings; Pinheiro (2008), Abreu (1999), Pinheiro and Marinho (2012) and Haurélio (2013) regarding cordel literature; Kleiman (2002), Pinheiro (2018), Cosson (2019) regarding reading workshops; among others. It is concluded that the contact with the cordel genre, in a playful and creative reading experience in the classroom, contributes to the literacy of the students, making it possible to develop, in addition to reading skills, through literary language, a critical view around behavior human towards animals, as well as the construction of an ecological vision of man towards nature.Universidade Estadual da ParaíbaCentro de Humanidades - CHBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRASCosta, Maria Suely daOliveira, Rômulo Rodrigues de2021-05-12T14:09:52Z2021-02-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Rômulo Rodrigues de. Literatura na sala de aula: ressignificando cantos pelos encantos da poesia. 2021. [144 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, [Guarabira], 2021.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3716porOLIVEIRA, Rômulo Rodrigues de. Literatura na sala de aula: ressignificando cantos pelos encantos da poesia. 2021. 144 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras (PROFLETRAS), Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2021-05-13T04:35:00Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3716Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2021-05-13T04:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
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