O desenvolvimento do pensamento algébrico e das relações funcionais com uso de padrões matemáticos: Uma compreesão à luz da Teoria das Situações Didáticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2437 |
Resumo: | Esta pesquisa, intitulada O Desenvolvimento do Pensamento Algébrico e das Relações Funcionais com Uso de Padrões Matemáticos: uma Compreensão à Luz da Teoria das Situações Didáticas tem por objetivo investigar possibilidades para o desenvolvimento do pensamento algébrico por meio do uso de padrões a partir da Teoria das Situações Didáticas na Matemática Escolar. Tal pesquisa segue uma abordagem qualitativa. O estudo experimental foi desenvolvido com uma turma do 9º Ano do Ensino Fundamental, com foco no trabalho com Padrões voltado ao desenvolvimento do pensamento algébrico e o estudo de relações funcionais. Para o levantamento de dados, foi criada uma sequência didática baseada em nosso referencial teórico sobre o ensino de Álgebra, no trabalho com padrões e em especial na Teoria das Situações Didáticas. A mesma foi divida em três níveis, a saber: introdutório; intermediário e avançado, sendo cada um destes níveis formado por um conjunto de três atividades. A análise dos dados, em um primeiro momento concentrou-se nos principais resultados e percepções, relativas ao desenvolvimento das atividades da sequência didática, observando o desenvolvimento do pensamento algébrico e das relações funcionais, e posteriormente, em um segundo momento, concentrou-se na identificação de vivências de situações didáticas por parte dos estudantes, durante o desenvolvimento da fase experimental da pesquisa. Foram identificados diversos momentos em que os estudantes tiveram a oportunidade de vivenciar as tipologias das situações didáticas, tais como: situações de ação, situações de formulação; situações de validação e as situações de institucionalização. A Matemática Escolar. Tal pesquisa segue uma abordagem qualitativa. O estudo conexão estabelecida entre padrões, álgebra e situações didáticas, pôde trazer contribuições efetivas para construção de conhecimentos, proporcionando a observação de regularidades, desenvolvimento do pensamento algébrico, observação e estudo das relações funcionais, por meio de atividades que propiciaram a vivência das diferentes tipologias das situações didáticas. |
id |
UEPB_c716ccff567d085ca015c51b89a7bff2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2437 |
network_acronym_str |
UEPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository_id_str |
|
spelling |
O desenvolvimento do pensamento algébrico e das relações funcionais com uso de padrões matemáticos: Uma compreesão à luz da Teoria das Situações DidáticasThe development of algebraic thinking and functional relations using mathematical patterns: An understanding the light of the Theory of Didactic SituationsEnsino de ÁlgebraRelações funcionaisSituações didáticasSequência didáticaAlgebra TeachingTeaching SituationsFunctional relationsEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEsta pesquisa, intitulada O Desenvolvimento do Pensamento Algébrico e das Relações Funcionais com Uso de Padrões Matemáticos: uma Compreensão à Luz da Teoria das Situações Didáticas tem por objetivo investigar possibilidades para o desenvolvimento do pensamento algébrico por meio do uso de padrões a partir da Teoria das Situações Didáticas na Matemática Escolar. Tal pesquisa segue uma abordagem qualitativa. O estudo experimental foi desenvolvido com uma turma do 9º Ano do Ensino Fundamental, com foco no trabalho com Padrões voltado ao desenvolvimento do pensamento algébrico e o estudo de relações funcionais. Para o levantamento de dados, foi criada uma sequência didática baseada em nosso referencial teórico sobre o ensino de Álgebra, no trabalho com padrões e em especial na Teoria das Situações Didáticas. A mesma foi divida em três níveis, a saber: introdutório; intermediário e avançado, sendo cada um destes níveis formado por um conjunto de três atividades. A análise dos dados, em um primeiro momento concentrou-se nos principais resultados e percepções, relativas ao desenvolvimento das atividades da sequência didática, observando o desenvolvimento do pensamento algébrico e das relações funcionais, e posteriormente, em um segundo momento, concentrou-se na identificação de vivências de situações didáticas por parte dos estudantes, durante o desenvolvimento da fase experimental da pesquisa. Foram identificados diversos momentos em que os estudantes tiveram a oportunidade de vivenciar as tipologias das situações didáticas, tais como: situações de ação, situações de formulação; situações de validação e as situações de institucionalização. A Matemática Escolar. Tal pesquisa segue uma abordagem qualitativa. O estudo conexão estabelecida entre padrões, álgebra e situações didáticas, pôde trazer contribuições efetivas para construção de conhecimentos, proporcionando a observação de regularidades, desenvolvimento do pensamento algébrico, observação e estudo das relações funcionais, por meio de atividades que propiciaram a vivência das diferentes tipologias das situações didáticas.This research, entitled "The Development of Algebraic Thinking and Functional Relations Using Mathematical Patterns: An Understanding the Light of the Theory of Didactic Situations" has the objective to investigate possibilities for the development of algebraic thinking through the use of patterns from the theory of Didactic Situations in school Mathematics. This research follows a qualitative approach. The experimental study was developed with a group of the 9th year of elementary school, with a focus on working with patterns focused on the development of algebraic thinking and the study of functional relationships. For data collection, it was created a didactic sequence based on our theoretical framework on the algebra teaching, working with patterns and in particular the Theory of Didactic Situations. The same was divided into three levels, to know: introductory; intermediate and advanced. As each level formed by a set of three activities. The analysis of the data, at first concentrated on the main results and perceptions, on the development of the activities of the didactic sequence, for the development of algebraic thinking and functional relationships, and later, in a second moment, focused on identification experiences of teaching situations by students during the development of the experimental phase of the research. In class, it was identified that the students had the opportunity to experience the types of teaching situations have been identified such as action situations, formulation situations; validation situations and institutionalizing situations. The connection established between patterns, algebra and didactic situations, could bring effective contributions to building knowledge, providing the observation of regularities, development of algebraic thinking, observation and study of functional relationships, all this, through activities that led to the experience of different typologies of didactic situations.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMAssis, Cibelle de Fátima Castro dehttp://lattes.cnpq.br/7494437846718310Rêgo, Rogéria Gaudencio dohttp://lattes.cnpq.br/3882610066313180Alves, Francisca Terezinha Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/0846172626929325Silva Junior, Luciano Moreira da2016-08-17T15:31:03Z2016-05-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA JUNIOR, L. M. da. O desenvolvimento do pensamento algébrico e das relações funcionais com uso de padrões matemáticos: Uma compreensão à luz da Teoria das Situações Didáticas. 2016. 173f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2437porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2016-08-18T04:02:11Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2437Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2016-08-18T04:02:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O desenvolvimento do pensamento algébrico e das relações funcionais com uso de padrões matemáticos: Uma compreesão à luz da Teoria das Situações Didáticas The development of algebraic thinking and functional relations using mathematical patterns: An understanding the light of the Theory of Didactic Situations |
title |
O desenvolvimento do pensamento algébrico e das relações funcionais com uso de padrões matemáticos: Uma compreesão à luz da Teoria das Situações Didáticas |
spellingShingle |
O desenvolvimento do pensamento algébrico e das relações funcionais com uso de padrões matemáticos: Uma compreesão à luz da Teoria das Situações Didáticas Silva Junior, Luciano Moreira da Ensino de Álgebra Relações funcionais Situações didáticas Sequência didática Algebra Teaching Teaching Situations Functional relations EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
title_short |
O desenvolvimento do pensamento algébrico e das relações funcionais com uso de padrões matemáticos: Uma compreesão à luz da Teoria das Situações Didáticas |
title_full |
O desenvolvimento do pensamento algébrico e das relações funcionais com uso de padrões matemáticos: Uma compreesão à luz da Teoria das Situações Didáticas |
title_fullStr |
O desenvolvimento do pensamento algébrico e das relações funcionais com uso de padrões matemáticos: Uma compreesão à luz da Teoria das Situações Didáticas |
title_full_unstemmed |
O desenvolvimento do pensamento algébrico e das relações funcionais com uso de padrões matemáticos: Uma compreesão à luz da Teoria das Situações Didáticas |
title_sort |
O desenvolvimento do pensamento algébrico e das relações funcionais com uso de padrões matemáticos: Uma compreesão à luz da Teoria das Situações Didáticas |
author |
Silva Junior, Luciano Moreira da |
author_facet |
Silva Junior, Luciano Moreira da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Assis, Cibelle de Fátima Castro de http://lattes.cnpq.br/7494437846718310 Rêgo, Rogéria Gaudencio do http://lattes.cnpq.br/3882610066313180 Alves, Francisca Terezinha Oliveira http://lattes.cnpq.br/0846172626929325 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva Junior, Luciano Moreira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Álgebra Relações funcionais Situações didáticas Sequência didática Algebra Teaching Teaching Situations Functional relations EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
topic |
Ensino de Álgebra Relações funcionais Situações didáticas Sequência didática Algebra Teaching Teaching Situations Functional relations EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
description |
Esta pesquisa, intitulada O Desenvolvimento do Pensamento Algébrico e das Relações Funcionais com Uso de Padrões Matemáticos: uma Compreensão à Luz da Teoria das Situações Didáticas tem por objetivo investigar possibilidades para o desenvolvimento do pensamento algébrico por meio do uso de padrões a partir da Teoria das Situações Didáticas na Matemática Escolar. Tal pesquisa segue uma abordagem qualitativa. O estudo experimental foi desenvolvido com uma turma do 9º Ano do Ensino Fundamental, com foco no trabalho com Padrões voltado ao desenvolvimento do pensamento algébrico e o estudo de relações funcionais. Para o levantamento de dados, foi criada uma sequência didática baseada em nosso referencial teórico sobre o ensino de Álgebra, no trabalho com padrões e em especial na Teoria das Situações Didáticas. A mesma foi divida em três níveis, a saber: introdutório; intermediário e avançado, sendo cada um destes níveis formado por um conjunto de três atividades. A análise dos dados, em um primeiro momento concentrou-se nos principais resultados e percepções, relativas ao desenvolvimento das atividades da sequência didática, observando o desenvolvimento do pensamento algébrico e das relações funcionais, e posteriormente, em um segundo momento, concentrou-se na identificação de vivências de situações didáticas por parte dos estudantes, durante o desenvolvimento da fase experimental da pesquisa. Foram identificados diversos momentos em que os estudantes tiveram a oportunidade de vivenciar as tipologias das situações didáticas, tais como: situações de ação, situações de formulação; situações de validação e as situações de institucionalização. A Matemática Escolar. Tal pesquisa segue uma abordagem qualitativa. O estudo conexão estabelecida entre padrões, álgebra e situações didáticas, pôde trazer contribuições efetivas para construção de conhecimentos, proporcionando a observação de regularidades, desenvolvimento do pensamento algébrico, observação e estudo das relações funcionais, por meio de atividades que propiciaram a vivência das diferentes tipologias das situações didáticas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-17T15:31:03Z 2016-05-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA JUNIOR, L. M. da. O desenvolvimento do pensamento algébrico e das relações funcionais com uso de padrões matemáticos: Uma compreensão à luz da Teoria das Situações Didáticas. 2016. 173f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2437 |
identifier_str_mv |
SILVA JUNIOR, L. M. da. O desenvolvimento do pensamento algébrico e das relações funcionais com uso de padrões matemáticos: Uma compreensão à luz da Teoria das Situações Didáticas. 2016. 173f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. |
url |
http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2437 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) instacron:UEPB |
instname_str |
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
instacron_str |
UEPB |
institution |
UEPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bc@uepb.edu.br|| |
_version_ |
1809458413779812352 |