Estágio curricular não obrigatório em serviço social: uma agenda recorrente na formação profissional do(a)s assistentes sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Glaucia Maria de Oliveira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2896
Resumo: A formação profissional dos assistentes sociais na atualidade enfrenta os desafios impostos pela lógica mercantil que transforma a educação em novo nicho mercadológico. O estágio em Serviço Social, como elemento central no processo formativo dos assistentes sociais, conflui em sua realização as implicações do atual contexto colocadas ao exercício e à formação profissional. As condições de operacionalização dos estágios, sobretudo do não obrigatório, evidenciam essa dinâmica que fragiliza a relação de ensino-aprendizagem que deve ser garantida durante o processo de formação. Neste sentido, este estudo intenciona analisar o processo de acompanhamento didático-pedagógico do estágio curricular não obrigatório em Serviço Social e os rebatimentos à formação profissional, na atual conjuntura de contrarreforma do Ensino Superior, tendo como lócus de pesquisa o curso de Serviço Social da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). O estudo disponibilizou de revisão bibliográfica, análise documental e coleta de dados empíricos realizada com os segmentos que participam diretamente da operacionalização do estágio não obrigatório: os supervisores acadêmicos, o coordenador de estágio em Serviço Social e as alunas estagiárias. Constatamos que o acompanhamento pedagógico do estágio não obrigatório é uma problemática no âmbito da instituição de ensino, vez que ele é fragilizado, ou até mesmo inexistente, como consequência das atuais condições postas para a educação superior na Paraíba. A ausência de acompanhamento pedagógico vem contribuindo para que estas experiências respondam, prioritariamente, as requisições de força de trabalho barata dos discentes que necessitam da remuneração, em detrimento de uma experiência que deveria possibilitar uma aproximação qualitativa do cotidiano do trabalho profissional. Todavia, ressaltamos os avanços conquistados e o potencial dos aparatos normativos da profissão no que concerne ao direcionamento à realização de um estágio com qualidade, com finalidade didáticopedagógica que possibilite o desenvolvimento das habilidades e competências necessárias ao exercício profissional dos futuros assistentes sociais, com destaque à Política Nacional de Estágio da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social - ABEPSS, instrumento articulador em prol do fortalecimento do projeto de formação frente as investidas do capital.
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Neste sentido, este estudo intenciona analisar o processo de acompanhamento didático-pedagógico do estágio curricular não obrigatório em Serviço Social e os rebatimentos à formação profissional, na atual conjuntura de contrarreforma do Ensino Superior, tendo como lócus de pesquisa o curso de Serviço Social da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). O estudo disponibilizou de revisão bibliográfica, análise documental e coleta de dados empíricos realizada com os segmentos que participam diretamente da operacionalização do estágio não obrigatório: os supervisores acadêmicos, o coordenador de estágio em Serviço Social e as alunas estagiárias. Constatamos que o acompanhamento pedagógico do estágio não obrigatório é uma problemática no âmbito da instituição de ensino, vez que ele é fragilizado, ou até mesmo inexistente, como consequência das atuais condições postas para a educação superior na Paraíba. A ausência de acompanhamento pedagógico vem contribuindo para que estas experiências respondam, prioritariamente, as requisições de força de trabalho barata dos discentes que necessitam da remuneração, em detrimento de uma experiência que deveria possibilitar uma aproximação qualitativa do cotidiano do trabalho profissional. Todavia, ressaltamos os avanços conquistados e o potencial dos aparatos normativos da profissão no que concerne ao direcionamento à realização de um estágio com qualidade, com finalidade didáticopedagógica que possibilite o desenvolvimento das habilidades e competências necessárias ao exercício profissional dos futuros assistentes sociais, com destaque à Política Nacional de Estágio da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social - ABEPSS, instrumento articulador em prol do fortalecimento do projeto de formação frente as investidas do capital.The professional training of social workers today face the challenges posed by market forces transforming education in new marketing niche. The Stage in Social Work as a key element in the training process of social assistants converges on their achievement the implications of the current context placed to exercise and the professional training the social assistant. The operation conditions of the stages, especially the non- mandatory, exposes this dynamic that weakens the teaching- learning relationship that must be guaranteed during all the training process. In this respect , this scientific study intends to analyze the process of didacticpedagogic monitoring not mandatory during the curricular training in social work and the repercussions to the formation social worker, at this juncture of reform of Higher Education, the main focus of research, graduation in Social Work at the State University of Paraíba (UEPB). The study provided a literature review, document analysis and empirical data collection performed with the segments that participate directly in the operation of not mandatory stage: the academic supervisors, the internship coordinator in Social Work students and trainees. We found that the educational support of the not mandatory stage is a problem within the educational institution, since it is weakened, or even non-existent, as a result of current conditions laid down for higher education in Paraíba. The absence of educational support has contributed to these experiences respond primarily the cheap hand labor occupation requests from students who need their payment, at the expense of an experience that should enable a qualitative approach of the everyday professional work. However, we emphasize the advances made and the strength of the normative regulation of the profession regarding the guidance to carry out an exceptional internship, with didactic and pedagogical purpose in enabling the development of skills and competencies necessary to the professional activity of future social assistants with emphasis on national policy stage of the Association of education and Research in Social Work - ABEPSS, articulating instrument in favor of strengthening the front training project the capital invested.CAPESUniversidade Estadual da ParaíbaCentro de Ciências Sociais e Aplicadas - CCSABrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Serviço Social - PPGSSSouza, Moema Amélia Serpa Lopes dehttp://lattes.cnpq.br/2781009304496825Souza, Moema Amelia Serpa Lopes dehttp://lattes.cnpq.br/2781009304496825Nobrega, Monica Barros dahttp://lattes.cnpq.br/2520472194290148Cantalice, Luciana Batista de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/7719098816932462Carvalho, Glaucia Maria de Oliveira2017-11-30T18:21:34Z2015-09-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCarvalho, Glaucia Maria de Oliveira. 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