A educação patrimonial e o ensino de história local: uma proposta interdisciplinar no ensino médio/ECIT em Itabaiana-PB/2021

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Itamara Weskla Barbosa Alves de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4443
Resumo: O trabalho propõe uma abordagem de ensino sobre a cidade de Itabaiana, para alunos do ensino médio regular, através de uma disciplina eletiva na escola integral, dentro da perspectiva do novo ensino médio, visando à contribuição da consciência crítica, no âmbito social, cultural, histórico e patrimonial acerca da cidade. Para o desenvolvimento da pesquisa e aplicação da mesma, serão utilizados como aporte teórico-metodológico autores que desenvolvem trabalhos na área da Pesquisa-Ação, como por exemplo, Thiollent (2011), ressaltando a importância desse método com um dos instrumentos que mais podem contribuir com as pesquisas aplicadas e interventivas que são realizadas nos mestrados profissionais na área do ensino. Através da entrevista um professor de História avaliou as condições e viabilidade da aplicação da ementa elaborada com o intuito de ilustrar e nortear a elaboração do produto final. O debate multidisciplinar será desenvolvido buscando dialogar com as disciplinas Geografia e Língua Portuguesa, cada uma utilizando de suas competências e habilidades que auxiliem e encaminhem para o desenvolvimento do conhecimento acerca da cidade e do patrimônio. O trabalho é desenvolvido sob o aporte teórico da área do patrimônio tendo como norte autores como Candau (2011), Choay (2014), Chuva (2008); sobre memória, o diálogo com Nora (1993), Pollack (1992) e Halbwachs (1968). Além dos temas apresentados, será ressaltada a importância do ensino de história para o desenvolvimento crítico do aluno, bem como o ensino sobre a história local como base para preservação patrimonial da cidade.
id UEPB_c81723c409bc98f01efad5c0b9ea853b
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4443
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling A educação patrimonial e o ensino de história local: uma proposta interdisciplinar no ensino médio/ECIT em Itabaiana-PB/2021Ensino de históriaEducação patrimonialInterdisciplinaridadePatrimônio históricoEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMO trabalho propõe uma abordagem de ensino sobre a cidade de Itabaiana, para alunos do ensino médio regular, através de uma disciplina eletiva na escola integral, dentro da perspectiva do novo ensino médio, visando à contribuição da consciência crítica, no âmbito social, cultural, histórico e patrimonial acerca da cidade. Para o desenvolvimento da pesquisa e aplicação da mesma, serão utilizados como aporte teórico-metodológico autores que desenvolvem trabalhos na área da Pesquisa-Ação, como por exemplo, Thiollent (2011), ressaltando a importância desse método com um dos instrumentos que mais podem contribuir com as pesquisas aplicadas e interventivas que são realizadas nos mestrados profissionais na área do ensino. Através da entrevista um professor de História avaliou as condições e viabilidade da aplicação da ementa elaborada com o intuito de ilustrar e nortear a elaboração do produto final. O debate multidisciplinar será desenvolvido buscando dialogar com as disciplinas Geografia e Língua Portuguesa, cada uma utilizando de suas competências e habilidades que auxiliem e encaminhem para o desenvolvimento do conhecimento acerca da cidade e do patrimônio. O trabalho é desenvolvido sob o aporte teórico da área do patrimônio tendo como norte autores como Candau (2011), Choay (2014), Chuva (2008); sobre memória, o diálogo com Nora (1993), Pollack (1992) e Halbwachs (1968). Além dos temas apresentados, será ressaltada a importância do ensino de história para o desenvolvimento crítico do aluno, bem como o ensino sobre a história local como base para preservação patrimonial da cidade.El trabajo propone un enfoque didáctico sobre la ciudad de Itabaiana-PB, para estudiantes de secundaria regular, a través de una asignatura optativa en la escuela integral en la perspectiva de la nueva escuela secundaria, apuntando al aporte de la conciencia crítica, en el ámbito social y cultural, histórico y patrimonial de la ciudad. Para el desarrollo de la investigación y su aplicación, se utilizará como aporte teórico-metodológico autores que desarrollen trabajos en el campo de la Investigación-Acción, como Thiollent (2011), destacando la importancia de este método como uno de los instrumentos que pueden contribuir más con las investigaciones aplicadas e intervencionistas que se realizan en los másteres profesionales en el campo de la educación. A través de una entrevista, un profesor de Historia evaluó las condiciones y viabilidad de aplicar el menú diseñado para ilustrar y orientar la elaboración del producto final. El debate multidisciplinario se desarrollará buscando dialogar con las asignaturas Geografía y Lengua Portuguesa, cada una utilizando sus habilidades y habilidades que ayudan y conducen al desarrollo del conocimiento sobre la ciudad y el patrimonio. El trabajo se desarrolla bajo el marco teórico del área de patrimonio, teniendo como norte autores como Candau (2011), Choay (2014), Chuva (2008); sobre la memoria, el diálogo con Nora (1993), Pollack (1992) y Halbwachs (1968). Además de los temas presentados, se destacará la importancia de la enseñanza de la historia para el desarrollo crítico del alumno, así como la enseñanza de la historia local como base para la preservación del patrimonio de la ciudad.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFPCastro, Paula Almeida dehttps://orcid.org/0000-0001-8559-3498http://lattes.cnpq.br/7813446738576212Araújo, Patrícia Cristina Aragãohttp://lattes.cnpq.br/6734404565435352Nascimento, Regina Coeli Gomeshttp://lattes.cnpq.br/2463263387435653Brito, Itamara Weskla Barbosa Alves de2022-10-18T00:14:59Z2021-12-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBRITO, I. W. B. A. A educação patrimonial e o ensino de história local: uma proposta interdisciplinar no ensino médio/ECIT em Itabaiana-PB/2021. 2021. 96 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Formação de Professores).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4443porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2022-10-18T00:14:59Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4443Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2022-10-18T00:14:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação patrimonial e o ensino de história local: uma proposta interdisciplinar no ensino médio/ECIT em Itabaiana-PB/2021
title A educação patrimonial e o ensino de história local: uma proposta interdisciplinar no ensino médio/ECIT em Itabaiana-PB/2021
spellingShingle A educação patrimonial e o ensino de história local: uma proposta interdisciplinar no ensino médio/ECIT em Itabaiana-PB/2021
Brito, Itamara Weskla Barbosa Alves de
Ensino de história
Educação patrimonial
Interdisciplinaridade
Patrimônio histórico
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short A educação patrimonial e o ensino de história local: uma proposta interdisciplinar no ensino médio/ECIT em Itabaiana-PB/2021
title_full A educação patrimonial e o ensino de história local: uma proposta interdisciplinar no ensino médio/ECIT em Itabaiana-PB/2021
title_fullStr A educação patrimonial e o ensino de história local: uma proposta interdisciplinar no ensino médio/ECIT em Itabaiana-PB/2021
title_full_unstemmed A educação patrimonial e o ensino de história local: uma proposta interdisciplinar no ensino médio/ECIT em Itabaiana-PB/2021
title_sort A educação patrimonial e o ensino de história local: uma proposta interdisciplinar no ensino médio/ECIT em Itabaiana-PB/2021
author Brito, Itamara Weskla Barbosa Alves de
author_facet Brito, Itamara Weskla Barbosa Alves de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castro, Paula Almeida de
https://orcid.org/0000-0001-8559-3498
http://lattes.cnpq.br/7813446738576212
Araújo, Patrícia Cristina Aragão
http://lattes.cnpq.br/6734404565435352
Nascimento, Regina Coeli Gomes
http://lattes.cnpq.br/2463263387435653
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Itamara Weskla Barbosa Alves de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de história
Educação patrimonial
Interdisciplinaridade
Patrimônio histórico
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic Ensino de história
Educação patrimonial
Interdisciplinaridade
Patrimônio histórico
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description O trabalho propõe uma abordagem de ensino sobre a cidade de Itabaiana, para alunos do ensino médio regular, através de uma disciplina eletiva na escola integral, dentro da perspectiva do novo ensino médio, visando à contribuição da consciência crítica, no âmbito social, cultural, histórico e patrimonial acerca da cidade. Para o desenvolvimento da pesquisa e aplicação da mesma, serão utilizados como aporte teórico-metodológico autores que desenvolvem trabalhos na área da Pesquisa-Ação, como por exemplo, Thiollent (2011), ressaltando a importância desse método com um dos instrumentos que mais podem contribuir com as pesquisas aplicadas e interventivas que são realizadas nos mestrados profissionais na área do ensino. Através da entrevista um professor de História avaliou as condições e viabilidade da aplicação da ementa elaborada com o intuito de ilustrar e nortear a elaboração do produto final. O debate multidisciplinar será desenvolvido buscando dialogar com as disciplinas Geografia e Língua Portuguesa, cada uma utilizando de suas competências e habilidades que auxiliem e encaminhem para o desenvolvimento do conhecimento acerca da cidade e do patrimônio. O trabalho é desenvolvido sob o aporte teórico da área do patrimônio tendo como norte autores como Candau (2011), Choay (2014), Chuva (2008); sobre memória, o diálogo com Nora (1993), Pollack (1992) e Halbwachs (1968). Além dos temas apresentados, será ressaltada a importância do ensino de história para o desenvolvimento crítico do aluno, bem como o ensino sobre a história local como base para preservação patrimonial da cidade.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-22
2022-10-18T00:14:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BRITO, I. W. B. A. A educação patrimonial e o ensino de história local: uma proposta interdisciplinar no ensino médio/ECIT em Itabaiana-PB/2021. 2021. 96 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Formação de Professores).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4443
identifier_str_mv BRITO, I. W. B. A. A educação patrimonial e o ensino de história local: uma proposta interdisciplinar no ensino médio/ECIT em Itabaiana-PB/2021. 2021. 96 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Formação de Professores).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4443
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1811813190409912320