A produção do gênero artigo de opinião: desenvolvimento da escrita em turma do 9º ano do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Maria Aparecida Fernandes de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49069
Resumo: A realidade vivenciada em relação ao desenvolvimento da escrita diariamente nas escolas é algo que preocupa bastante os docentes e provoca muitas inquietações. A preocupação com essa realidade gerou questionamentos, a saber: de que forma atuar, como professores de Língua Portuguesa, de modo a contribuir efetivamente para aprimorar a capacidade escritora e leitora, e minimizar as dificuldades de produção textual por meio do trabalho com o gênero discursivo artigo de opinião? Quais estratégias podem contribuir para aprimorar a competência escritora e leitora dos alunos, preparando-os para ser sujeitos reflexivos e críticos da realidade que os circundam? Na busca por respostas para essa problemática, o objetivo geral deste estudo é apresentar uma proposta pedagógica, a partir de uma sequência didática, que sugere o desenvolvimento de módulos para a orientação da escrita e reescrita de produções textuais tendo como instrumento o gênero discursivo artigo de opinião. As ações delineadas para alcançar tal objetivo compõem uma proposta de intervenção que faz uso do gênero discursivo artigo de opinião como um instrumento motivador e eficaz para o desenvolvimento da competência escritora em discentes do 9º ano do Ensino Fundamental apoiado nas vertentes dos Parâmetros Curriculares Nacionais e da Base Nacional Comum Curricular que demonstram, metodologicamente, a viabilidade e a importância do gênero enfocado e das nuances argumentativas utilizadas naturalmente pelo usuário da língua. Para ser considerado letrado hoje, o sujeito precisa ser capaz de atender as demandas de leitura e escrita cada vez mais diversificadas e sofisticadas. A partir dessa compreensão, é perceptível que os alunos, em sua maioria, não estão preparados como deveriam para lidar com a diversidade dessa cultura letrada, em virtude da evidente dificuldade apresentada por eles em relação à leitura, interpretação e produção textual dos mais diversos gêneros. Diante desse contexto, o presente trabalho buscou engajar os objetivos tomando como base os estudos da concepção de gêneros do discurso de Mikhail Bakhtin e dos escritos do Círculo. Além disso, busca as contribuições de estudiosos da área da Linguística Textual; da esfera da argumentação; da área dos estudos de Letramento e da sequência didática de gênero. Este estudo discute e defende a escrita como processo, apresenta a argumentação como eixo básico do artigo de opinião, apontando também as estratégias para apropriação da composição do referido gênero, por entender que esse gênero do discurso precisa participar do domínio discursivo do aluno a fim de que este seja capaz de lidar com situações de linguagem escolares e extraescolares que exijam um posicionamento diante de determinado tema polêmico. Este estudo propõe trabalhar o gênero discursivo artigo de opinião a partir do desenvolvimento de uma sequência didática para ser aplicada no 9º ano do Ensino Fundamental (anos finais), planejada como proposta de intervenção, de natureza qualitativa e do tipo pesquisa-ação, visto que a prática seguida de reflexão é o caminho indagativo privilegiado em investigações dessa natureza, possibilitando aos participantes condições para inquerir sua própria prática de forma crítica e reflexiva. Ademais, espera um trabalho contínuo de reescrita e ressignificação, pautado sempre em ações sistemáticas e a produção de texto como processo interativo de idas e vindas construído junto aos estudantes nas salas de aula durante toda a formação básica, partindo da concepção de texto como algo inacabado, dialógico e interacional.
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A preocupação com essa realidade gerou questionamentos, a saber: de que forma atuar, como professores de Língua Portuguesa, de modo a contribuir efetivamente para aprimorar a capacidade escritora e leitora, e minimizar as dificuldades de produção textual por meio do trabalho com o gênero discursivo artigo de opinião? Quais estratégias podem contribuir para aprimorar a competência escritora e leitora dos alunos, preparando-os para ser sujeitos reflexivos e críticos da realidade que os circundam? Na busca por respostas para essa problemática, o objetivo geral deste estudo é apresentar uma proposta pedagógica, a partir de uma sequência didática, que sugere o desenvolvimento de módulos para a orientação da escrita e reescrita de produções textuais tendo como instrumento o gênero discursivo artigo de opinião. As ações delineadas para alcançar tal objetivo compõem uma proposta de intervenção que faz uso do gênero discursivo artigo de opinião como um instrumento motivador e eficaz para o desenvolvimento da competência escritora em discentes do 9º ano do Ensino Fundamental apoiado nas vertentes dos Parâmetros Curriculares Nacionais e da Base Nacional Comum Curricular que demonstram, metodologicamente, a viabilidade e a importância do gênero enfocado e das nuances argumentativas utilizadas naturalmente pelo usuário da língua. Para ser considerado letrado hoje, o sujeito precisa ser capaz de atender as demandas de leitura e escrita cada vez mais diversificadas e sofisticadas. A partir dessa compreensão, é perceptível que os alunos, em sua maioria, não estão preparados como deveriam para lidar com a diversidade dessa cultura letrada, em virtude da evidente dificuldade apresentada por eles em relação à leitura, interpretação e produção textual dos mais diversos gêneros. Diante desse contexto, o presente trabalho buscou engajar os objetivos tomando como base os estudos da concepção de gêneros do discurso de Mikhail Bakhtin e dos escritos do Círculo. Além disso, busca as contribuições de estudiosos da área da Linguística Textual; da esfera da argumentação; da área dos estudos de Letramento e da sequência didática de gênero. Este estudo discute e defende a escrita como processo, apresenta a argumentação como eixo básico do artigo de opinião, apontando também as estratégias para apropriação da composição do referido gênero, por entender que esse gênero do discurso precisa participar do domínio discursivo do aluno a fim de que este seja capaz de lidar com situações de linguagem escolares e extraescolares que exijam um posicionamento diante de determinado tema polêmico. Este estudo propõe trabalhar o gênero discursivo artigo de opinião a partir do desenvolvimento de uma sequência didática para ser aplicada no 9º ano do Ensino Fundamental (anos finais), planejada como proposta de intervenção, de natureza qualitativa e do tipo pesquisa-ação, visto que a prática seguida de reflexão é o caminho indagativo privilegiado em investigações dessa natureza, possibilitando aos participantes condições para inquerir sua própria prática de forma crítica e reflexiva. Ademais, espera um trabalho contínuo de reescrita e ressignificação, pautado sempre em ações sistemáticas e a produção de texto como processo interativo de idas e vindas construído junto aos estudantes nas salas de aula durante toda a formação básica, partindo da concepção de texto como algo inacabado, dialógico e interacional.Experiences related to the development of writing in the routine of schools is something that concern and promote anxiety to the teachers. Concerning about this situation creates some questions, that is: how can we act, as Portuguese teachers, to contribute effectively to improve the writing and reading skills, and to reduce the difficulties to the textual production working with the discursive genre opinion article? What strategies can contribute to improve the writing and reading competence of the students to become reflexive and critic subjects about the reality they face? Searching for the answers to this situation, the main objective of this study is to present a pedagogical proposal, based on a didactic sequence, that suggest a development of modules to guide writing and rewriting in the textual production having as tool the discursive genre opinion article. The actions to achieve the objective are in the intervention proposal with the use of the discursive genre opinion article as a motivator and efficient tool to develop the writing competence to the students from 9th level of the primary school based on the documents Parâmetros Curriculares Nacionais and Base Nacional Comum Curricular that show, methodologically, the viability and the importance of this discursive genre and the argumentative strategies used naturally by the speaker. To become a literate nowadays, a person needs to be able to attend necessities of reading and writing each more diverse and sophisticate. Based on this understanding, it is possible to identify students, the most of them, are not ready as they should to face the diversity of this literate culture, due to the evident difficulty they have to reading, interpretation and textual production in the diverse types of discursive genres. In this context, this study aims to engage objectives based on the Mikhail Bakhtin and the Circle’s conception of discursive genre. In addition to this, it has contributions from Textual Linguistic; from argumentation scope; from the Literacy studies and from didactic sequence of genre. This study treats and argues writing as a process, it presents argumentation as a pillar to the opinion article, also pointing the strategies to approach the composition of this genre, understanding this discursive genre needs to participate of the discursive field of the student to he/she become able to face scholar language situations that requires positioning about determinate polemic theme. This study aims to work with the discursive genre opinion article based on the development of a didactic sequence to be applied in the 9th level of the primary school (final levels), planned as an intervention proposal, in a qualitative way and research-action type, because practice with reflection is a privileged investigative path in this kind of study, providing to the participants conditions to question their own practice in a critic and reflexive way.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS CURRAIS NOVOSUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASLinguística textualGênero textual artigo de opiniãoLeitura e escritaSequência didáticaLetramento - proposta de intervençãoA produção do gênero artigo de opinião: desenvolvimento da escrita em turma do 9º ano do Ensino Fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALProducaogeneroartigo_Lima_2022.pdfapplication/pdf4146446https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49069/1/Producaogeneroartigo_Lima_2022.pdfcab4f59a98873d305462b1b8c8e640dcMD51123456789/490692022-08-05 16:51:56.358oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/49069Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-08-05T19:51:56Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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