Laboratório de Matemática no museu: Usos e perspectivas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3152 |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo observar o efeito do material didático no desenvolvimento de ideias matemáticas trabalhadas na forma de experimentos, num Museu Vivo de Ciência e Tecnologia. Fundamentamos este trabalho em pesquisas de ALMEIDA (1997), PEREIRA (2007) e FALCÃO (2009), que falam sobre o uso dos museus como ambientes que podem propiciar a aprendizagem e também nos fundamentamos em NACARATO (2005), LORENZATO (2006), AGUIAR (1999), TURRIONI (2004), FIORENTINI E MIORIM (1990), dentre outros que exploram o uso de material didático e do laboratório de ensino de matemática em sala de aula. O trabalho foi desenvolvido na modalidade de pesquisa qualitativa. O trabalho de campo foi realizado no laboratório de matemática em um museu público do Estado da Paraíba, onde trabalhamos com atividades experimentais de matemática e observamos turmas do 6º e 9º ano do ensino fundamental, de várias escolas municipais. Ao pesquisar as concepções de vários autores sobre o tema, identificamos algumas limitações de ordem direta quanto ao uso do material didático, de que não podemos usá-lo em todas as aulas ou conteúdos, e de ordem indireta, como a exigência de um tempo maior de planejamento e elaboração de recursos para a sua utilização em sala de aula. Em relação às possibilidades, destacamos a socialização no trabalho em grupo, de um aluno mais atuante e reflexivo em relação ao ensino-aprendizagem da matemática e uma participação mais ativa na relação professor-aluno. Identificamos que seu uso pode mediar o desenvolvimento de ideias de conteúdos e, ao mesmo tempo, tem também a função de diagnosticar algumas lacunas e dificuldades apresentadas pelo aluno. Ao apresentar situações de ensino nas quais o material didático de manipulação se faz presente, discutiremos como desencadear a formação de ideias matemáticas no educando, tendo o professor como mediador desse processo. Ao observar as diferentes atividades desenvolvidas no museu chegamos à conclusão que é possível ter diferentes concepções de um Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) em um museu, e que essas concepções dependem da proposta do projeto que se deseja desenvolver no museu e da formação das pessoas que irão atuar no projeto. Um outro resultado observado foi o envolvimento dos alunos na maioria dos experimentos desenvolvidos e em trabalhos de grupos. |
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Laboratório de Matemática no museu: Usos e perspectivasLaboratory of mathematics in the museum: uses and perspectivesEducação matemáticaLaboratório de MatemáticaMateriais didáticos de manipulaçãoMuseu Vivo de Ciência e TecnologiaMathematics EducationTeaching materials for manipulationLaboratory of MathematicsEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMA presente pesquisa tem como objetivo observar o efeito do material didático no desenvolvimento de ideias matemáticas trabalhadas na forma de experimentos, num Museu Vivo de Ciência e Tecnologia. Fundamentamos este trabalho em pesquisas de ALMEIDA (1997), PEREIRA (2007) e FALCÃO (2009), que falam sobre o uso dos museus como ambientes que podem propiciar a aprendizagem e também nos fundamentamos em NACARATO (2005), LORENZATO (2006), AGUIAR (1999), TURRIONI (2004), FIORENTINI E MIORIM (1990), dentre outros que exploram o uso de material didático e do laboratório de ensino de matemática em sala de aula. O trabalho foi desenvolvido na modalidade de pesquisa qualitativa. O trabalho de campo foi realizado no laboratório de matemática em um museu público do Estado da Paraíba, onde trabalhamos com atividades experimentais de matemática e observamos turmas do 6º e 9º ano do ensino fundamental, de várias escolas municipais. Ao pesquisar as concepções de vários autores sobre o tema, identificamos algumas limitações de ordem direta quanto ao uso do material didático, de que não podemos usá-lo em todas as aulas ou conteúdos, e de ordem indireta, como a exigência de um tempo maior de planejamento e elaboração de recursos para a sua utilização em sala de aula. Em relação às possibilidades, destacamos a socialização no trabalho em grupo, de um aluno mais atuante e reflexivo em relação ao ensino-aprendizagem da matemática e uma participação mais ativa na relação professor-aluno. Identificamos que seu uso pode mediar o desenvolvimento de ideias de conteúdos e, ao mesmo tempo, tem também a função de diagnosticar algumas lacunas e dificuldades apresentadas pelo aluno. Ao apresentar situações de ensino nas quais o material didático de manipulação se faz presente, discutiremos como desencadear a formação de ideias matemáticas no educando, tendo o professor como mediador desse processo. Ao observar as diferentes atividades desenvolvidas no museu chegamos à conclusão que é possível ter diferentes concepções de um Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) em um museu, e que essas concepções dependem da proposta do projeto que se deseja desenvolver no museu e da formação das pessoas que irão atuar no projeto. Um outro resultado observado foi o envolvimento dos alunos na maioria dos experimentos desenvolvidos e em trabalhos de grupos.The present research has as objective to observe the effect of didactic material in the development of mathematical ideas worked in the form of experiments, in a Living Museum of Science and Technology. We base this work on researches by ALMEIDA (1997), PEREIRA (2007) and FALCÃO (2009) that talk about the use of museums as environments that can foster learning and also we are based on NACARATO (2005), LORENZATO (2006), AGUIAR (1999), TURRIONI (2004), FIORENTINI E MIORIM (1990), among others that explore the use of didactic material and the Mathematics teaching laboratory in the classroom. The work was developed in the modality of qualitative research. Fieldwork was carried out in the mathematics laboratory at a public museum in the state of Paraíba, where we have worked with experimental mathematical activities. We have observed classes in the 6th and 9th grades of elementary school in several municipal schools. When researching the conceptions of several authors on the subject, we have identified some direct order limitations regarding the use of didactic material that we cannot use in all classes or contents and of indirect order such as the requirement of a greater time of planning and development of didactic resources for their use in the classroom. Regarding the possibilities, we highlight the socialization in the group work, of a more active and reflective student in relation to teaching-learning of Mathematics and a more active participation in the teacher-student relationship. We have identified that its use can mediate the development of content ideas and at the same time, also it has the function of diagnosing some gaps and difficulties presented by the student. When presenting teaching situations where the didactic material of manipulation is present, we have discussed how to trigger the formation of mathematical ideas in the student, with the teacher as mediator of this process. In observing the different activities developed in the museum, we have conclude that it is possible to have different conceptions of an Mathematics Teaching Laboratory in a museum, and that these conceptions depend on the proposal of the project that one wishes to develop in the museum and the formation of the people who will act in the project. Another result observed was the involvement of the students in the majority of experiments developed and in group work.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMAndrade, Silvanio de43807631534http://lattes.cnpq.br/8695612846450802Soares, Luís Havelange99695260497http://lattes.cnpq.br/3257250803661886Almeida, José Joelson Pimentel de63284626468http://lattes.cnpq.br/8166150091846962Brito, Leonardo Lira de2019-02-18T14:17:03Z2016-12-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBRITO, L. L. de. Laboratório de Matemática no museu: Usos e perspectivas. 2016. 134f. 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