O desenvolvimento do pensamento algébrico e das relações funcionais com uso de padrões matemáticos: Uma compreesão à luz da Teoria das Situações Didáticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Junior, Luciano Moreira da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2437
Resumo: Esta pesquisa, intitulada O Desenvolvimento do Pensamento Algébrico e das Relações Funcionais com Uso de Padrões Matemáticos: uma Compreensão à Luz da Teoria das Situações Didáticas tem por objetivo investigar possibilidades para o desenvolvimento do pensamento algébrico por meio do uso de padrões a partir da Teoria das Situações Didáticas na Matemática Escolar. Tal pesquisa segue uma abordagem qualitativa. O estudo experimental foi desenvolvido com uma turma do 9º Ano do Ensino Fundamental, com foco no trabalho com Padrões voltado ao desenvolvimento do pensamento algébrico e o estudo de relações funcionais. Para o levantamento de dados, foi criada uma sequência didática baseada em nosso referencial teórico sobre o ensino de Álgebra, no trabalho com padrões e em especial na Teoria das Situações Didáticas. A mesma foi divida em três níveis, a saber: introdutório; intermediário e avançado, sendo cada um destes níveis formado por um conjunto de três atividades. A análise dos dados, em um primeiro momento concentrou-se nos principais resultados e percepções, relativas ao desenvolvimento das atividades da sequência didática, observando o desenvolvimento do pensamento algébrico e das relações funcionais, e posteriormente, em um segundo momento, concentrou-se na identificação de vivências de situações didáticas por parte dos estudantes, durante o desenvolvimento da fase experimental da pesquisa. Foram identificados diversos momentos em que os estudantes tiveram a oportunidade de vivenciar as tipologias das situações didáticas, tais como: situações de ação, situações de formulação; situações de validação e as situações de institucionalização. A Matemática Escolar. Tal pesquisa segue uma abordagem qualitativa. O estudo conexão estabelecida entre padrões, álgebra e situações didáticas, pôde trazer contribuições efetivas para construção de conhecimentos, proporcionando a observação de regularidades, desenvolvimento do pensamento algébrico, observação e estudo das relações funcionais, por meio de atividades que propiciaram a vivência das diferentes tipologias das situações didáticas.
id UEPB_c716ccff567d085ca015c51b89a7bff2
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2437
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling O desenvolvimento do pensamento algébrico e das relações funcionais com uso de padrões matemáticos: Uma compreesão à luz da Teoria das Situações DidáticasThe development of algebraic thinking and functional relations using mathematical patterns: An understanding the light of the Theory of Didactic SituationsEnsino de ÁlgebraRelações funcionaisSituações didáticasSequência didáticaAlgebra TeachingTeaching SituationsFunctional relationsEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEsta pesquisa, intitulada O Desenvolvimento do Pensamento Algébrico e das Relações Funcionais com Uso de Padrões Matemáticos: uma Compreensão à Luz da Teoria das Situações Didáticas tem por objetivo investigar possibilidades para o desenvolvimento do pensamento algébrico por meio do uso de padrões a partir da Teoria das Situações Didáticas na Matemática Escolar. Tal pesquisa segue uma abordagem qualitativa. O estudo experimental foi desenvolvido com uma turma do 9º Ano do Ensino Fundamental, com foco no trabalho com Padrões voltado ao desenvolvimento do pensamento algébrico e o estudo de relações funcionais. Para o levantamento de dados, foi criada uma sequência didática baseada em nosso referencial teórico sobre o ensino de Álgebra, no trabalho com padrões e em especial na Teoria das Situações Didáticas. A mesma foi divida em três níveis, a saber: introdutório; intermediário e avançado, sendo cada um destes níveis formado por um conjunto de três atividades. A análise dos dados, em um primeiro momento concentrou-se nos principais resultados e percepções, relativas ao desenvolvimento das atividades da sequência didática, observando o desenvolvimento do pensamento algébrico e das relações funcionais, e posteriormente, em um segundo momento, concentrou-se na identificação de vivências de situações didáticas por parte dos estudantes, durante o desenvolvimento da fase experimental da pesquisa. Foram identificados diversos momentos em que os estudantes tiveram a oportunidade de vivenciar as tipologias das situações didáticas, tais como: situações de ação, situações de formulação; situações de validação e as situações de institucionalização. A Matemática Escolar. Tal pesquisa segue uma abordagem qualitativa. O estudo conexão estabelecida entre padrões, álgebra e situações didáticas, pôde trazer contribuições efetivas para construção de conhecimentos, proporcionando a observação de regularidades, desenvolvimento do pensamento algébrico, observação e estudo das relações funcionais, por meio de atividades que propiciaram a vivência das diferentes tipologias das situações didáticas.This research, entitled "The Development of Algebraic Thinking and Functional Relations Using Mathematical Patterns: An Understanding the Light of the Theory of Didactic Situations" has the objective to investigate possibilities for the development of algebraic thinking through the use of patterns from the theory of Didactic Situations in school Mathematics. This research follows a qualitative approach. The experimental study was developed with a group of the 9th year of elementary school, with a focus on working with patterns focused on the development of algebraic thinking and the study of functional relationships. For data collection, it was created a didactic sequence based on our theoretical framework on the algebra teaching, working with patterns and in particular the Theory of Didactic Situations. The same was divided into three levels, to know: introductory; intermediate and advanced. As each level formed by a set of three activities. The analysis of the data, at first concentrated on the main results and perceptions, on the development of the activities of the didactic sequence, for the development of algebraic thinking and functional relationships, and later, in a second moment, focused on identification experiences of teaching situations by students during the development of the experimental phase of the research. In class, it was identified that the students had the opportunity to experience the types of teaching situations have been identified such as action situations, formulation situations; validation situations and institutionalizing situations. The connection established between patterns, algebra and didactic situations, could bring effective contributions to building knowledge, providing the observation of regularities, development of algebraic thinking, observation and study of functional relationships, all this, through activities that led to the experience of different typologies of didactic situations.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMAssis, Cibelle de Fátima Castro dehttp://lattes.cnpq.br/7494437846718310Rêgo, Rogéria Gaudencio dohttp://lattes.cnpq.br/3882610066313180Alves, Francisca Terezinha Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/0846172626929325Silva Junior, Luciano Moreira da2016-08-17T15:31:03Z2016-05-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA JUNIOR, L. M. da. O desenvolvimento do pensamento algébrico e das relações funcionais com uso de padrões matemáticos: Uma compreensão à luz da Teoria das Situações Didáticas. 2016. 173f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2437porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2016-08-18T04:02:11Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2437Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2016-08-18T04:02:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv O desenvolvimento do pensamento algébrico e das relações funcionais com uso de padrões matemáticos: Uma compreesão à luz da Teoria das Situações Didáticas
The development of algebraic thinking and functional relations using mathematical patterns: An understanding the light of the Theory of Didactic Situations
title O desenvolvimento do pensamento algébrico e das relações funcionais com uso de padrões matemáticos: Uma compreesão à luz da Teoria das Situações Didáticas
spellingShingle O desenvolvimento do pensamento algébrico e das relações funcionais com uso de padrões matemáticos: Uma compreesão à luz da Teoria das Situações Didáticas
Silva Junior, Luciano Moreira da
Ensino de Álgebra
Relações funcionais
Situações didáticas
Sequência didática
Algebra Teaching
Teaching Situations
Functional relations
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short O desenvolvimento do pensamento algébrico e das relações funcionais com uso de padrões matemáticos: Uma compreesão à luz da Teoria das Situações Didáticas
title_full O desenvolvimento do pensamento algébrico e das relações funcionais com uso de padrões matemáticos: Uma compreesão à luz da Teoria das Situações Didáticas
title_fullStr O desenvolvimento do pensamento algébrico e das relações funcionais com uso de padrões matemáticos: Uma compreesão à luz da Teoria das Situações Didáticas
title_full_unstemmed O desenvolvimento do pensamento algébrico e das relações funcionais com uso de padrões matemáticos: Uma compreesão à luz da Teoria das Situações Didáticas
title_sort O desenvolvimento do pensamento algébrico e das relações funcionais com uso de padrões matemáticos: Uma compreesão à luz da Teoria das Situações Didáticas
author Silva Junior, Luciano Moreira da
author_facet Silva Junior, Luciano Moreira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Assis, Cibelle de Fátima Castro de
http://lattes.cnpq.br/7494437846718310
Rêgo, Rogéria Gaudencio do
http://lattes.cnpq.br/3882610066313180
Alves, Francisca Terezinha Oliveira
http://lattes.cnpq.br/0846172626929325
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva Junior, Luciano Moreira da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Álgebra
Relações funcionais
Situações didáticas
Sequência didática
Algebra Teaching
Teaching Situations
Functional relations
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic Ensino de Álgebra
Relações funcionais
Situações didáticas
Sequência didática
Algebra Teaching
Teaching Situations
Functional relations
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description Esta pesquisa, intitulada O Desenvolvimento do Pensamento Algébrico e das Relações Funcionais com Uso de Padrões Matemáticos: uma Compreensão à Luz da Teoria das Situações Didáticas tem por objetivo investigar possibilidades para o desenvolvimento do pensamento algébrico por meio do uso de padrões a partir da Teoria das Situações Didáticas na Matemática Escolar. Tal pesquisa segue uma abordagem qualitativa. O estudo experimental foi desenvolvido com uma turma do 9º Ano do Ensino Fundamental, com foco no trabalho com Padrões voltado ao desenvolvimento do pensamento algébrico e o estudo de relações funcionais. Para o levantamento de dados, foi criada uma sequência didática baseada em nosso referencial teórico sobre o ensino de Álgebra, no trabalho com padrões e em especial na Teoria das Situações Didáticas. A mesma foi divida em três níveis, a saber: introdutório; intermediário e avançado, sendo cada um destes níveis formado por um conjunto de três atividades. A análise dos dados, em um primeiro momento concentrou-se nos principais resultados e percepções, relativas ao desenvolvimento das atividades da sequência didática, observando o desenvolvimento do pensamento algébrico e das relações funcionais, e posteriormente, em um segundo momento, concentrou-se na identificação de vivências de situações didáticas por parte dos estudantes, durante o desenvolvimento da fase experimental da pesquisa. Foram identificados diversos momentos em que os estudantes tiveram a oportunidade de vivenciar as tipologias das situações didáticas, tais como: situações de ação, situações de formulação; situações de validação e as situações de institucionalização. A Matemática Escolar. Tal pesquisa segue uma abordagem qualitativa. O estudo conexão estabelecida entre padrões, álgebra e situações didáticas, pôde trazer contribuições efetivas para construção de conhecimentos, proporcionando a observação de regularidades, desenvolvimento do pensamento algébrico, observação e estudo das relações funcionais, por meio de atividades que propiciaram a vivência das diferentes tipologias das situações didáticas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-17T15:31:03Z
2016-05-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA JUNIOR, L. M. da. O desenvolvimento do pensamento algébrico e das relações funcionais com uso de padrões matemáticos: Uma compreensão à luz da Teoria das Situações Didáticas. 2016. 173f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2437
identifier_str_mv SILVA JUNIOR, L. M. da. O desenvolvimento do pensamento algébrico e das relações funcionais com uso de padrões matemáticos: Uma compreensão à luz da Teoria das Situações Didáticas. 2016. 173f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2437
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1809458413779812352