Semelhança matemática: significados a partir dos registros de representações semióticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Belarmino Segundo, Antonio Carlos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4805
Resumo: O Ensino de Geometria é imprescindível à formação dos estudantes, sendo debatido no campo da Educação Matemática porque pode promover o aprimoramento de competências e habilidades relacionadas à visualização, observação, medição, comparação e abstração sobre figuras e o espaço num contexto de investigação e exploração de resolução das questões. Sendo assim, a presente dissertação tem como objetivo analisar a compreensão de Semelhança Matemática demonstrada por alunos da 1ª série do Ensino Médio, tendo como base a Teoria dos Registros de Representações Semióticas (TRRS). Apresenta breves considerações sobre o ensino e aprendizagem de Geometria na Educação Básica, a partir de autores como Pavanello (1996), Smole et al. (2000), Fonseca (2001), Huete e Bravo (2006), Eves (2011), Iezzi et al. (2015), Monteiro (2015), entre outros. A pesquisa se caracteriza como qualitativa numa modalidade diagnóstica, operacionalizada com alunos de quatro (04) turmas de 1ª série do Ensino Médio, da cidade de Santa Luzia, interior da Paraíba. Os dados foram coletados num único encontro, onde foi aplicado o instrumento da pesquisa. Esse instrumento conteve onze (11) questões e considerou as múltiplas maneiras pelas quais os alunos podem abordar e entender o conceito de Semelhança, promovendo uma compreensão mais profunda de Matemática. A análise dos dados teve como fundamento a TRRS. As respostas dos estudantes foram organizadas e analisadas considerando as três atividades cognitivas ligadas à semiose: a formação de uma representação identificável, o tratamento e a conversão. Após a análise dos dados, foi elaborada uma sequência didática à luz da TRRS, que permite representar o conceito de Semelhança Matemática de várias maneiras, buscando contribuir para melhor apreensão do conceito trabalhado.
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Após a análise dos dados, foi elaborada uma sequência didática à luz da TRRS, que permite representar o conceito de Semelhança Matemática de várias maneiras, buscando contribuir para melhor apreensão do conceito trabalhado.The teaching of Geometry is essential for students' education and is a subject of debate in the field of Mathematics Education, as it can enhance competencies and skills related to visualization, observation, measurement, comparison, and abstraction of shapes and space within a context of inquiry and problem-solving exploration. Thus, this dissertation aims to analyze the understanding of Mathematical Similarity demonstrated by first-year high school students, based on the Theory of Registers of Semiotic Representations (TRRS). It provides brief considerations on the teaching and learning of Geometry in Basic Education, drawing from authors such as Pavanello (1996), Smole et al. (2000), Fonseca (2001), Huete and Bravo (2006), Eves (2011), Iezzi et al. (2015), Monteiro (2015), among others. The research is qualitative in a diagnostic modality, conducted with students from four (04) first-year high school classes in the city of Santa Luzia, in the interior of Paraíba. Data were collected in a single meeting, during which the research instrument was administered. This instrument included eleven (11) questions and considered the multiple ways in which students can approach and understand the concept of Similarity, aiming to promote a deeper understanding of Mathematics. The data analysis was grounded in TRRS. The students' responses were organized and analyzed, taking into account the three cognitive activities related to semiosis: the formation of an identifiable representation, processing, and conversion. After the data analysis, a didactic sequence was developed in light of TRRS, allowing for various representations of the concept of Mathematical Similarity, with the goal of contributing to a better grasp of the concept under study.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMAzerêdo, Maria Alves dehttp://lattes.cnpq.br/0309471026419288Oliveira, Arlandson Matheus Silvahttp://lattes.cnpq.br/4483939457393328Onofre, Eduardo Gomeshttp://lattes.cnpq.br/5339741056906369Belarmino Segundo, Antonio Carlos2023-11-21T12:58:08Z2999-12-312023-11-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBELARMINO SEGUNDO, Antonio Carlos. Semelhança matemática: significados a partir dos registros de representações semióticas. 2023. 100 p. 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