(08/03/2024) Entre a culpa e a redenção: as interferências pessoais e sociais flaubertianas na construção da anti-heroína em Madame Bovary

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Felipe Pereira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4748
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo fazer uma leitura da personagem Emma Bovary, protagonista do romance de Gustave Flaubert, Madame Bovary, discorrendo sobre o eixo primordial de análise da obra: os percalços de construção da polêmica protagonista e as diversas influências no que concerne à inspiração para o desenvolvimento da personagem que segue, doravante, como análise em estudos e influências para as mais variadas concepções do comportamento humano e, em destaque, à compreensão do universo feminino e seu percurso para atingir o lugar de fala e espaço. Dentre tais aspectos analisados, Emma Bovary foge dos padrões estereotipados para a mulher da época, violando os protótipos regentes daquele período. Flaubert, oriundo de um seio familiar segregado pelas imposições de ordem patriarcal, adultiza-se precocemente e vê na literatura a válvula de escape para expressar as suas insatisfações para com a fidalguia social na qual se via inserido, segundo o ensaio de Vargas Llosa (2015) e Jean Paul Sartre (1988). Para tal compreensão das origens desses núcleos de regras e leis machistas que cerceiam a mulher desde sempre, abordamos alguns apontamentos acerca do papel da mulher ao longo das eras segundo Michelle Perrot (2016/2019), Mary Del Priore (2008) e Maria Rita Kehl (2015), compreendendo as escarificações no corpo e na alma feminina ocasionadas pelos ditames machistas, passando pelo aglomerado de personagens femininas das ficções do Realismo e enxergando-as como símbolo de inovação, liberdade e ruptura, tal qual a própria Emma Bovary. Observamos, enfim, as implicações e reflexos da obra de Flaubert na contemporaneidade e a presença da icônica personagem nas mais variadas esferas intelectuais, tomando como base a figura conflituosa do romance, tornando-a, cada vez mais, uma anti-heroína emblemática a qual influencia a criação dos romances modernos e suas polêmicas realidades.
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Flaubert, oriundo de um seio familiar segregado pelas imposições de ordem patriarcal, adultiza-se precocemente e vê na literatura a válvula de escape para expressar as suas insatisfações para com a fidalguia social na qual se via inserido, segundo o ensaio de Vargas Llosa (2015) e Jean Paul Sartre (1988). Para tal compreensão das origens desses núcleos de regras e leis machistas que cerceiam a mulher desde sempre, abordamos alguns apontamentos acerca do papel da mulher ao longo das eras segundo Michelle Perrot (2016/2019), Mary Del Priore (2008) e Maria Rita Kehl (2015), compreendendo as escarificações no corpo e na alma feminina ocasionadas pelos ditames machistas, passando pelo aglomerado de personagens femininas das ficções do Realismo e enxergando-as como símbolo de inovação, liberdade e ruptura, tal qual a própria Emma Bovary. Observamos, enfim, as implicações e reflexos da obra de Flaubert na contemporaneidade e a presença da icônica personagem nas mais variadas esferas intelectuais, tomando como base a figura conflituosa do romance, tornando-a, cada vez mais, uma anti-heroína emblemática a qual influencia a criação dos romances modernos e suas polêmicas realidades.This work aimed to read the character Emma Bovary, protagonist of Gustave Flaubert's novel, Madame Bovary, discussing the main axis of analysis of the work: the mishaps in the construction of the controversial protagonist and the various influences regarding the inspiration for the development of the character that follows, from now on, as an analysis in studies and influences for the most varied conceptions of human behavior and, in particular, the understanding of the female universe and its path to reach the place of speech and space. Among such analyzed aspects, Emma Bovary escapes the stereotyped standards for the woman of the time, violating the prevailing models of that period. Flaubert, coming from a family environment segregated by patriarchal impositions, becomes an early adult and sees literature as an outlet for expressing his dissatisfaction with the social bourgeoisie in which he finds himself inserted, according to Vargas Llosa's essay (2015) and Jean Paul Sartre (1988). For such an understanding of the origins of these sexist rules and laws that have always restricted women, we approach some notes about the role of women throughout the ages according to Michelle Perrot (2016/2019), Mary Del Priore (2008) and Maria Rita Kehl (2015) comprising the scarifications in the female body and soul caused by sexist dictates, passing through the cluster of female characters of Realism fictions and seeing them as a symbol of innovation, freedom and rupture, just like Emma Bovary herself. Finally, we observe the implications and reflections of Flaubert's work in contemporary times and the presence of the iconic character in the most varied intellectual spheres, based on the conflicting figure of the novel, making her, more and more, an emblematic anti-heroine who influences the creation of modern novels and their controversial realities.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLISouza, Francisca Zuleide Duarte deNogueira, Maria Simone Marinhohttp://lattes.cnpq.br/9006294908415944Pereira, Kleyton Ricardo Wanderleyhttp://lattes.cnpq.br/8902091363038170Batista, Felipe Pereira2023-09-12T14:26:10Z2024-04-082023-03-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBATISTA, F. P. Entre a culpa e a redenção: as interferências pessoais e sociais flaubertianas na construção da anti-heroína em Madame Bovary. 2023. 122 f. 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