Uso da realidade aumentada no ensino da geometria espacial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dantas, Elania Hortins
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3253
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo sobre o uso de novas tecnologias no ensino da Matemática, mais especificamente, o uso de Realidade Aumentada como ferramenta para auxiliar no ensino da Geometria Espacial. A partir da observação das dificuldades enfrentadas pelos estudantes no entendimento e interpretação da matemática, da visão que a maioria destes tem de que a matemática é uma disciplina difícil, bem como pelo fato de estarmos lidando com uma geração totalmente voltada para as tecnologias, verificou- se a necessidade da produção deste trabalho. Apresentamos a teoria básica dos sólidos geométricos, um tutorial com o passo a passo necessário para a produção e aplicação de um projeto de RA, uma proposta metodológica de como utilizar a RA para melhor visualização e, consequentemente, melhor compreensão dos sólidos geométricos, através de algumas atividades sugeridas. A aplicação deste trabalho consolidou-se com alunos do ensino médio de uma escola pública – IFRN campus Caicó. A prática para análise e conclusões se deu por meio de uma aplicação do conteúdo de Geometria Espacial com uso de um projeto de Realidade Aumentada, fazendo desta ferramenta tecnológica um recurso pedagógico atrativo, capaz de trazer a atenção e curiosidade do aluno, promovendo assim sua autonomia no aprendizado.
id UEPB_b3797e86d4bc3ddb1de111687872e337
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3253
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Uso da realidade aumentada no ensino da geometria espacialEnsino de MatemáticaNovas tecnologiasGeometria espacialRealidade aumentadaTeaching learningNew technologiesSpatial GeometryAugmented RealityCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAEste trabalho apresenta um estudo sobre o uso de novas tecnologias no ensino da Matemática, mais especificamente, o uso de Realidade Aumentada como ferramenta para auxiliar no ensino da Geometria Espacial. A partir da observação das dificuldades enfrentadas pelos estudantes no entendimento e interpretação da matemática, da visão que a maioria destes tem de que a matemática é uma disciplina difícil, bem como pelo fato de estarmos lidando com uma geração totalmente voltada para as tecnologias, verificou- se a necessidade da produção deste trabalho. Apresentamos a teoria básica dos sólidos geométricos, um tutorial com o passo a passo necessário para a produção e aplicação de um projeto de RA, uma proposta metodológica de como utilizar a RA para melhor visualização e, consequentemente, melhor compreensão dos sólidos geométricos, através de algumas atividades sugeridas. A aplicação deste trabalho consolidou-se com alunos do ensino médio de uma escola pública – IFRN campus Caicó. A prática para análise e conclusões se deu por meio de uma aplicação do conteúdo de Geometria Espacial com uso de um projeto de Realidade Aumentada, fazendo desta ferramenta tecnológica um recurso pedagógico atrativo, capaz de trazer a atenção e curiosidade do aluno, promovendo assim sua autonomia no aprendizado.This work presents a study about the use of new technologies in the teaching of Mathe- matics, more specifically, the use of Augmented Reality as a tool to assist in the teaching of Spatial Geometry. From the observation of the difficulties faced by students in the understanding and interpretation of mathematics, from the view that most of them have that mathematics is a difficult discipline, as well as the fact that we are dealing with a generation totally focused on the technologies, the production of this work is necessary. We present the basic theory at geometric solids, a step-by-step tutorial necessary for the production and application of an RA project, a methodological proposal on how to use RA for better visualization and, consequently, a better understanding of the geometries solids through suggested activities. The application of this work was consolidated with high school students of a public school - IFRN campus Caic´o. The practice for analysis and conclusions was made through an application of the Spatial Geometry content using an Augmented Reality project, making this technological tool an attractive pedagogical resource capable of bringing the attention and curiosity of the student, thus promoting their autonomy learning.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMATFreitas, Luciana Roze de02986717438http://lattes.cnpq.br/5830488292829260Nemer, Rodrigo Cohen Mota78547482253http://lattes.cnpq.br/3449637374344995Araújo, Gustavo da Silva08642748400http://lattes.cnpq.br/1278317287450234Dantas, Elania Hortins2019-03-27T18:40:01Z2018-10-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDANTAS, E. H. Uso da realidade aumentada no ensino da geometria espacial. 2018. 94f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3253porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2019-03-28T04:25:09Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3253Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2019-03-28T04:25:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso da realidade aumentada no ensino da geometria espacial
title Uso da realidade aumentada no ensino da geometria espacial
spellingShingle Uso da realidade aumentada no ensino da geometria espacial
Dantas, Elania Hortins
Ensino de Matemática
Novas tecnologias
Geometria espacial
Realidade aumentada
Teaching learning
New technologies
Spatial Geometry
Augmented Reality
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Uso da realidade aumentada no ensino da geometria espacial
title_full Uso da realidade aumentada no ensino da geometria espacial
title_fullStr Uso da realidade aumentada no ensino da geometria espacial
title_full_unstemmed Uso da realidade aumentada no ensino da geometria espacial
title_sort Uso da realidade aumentada no ensino da geometria espacial
author Dantas, Elania Hortins
author_facet Dantas, Elania Hortins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freitas, Luciana Roze de
02986717438
http://lattes.cnpq.br/5830488292829260
Nemer, Rodrigo Cohen Mota
78547482253
http://lattes.cnpq.br/3449637374344995
Araújo, Gustavo da Silva
08642748400
http://lattes.cnpq.br/1278317287450234
dc.contributor.author.fl_str_mv Dantas, Elania Hortins
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Matemática
Novas tecnologias
Geometria espacial
Realidade aumentada
Teaching learning
New technologies
Spatial Geometry
Augmented Reality
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic Ensino de Matemática
Novas tecnologias
Geometria espacial
Realidade aumentada
Teaching learning
New technologies
Spatial Geometry
Augmented Reality
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description Este trabalho apresenta um estudo sobre o uso de novas tecnologias no ensino da Matemática, mais especificamente, o uso de Realidade Aumentada como ferramenta para auxiliar no ensino da Geometria Espacial. A partir da observação das dificuldades enfrentadas pelos estudantes no entendimento e interpretação da matemática, da visão que a maioria destes tem de que a matemática é uma disciplina difícil, bem como pelo fato de estarmos lidando com uma geração totalmente voltada para as tecnologias, verificou- se a necessidade da produção deste trabalho. Apresentamos a teoria básica dos sólidos geométricos, um tutorial com o passo a passo necessário para a produção e aplicação de um projeto de RA, uma proposta metodológica de como utilizar a RA para melhor visualização e, consequentemente, melhor compreensão dos sólidos geométricos, através de algumas atividades sugeridas. A aplicação deste trabalho consolidou-se com alunos do ensino médio de uma escola pública – IFRN campus Caicó. A prática para análise e conclusões se deu por meio de uma aplicação do conteúdo de Geometria Espacial com uso de um projeto de Realidade Aumentada, fazendo desta ferramenta tecnológica um recurso pedagógico atrativo, capaz de trazer a atenção e curiosidade do aluno, promovendo assim sua autonomia no aprendizado.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-26
2019-03-27T18:40:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DANTAS, E. H. Uso da realidade aumentada no ensino da geometria espacial. 2018. 94f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3253
identifier_str_mv DANTAS, E. H. Uso da realidade aumentada no ensino da geometria espacial. 2018. 94f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3253
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1813709219644309504