Da leitura à produção escrita: explorando o gênero artigo de opinião no 9º ano do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Jorge da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4671
Resumo: A sociedade vem passando por mudanças significativas e impactantes, as quais têm exigido cada vez mais dos sujeitos em interação, habilidades mais precisas no que se refere à leitura e à escrita. Neste contexto, tem se tornado cada vez mais desafiador e urgente para os professores, sobretudo para aqueles que trabalham com a Língua Portuguesa, construir, de forma eficiente, juntamente com seus alunos, um ensino com foco no desenvolvimento das competências relacionadas à leitura e à escrita. Esse desenvolvimento é essencial para que os alunos façam uso efetivo de tais habilidades no meio social em que estão inseridos, ou seja, não apenas na escola, mas também fora do ambiente escolar. Compreende-se que a interação se efetiva através de gêneros textuais/discursivos e, portanto, de usos concretos e situados da língua (MARCUSCHI, 2008). Nessa perspectiva, nesta pesquisa de mestrado, apresentamos uma proposta de leitura e de escrita do gênero artigo de opinião a ser aplicada em uma turma de 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública integral do município de Campina Grande. Para tanto, propomos uma sequência didática inspirada na proposta de DOLZ e SCHNEUWLY (2004). Tomamos como aporte teórico, dentre outros, estudos de BAKHTIN (2016), no que se refere aos gêneros do discurso, destacando os elementos principais para a construção do gênero, como conteúdo temático, composição e estilo; MARCUSCHI (2008), destacando, principalmente, os processos de compreensão e produção de gêneros; KLEIMAN (2002), considerando as questões relacionadas ao ensino da leitura; KOCH E ELIAS (2008) no que concerne às abordagens referentes ao ato de ler e compreender os sentidos no texto, levando em conta a tríade autor, texto e leitor no processo de leitura; MELO (2003) e BRÄKLING (2000) acerca dos seus estudos voltados para o gênero artigo de opinião, assim como os documentos oficiais, tais como a Lei de Diretrizes de Bases da Educação Nacional (1996), Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e a Base Nacional Comum Curricular (2018). Como resultados a serem alcançados, esperamos que o estudo e o trabalho desenvolvido com o gênero artigo de opinião traga para o contexto de sala de aula inúmeras possibilidades de compreensão, interpretação e reflexão acerca de questões sociais, assim como aprimore as habilidades de escrita.
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Compreende-se que a interação se efetiva através de gêneros textuais/discursivos e, portanto, de usos concretos e situados da língua (MARCUSCHI, 2008). Nessa perspectiva, nesta pesquisa de mestrado, apresentamos uma proposta de leitura e de escrita do gênero artigo de opinião a ser aplicada em uma turma de 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública integral do município de Campina Grande. Para tanto, propomos uma sequência didática inspirada na proposta de DOLZ e SCHNEUWLY (2004). Tomamos como aporte teórico, dentre outros, estudos de BAKHTIN (2016), no que se refere aos gêneros do discurso, destacando os elementos principais para a construção do gênero, como conteúdo temático, composição e estilo; MARCUSCHI (2008), destacando, principalmente, os processos de compreensão e produção de gêneros; KLEIMAN (2002), considerando as questões relacionadas ao ensino da leitura; KOCH E ELIAS (2008) no que concerne às abordagens referentes ao ato de ler e compreender os sentidos no texto, levando em conta a tríade autor, texto e leitor no processo de leitura; MELO (2003) e BRÄKLING (2000) acerca dos seus estudos voltados para o gênero artigo de opinião, assim como os documentos oficiais, tais como a Lei de Diretrizes de Bases da Educação Nacional (1996), Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e a Base Nacional Comum Curricular (2018). Como resultados a serem alcançados, esperamos que o estudo e o trabalho desenvolvido com o gênero artigo de opinião traga para o contexto de sala de aula inúmeras possibilidades de compreensão, interpretação e reflexão acerca de questões sociais, assim como aprimore as habilidades de escrita.Society comes through meaningful and impactful overturnings, considering reading and writing subjects’ skills, during the interaction process. In this context, it is challenging and urgent for teachers, especially the Portuguese language’s teachers to develop their students’ skills related to reading and writing competencies effectively teaching them focused on the written competence. The competences’ development is essential for students to use such skills effectively, in their social environment, not only at school, but also outside the school environment. It is known that the language is effective through textual and discursive genres and, therefore, through concrete and situated uses of language (MARCUSCHI, 2009). From this perspective, this master's research’s purposes to demonstrate the reading and writing proposal, related to opinion article’s genre, to be applied in the 9th grade from an elementary public school class, at a full-time public school located in the municipality of Campina Grande. In this sense, through a didactic sequence inspired in DOLZ and SCHNEUWLY (2004) this proposal will be accomplished. As a theoretical support, among others, BAKHTIN’s (2016) studies concerning the speech genres, related to the genre’s main elements development, such as thematic content, composing and style; MARCUSCHI (2008), highlighting, especially the genres’ comprehension and production processes; KLEIMAN (2002), referring to the reading teaching issues; KOCH (2011), considering the approaches related to the reading act in text’s comprehension, considering the author, text and reader triad in the reading process. MELO (2003) and BRÄKLING (2000) related to their studies focused on the opinion article genre, as well as the official documents, such as the National Education Base Guidelines Law (1996), National Curricular Parameters (1998) and the National Common Curriculum Base (2018). In brief, considering the achieved results, it is expected that the opinion article genre’s study and work developed might bring to the classroom context a variety of understanding, interpretation and reflection on social issues possibilities.Universidade Estadual da ParaíbaUniversidade Estadual da ParaíbaCentro de Humanidades - CHBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRASCatanduba, Edilma de LucenaNunes, Jorge da Silva2023-06-26T14:31:31Z2999-12-312023-04-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNunes, Jorge da Silva. Da leitura à produção escrita: explorando o gênero artigo de opinião no 9º ano do Ensino Fundamental. 2023. 78 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira .http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4671porNUNES, Jorge da Silva. Da leitura à produção escrita: explorando o gênero artigo de opinião no 9º ano do Ensino Fundamental. 78 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba.info:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2023-06-27T04:03:18Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4671Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2023-06-27T04:03:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
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