Os saberes mobilizados por futuros professores em atividades de modelagem matemática envolvendo a função afim

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Carlos Alex
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2439
Resumo: O presente trabalho abrange uma pesquisa de Mestrado Profissional que discute aspectos teóricos e metodológicos envolvendo a Modelagem Matemática e a formação de professores de Matemática no campo dos saberes docentes. O objetivo geral da pesquisa é investigar quais os saberes docentes mobilizados por futuros professores ao vivenciarem atividades de Modelagem Matemática envolvendo o conteúdo matemático Função Afim. Os principais teóricos que embasaram a pesquisa foram Barbosa (2001; 2004) e Tardif (2002). A metodologia empregada foi um estudo de caso com alunos e ex-alunos do programa PIBID de Matemática desenvolvido em uma escola da rede estadual de ensino do município de Rio Tinto e a análise dos dados assumiu uma proposta qualitativa. Utilizamos como instrumentos de produção de dados um questionário diagnóstico e duas atividades de Modelagem Matemática com os temas “consumo de água na fatura doméstica” e “consumo consciente de energia elétrica”, ambas envolvendo o conteúdo Função Afim. Os dados recolhidos foram tabulados e analisados mediante o estabelecimento de três categorias principais de saberes docentes: Saberes de Modelagem Matemática, Saberes da formação do professor de Matemática para Modelagem e Saberes da sociedade. Os resultados revelaram a mobilização predominante de saberes pertinentes às duas primeiras categorias e possibilitou a percepção dinâmica deles frente o contexto das atividades de Modelagem que foram desenvolvidas. Concluímos que a formação profissional do professor de Matemática em relação à Modelagem para atuar na Educação Básica deve agregar aos Saberes de Modelagem, os Saberes da docência e os Saberes da sociedade, que compreende, também, o ambiente escolar e contexto dos estudantes. Por fim, apontamos que um ambiente de Modelagem pode se configurar em um dispositivo para a formação de futuros professores de Matemática e a descrição de saberes mobilizados e não mobilizados em um elemento de avaliação da qualidade desse processo.
id UEPB_c37084dae458a6e8dae17f8eb360ab97
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2439
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Os saberes mobilizados por futuros professores em atividades de modelagem matemática envolvendo a função afimMobilização de saberesFormação de professoresModelagem MatemáticaEducação MatemáticaKnowledge MobilizationTeacher trainingMathematical ModelingMathematics EducationEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMO presente trabalho abrange uma pesquisa de Mestrado Profissional que discute aspectos teóricos e metodológicos envolvendo a Modelagem Matemática e a formação de professores de Matemática no campo dos saberes docentes. O objetivo geral da pesquisa é investigar quais os saberes docentes mobilizados por futuros professores ao vivenciarem atividades de Modelagem Matemática envolvendo o conteúdo matemático Função Afim. Os principais teóricos que embasaram a pesquisa foram Barbosa (2001; 2004) e Tardif (2002). A metodologia empregada foi um estudo de caso com alunos e ex-alunos do programa PIBID de Matemática desenvolvido em uma escola da rede estadual de ensino do município de Rio Tinto e a análise dos dados assumiu uma proposta qualitativa. Utilizamos como instrumentos de produção de dados um questionário diagnóstico e duas atividades de Modelagem Matemática com os temas “consumo de água na fatura doméstica” e “consumo consciente de energia elétrica”, ambas envolvendo o conteúdo Função Afim. Os dados recolhidos foram tabulados e analisados mediante o estabelecimento de três categorias principais de saberes docentes: Saberes de Modelagem Matemática, Saberes da formação do professor de Matemática para Modelagem e Saberes da sociedade. Os resultados revelaram a mobilização predominante de saberes pertinentes às duas primeiras categorias e possibilitou a percepção dinâmica deles frente o contexto das atividades de Modelagem que foram desenvolvidas. Concluímos que a formação profissional do professor de Matemática em relação à Modelagem para atuar na Educação Básica deve agregar aos Saberes de Modelagem, os Saberes da docência e os Saberes da sociedade, que compreende, também, o ambiente escolar e contexto dos estudantes. Por fim, apontamos que um ambiente de Modelagem pode se configurar em um dispositivo para a formação de futuros professores de Matemática e a descrição de saberes mobilizados e não mobilizados em um elemento de avaliação da qualidade desse processo.This work is a professional master's research that discusses theoretical and methodological aspects involving Mathematical Modeling and training of mathematics teachers in the field of teaching knowledge. The main objective of this research is to investigate which knowledges are mobilized for future teachers when they are involved in the Modeling activities about mathematical content Function. The main theoretical framework that supported the research were Barbosa (2001, 2004) and Tardif (2002). The methodology used was a case study with students and ex- students of program PIBID of Mathematics developed at a public school of the Mamanguape municipality and the data analysis took a qualitative proposal. We used as instruments of production data a questionnaire and two Mathematical Modeling activities about issues related with water consumption in domestic context and aware of eletric energy consumption involving the Function content. The data collected were tabulated and analyzed by establishing three main categories of teacher knowledge: Knowledge of Mathematical Modeling, Knowledge of teacher of Mathematics for Modeling and Knowledge Society. The results revealed the predominant mobilization of relevant knowledge to the first two categories and enabled the dynamic perception of them facing the context of Modeling activities that have been developed. We conclude that the professional training of teachers of Mathematics to Modeling in Basic Education should add to Knowledge Modeling the Knowledge of teaching and Knowledge Society which also includes the school environment and context of students. Finally, we point out that a Modeling environment as developed can be configured on a device for the training of future teachers of Mathematics and also the description of mobilized (or not) knowledge can be un elemento of evaluation of the quality of this process.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMAssis, Cibelle de Fatima Castro de00919992439http://lattes.cnpq.br/7494437846718310Rêgo, Rogéria Gaudencio do30911613404http://lattes.cnpq.br/3882610066313180Campos, Jamilson Ramos91103665472http://lattes.cnpq.br/8395048488297971Alves, Carlos Alex2016-08-17T15:31:24Z2015-11-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfALVES, C. A. Os saberes mobilizados por futuros professores em atividades de modelagem matemática envolvendo a função afim. 2015. 158f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2439porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2016-08-18T04:01:25Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2439Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2016-08-18T04:01:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Os saberes mobilizados por futuros professores em atividades de modelagem matemática envolvendo a função afim
title Os saberes mobilizados por futuros professores em atividades de modelagem matemática envolvendo a função afim
spellingShingle Os saberes mobilizados por futuros professores em atividades de modelagem matemática envolvendo a função afim
Alves, Carlos Alex
Mobilização de saberes
Formação de professores
Modelagem Matemática
Educação Matemática
Knowledge Mobilization
Teacher training
Mathematical Modeling
Mathematics Education
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short Os saberes mobilizados por futuros professores em atividades de modelagem matemática envolvendo a função afim
title_full Os saberes mobilizados por futuros professores em atividades de modelagem matemática envolvendo a função afim
title_fullStr Os saberes mobilizados por futuros professores em atividades de modelagem matemática envolvendo a função afim
title_full_unstemmed Os saberes mobilizados por futuros professores em atividades de modelagem matemática envolvendo a função afim
title_sort Os saberes mobilizados por futuros professores em atividades de modelagem matemática envolvendo a função afim
author Alves, Carlos Alex
author_facet Alves, Carlos Alex
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Assis, Cibelle de Fatima Castro de
00919992439
http://lattes.cnpq.br/7494437846718310
Rêgo, Rogéria Gaudencio do
30911613404
http://lattes.cnpq.br/3882610066313180
Campos, Jamilson Ramos
91103665472
http://lattes.cnpq.br/8395048488297971
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Carlos Alex
dc.subject.por.fl_str_mv Mobilização de saberes
Formação de professores
Modelagem Matemática
Educação Matemática
Knowledge Mobilization
Teacher training
Mathematical Modeling
Mathematics Education
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic Mobilização de saberes
Formação de professores
Modelagem Matemática
Educação Matemática
Knowledge Mobilization
Teacher training
Mathematical Modeling
Mathematics Education
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description O presente trabalho abrange uma pesquisa de Mestrado Profissional que discute aspectos teóricos e metodológicos envolvendo a Modelagem Matemática e a formação de professores de Matemática no campo dos saberes docentes. O objetivo geral da pesquisa é investigar quais os saberes docentes mobilizados por futuros professores ao vivenciarem atividades de Modelagem Matemática envolvendo o conteúdo matemático Função Afim. Os principais teóricos que embasaram a pesquisa foram Barbosa (2001; 2004) e Tardif (2002). A metodologia empregada foi um estudo de caso com alunos e ex-alunos do programa PIBID de Matemática desenvolvido em uma escola da rede estadual de ensino do município de Rio Tinto e a análise dos dados assumiu uma proposta qualitativa. Utilizamos como instrumentos de produção de dados um questionário diagnóstico e duas atividades de Modelagem Matemática com os temas “consumo de água na fatura doméstica” e “consumo consciente de energia elétrica”, ambas envolvendo o conteúdo Função Afim. Os dados recolhidos foram tabulados e analisados mediante o estabelecimento de três categorias principais de saberes docentes: Saberes de Modelagem Matemática, Saberes da formação do professor de Matemática para Modelagem e Saberes da sociedade. Os resultados revelaram a mobilização predominante de saberes pertinentes às duas primeiras categorias e possibilitou a percepção dinâmica deles frente o contexto das atividades de Modelagem que foram desenvolvidas. Concluímos que a formação profissional do professor de Matemática em relação à Modelagem para atuar na Educação Básica deve agregar aos Saberes de Modelagem, os Saberes da docência e os Saberes da sociedade, que compreende, também, o ambiente escolar e contexto dos estudantes. Por fim, apontamos que um ambiente de Modelagem pode se configurar em um dispositivo para a formação de futuros professores de Matemática e a descrição de saberes mobilizados e não mobilizados em um elemento de avaliação da qualidade desse processo.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-13
2016-08-17T15:31:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALVES, C. A. Os saberes mobilizados por futuros professores em atividades de modelagem matemática envolvendo a função afim. 2015. 158f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2439
identifier_str_mv ALVES, C. A. Os saberes mobilizados por futuros professores em atividades de modelagem matemática envolvendo a função afim. 2015. 158f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2439
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1811813176218484736