Estudo de congruência e semelhança de triângulos: uma proposta para o ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, João Silva
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/6312444479144652
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7346
Resumo: Este trabalho tem por propósito estudar a congruência e a semelhança de triângulos como uma proposta o ensino básico, cujo objetivo é especificar esses casos estabelecendo relações para o estudo e egresso ao mestrado profissional, facilitando o processo de ensino-aprendizagem nos níveis fundamentais e médios, por ser um conteúdo importante de matemática, o mesmo é ensinado através de memorização mecânica. Com o auxílio do aplicativo GeoGebra, régua e compasso, ocorrerá uma construção lúdica por meio meio desses instrumentos de aprendizagem, sendo suporte para o o estudo professores e alunos. Pretende-se também desmitificar esse conteúdo que normalmente não é tratado com sutileza e é transmitido ao longo dos anos através de memorização mecânica e visam aprimorar também os estudos e pesquisas posteriores.
id UFAM_5ee7a3e65f3981f69a5fb8f82e3a33ec
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7346
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Estudo de congruência e semelhança de triângulos: uma proposta para o ensino básicoCongruence and triangle similarity study: a proposal for basic educationMatemática - Estudo e ensinoMatemática (Ensino fundamental)Matemática (Ensino médio)GeometriaCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICAGeometriaCongruênciaSemelhançaEnsino de MatemáticaEste trabalho tem por propósito estudar a congruência e a semelhança de triângulos como uma proposta o ensino básico, cujo objetivo é especificar esses casos estabelecendo relações para o estudo e egresso ao mestrado profissional, facilitando o processo de ensino-aprendizagem nos níveis fundamentais e médios, por ser um conteúdo importante de matemática, o mesmo é ensinado através de memorização mecânica. Com o auxílio do aplicativo GeoGebra, régua e compasso, ocorrerá uma construção lúdica por meio meio desses instrumentos de aprendizagem, sendo suporte para o o estudo professores e alunos. Pretende-se também desmitificar esse conteúdo que normalmente não é tratado com sutileza e é transmitido ao longo dos anos através de memorização mecânica e visam aprimorar também os estudos e pesquisas posteriores.The purpose of this paper is to study the congruence and similarity of triangles as a basic education proposal, whose objective is to specify these cases establishing relationships for the study and egress to the professional master, facilitating the teaching-learning process at the fundamental and middle levels, Because it is an important math content, it is taught through mechanical memorization. With the help of the application GeoGebra, ruler and compass, there will be a playful construction through these learning tools, being support for the study teachers and students. It is also intended to demystify this content that is not normally treated with subtlety and is transmitted over the years through mechanical memorization and also aims to improve further studies and research.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em MatemáticaOliveira, Nilomar Vieira dehttp://lattes.cnpq.br/4870990824639847Amorim Neto, Alcides de Castrohttp://lattes.cnpq.br/2095519556544958Prata, Roberto Antonio Cordeirohttp://lattes.cnpq.br/5159150780688575Rocha, João Silvahttp://lattes.cnpq.br/63124444791446522019-09-03T17:54:19Z2019-08-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfROCHA, João Silva. Estudo de congruência e semelhança de triângulos: uma proposta para o ensino básico. 2019. 65 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7346porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2019-09-04T05:03:45Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7346Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922019-09-04T05:03:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo de congruência e semelhança de triângulos: uma proposta para o ensino básico
Congruence and triangle similarity study: a proposal for basic education
title Estudo de congruência e semelhança de triângulos: uma proposta para o ensino básico
spellingShingle Estudo de congruência e semelhança de triângulos: uma proposta para o ensino básico
Rocha, João Silva
Matemática - Estudo e ensino
Matemática (Ensino fundamental)
Matemática (Ensino médio)
Geometria
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
Geometria
Congruência
Semelhança
Ensino de Matemática
title_short Estudo de congruência e semelhança de triângulos: uma proposta para o ensino básico
title_full Estudo de congruência e semelhança de triângulos: uma proposta para o ensino básico
title_fullStr Estudo de congruência e semelhança de triângulos: uma proposta para o ensino básico
title_full_unstemmed Estudo de congruência e semelhança de triângulos: uma proposta para o ensino básico
title_sort Estudo de congruência e semelhança de triângulos: uma proposta para o ensino básico
author Rocha, João Silva
author_facet Rocha, João Silva
http://lattes.cnpq.br/6312444479144652
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/6312444479144652
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Nilomar Vieira de
http://lattes.cnpq.br/4870990824639847
Amorim Neto, Alcides de Castro
http://lattes.cnpq.br/2095519556544958
Prata, Roberto Antonio Cordeiro
http://lattes.cnpq.br/5159150780688575
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, João Silva
http://lattes.cnpq.br/6312444479144652
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - Estudo e ensino
Matemática (Ensino fundamental)
Matemática (Ensino médio)
Geometria
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
Geometria
Congruência
Semelhança
Ensino de Matemática
topic Matemática - Estudo e ensino
Matemática (Ensino fundamental)
Matemática (Ensino médio)
Geometria
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
Geometria
Congruência
Semelhança
Ensino de Matemática
description Este trabalho tem por propósito estudar a congruência e a semelhança de triângulos como uma proposta o ensino básico, cujo objetivo é especificar esses casos estabelecendo relações para o estudo e egresso ao mestrado profissional, facilitando o processo de ensino-aprendizagem nos níveis fundamentais e médios, por ser um conteúdo importante de matemática, o mesmo é ensinado através de memorização mecânica. Com o auxílio do aplicativo GeoGebra, régua e compasso, ocorrerá uma construção lúdica por meio meio desses instrumentos de aprendizagem, sendo suporte para o o estudo professores e alunos. Pretende-se também desmitificar esse conteúdo que normalmente não é tratado com sutileza e é transmitido ao longo dos anos através de memorização mecânica e visam aprimorar também os estudos e pesquisas posteriores.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-03T17:54:19Z
2019-08-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROCHA, João Silva. Estudo de congruência e semelhança de triângulos: uma proposta para o ensino básico. 2019. 65 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7346
identifier_str_mv ROCHA, João Silva. Estudo de congruência e semelhança de triângulos: uma proposta para o ensino básico. 2019. 65 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7346
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Matemática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732036220420096