Educação e Matemática Financeira: Uma proposta com atividades envolvendo situações cotidianas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4206 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é propor atividades que possam usar situações cotidianas para abordar temas de Matemática e Educação Financeira para alunos do Ensino Médio. Entender Matemática Financeira é importante para a formação não apenas do aluno, mas do cidadão. Muitas pessoas realizam empréstimos, fazem compras à prazo, lidam com juros cobrados por atrasos de pagamentos e, no entanto, não compreendem como isso funciona. Os conhecimentos de Matemática financeira devem capacitá-los para analisar, interpretar e tomar decisões financeiras, sendo que essas situações fazem parte da vida da maioria das pessoas. O objetivo de abordar a matemática financeira não é formar economistas, mas desenvolver um pensamento crítico e dotar o estudante das noções básicas utilizadas nesse contexto. Propõe-se o uso de exercícios envolvendo contextos práticos para aproximar teoria e realidade, tornando o conteúdo mais atrativo. Na maioria das atividades indica-se o uso de planilha eletrônica, por facilitar os cálculos e a visualização dos resultados. |
id |
UEPB_b5348524b4ae4f7dcf5757087cc40ff8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4206 |
network_acronym_str |
UEPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação e Matemática Financeira: Uma proposta com atividades envolvendo situações cotidianasTecnologias de Informação e Comunicação - TICsEnsino médioEducação financeiraMatemática financeiraHigh schoolFinancial educationMathematicsCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAO objetivo deste trabalho é propor atividades que possam usar situações cotidianas para abordar temas de Matemática e Educação Financeira para alunos do Ensino Médio. Entender Matemática Financeira é importante para a formação não apenas do aluno, mas do cidadão. Muitas pessoas realizam empréstimos, fazem compras à prazo, lidam com juros cobrados por atrasos de pagamentos e, no entanto, não compreendem como isso funciona. Os conhecimentos de Matemática financeira devem capacitá-los para analisar, interpretar e tomar decisões financeiras, sendo que essas situações fazem parte da vida da maioria das pessoas. O objetivo de abordar a matemática financeira não é formar economistas, mas desenvolver um pensamento crítico e dotar o estudante das noções básicas utilizadas nesse contexto. Propõe-se o uso de exercícios envolvendo contextos práticos para aproximar teoria e realidade, tornando o conteúdo mais atrativo. Na maioria das atividades indica-se o uso de planilha eletrônica, por facilitar os cálculos e a visualização dos resultados.This work aims to propose activities that can use everyday situations to approach Mathe matics and Financial Education subjects for high school students. Understanding Financial Mathematics is essential for training not only the student but the citizen. This knowledge should enable people to analyze, interpret and make financial decisions, and these situations are part of most people’s lives. Many people take out loans, make installment purchases, and deal with interest charges for late payments, yet they do not understand how it works. The objective of approaching financial mathematics is not to train economists, but to develop critical thinking and provide the student with the basic notions used in this context. It is proposed to use exercises involving practical contexts to bring theory and reality closer together, making the content more attractive. In most activities, the use of an electronic spreadsheet is indicated, as it facilitates calculations and visualization of results.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMATEsteves, Divanilda Maia02580391401Xavier Júnior, Sílvio Fernando Alves03902568461Silva, Severino Horácio da02195835443Macêdo, Josimar dos Santos2022-03-14T11:03:50Z2020-07-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMACÊDO, Josimar dos Santos. Educação e Matemática Financeira: Uma proposta com atividades envolvendo situações cotidianas. 2020. 39f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4206porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2022-03-14T11:03:50Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4206Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2022-03-14T11:03:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação e Matemática Financeira: Uma proposta com atividades envolvendo situações cotidianas |
title |
Educação e Matemática Financeira: Uma proposta com atividades envolvendo situações cotidianas |
spellingShingle |
Educação e Matemática Financeira: Uma proposta com atividades envolvendo situações cotidianas Macêdo, Josimar dos Santos Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs Ensino médio Educação financeira Matemática financeira High school Financial education Mathematics CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
title_short |
Educação e Matemática Financeira: Uma proposta com atividades envolvendo situações cotidianas |
title_full |
Educação e Matemática Financeira: Uma proposta com atividades envolvendo situações cotidianas |
title_fullStr |
Educação e Matemática Financeira: Uma proposta com atividades envolvendo situações cotidianas |
title_full_unstemmed |
Educação e Matemática Financeira: Uma proposta com atividades envolvendo situações cotidianas |
title_sort |
Educação e Matemática Financeira: Uma proposta com atividades envolvendo situações cotidianas |
author |
Macêdo, Josimar dos Santos |
author_facet |
Macêdo, Josimar dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Esteves, Divanilda Maia 02580391401 Xavier Júnior, Sílvio Fernando Alves 03902568461 Silva, Severino Horácio da 02195835443 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Macêdo, Josimar dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs Ensino médio Educação financeira Matemática financeira High school Financial education Mathematics CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs Ensino médio Educação financeira Matemática financeira High school Financial education Mathematics CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
O objetivo deste trabalho é propor atividades que possam usar situações cotidianas para abordar temas de Matemática e Educação Financeira para alunos do Ensino Médio. Entender Matemática Financeira é importante para a formação não apenas do aluno, mas do cidadão. Muitas pessoas realizam empréstimos, fazem compras à prazo, lidam com juros cobrados por atrasos de pagamentos e, no entanto, não compreendem como isso funciona. Os conhecimentos de Matemática financeira devem capacitá-los para analisar, interpretar e tomar decisões financeiras, sendo que essas situações fazem parte da vida da maioria das pessoas. O objetivo de abordar a matemática financeira não é formar economistas, mas desenvolver um pensamento crítico e dotar o estudante das noções básicas utilizadas nesse contexto. Propõe-se o uso de exercícios envolvendo contextos práticos para aproximar teoria e realidade, tornando o conteúdo mais atrativo. Na maioria das atividades indica-se o uso de planilha eletrônica, por facilitar os cálculos e a visualização dos resultados. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-24 2022-03-14T11:03:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MACÊDO, Josimar dos Santos. Educação e Matemática Financeira: Uma proposta com atividades envolvendo situações cotidianas. 2020. 39f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4206 |
identifier_str_mv |
MACÊDO, Josimar dos Santos. Educação e Matemática Financeira: Uma proposta com atividades envolvendo situações cotidianas. 2020. 39f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. |
url |
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4206 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) instacron:UEPB |
instname_str |
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
instacron_str |
UEPB |
institution |
UEPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bc@uepb.edu.br|| |
_version_ |
1809458429633232896 |