Uma análise das metodologias utilizadas por professores de matemática do ensino médio de uma escola pública do interior de Pernambuco durante o período de pandemia do covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jany Kelly Souza da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPE
Texto Completo: https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/247
Resumo: Neste presente trabalho analisamos os impactos da pandemia sobre a etapa final da educação básica, buscamos conhecer as metodologias adotadas pelos professores de matemática do ensino médio em uma escola pública do estado de Pernambuco. Para tanto, realizamos uma pesquisa exploratória, descritiva e um estudo de caso com abordagem qualitativa. Referenciamos teóricos atuais, como, Arruda (2020) e Silva (2020). E para a coleta de dados utilizamos um questionário utilizando a plataforma Google Forms. Os resultados apontaram dificuldades quanto ao acesso à internet, assim como a falta de estrutura de equipamento por parte dos estudantes. Ficou evidente que os professores também possuem limitações em relação ao modelo de ensino remoto, uma vez que o uso das tecnologias ainda parece ser um fator limitante. A pouca familiaridade dos estudantes e professores, bem como a falta de estrutura nas residências dos mesmos parece ser um dos fatores que mais prejudicam o processo de ensino e, por consequência, tem repercussões na aprendizagem significativa por parte dos estudantes. Os dados revelaram ainda que as dificuldades do ensino da matemática, no ensino remoto, foram potencializadas, as mudanças impostas pela pandemia assustaram os estudantes e as dificuldades de entendimento da disciplina acabaram se multiplicando.
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spelling 2021-03-24T01:11:16Z2021-03-24T01:11:16Z2020-11-03https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/247Neste presente trabalho analisamos os impactos da pandemia sobre a etapa final da educação básica, buscamos conhecer as metodologias adotadas pelos professores de matemática do ensino médio em uma escola pública do estado de Pernambuco. Para tanto, realizamos uma pesquisa exploratória, descritiva e um estudo de caso com abordagem qualitativa. Referenciamos teóricos atuais, como, Arruda (2020) e Silva (2020). E para a coleta de dados utilizamos um questionário utilizando a plataforma Google Forms. Os resultados apontaram dificuldades quanto ao acesso à internet, assim como a falta de estrutura de equipamento por parte dos estudantes. Ficou evidente que os professores também possuem limitações em relação ao modelo de ensino remoto, uma vez que o uso das tecnologias ainda parece ser um fator limitante. A pouca familiaridade dos estudantes e professores, bem como a falta de estrutura nas residências dos mesmos parece ser um dos fatores que mais prejudicam o processo de ensino e, por consequência, tem repercussões na aprendizagem significativa por parte dos estudantes. Os dados revelaram ainda que as dificuldades do ensino da matemática, no ensino remoto, foram potencializadas, as mudanças impostas pela pandemia assustaram os estudantes e as dificuldades de entendimento da disciplina acabaram se multiplicando.In this work we analyze the impacts of the pandemic on the final stage of basic education, we seek to know the methodologies adopted by high school mathematics teachers in a public school in the state of Pernambuco. For this, we conducted an exploratory, descriptive research and a case study with a qualitative approach. For data collection we used a questionnaire using the Google Forms platform. The results pointed out difficulties regarding access to the internet, as well as the lack of equipment structure by the students. It was evident that teachers also have limitations in relation to the remote teaching model, since the use of technologies still seems to be a limiting factor. The little familiarity of the students and teachers, as well as the lack of structure in their homes, seems to be one of the factors that most harm the teaching process and, consequently, has repercussions on the significant learning by the students. The data also revealed that the difficulties of teaching mathematics, in remote education, were enhanced, the changes imposed by the pandemic scared the students and the difficulties of understanding the discipline ended up multiplying.24 p.AULETE, Caldas. Novíssimo Aulete dicionário contemporâneo da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Lexikon, 2011. BORGES, Lucas Ferreira. 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