Análise Combinatória no Ensino Fundamental através da Resolução de Problemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Roberto Alfredo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
Texto Completo: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4824
Resumo: The present work aims to adress a mode with more means to the students concepts of Combinatorial Analysis through the methodology of Resolution Problems. It is presented the analysis of a set of contextualized activities developed in classes of 8th and 9th grade in a municipal elementary school from Rio de Janeiro, together with the classes progression during the teaching of this specific content in 2017.
id UERJ_7168f3b59e15e15cf05e918688c598f9
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/4824
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str 2903
spelling Barbosa, Augusto Cesar de Castrohttp://lattes.cnpq.br/1734587740129156Concordido, Cláudia Ferreira Reishttp://lattes.cnpq.br/1627234282126631Guedes, Aline de Limahttp://lattes.cnpq.br/4432795912918439Freitas, Maria Aguieiras Alvarez dehttp://lattes.cnpq.br/5074530449220399http://lattes.cnpq.br/5671640635110490Nascimento, Roberto Alfredo2020-11-08T17:22:23Z2019-01-042018-02-05NASCIMENTO, Roberto Alfredo. Análise Combinatória no Ensino Fundamental através da Resolução de Problemas. 2018. 102 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4824The present work aims to adress a mode with more means to the students concepts of Combinatorial Analysis through the methodology of Resolution Problems. It is presented the analysis of a set of contextualized activities developed in classes of 8th and 9th grade in a municipal elementary school from Rio de Janeiro, together with the classes progression during the teaching of this specific content in 2017.O presente trabalho visa abordar de um modo mais significativo para os alunos conceitos de Análise Combinatória através da metodologia de Resolução de Problemas. Apresentamos a análise de um conjunto de atividades contextualizadas desenvolvidas em turmas de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de ensino da cidade do Rio de Janeiro, juntamente com o encaminhamento das aulas durante o ensino desse conteúdo no ano de 2017.Submitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2020-11-08T17:22:23Z No. of bitstreams: 1 Tese_RobertoAlfredoNascimento.pdf: 2843669 bytes, checksum: 2f36fc8acb1899fce5b0ca07dcb5a4a0 (MD5)Made available in DSpace on 2020-11-08T17:22:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tese_RobertoAlfredoNascimento.pdf: 2843669 bytes, checksum: 2f36fc8acb1899fce5b0ca07dcb5a4a0 (MD5) Previous issue date: 2018-02-05Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalUERJBRCentro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e EstatísticaResolution ProblemsCombinatorial AnalysisElementary SchoolResolução de problemasAnálise CombinatóriaEnsino FundamentalCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAAnálise Combinatória no Ensino Fundamental através da Resolução de ProblemasThe present work aims to adress a mode with more means to the students concepts of Combinatorial Analysis through the methodology of Resolution Problems. It is presented the analysis of a set of contextualized activities developed in classes of 8th and 9th grade in a municipal elementary school from Rio de Janeiro, together with the classes progression during the teaching of this specific content in 2017.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALTese_RobertoAlfredoNascimento.pdfapplication/pdf2843669http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/4824/1/Tese_RobertoAlfredoNascimento.pdf2f36fc8acb1899fce5b0ca07dcb5a4a0MD511/48242024-02-27 15:41:09.616oai:www.bdtd.uerj.br:1/4824Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T18:41:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Análise Combinatória no Ensino Fundamental através da Resolução de Problemas
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv The present work aims to adress a mode with more means to the students concepts of Combinatorial Analysis through the methodology of Resolution Problems. It is presented the analysis of a set of contextualized activities developed in classes of 8th and 9th grade in a municipal elementary school from Rio de Janeiro, together with the classes progression during the teaching of this specific content in 2017.
title Análise Combinatória no Ensino Fundamental através da Resolução de Problemas
spellingShingle Análise Combinatória no Ensino Fundamental através da Resolução de Problemas
Nascimento, Roberto Alfredo
Resolution Problems
Combinatorial Analysis
Elementary School
Resolução de problemas
Análise Combinatória
Ensino Fundamental
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Análise Combinatória no Ensino Fundamental através da Resolução de Problemas
title_full Análise Combinatória no Ensino Fundamental através da Resolução de Problemas
title_fullStr Análise Combinatória no Ensino Fundamental através da Resolução de Problemas
title_full_unstemmed Análise Combinatória no Ensino Fundamental através da Resolução de Problemas
title_sort Análise Combinatória no Ensino Fundamental através da Resolução de Problemas
author Nascimento, Roberto Alfredo
author_facet Nascimento, Roberto Alfredo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Barbosa, Augusto Cesar de Castro
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1734587740129156
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Concordido, Cláudia Ferreira Reis
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1627234282126631
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Guedes, Aline de Lima
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4432795912918439
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Freitas, Maria Aguieiras Alvarez de
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5074530449220399
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5671640635110490
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Roberto Alfredo
contributor_str_mv Barbosa, Augusto Cesar de Castro
Concordido, Cláudia Ferreira Reis
Guedes, Aline de Lima
Freitas, Maria Aguieiras Alvarez de
dc.subject.eng.fl_str_mv Resolution Problems
Combinatorial Analysis
Elementary School
topic Resolution Problems
Combinatorial Analysis
Elementary School
Resolução de problemas
Análise Combinatória
Ensino Fundamental
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.por.fl_str_mv Resolução de problemas
Análise Combinatória
Ensino Fundamental
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description The present work aims to adress a mode with more means to the students concepts of Combinatorial Analysis through the methodology of Resolution Problems. It is presented the analysis of a set of contextualized activities developed in classes of 8th and 9th grade in a municipal elementary school from Rio de Janeiro, together with the classes progression during the teaching of this specific content in 2017.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-02-05
dc.date.available.fl_str_mv 2019-01-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-08T17:22:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv NASCIMENTO, Roberto Alfredo. Análise Combinatória no Ensino Fundamental através da Resolução de Problemas. 2018. 102 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4824
identifier_str_mv NASCIMENTO, Roberto Alfredo. Análise Combinatória no Ensino Fundamental através da Resolução de Problemas. 2018. 102 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4824
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
dc.publisher.initials.fl_str_mv UERJ
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e Estatística
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
bitstream.url.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/4824/1/Tese_RobertoAlfredoNascimento.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2f36fc8acb1899fce5b0ca07dcb5a4a0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1811728614425624576