Estudo de congruência e semelhança de triângulos: uma proposta para o ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7346 |
Resumo: | Este trabalho tem por propósito estudar a congruência e a semelhança de triângulos como uma proposta o ensino básico, cujo objetivo é especificar esses casos estabelecendo relações para o estudo e egresso ao mestrado profissional, facilitando o processo de ensino-aprendizagem nos níveis fundamentais e médios, por ser um conteúdo importante de matemática, o mesmo é ensinado através de memorização mecânica. Com o auxílio do aplicativo GeoGebra, régua e compasso, ocorrerá uma construção lúdica por meio meio desses instrumentos de aprendizagem, sendo suporte para o o estudo professores e alunos. Pretende-se também desmitificar esse conteúdo que normalmente não é tratado com sutileza e é transmitido ao longo dos anos através de memorização mecânica e visam aprimorar também os estudos e pesquisas posteriores. |
id |
UFAM_5ee7a3e65f3981f69a5fb8f82e3a33ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7346 |
network_acronym_str |
UFAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository_id_str |
6592 |
spelling |
Estudo de congruência e semelhança de triângulos: uma proposta para o ensino básicoCongruence and triangle similarity study: a proposal for basic educationMatemática - Estudo e ensinoMatemática (Ensino fundamental)Matemática (Ensino médio)GeometriaCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICAGeometriaCongruênciaSemelhançaEnsino de MatemáticaEste trabalho tem por propósito estudar a congruência e a semelhança de triângulos como uma proposta o ensino básico, cujo objetivo é especificar esses casos estabelecendo relações para o estudo e egresso ao mestrado profissional, facilitando o processo de ensino-aprendizagem nos níveis fundamentais e médios, por ser um conteúdo importante de matemática, o mesmo é ensinado através de memorização mecânica. Com o auxílio do aplicativo GeoGebra, régua e compasso, ocorrerá uma construção lúdica por meio meio desses instrumentos de aprendizagem, sendo suporte para o o estudo professores e alunos. Pretende-se também desmitificar esse conteúdo que normalmente não é tratado com sutileza e é transmitido ao longo dos anos através de memorização mecânica e visam aprimorar também os estudos e pesquisas posteriores.The purpose of this paper is to study the congruence and similarity of triangles as a basic education proposal, whose objective is to specify these cases establishing relationships for the study and egress to the professional master, facilitating the teaching-learning process at the fundamental and middle levels, Because it is an important math content, it is taught through mechanical memorization. With the help of the application GeoGebra, ruler and compass, there will be a playful construction through these learning tools, being support for the study teachers and students. It is also intended to demystify this content that is not normally treated with subtlety and is transmitted over the years through mechanical memorization and also aims to improve further studies and research.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em MatemáticaOliveira, Nilomar Vieira dehttp://lattes.cnpq.br/4870990824639847Amorim Neto, Alcides de Castrohttp://lattes.cnpq.br/2095519556544958Prata, Roberto Antonio Cordeirohttp://lattes.cnpq.br/5159150780688575Rocha, João Silvahttp://lattes.cnpq.br/63124444791446522019-09-03T17:54:19Z2019-08-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfROCHA, João Silva. Estudo de congruência e semelhança de triângulos: uma proposta para o ensino básico. 2019. 65 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7346porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2019-09-04T05:03:45Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7346Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922019-09-04T05:03:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo de congruência e semelhança de triângulos: uma proposta para o ensino básico Congruence and triangle similarity study: a proposal for basic education |
title |
Estudo de congruência e semelhança de triângulos: uma proposta para o ensino básico |
spellingShingle |
Estudo de congruência e semelhança de triângulos: uma proposta para o ensino básico Rocha, João Silva Matemática - Estudo e ensino Matemática (Ensino fundamental) Matemática (Ensino médio) Geometria CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA Geometria Congruência Semelhança Ensino de Matemática |
title_short |
Estudo de congruência e semelhança de triângulos: uma proposta para o ensino básico |
title_full |
Estudo de congruência e semelhança de triângulos: uma proposta para o ensino básico |
title_fullStr |
Estudo de congruência e semelhança de triângulos: uma proposta para o ensino básico |
title_full_unstemmed |
Estudo de congruência e semelhança de triângulos: uma proposta para o ensino básico |
title_sort |
Estudo de congruência e semelhança de triângulos: uma proposta para o ensino básico |
author |
Rocha, João Silva |
author_facet |
Rocha, João Silva http://lattes.cnpq.br/6312444479144652 |
author_role |
author |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/6312444479144652 |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Nilomar Vieira de http://lattes.cnpq.br/4870990824639847 Amorim Neto, Alcides de Castro http://lattes.cnpq.br/2095519556544958 Prata, Roberto Antonio Cordeiro http://lattes.cnpq.br/5159150780688575 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, João Silva http://lattes.cnpq.br/6312444479144652 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática - Estudo e ensino Matemática (Ensino fundamental) Matemática (Ensino médio) Geometria CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA Geometria Congruência Semelhança Ensino de Matemática |
topic |
Matemática - Estudo e ensino Matemática (Ensino fundamental) Matemática (Ensino médio) Geometria CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA Geometria Congruência Semelhança Ensino de Matemática |
description |
Este trabalho tem por propósito estudar a congruência e a semelhança de triângulos como uma proposta o ensino básico, cujo objetivo é especificar esses casos estabelecendo relações para o estudo e egresso ao mestrado profissional, facilitando o processo de ensino-aprendizagem nos níveis fundamentais e médios, por ser um conteúdo importante de matemática, o mesmo é ensinado através de memorização mecânica. Com o auxílio do aplicativo GeoGebra, régua e compasso, ocorrerá uma construção lúdica por meio meio desses instrumentos de aprendizagem, sendo suporte para o o estudo professores e alunos. Pretende-se também desmitificar esse conteúdo que normalmente não é tratado com sutileza e é transmitido ao longo dos anos através de memorização mecânica e visam aprimorar também os estudos e pesquisas posteriores. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-03T17:54:19Z 2019-08-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ROCHA, João Silva. Estudo de congruência e semelhança de triângulos: uma proposta para o ensino básico. 2019. 65 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7346 |
identifier_str_mv |
ROCHA, João Silva. Estudo de congruência e semelhança de triângulos: uma proposta para o ensino básico. 2019. 65 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019. |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7346 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br |
_version_ |
1809732036220420096 |