OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS E O ENSINO DE NÚMEROS INTEIROS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1645 |
Resumo: | Este trabalho de pesquisa consiste em levantar e analisar as concepções predominantes entre professores de matemática sobre conhecimentos prévios e o seu uso em sala de aula. Utilizou-se como tema o Conjunto dos Números Inteiros, sendo pesquisados 04 (quatro) docentes de turmas da 6ª série (7º ano) do Ensino Fundamental da rede pública do estado da Paraíba. Como instrumentos de coletas de dados foram usados questionários, entrevistas e observações de aulas. O uso de conhecimentos no processo de ensino-aprendizagem de matemática foi da teoria da aprendizagem significativa de Ausubel. Para análise das concepções de ensino adotou-se a categorização estabelecida por Mandarino (2006), que classifica as concepções no ensino de matemática em concepção formal ou tradicional, concepção utilitária ou instrumental e concepção relacional. Percebeu-se, quanto à prática cotidiana dos docentes no ensino de números inteiros, que 03(três) deles atuam seguindo a concepção utilitária ou instrumental e 1(um), a concepção relacional. Os três reduzem os conhecimentos prévios necessários para abordar os números inteiros, às quatro operações com naturais, ou seja, ou seja, privilegiam os conteúdos procedimentais dentro da visão tradicional de pré-requisitos. Discute-se as deficiências formativas, tanto inicial, como continuada, a partir das deficiências detectadas. |
id |
UEPB_b00f52b60871d9772ba444ac58dd74e3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/1645 |
network_acronym_str |
UEPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository_id_str |
|
spelling |
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS E O ENSINO DE NÚMEROS INTEIROSOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS E O ENSINO DE NÚMEROS INTEIROSOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS E O ENSINO DE NÚMEROS INTEIROSConhecimentos préviosEtnomatemáticaAprendizagem significativaConcepções de ensino de matemáticaConhecimentos préviosEtnomatemáticaAprendizagem significativaConcepções de ensino de matemáticaPrevious KnowledgeEthnomathematicsSignificativa LearningMathematics Teaching ConceptionsPrevious KnowledgeEthnomathematicsSignificativa LearningMathematics Teaching ConceptionsCNPQ::CIENCIAS HUMANASEste trabalho de pesquisa consiste em levantar e analisar as concepções predominantes entre professores de matemática sobre conhecimentos prévios e o seu uso em sala de aula. Utilizou-se como tema o Conjunto dos Números Inteiros, sendo pesquisados 04 (quatro) docentes de turmas da 6ª série (7º ano) do Ensino Fundamental da rede pública do estado da Paraíba. Como instrumentos de coletas de dados foram usados questionários, entrevistas e observações de aulas. O uso de conhecimentos no processo de ensino-aprendizagem de matemática foi da teoria da aprendizagem significativa de Ausubel. Para análise das concepções de ensino adotou-se a categorização estabelecida por Mandarino (2006), que classifica as concepções no ensino de matemática em concepção formal ou tradicional, concepção utilitária ou instrumental e concepção relacional. Percebeu-se, quanto à prática cotidiana dos docentes no ensino de números inteiros, que 03(três) deles atuam seguindo a concepção utilitária ou instrumental e 1(um), a concepção relacional. Os três reduzem os conhecimentos prévios necessários para abordar os números inteiros, às quatro operações com naturais, ou seja, ou seja, privilegiam os conteúdos procedimentais dentro da visão tradicional de pré-requisitos. Discute-se as deficiências formativas, tanto inicial, como continuada, a partir das deficiências detectadas.This research study consists of seeking and analyzing the predominant conceptions among mathematics teachers about previous knowledge and its use in the classroom. Integer Number Set was the theme worked; being the research subjects four (4) six grade (12 years old) mathematics teachers of the Fundamental Level at a public school of the State of Paraíba. Questionnaires, interviews and classroom observations were used for the data collection. The Ausubel´s theory of (ver em ingles neste caso..) learning was used for discussing the process of teaching and learning Mathematics. Mandarino´s categorization was adopted to analyze the teaching conceptions. Mandarino (2006) classifies the teaching conceptions in the teaching of Mathematics as formal or traditional conception, utilitarian or instrumental conception and relational conception. It has been noticed, in the day by day teacher´s practice on the teaching of integer numbers that three (3) of the four teachers act on the utilitarian or instrumental conception and one (1) of them on the relational conception. The three teachers reduce the previous necessary knowledge for approaching integer numbers to the four operations to natural numbers, that is, they give attention to the procedural contents in a traditional view of pre-requisites. It is discussed the formative deficiencies, for the initial and continuous, from the detected deficiencies.Universidade Estadual da ParaíbaEducação, Linguagem e Cultura; Políticas SociaisBRUEPBMestrado Interdisciplinar em Ciências da SociedadeRêgo, Rômulo Marinho doCPF:05962986415http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790643P0Oliveira, Maria de Lourdes Barreto deCPF:04483669400http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797105A9Rodrigues, Janine Marta Coelhohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727349Z9Soares, Luís Havelange2015-09-25T12:18:08Z2009-05-132007-11-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOARES, Luís Havelange. OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS E O ENSINO DE NÚMEROS INTEIROS. 2007. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Linguagem e Cultura; Políticas Sociais) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2007.http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1645porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2016-01-27T14:12:26Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/1645Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2016-01-27T14:12:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS E O ENSINO DE NÚMEROS INTEIROS OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS E O ENSINO DE NÚMEROS INTEIROS OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS E O ENSINO DE NÚMEROS INTEIROS |
title |
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS E O ENSINO DE NÚMEROS INTEIROS |
spellingShingle |
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS E O ENSINO DE NÚMEROS INTEIROS Soares, Luís Havelange Conhecimentos prévios Etnomatemática Aprendizagem significativa Concepções de ensino de matemática Conhecimentos prévios Etnomatemática Aprendizagem significativa Concepções de ensino de matemática Previous Knowledge Ethnomathematics Significativa Learning Mathematics Teaching Conceptions Previous Knowledge Ethnomathematics Significativa Learning Mathematics Teaching Conceptions CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
title_short |
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS E O ENSINO DE NÚMEROS INTEIROS |
title_full |
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS E O ENSINO DE NÚMEROS INTEIROS |
title_fullStr |
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS E O ENSINO DE NÚMEROS INTEIROS |
title_full_unstemmed |
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS E O ENSINO DE NÚMEROS INTEIROS |
title_sort |
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS E O ENSINO DE NÚMEROS INTEIROS |
author |
Soares, Luís Havelange |
author_facet |
Soares, Luís Havelange |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rêgo, Rômulo Marinho do CPF:05962986415 http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790643P0 Oliveira, Maria de Lourdes Barreto de CPF:04483669400 http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797105A9 Rodrigues, Janine Marta Coelho http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727349Z9 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Luís Havelange |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conhecimentos prévios Etnomatemática Aprendizagem significativa Concepções de ensino de matemática Conhecimentos prévios Etnomatemática Aprendizagem significativa Concepções de ensino de matemática Previous Knowledge Ethnomathematics Significativa Learning Mathematics Teaching Conceptions Previous Knowledge Ethnomathematics Significativa Learning Mathematics Teaching Conceptions CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
topic |
Conhecimentos prévios Etnomatemática Aprendizagem significativa Concepções de ensino de matemática Conhecimentos prévios Etnomatemática Aprendizagem significativa Concepções de ensino de matemática Previous Knowledge Ethnomathematics Significativa Learning Mathematics Teaching Conceptions Previous Knowledge Ethnomathematics Significativa Learning Mathematics Teaching Conceptions CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
description |
Este trabalho de pesquisa consiste em levantar e analisar as concepções predominantes entre professores de matemática sobre conhecimentos prévios e o seu uso em sala de aula. Utilizou-se como tema o Conjunto dos Números Inteiros, sendo pesquisados 04 (quatro) docentes de turmas da 6ª série (7º ano) do Ensino Fundamental da rede pública do estado da Paraíba. Como instrumentos de coletas de dados foram usados questionários, entrevistas e observações de aulas. O uso de conhecimentos no processo de ensino-aprendizagem de matemática foi da teoria da aprendizagem significativa de Ausubel. Para análise das concepções de ensino adotou-se a categorização estabelecida por Mandarino (2006), que classifica as concepções no ensino de matemática em concepção formal ou tradicional, concepção utilitária ou instrumental e concepção relacional. Percebeu-se, quanto à prática cotidiana dos docentes no ensino de números inteiros, que 03(três) deles atuam seguindo a concepção utilitária ou instrumental e 1(um), a concepção relacional. Os três reduzem os conhecimentos prévios necessários para abordar os números inteiros, às quatro operações com naturais, ou seja, ou seja, privilegiam os conteúdos procedimentais dentro da visão tradicional de pré-requisitos. Discute-se as deficiências formativas, tanto inicial, como continuada, a partir das deficiências detectadas. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-11-22 2009-05-13 2015-09-25T12:18:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOARES, Luís Havelange. OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS E O ENSINO DE NÚMEROS INTEIROS. 2007. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Linguagem e Cultura; Políticas Sociais) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2007. http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1645 |
identifier_str_mv |
SOARES, Luís Havelange. OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS E O ENSINO DE NÚMEROS INTEIROS. 2007. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Linguagem e Cultura; Políticas Sociais) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2007. |
url |
http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1645 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Educação, Linguagem e Cultura; Políticas Sociais BR UEPB Mestrado Interdisciplinar em Ciências da Sociedade |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Educação, Linguagem e Cultura; Políticas Sociais BR UEPB Mestrado Interdisciplinar em Ciências da Sociedade |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) instacron:UEPB |
instname_str |
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
instacron_str |
UEPB |
institution |
UEPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bc@uepb.edu.br|| |
_version_ |
1822133812325253120 |