Ensino-aprendizagem de análise combinatória através da resolução de problemas: um olhar para a sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1928 |
Resumo: | Essa pesquisa busca traçar um mapeamento do ensino-aprendizagem de Análise Combinatória, através da prática em sala de aula, utilizando como metodologia de ensino-aprendizagem a resolução e exploração de problemas, fruto de um olhar reflexivo para a nossa própria prática como professor-pesquisador. A pesquisa inicia com uma investigação no campo da Educação Matemática com o tema EnsinoAprendizagem de Análise Combinatória . No desenvolvimento do trabalho, foi possível observar a própria prática de sala de aula refletida nas discussões e nas ideias pertinentes ao conteúdo de Análise Combinatória apontadas pela literatura. Dessa forma, as ideias centrais no processo ensino-aprendizagem dessa matéria foram esclarecidas e expostas as perspectivas metodológicas no uso da exploração e resolução de problemas para o ensino-aprendizagem desse conteúdo, quando desenvolvido em salas de aula reais, não idealizadas. No todo, trazemos um caminhar reflexivo sobre o tema de análise combinatória, resolução de problemas, construtivismo social, filosofia da Matemática e Educação Matemática, tendo como metodologia a pesquisa pedagógica com o cotidiano escolar, fazendo uso de observações, registros das aulas e materiais utilizados pelos alunos. Na intervenção realizada, vivenciamos várias dificuldades pertinentes ao ensino-aprendizagem de Análise Combinatória, como a distinção entre problemas de Arranjo e de Combinação, o que acarreta o fato de não se perceber, na compreensão do problema, por parte dos alunos, se a ordem dos elementos no agrupamento é pertinente ou não na contagem. A pesquisa traz contribuições para o conteúdo de Análise Combinatória e para a melhor compreensão do uso da resolução de problemas em sala de aula, como metodologia de ensino-aprendizagem. No desenvolver da pesquisa, o cotidiano requer a atenção do professor como elemento indispensável ao fazer pedagógico. Surgem então provocações e reflexões quanto à pesquisa com o cotidiano da sala de aula, que implicam em um olhar crítico para a mesma. Essa prática docente enseja uma oportunidade de mudança do status quo e a emancipação dos estudantes. Significa, pois, a busca de uma pedagogia que venha se constituir como resistência à opressão sofrida nas escolas. |
id |
UEPB_b49d2697a9919d03c93c1660bd86a0ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/1928 |
network_acronym_str |
UEPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino-aprendizagem de análise combinatória através da resolução de problemas: um olhar para a sala de aulaMathematics teaching and learning through problem solving and exploration: a reflective look in the classroomAnálise combinatóriaPrática pedagógicaPrática docenteCotidiano escolarCombinatorial analysisSchool routineCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAEssa pesquisa busca traçar um mapeamento do ensino-aprendizagem de Análise Combinatória, através da prática em sala de aula, utilizando como metodologia de ensino-aprendizagem a resolução e exploração de problemas, fruto de um olhar reflexivo para a nossa própria prática como professor-pesquisador. A pesquisa inicia com uma investigação no campo da Educação Matemática com o tema EnsinoAprendizagem de Análise Combinatória . No desenvolvimento do trabalho, foi possível observar a própria prática de sala de aula refletida nas discussões e nas ideias pertinentes ao conteúdo de Análise Combinatória apontadas pela literatura. Dessa forma, as ideias centrais no processo ensino-aprendizagem dessa matéria foram esclarecidas e expostas as perspectivas metodológicas no uso da exploração e resolução de problemas para o ensino-aprendizagem desse conteúdo, quando desenvolvido em salas de aula reais, não idealizadas. No todo, trazemos um caminhar reflexivo sobre o tema de análise combinatória, resolução de problemas, construtivismo social, filosofia da Matemática e Educação Matemática, tendo como metodologia a pesquisa pedagógica com o cotidiano escolar, fazendo uso de observações, registros das aulas e materiais utilizados pelos alunos. Na intervenção realizada, vivenciamos várias dificuldades pertinentes ao ensino-aprendizagem de Análise Combinatória, como a distinção entre problemas de Arranjo e de Combinação, o que acarreta o fato de não se perceber, na compreensão do problema, por parte dos alunos, se a ordem dos elementos no agrupamento é pertinente ou não na contagem. A pesquisa traz contribuições para o conteúdo de Análise Combinatória e para a melhor compreensão do uso da resolução de problemas em sala de aula, como metodologia de ensino-aprendizagem. No desenvolver da pesquisa, o cotidiano requer a atenção do professor como elemento indispensável ao fazer pedagógico. Surgem então provocações e reflexões quanto à pesquisa com o cotidiano da sala de aula, que implicam em um olhar crítico para a mesma. Essa prática docente enseja uma oportunidade de mudança do status quo e a emancipação dos estudantes. Significa, pois, a busca de uma pedagogia que venha se constituir como resistência à opressão sofrida nas escolas.This research seeks to outline a mapping of the Combinatorial Analysis teaching and learning, through practice in the classroom, using mathematics teaching and learning through problem solving and exploration, the result of a reflective look at our own practice as teacher-researcher. The research begins with an investigation in the field of Mathematics Education with the theme "Combinatorial Analysis teaching and learning". In developing this work, it was possible to observe the actual classroom practice reflected in the discussions and ideas relevant to the content of Combinatorial Analysis by the theoretical perspectives. Thus, the central ideas in the teaching and learning process in this matter were clarified and exposed the methodological perspectives in the use of mathematics teaching and learning through problem solving and exploration that content, when developed in real classrooms, not idealized. On the whole, bring a wander reflective on the subject of combinatorial analysis, problem solving, social constructivism, philosophy of mathematics and mathematics education, and educational research as a methodology with the school routine, making use of observations, records of the classes and materials used by students. In interventions, it was experienced various difficulties relevant to Combinatorial Analysis teaching and learning, as the distinction between arrangement and combination problems, which leads to the failure to perceive, to understand the problem, by the students, if the order the grouping of the elements is not relevant or in the count. The research provides contributions to the content of Combinatorial Analysis and a better understanding of the use of problem solving and exploration in the classroom, as a method of teaching and learning. In developing the survey, the routine requires the attention of the teacher as an essential element in making pedagogical. Then come taunts and reflections on the research with the everyday classroom, which imply a critical eye to it. This teaching practice entails an opportunity to change the status quo and the emancipation of students. It means therefore the search for a pedagogy that may be constituted as resistance to oppression in schools.Universidade Estadual da ParaíbaEnsino de FísicaBRUEPBMestrado Profissional em Ensino de Ciências e MatemáticaAndrade, Silvanio deCPF:43807631534http://lattes.cnpq.br/8695612846450802Fernandes, ângela Maria DiasCPF:41296060772http://lattes.cnpq.br/1744082874190395Monteiro, Maria AméliaCPF:36404705400http://lattes.cnpq.br/5132527758344703Silva, Adeilson Pereira da2015-09-25T12:21:29Z2013-11-192013-07-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Adeilson Pereira da. Mathematics teaching and learning through problem solving and exploration: a reflective look in the classroom. 2013. 92 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1928porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2016-01-26T18:32:00Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/1928Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2016-01-26T18:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino-aprendizagem de análise combinatória através da resolução de problemas: um olhar para a sala de aula Mathematics teaching and learning through problem solving and exploration: a reflective look in the classroom |
title |
Ensino-aprendizagem de análise combinatória através da resolução de problemas: um olhar para a sala de aula |
spellingShingle |
Ensino-aprendizagem de análise combinatória através da resolução de problemas: um olhar para a sala de aula Silva, Adeilson Pereira da Análise combinatória Prática pedagógica Prática docente Cotidiano escolar Combinatorial analysis School routine CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
title_short |
Ensino-aprendizagem de análise combinatória através da resolução de problemas: um olhar para a sala de aula |
title_full |
Ensino-aprendizagem de análise combinatória através da resolução de problemas: um olhar para a sala de aula |
title_fullStr |
Ensino-aprendizagem de análise combinatória através da resolução de problemas: um olhar para a sala de aula |
title_full_unstemmed |
Ensino-aprendizagem de análise combinatória através da resolução de problemas: um olhar para a sala de aula |
title_sort |
Ensino-aprendizagem de análise combinatória através da resolução de problemas: um olhar para a sala de aula |
author |
Silva, Adeilson Pereira da |
author_facet |
Silva, Adeilson Pereira da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Andrade, Silvanio de CPF:43807631534 http://lattes.cnpq.br/8695612846450802 Fernandes, ângela Maria Dias CPF:41296060772 http://lattes.cnpq.br/1744082874190395 Monteiro, Maria Amélia CPF:36404705400 http://lattes.cnpq.br/5132527758344703 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Adeilson Pereira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise combinatória Prática pedagógica Prática docente Cotidiano escolar Combinatorial analysis School routine CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
topic |
Análise combinatória Prática pedagógica Prática docente Cotidiano escolar Combinatorial analysis School routine CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
Essa pesquisa busca traçar um mapeamento do ensino-aprendizagem de Análise Combinatória, através da prática em sala de aula, utilizando como metodologia de ensino-aprendizagem a resolução e exploração de problemas, fruto de um olhar reflexivo para a nossa própria prática como professor-pesquisador. A pesquisa inicia com uma investigação no campo da Educação Matemática com o tema EnsinoAprendizagem de Análise Combinatória . No desenvolvimento do trabalho, foi possível observar a própria prática de sala de aula refletida nas discussões e nas ideias pertinentes ao conteúdo de Análise Combinatória apontadas pela literatura. Dessa forma, as ideias centrais no processo ensino-aprendizagem dessa matéria foram esclarecidas e expostas as perspectivas metodológicas no uso da exploração e resolução de problemas para o ensino-aprendizagem desse conteúdo, quando desenvolvido em salas de aula reais, não idealizadas. No todo, trazemos um caminhar reflexivo sobre o tema de análise combinatória, resolução de problemas, construtivismo social, filosofia da Matemática e Educação Matemática, tendo como metodologia a pesquisa pedagógica com o cotidiano escolar, fazendo uso de observações, registros das aulas e materiais utilizados pelos alunos. Na intervenção realizada, vivenciamos várias dificuldades pertinentes ao ensino-aprendizagem de Análise Combinatória, como a distinção entre problemas de Arranjo e de Combinação, o que acarreta o fato de não se perceber, na compreensão do problema, por parte dos alunos, se a ordem dos elementos no agrupamento é pertinente ou não na contagem. A pesquisa traz contribuições para o conteúdo de Análise Combinatória e para a melhor compreensão do uso da resolução de problemas em sala de aula, como metodologia de ensino-aprendizagem. No desenvolver da pesquisa, o cotidiano requer a atenção do professor como elemento indispensável ao fazer pedagógico. Surgem então provocações e reflexões quanto à pesquisa com o cotidiano da sala de aula, que implicam em um olhar crítico para a mesma. Essa prática docente enseja uma oportunidade de mudança do status quo e a emancipação dos estudantes. Significa, pois, a busca de uma pedagogia que venha se constituir como resistência à opressão sofrida nas escolas. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-11-19 2013-07-09 2015-09-25T12:21:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Adeilson Pereira da. Mathematics teaching and learning through problem solving and exploration: a reflective look in the classroom. 2013. 92 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013. http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1928 |
identifier_str_mv |
SILVA, Adeilson Pereira da. Mathematics teaching and learning through problem solving and exploration: a reflective look in the classroom. 2013. 92 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013. |
url |
http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1928 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Ensino de Física BR UEPB Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Ensino de Física BR UEPB Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) instacron:UEPB |
instname_str |
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
instacron_str |
UEPB |
institution |
UEPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bc@uepb.edu.br|| |
_version_ |
1809458410097213440 |