O estudo de função Afim na EJA utilizando modelagem matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Muniz, Leonardo Gabriel Nogueira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/193326
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso propõe o uso de Modelagem Matemática aplicada ao ensino do conteúdo de Função Afim na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Foram desenvolvidas atividades com intuito de facilitar aos estudantes a aprendizagem do conceito de Função Afim, e de forma mais autônoma elaborar suas respostas e dúvidas. A problemática da pesquisa gira em torno das inquietações de como o professor pode transformar a sala de aula em um ambiente de problematizações e, talvez, soluções para impasses. A pergunta norteadora deste trabalho é “Como o trabalho em um espaço de modelagem pode colaborar para o entendimento do conceito de Função Afim pelos alunos?”. A parte prática da pesquisa ocorreu no Colégio Estadual Coronel Afonso Emílio Massot, na cidade de Porto Alegre, com duas turmas de primeiro ano da EJA. Foram elaborados, e entregues aos alunos, problemas que envolvem situações rotineiras, com o intuito de motivá-los a descobrir as respostas. Estas atividades serviram como base para análise de dados, além do caderno de campo com anotações de percepções acerca do comportamento, e falas, dos alunos durante os encontros. A presente pesquisa permitiu uma discussão reflexiva em torno de temáticas sociais, problemas expostos pelos alunos e a construção do Caso 1 de Modelagem apresentado por Barbosa (2001). Além de trazer para a prática escolar ideias abordadas por autores como Meyer, Caldeira e Malheiros (2011) e Skovsmose (2000) O texto explana como foram as práticas adotadas, bem como ocorreram as reflexões sobre as atividades realizadas em aula. Entre as atividades envolvidas estiveram o estudo de planos de telefonia celular, gráficos sobre vendas de um remédio ao decorrer de um ano, e problemas num geral que estão inseridos na sociedade contemporânea. Os estudantes desenvolveram, a partir das atividades, a construção do conhecimento do conteúdo de Função Afim, e em momentos trouxeram também contribuições de situações cotidianas pessoais relacionadas ao conteúdo, enriquecendo o ambiente de aprendizagem e discussão.
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Foram elaborados, e entregues aos alunos, problemas que envolvem situações rotineiras, com o intuito de motivá-los a descobrir as respostas. Estas atividades serviram como base para análise de dados, além do caderno de campo com anotações de percepções acerca do comportamento, e falas, dos alunos durante os encontros. A presente pesquisa permitiu uma discussão reflexiva em torno de temáticas sociais, problemas expostos pelos alunos e a construção do Caso 1 de Modelagem apresentado por Barbosa (2001). Além de trazer para a prática escolar ideias abordadas por autores como Meyer, Caldeira e Malheiros (2011) e Skovsmose (2000) O texto explana como foram as práticas adotadas, bem como ocorreram as reflexões sobre as atividades realizadas em aula. Entre as atividades envolvidas estiveram o estudo de planos de telefonia celular, gráficos sobre vendas de um remédio ao decorrer de um ano, e problemas num geral que estão inseridos na sociedade contemporânea. Os estudantes desenvolveram, a partir das atividades, a construção do conhecimento do conteúdo de Função Afim, e em momentos trouxeram também contribuições de situações cotidianas pessoais relacionadas ao conteúdo, enriquecendo o ambiente de aprendizagem e discussão.This undergraduate thesis proposes the use of Mathematical Modeling applied to the teaching of the content of Linear Function in the Education of Young and Adults (EJA). Activities were developed with the purpose of facilitating the students to learn the concept of Linear Function, and more autonomously elaborate their answers and doubts. The research problem revolves around the concerns about how the teacher can transform the classroom into an environment of problematizations and, perhaps, solutions to impasses. The guiding question for this paper is "How can working in a modeling space contribute to the students understanding of the concept of the Function?” The practical part of the research took place in the Colégio Estadual Coronel Afonso Emílio Massot, in the city of Porto Alegre, with two first year classes of the EJA. Problems involving routine situations were elaborated and given to the students, in order to motivate them to discover the answers. These activities served as a basis for data analysis, in addition to the field notebook with annotations of perceptions about the behavior, and speeches, of the students during the meetings. The present research allowed a reflexive discussion around social themes, problems presented by the students and the construction of Case 1 of Modeling presented by Barbosa (2001). In addition to bringing to school practice ideas approached by authors such as Meyer, Caldeira and Malheiros (2011) and Skovsmose (2000) The text explains how the practices were adopted, as well as the reflections about the activities carried out in class. Among the activities involved were the study of cell phone plans, charts on sales of a drug over the course of a year, and problems in general that are embedded in contemporary society. The students developed, from the activities, the construction of the knowledge of the content of Linear Function, and in moments they also brought contributions of daily situations related to the content, enriching the environment of learning and discussion.application/pdfporModelagem matemáticaFuncoesAprendizagem : MatematicaMathematical modelingFunctionsMath educationO estudo de função Afim na EJA utilizando modelagem matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RSMatemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001089014.pdf.txt001089014.pdf.txtExtracted Texttext/plain83496http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193326/2/001089014.pdf.txta3d11ee78e80ca254a7f5d34724e67b9MD52ORIGINAL001089014.pdfTexto completoapplication/pdf1101557http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193326/1/001089014.pdfbb8c0db929a18a5d09e6abfc0d6c5868MD5110183/1933262019-04-25 02:36:49.568073oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193326Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-04-25T05:36:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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