Educação inclusiva com cegos: Prática de leitura de ledores em atividades na disciplina de Química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Catão, Simone Nóbrega
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3744
Resumo: A Química é uma disciplina que apresenta uma linguagem característica repleta de informações visuais (símbolos, fómulas, reações, gráficos, etc). O ensino de Química para alunos cegos representa um grande desafio, neste caso o ledor desempenha importante função nas aulas da referida disciplina. Assim, o objetivo geral deste estudo foi analisar a prática de leitura realizada por duas ledoras em atividades na disciplina de Química relacionada ao conteúdo funções inorgânicas, para uma aluna cega matriculada no Instituto Federal da Paraíba – IFPB, localizado no município de Campina Grande – PB. Baseado no estudo de caso com abordagem qualitativa no acompanhamento de duas ledoras com uma aluna cega nas aulas de Química. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas e observações in loco. No caso das entrevistas a análise foi baseado no método indutivo. Os resultados apontaram a importância da formação contínua para ledores, pois os principais obstáculos encontrados no processo de leitura das atividades na disciplina de Química remetem tanto ao desconhecimento do conteúdo desta disciplina quanto a ausência de técnicas e estratégias de leitura adaptadas a aluna cega dificultando a compreensão do seu conteúdo. A falta de diálogo entre professor- ledor, representa outro fator que remete a falhas no processo de leitura que podem ser superados através de troca de conhecimentos entre os interlocutores. Concluímos que a mediação da leitura entre ledor-cego na disciplina de Química é uma tarefa que exige do ledor formação contínua nas práticas cotidianas da leitura interativa. Constatamos que um ledor formado na área desta disciplina terá maior facilidade na mediação da leitura, esse conhecimento permitirá o uso de estratégias que facilitem a compreensão do conteúdo pelo cego.
id UEPB_c35d14e7048fb4f1f0d46f71d61bc5c4
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3744
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Educação inclusiva com cegos: Prática de leitura de ledores em atividades na disciplina de QuímicaMediação da leituraLedorEnsino de QuímicaEducação inclusivaReaderEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMA Química é uma disciplina que apresenta uma linguagem característica repleta de informações visuais (símbolos, fómulas, reações, gráficos, etc). O ensino de Química para alunos cegos representa um grande desafio, neste caso o ledor desempenha importante função nas aulas da referida disciplina. Assim, o objetivo geral deste estudo foi analisar a prática de leitura realizada por duas ledoras em atividades na disciplina de Química relacionada ao conteúdo funções inorgânicas, para uma aluna cega matriculada no Instituto Federal da Paraíba – IFPB, localizado no município de Campina Grande – PB. Baseado no estudo de caso com abordagem qualitativa no acompanhamento de duas ledoras com uma aluna cega nas aulas de Química. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas e observações in loco. No caso das entrevistas a análise foi baseado no método indutivo. Os resultados apontaram a importância da formação contínua para ledores, pois os principais obstáculos encontrados no processo de leitura das atividades na disciplina de Química remetem tanto ao desconhecimento do conteúdo desta disciplina quanto a ausência de técnicas e estratégias de leitura adaptadas a aluna cega dificultando a compreensão do seu conteúdo. A falta de diálogo entre professor- ledor, representa outro fator que remete a falhas no processo de leitura que podem ser superados através de troca de conhecimentos entre os interlocutores. Concluímos que a mediação da leitura entre ledor-cego na disciplina de Química é uma tarefa que exige do ledor formação contínua nas práticas cotidianas da leitura interativa. Constatamos que um ledor formado na área desta disciplina terá maior facilidade na mediação da leitura, esse conhecimento permitirá o uso de estratégias que facilitem a compreensão do conteúdo pelo cego.Chemistry is a subject that presents a characteristic language full of visual information (symbols, formulas, reactions, graphs, etc). The teaching of Chemistry for blind students presents a great challenge, in this case the reader plays an important role in the classes of this subject. Thus, the general objective of this study was to analyze the reading practice practiced by two readers in activities in the subject of Chemistry related to the content of inorganic functions, for a blind student enrolled in the Federal Institute of Paraíba - IFPB, located in the city of Campina Grande – PB. Based on the case study with a qualitative approach in the follow-up of two readers with a blind student in Chemistry classes. Data were collected through semi-structured interviews and in loco observations. In the case of interviews the analysis was based on the inductive method. The results pointed out the importance of continuous training for readers, since the main obstacles encountered in the reading process of the activities in the subject of Chemistry refer to the lack of knowledge of the contents of this discipline as the absence of techniques and strategies of reading adapted to the blind student making it difficult to understand of its content. The lack of dialogue between teacher-reader represents another factor that refers to failures in the reading process that can be overcome through the exchange of knowledge between the interlocutors. We conclude that the mediation of the reading between blind- reader in the subject of Chemistry is a task that requires the reader to continue training in the daily practices of interactive reading. We verified that a reader trained in the area of this subject will have greater facility in mediation of reading, this knowledge will allow the use of strategies that facilitate the understanding of the content by the blind student.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMOnofre, Eduardo Gomes62283391415http://lattes.cnpq.br/5339741056906369Lima, Ilauro de Souza67514189491http://lattes.cnpq.br/1158096949448136Santiago, Zélia Maria de Arruda20448023415http://lattes.cnpq.br/8201113424737919Lira, Sonia Maria de60029099404http://lattes.cnpq.br/1745920526512067Catão, Simone Nóbrega2021-05-27T15:04:42Z2019-04-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCATÃO, S. N. Educação inclusiva com cegos: Prática de leitura de ledores em atividades na disciplina de Química. 2019. 133f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3744porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2021-05-27T15:04:42Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3744Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2021-05-27T15:04:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação inclusiva com cegos: Prática de leitura de ledores em atividades na disciplina de Química
title Educação inclusiva com cegos: Prática de leitura de ledores em atividades na disciplina de Química
spellingShingle Educação inclusiva com cegos: Prática de leitura de ledores em atividades na disciplina de Química
Catão, Simone Nóbrega
Mediação da leitura
Ledor
Ensino de Química
Educação inclusiva
Reader
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short Educação inclusiva com cegos: Prática de leitura de ledores em atividades na disciplina de Química
title_full Educação inclusiva com cegos: Prática de leitura de ledores em atividades na disciplina de Química
title_fullStr Educação inclusiva com cegos: Prática de leitura de ledores em atividades na disciplina de Química
title_full_unstemmed Educação inclusiva com cegos: Prática de leitura de ledores em atividades na disciplina de Química
title_sort Educação inclusiva com cegos: Prática de leitura de ledores em atividades na disciplina de Química
author Catão, Simone Nóbrega
author_facet Catão, Simone Nóbrega
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Onofre, Eduardo Gomes
62283391415
http://lattes.cnpq.br/5339741056906369
Lima, Ilauro de Souza
67514189491
http://lattes.cnpq.br/1158096949448136
Santiago, Zélia Maria de Arruda
20448023415
http://lattes.cnpq.br/8201113424737919
Lira, Sonia Maria de
60029099404
http://lattes.cnpq.br/1745920526512067
dc.contributor.author.fl_str_mv Catão, Simone Nóbrega
dc.subject.por.fl_str_mv Mediação da leitura
Ledor
Ensino de Química
Educação inclusiva
Reader
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic Mediação da leitura
Ledor
Ensino de Química
Educação inclusiva
Reader
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description A Química é uma disciplina que apresenta uma linguagem característica repleta de informações visuais (símbolos, fómulas, reações, gráficos, etc). O ensino de Química para alunos cegos representa um grande desafio, neste caso o ledor desempenha importante função nas aulas da referida disciplina. Assim, o objetivo geral deste estudo foi analisar a prática de leitura realizada por duas ledoras em atividades na disciplina de Química relacionada ao conteúdo funções inorgânicas, para uma aluna cega matriculada no Instituto Federal da Paraíba – IFPB, localizado no município de Campina Grande – PB. Baseado no estudo de caso com abordagem qualitativa no acompanhamento de duas ledoras com uma aluna cega nas aulas de Química. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas e observações in loco. No caso das entrevistas a análise foi baseado no método indutivo. Os resultados apontaram a importância da formação contínua para ledores, pois os principais obstáculos encontrados no processo de leitura das atividades na disciplina de Química remetem tanto ao desconhecimento do conteúdo desta disciplina quanto a ausência de técnicas e estratégias de leitura adaptadas a aluna cega dificultando a compreensão do seu conteúdo. A falta de diálogo entre professor- ledor, representa outro fator que remete a falhas no processo de leitura que podem ser superados através de troca de conhecimentos entre os interlocutores. Concluímos que a mediação da leitura entre ledor-cego na disciplina de Química é uma tarefa que exige do ledor formação contínua nas práticas cotidianas da leitura interativa. Constatamos que um ledor formado na área desta disciplina terá maior facilidade na mediação da leitura, esse conhecimento permitirá o uso de estratégias que facilitem a compreensão do conteúdo pelo cego.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-23
2021-05-27T15:04:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CATÃO, S. N. Educação inclusiva com cegos: Prática de leitura de ledores em atividades na disciplina de Química. 2019. 133f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3744
identifier_str_mv CATÃO, S. N. Educação inclusiva com cegos: Prática de leitura de ledores em atividades na disciplina de Química. 2019. 133f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3744
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1809458424903106560