A matemática financeira na Educação de Jovens e Adultos: possibilidades de ensino e aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3317 |
Resumo: | A educação financeira na escola precisa ser considerada relevante para a formação dos indiví- duos e seu bem-estar. Este estudo tem como objetivo refletir sobre o ensino da matemática financeira para estudantes do 5º ciclo (8º e 9º anos) da Educação de Jovens e Adultos – EJA. Utilizamos uma abordagem qualitativa e para a obtenção dos dados aplicamos um question á- rio e avaliamos uma coleção de livros didáticos na parte dedicada a matemática financeira. Como o poder público não foi capaz de garantir a qualidade da escola pública e a permanên- cia dos jovens na escola, foi criada a EJA, mas as políticas para essa modalidade de ensino foram sempre precárias. Mesmo considerando esse cenário, compreendemos que a matemáti- ca financeira é um tema importante e que merece ser destacada na educação básica, em esp e- cial com os alunos de EJA, por ser um conteúdo que está presente na vida cotidiana dos alu- nos. A escola não tem garantido uma formação crítica, mas pode oferecer contribuições im- portantes nessa formação do aluno, em diversos conteúdos, em especial, em matemática fi- nanceira. Os dados apontam que os conhecimentos dos alunos sobre matemática financeira, e em consequência, de educação financeira são superficiais. |
id |
UEPB_c34597d77fb46ffe4daa6f7fd4215cff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3317 |
network_acronym_str |
UEPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository_id_str |
|
spelling |
A matemática financeira na Educação de Jovens e Adultos: possibilidades de ensino e aprendizagemFinancial mathematics in youth and adult education: Teaching and learning possibilitiesEducação de Jovens e AdultosMatemática FinanceiraEducação financeiraLivros didáticosFinancial MathematicsYouth and Adult EducationEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMA educação financeira na escola precisa ser considerada relevante para a formação dos indiví- duos e seu bem-estar. Este estudo tem como objetivo refletir sobre o ensino da matemática financeira para estudantes do 5º ciclo (8º e 9º anos) da Educação de Jovens e Adultos – EJA. Utilizamos uma abordagem qualitativa e para a obtenção dos dados aplicamos um question á- rio e avaliamos uma coleção de livros didáticos na parte dedicada a matemática financeira. Como o poder público não foi capaz de garantir a qualidade da escola pública e a permanên- cia dos jovens na escola, foi criada a EJA, mas as políticas para essa modalidade de ensino foram sempre precárias. Mesmo considerando esse cenário, compreendemos que a matemáti- ca financeira é um tema importante e que merece ser destacada na educação básica, em esp e- cial com os alunos de EJA, por ser um conteúdo que está presente na vida cotidiana dos alu- nos. A escola não tem garantido uma formação crítica, mas pode oferecer contribuições im- portantes nessa formação do aluno, em diversos conteúdos, em especial, em matemática fi- nanceira. Os dados apontam que os conhecimentos dos alunos sobre matemática financeira, e em consequência, de educação financeira são superficiais.Financial education in school needs to be considered relevant for the training of individuals and their well-being. This study aims to reflect on the teaching of financial mathematics for students of the 5th cycle (8th and 9th grade) of Youth and Adult Education (EJA). We used a qualitative approach and to obtain the data we applied a questionnaire and evaluated a collec- tion of textbooks in the part dedicated to financial mathematics. As the public power was not able to guarantee the quality of the public school and the permanence of the young people in the school, the EJA was created, but the policies for this modality of education were always precarious. Even considering this scenario, we understand that financial mathematics is an important topic and deserves to be highlighted in basic education, especially with EJA stu- dents, because it is a content that is present in students' daily lives. The school does not gua r- antee a critical formation, but it can offer important contributions in this formation of the stu- dent, in diverse contents, especially in financial mathematics. The data show that students' knowledge about financial mathematics, and consequently financial education, is superficial.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMBarboza, Pedro Lucio13196596400http://lattes.cnpq.br/1399033210518957Barbosa, José Lamartine da Costa13145592491http://lattes.cnpq.br/6154502536150355Soares, Luís Havelange99695260497http://lattes.cnpq.br/3257250803661886Casado, Wellison Gomes2019-05-13T19:07:52Z2019-03-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCASADO, W. G. A matemática financeira na Educação de Jovens e Adultos: possibilidades de ensino e aprendizagem. 2019. 68f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3317porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2019-05-14T04:29:58Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3317Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2019-05-14T04:29:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A matemática financeira na Educação de Jovens e Adultos: possibilidades de ensino e aprendizagem Financial mathematics in youth and adult education: Teaching and learning possibilities |
title |
A matemática financeira na Educação de Jovens e Adultos: possibilidades de ensino e aprendizagem |
spellingShingle |
A matemática financeira na Educação de Jovens e Adultos: possibilidades de ensino e aprendizagem Casado, Wellison Gomes Educação de Jovens e Adultos Matemática Financeira Educação financeira Livros didáticos Financial Mathematics Youth and Adult Education EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
title_short |
A matemática financeira na Educação de Jovens e Adultos: possibilidades de ensino e aprendizagem |
title_full |
A matemática financeira na Educação de Jovens e Adultos: possibilidades de ensino e aprendizagem |
title_fullStr |
A matemática financeira na Educação de Jovens e Adultos: possibilidades de ensino e aprendizagem |
title_full_unstemmed |
A matemática financeira na Educação de Jovens e Adultos: possibilidades de ensino e aprendizagem |
title_sort |
A matemática financeira na Educação de Jovens e Adultos: possibilidades de ensino e aprendizagem |
author |
Casado, Wellison Gomes |
author_facet |
Casado, Wellison Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barboza, Pedro Lucio 13196596400 http://lattes.cnpq.br/1399033210518957 Barbosa, José Lamartine da Costa 13145592491 http://lattes.cnpq.br/6154502536150355 Soares, Luís Havelange 99695260497 http://lattes.cnpq.br/3257250803661886 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Casado, Wellison Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de Jovens e Adultos Matemática Financeira Educação financeira Livros didáticos Financial Mathematics Youth and Adult Education EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
topic |
Educação de Jovens e Adultos Matemática Financeira Educação financeira Livros didáticos Financial Mathematics Youth and Adult Education EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
description |
A educação financeira na escola precisa ser considerada relevante para a formação dos indiví- duos e seu bem-estar. Este estudo tem como objetivo refletir sobre o ensino da matemática financeira para estudantes do 5º ciclo (8º e 9º anos) da Educação de Jovens e Adultos – EJA. Utilizamos uma abordagem qualitativa e para a obtenção dos dados aplicamos um question á- rio e avaliamos uma coleção de livros didáticos na parte dedicada a matemática financeira. Como o poder público não foi capaz de garantir a qualidade da escola pública e a permanên- cia dos jovens na escola, foi criada a EJA, mas as políticas para essa modalidade de ensino foram sempre precárias. Mesmo considerando esse cenário, compreendemos que a matemáti- ca financeira é um tema importante e que merece ser destacada na educação básica, em esp e- cial com os alunos de EJA, por ser um conteúdo que está presente na vida cotidiana dos alu- nos. A escola não tem garantido uma formação crítica, mas pode oferecer contribuições im- portantes nessa formação do aluno, em diversos conteúdos, em especial, em matemática fi- nanceira. Os dados apontam que os conhecimentos dos alunos sobre matemática financeira, e em consequência, de educação financeira são superficiais. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-13T19:07:52Z 2019-03-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CASADO, W. G. A matemática financeira na Educação de Jovens e Adultos: possibilidades de ensino e aprendizagem. 2019. 68f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3317 |
identifier_str_mv |
CASADO, W. G. A matemática financeira na Educação de Jovens e Adultos: possibilidades de ensino e aprendizagem. 2019. 68f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. |
url |
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3317 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) instacron:UEPB |
instname_str |
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
instacron_str |
UEPB |
institution |
UEPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bc@uepb.edu.br|| |
_version_ |
1809458421408202752 |