Inserção da dualidade onda-partícula no ensino médio por meio de abordagens histórica e experimental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Victoria Miguel dos Santos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4662
Resumo: O presente estudo, através de uma pesquisa pedagógica, tem por objetivo verificar em que medida a produção de uma sequência didática, com base na metodologia ativa sala de aula invertida, contribui para a inserção de um conteúdo específico da Física Moderna e Contemporânea, a Dualidade Onda-Partícula, no terceiro ano do ensino médio, por meio de abordagens Histórica e Experimental. Tal proposta foi pensada para ser desenvolvida virtualmente, haja vista o cenário de pandemia vivenciado em 2019 e a necessidade de professores readaptarem suas metodologias, dando ênfase ao uso de tecnologia. Para isso, foi utilizada uma rede social para manter contato com os estudantes e obter-se um espaço para aprendizagem não formal, plataformas digitais para a realização de atividades, através de formulários on-line, plataformas para promover encontros virtuais e utilizados, ainda, simulações virtuais. Foi aplicado um pré-teste para verificar o conhecimento prévio dos estudantes e, ao fim dos encontros dessa proposta, um pós-teste para analisar o avanço desses estudantes diante da temática abordada. A proposta mostrou-se bastante produtiva, pois pudemos observar a participação e o interesse dos estudantes, diante da temática e metodologia utilizada.
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