A dissimulação e os silêncios como estratégias de resistência feminina à opressão masculina, em duas obras de Ángeles Mastretta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Gilda Carneiro Neves
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2810
Resumo: Esta tese, intitulada A dissimulação e os silêncios como estratégias de resistência feminina à opressão masculina, em duas obras de Ángeles Mastretta, tem como objetivos estudar os dramas e os conflitos das personagens femininas mastrettianas, forçadas a recorrer à dissimulação e aos silêncios para enfrentar a opressão masculina, constatando o poder destes artifícios performáticos e sua influência na resistência da mulher mexicana dos anos 20 aos 40 do século XX, representadas no romance Arráncame la vida (1986), e na coletânea de contos Mujeres de ojos grandes. As narrativas vinculam a linguagem e os valores femininos a uma atitude comportamental silenciosa e dissimulada, provocada pela repressão masculina e pelas exigências de uma sociedade que, pela representação, vitima e manipula as mulheres, mantendo-as prisioneiras de uma cultura patriarcal e, ao mesmo tempo, reféns da armadilha do matrimônio. Analisamos o comportamento das personagens femininas das obras selecionadas discutindo a forma como se comportam diante da dominação masculina excessiva que as obriga a atuar de maneira dissimulada e silenciosa como recurso para lutar contra os desejos dos pais e esposos, promotores da repressão e da castração femininas. Para comprovar a hipótese de que a personagem-narradora de Arráncame la vida e as “tias” de Mujeres de ojos grandes usam a estratégia da dissimulação para conseguirem se impor frente à opressão masculina, fundamentamos nosso conceito de dissimulação na chamada dissimulação honesta, defendida por Accetto (2001). No que diz respeito aos silêncios, nosso aporte teórico tem como iluminadoras as teorias de Augusto Ponzio (1995), Aurora Egido (1995), Bardaji (1992), Boves Naves (1992), Carranfa (2006), Castilla del Pino (1992), Max Picard (1952), Ramírez González (1992) e Weldt-Basson (2009). As reflexões desses teóricos permitem detectar e compreender melhor as atitudes de resistência no modus operandi das personagens, mulheres sábias que, utilizando-se da dissimulação e dos silêncios como estratégias de resistência, reelaboram a dinâmica do casamento tradicional, machista e opressor, e redirecionam o rumo da família e da sociedade.
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spelling A dissimulação e os silêncios como estratégias de resistência feminina à opressão masculina, em duas obras de Ángeles Mastretta1.Análise do discurso. 2.Dissimulação honesta. 3. Estratégias de resistência. 4. Machismo. 5. PatriarcalismoCIENCIAS SOCIAIS APLICADASEsta tese, intitulada A dissimulação e os silêncios como estratégias de resistência feminina à opressão masculina, em duas obras de Ángeles Mastretta, tem como objetivos estudar os dramas e os conflitos das personagens femininas mastrettianas, forçadas a recorrer à dissimulação e aos silêncios para enfrentar a opressão masculina, constatando o poder destes artifícios performáticos e sua influência na resistência da mulher mexicana dos anos 20 aos 40 do século XX, representadas no romance Arráncame la vida (1986), e na coletânea de contos Mujeres de ojos grandes. As narrativas vinculam a linguagem e os valores femininos a uma atitude comportamental silenciosa e dissimulada, provocada pela repressão masculina e pelas exigências de uma sociedade que, pela representação, vitima e manipula as mulheres, mantendo-as prisioneiras de uma cultura patriarcal e, ao mesmo tempo, reféns da armadilha do matrimônio. Analisamos o comportamento das personagens femininas das obras selecionadas discutindo a forma como se comportam diante da dominação masculina excessiva que as obriga a atuar de maneira dissimulada e silenciosa como recurso para lutar contra os desejos dos pais e esposos, promotores da repressão e da castração femininas. Para comprovar a hipótese de que a personagem-narradora de Arráncame la vida e as “tias” de Mujeres de ojos grandes usam a estratégia da dissimulação para conseguirem se impor frente à opressão masculina, fundamentamos nosso conceito de dissimulação na chamada dissimulação honesta, defendida por Accetto (2001). No que diz respeito aos silêncios, nosso aporte teórico tem como iluminadoras as teorias de Augusto Ponzio (1995), Aurora Egido (1995), Bardaji (1992), Boves Naves (1992), Carranfa (2006), Castilla del Pino (1992), Max Picard (1952), Ramírez González (1992) e Weldt-Basson (2009). As reflexões desses teóricos permitem detectar e compreender melhor as atitudes de resistência no modus operandi das personagens, mulheres sábias que, utilizando-se da dissimulação e dos silêncios como estratégias de resistência, reelaboram a dinâmica do casamento tradicional, machista e opressor, e redirecionam o rumo da família e da sociedade.This thesis entitled Dissimulation and silences as female resistance strategies to male oppression, in two works of Ángeles Mastretta, aims to study the dramas and conflicts of Mastretta’s feminine characters, forced to resort to dissimulation and silences to face male oppression, noting the power of these performative artifices and their influence on the Mexican woman resistance of years 20 and 40 of the twentieth century, represented in the novel Arráncame la vida (1986), and the tales collection Mujeres de ojos grandes (1990). Narratives link the language and feminine values to a silent and dissimulated behavioral attitude, caused by male repression and by the demands of a society that, by representation, victimizes and manipulates women, keeping them prisoners of a patriarchal culture and at the same time hostages to marriage trap. We analyze the behavior of the female characters of the selected works discussing the way they behave in the face of excessive male domination that requires them to act in a silently and dissimulated way as a procedure of fighting against the wishes of parents and spouses, promoters of repression and female castration. To prove the hypothesis that the character-narrator of Arráncame la vida and the "aunts" of Mujeres de ojos grandes use the dissimulation strategy to be able to impose themselves against the male oppression, we base our concept of dissimulation in the called honest dissimulation, defended by Accetto (2001). With regard to the silences, our theoretical framework is supported by Augusto Ponzio (1995), Aurora Egido (1995), Bardaji (1992), Boves Spacecraft (1992), Carranfa (2006), Castilla del Pino (1992) Max Picard (1952), Ramírez Gonzalez (1992) and Weldt-Basson (2009) theories. The reflections of these theorists aid to detect and better understand the attitudes of resistance to the modus operandi of the characters, wise women, using dissimulation and silences as resistance strategies, rework the dynamics of traditional marriage, chauvinistic and oppressive, and redirect the trajectory of the family and society.Universidade Estadual da ParaíbaCentro de Educação - CEDUCBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLISouza, Francisca Zuleide Duarte deQuintanal, Hernán SalasOrduña, Helena LópezRibeiro, Gilda Carneiro Neves2017-08-25T15:49:25Z2016-11-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfRibeiro, Gilda Carneiro Neves. A dissimulação e os silêncios como estratégias de resistência feminina à opressão masculina, em duas obras de Ángeles Mastretta. 2016. 233f. 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