Limites e possibilidades do estágio supervisionado obrigatório em Serviço Social na UFRN
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36400 |
Resumo: | O estágio obrigatório em Serviço Social se apresenta como fundamental para demarcar os processos de mediação teórico-prática na integralidade da formação profissional do assistente social. Nesse sentido, faz importante compreender como os/as discentes identificam essa relação e a materializam na sua formação. A partir dessa perspectiva o presente trabalho de conclusão de curso, teve como objetivo geral analisar a percepção dos discentes do sexto período do curso de Serviço Social da UFRN, do período de 2017.1, sobre os limites e possibilidades do estágio obrigatório para sua formação acadêmica, buscou identificar, a partir da percepção dos/as discentes, os principais desafios encontrados na execução dos estágios nas instituições que desenvolvem tais atividades; conhecer o nível de informação dos/as discentes acerca da Lei de Regulação do Estágio obrigatório e por fim apreender como os/as discentes identificam as articulações entre as dimensões teórico-metodológica, ético-político e técnico-operativo no campo dos estágios. Para o processo investigativo foi utilizado pesquisa bibliográfica e de campo, através da realização de nove entrevistas com os/as discentes que estavam em campo de estágio. Concluímos que um dos maiores desafios postos ao estágio pelos/as alunas está na compreensão da materialização das dimensões teórico metodológicas, ético-política e técnico operativa nos campos de estágios, aliado a um insuficiente aprofundamento nos subsídios que regulamentam o mesmo, e por fim que a escolha dos campos, quase sempre, levam em conta as condições objetivas, principalmente a disponibilidade de transportes públicos. |
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