A matemática financeira na Educação de Jovens e Adultos: possibilidades de ensino e aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casado, Wellison Gomes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3317
Resumo: A educação financeira na escola precisa ser considerada relevante para a formação dos indiví- duos e seu bem-estar. Este estudo tem como objetivo refletir sobre o ensino da matemática financeira para estudantes do 5º ciclo (8º e 9º anos) da Educação de Jovens e Adultos – EJA. Utilizamos uma abordagem qualitativa e para a obtenção dos dados aplicamos um question á- rio e avaliamos uma coleção de livros didáticos na parte dedicada a matemática financeira. Como o poder público não foi capaz de garantir a qualidade da escola pública e a permanên- cia dos jovens na escola, foi criada a EJA, mas as políticas para essa modalidade de ensino foram sempre precárias. Mesmo considerando esse cenário, compreendemos que a matemáti- ca financeira é um tema importante e que merece ser destacada na educação básica, em esp e- cial com os alunos de EJA, por ser um conteúdo que está presente na vida cotidiana dos alu- nos. A escola não tem garantido uma formação crítica, mas pode oferecer contribuições im- portantes nessa formação do aluno, em diversos conteúdos, em especial, em matemática fi- nanceira. Os dados apontam que os conhecimentos dos alunos sobre matemática financeira, e em consequência, de educação financeira são superficiais.
id UEPB_c34597d77fb46ffe4daa6f7fd4215cff
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3317
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling A matemática financeira na Educação de Jovens e Adultos: possibilidades de ensino e aprendizagemFinancial mathematics in youth and adult education: Teaching and learning possibilitiesEducação de Jovens e AdultosMatemática FinanceiraEducação financeiraLivros didáticosFinancial MathematicsYouth and Adult EducationEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMA educação financeira na escola precisa ser considerada relevante para a formação dos indiví- duos e seu bem-estar. Este estudo tem como objetivo refletir sobre o ensino da matemática financeira para estudantes do 5º ciclo (8º e 9º anos) da Educação de Jovens e Adultos – EJA. Utilizamos uma abordagem qualitativa e para a obtenção dos dados aplicamos um question á- rio e avaliamos uma coleção de livros didáticos na parte dedicada a matemática financeira. Como o poder público não foi capaz de garantir a qualidade da escola pública e a permanên- cia dos jovens na escola, foi criada a EJA, mas as políticas para essa modalidade de ensino foram sempre precárias. Mesmo considerando esse cenário, compreendemos que a matemáti- ca financeira é um tema importante e que merece ser destacada na educação básica, em esp e- cial com os alunos de EJA, por ser um conteúdo que está presente na vida cotidiana dos alu- nos. A escola não tem garantido uma formação crítica, mas pode oferecer contribuições im- portantes nessa formação do aluno, em diversos conteúdos, em especial, em matemática fi- nanceira. Os dados apontam que os conhecimentos dos alunos sobre matemática financeira, e em consequência, de educação financeira são superficiais.Financial education in school needs to be considered relevant for the training of individuals and their well-being. This study aims to reflect on the teaching of financial mathematics for students of the 5th cycle (8th and 9th grade) of Youth and Adult Education (EJA). We used a qualitative approach and to obtain the data we applied a questionnaire and evaluated a collec- tion of textbooks in the part dedicated to financial mathematics. As the public power was not able to guarantee the quality of the public school and the permanence of the young people in the school, the EJA was created, but the policies for this modality of education were always precarious. Even considering this scenario, we understand that financial mathematics is an important topic and deserves to be highlighted in basic education, especially with EJA stu- dents, because it is a content that is present in students' daily lives. The school does not gua r- antee a critical formation, but it can offer important contributions in this formation of the stu- dent, in diverse contents, especially in financial mathematics. The data show that students' knowledge about financial mathematics, and consequently financial education, is superficial.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMBarboza, Pedro Lucio13196596400http://lattes.cnpq.br/1399033210518957Barbosa, José Lamartine da Costa13145592491http://lattes.cnpq.br/6154502536150355Soares, Luís Havelange99695260497http://lattes.cnpq.br/3257250803661886Casado, Wellison Gomes2019-05-13T19:07:52Z2019-03-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCASADO, W. G. A matemática financeira na Educação de Jovens e Adultos: possibilidades de ensino e aprendizagem. 2019. 68f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3317porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2019-05-14T04:29:58Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3317Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2019-05-14T04:29:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv A matemática financeira na Educação de Jovens e Adultos: possibilidades de ensino e aprendizagem
Financial mathematics in youth and adult education: Teaching and learning possibilities
title A matemática financeira na Educação de Jovens e Adultos: possibilidades de ensino e aprendizagem
spellingShingle A matemática financeira na Educação de Jovens e Adultos: possibilidades de ensino e aprendizagem
Casado, Wellison Gomes
Educação de Jovens e Adultos
Matemática Financeira
Educação financeira
Livros didáticos
Financial Mathematics
Youth and Adult Education
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short A matemática financeira na Educação de Jovens e Adultos: possibilidades de ensino e aprendizagem
title_full A matemática financeira na Educação de Jovens e Adultos: possibilidades de ensino e aprendizagem
title_fullStr A matemática financeira na Educação de Jovens e Adultos: possibilidades de ensino e aprendizagem
title_full_unstemmed A matemática financeira na Educação de Jovens e Adultos: possibilidades de ensino e aprendizagem
title_sort A matemática financeira na Educação de Jovens e Adultos: possibilidades de ensino e aprendizagem
author Casado, Wellison Gomes
author_facet Casado, Wellison Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barboza, Pedro Lucio
13196596400
http://lattes.cnpq.br/1399033210518957
Barbosa, José Lamartine da Costa
13145592491
http://lattes.cnpq.br/6154502536150355
Soares, Luís Havelange
99695260497
http://lattes.cnpq.br/3257250803661886
dc.contributor.author.fl_str_mv Casado, Wellison Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Jovens e Adultos
Matemática Financeira
Educação financeira
Livros didáticos
Financial Mathematics
Youth and Adult Education
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic Educação de Jovens e Adultos
Matemática Financeira
Educação financeira
Livros didáticos
Financial Mathematics
Youth and Adult Education
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description A educação financeira na escola precisa ser considerada relevante para a formação dos indiví- duos e seu bem-estar. Este estudo tem como objetivo refletir sobre o ensino da matemática financeira para estudantes do 5º ciclo (8º e 9º anos) da Educação de Jovens e Adultos – EJA. Utilizamos uma abordagem qualitativa e para a obtenção dos dados aplicamos um question á- rio e avaliamos uma coleção de livros didáticos na parte dedicada a matemática financeira. Como o poder público não foi capaz de garantir a qualidade da escola pública e a permanên- cia dos jovens na escola, foi criada a EJA, mas as políticas para essa modalidade de ensino foram sempre precárias. Mesmo considerando esse cenário, compreendemos que a matemáti- ca financeira é um tema importante e que merece ser destacada na educação básica, em esp e- cial com os alunos de EJA, por ser um conteúdo que está presente na vida cotidiana dos alu- nos. A escola não tem garantido uma formação crítica, mas pode oferecer contribuições im- portantes nessa formação do aluno, em diversos conteúdos, em especial, em matemática fi- nanceira. Os dados apontam que os conhecimentos dos alunos sobre matemática financeira, e em consequência, de educação financeira são superficiais.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-13T19:07:52Z
2019-03-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CASADO, W. G. A matemática financeira na Educação de Jovens e Adultos: possibilidades de ensino e aprendizagem. 2019. 68f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3317
identifier_str_mv CASADO, W. G. A matemática financeira na Educação de Jovens e Adultos: possibilidades de ensino e aprendizagem. 2019. 68f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3317
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1809458421408202752