Na trilha dos causos em contos de Graciliano Ramos: uma proposta de letramento para a sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3801 |
Resumo: | Este trabalho é fruto de uma pesquisa em torno da literatura na formação do leitor. Sua discussão visa contribuir com uma proposta pedagógica para as aulas de Língua Portuguesa no que se refere às práticas de leituras do texto literário, na perspectiva do letramento, a partir de narrativas literárias que não estão dentre aquelas que despontam como mais vendidas e reimpressas na atualidade, a exemplo dos contos de Graciliano Ramos. São objeto de estudo as narrativas: “Apresentação de Alexandre e Cesária”, “Primeira aventura de Alexandre”, “O olho torto de Alexandre” e “História de um bode”, do livro Alexandre e outros heróis, do referido autor. A hipótese que norteia este estudo é a de que a obra literária regional pode ser um ponto de partida para o público estudantil despertar o gosto pela literatura e conhecer o potencial do texto literário no sentido de promover o prazer estético e a construção de conhecimentos. O público alvo da proposta é formado por estudantes infanto-juvenis dos anos finais do Ensino Fundamental (8º e 9º). A metodologia tem por base os fundamentos do letramento literário, planejada por meio de oficinas a serem executadas em aulas de Língua Portuguesa. Dentre o referencial teórico de apoio, destacam-se os estudos de Cosson (2014); Silva (2011); Abreu (2006), Battella (1988), Ayala (2006), Cascudo (1984), Candido (2000), Benjamim (1994), Zappone (2009), Piglia (2004), Freire (2003). Como também documentos oficiais norteadores da prática pedagógica, a exemplo da BNCC (BRASIL, 2017). Diante do exposto, a contribuição desta pesquisa, em torno da formação do leitor, está em despertar o público estudantil para o texto literário, de modo que tenhamos mais leitores receptivos e engajados a refletir a Literatura como um elemento de prazer estético e um meio de formação cidadã. |
id |
UEPB_c86cb585a2997fe5d9be195178c2c3b2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3801 |
network_acronym_str |
UEPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Na trilha dos causos em contos de Graciliano Ramos: uma proposta de letramento para a sala de aulaEnsino. Letramento. Leitura. Alexandre e Outros Heróis.LETRAS::LINGUA PORTUGUESAEste trabalho é fruto de uma pesquisa em torno da literatura na formação do leitor. Sua discussão visa contribuir com uma proposta pedagógica para as aulas de Língua Portuguesa no que se refere às práticas de leituras do texto literário, na perspectiva do letramento, a partir de narrativas literárias que não estão dentre aquelas que despontam como mais vendidas e reimpressas na atualidade, a exemplo dos contos de Graciliano Ramos. São objeto de estudo as narrativas: “Apresentação de Alexandre e Cesária”, “Primeira aventura de Alexandre”, “O olho torto de Alexandre” e “História de um bode”, do livro Alexandre e outros heróis, do referido autor. A hipótese que norteia este estudo é a de que a obra literária regional pode ser um ponto de partida para o público estudantil despertar o gosto pela literatura e conhecer o potencial do texto literário no sentido de promover o prazer estético e a construção de conhecimentos. O público alvo da proposta é formado por estudantes infanto-juvenis dos anos finais do Ensino Fundamental (8º e 9º). A metodologia tem por base os fundamentos do letramento literário, planejada por meio de oficinas a serem executadas em aulas de Língua Portuguesa. Dentre o referencial teórico de apoio, destacam-se os estudos de Cosson (2014); Silva (2011); Abreu (2006), Battella (1988), Ayala (2006), Cascudo (1984), Candido (2000), Benjamim (1994), Zappone (2009), Piglia (2004), Freire (2003). Como também documentos oficiais norteadores da prática pedagógica, a exemplo da BNCC (BRASIL, 2017). Diante do exposto, a contribuição desta pesquisa, em torno da formação do leitor, está em despertar o público estudantil para o texto literário, de modo que tenhamos mais leitores receptivos e engajados a refletir a Literatura como um elemento de prazer estético e um meio de formação cidadã.This work is the result of research around literature in reader’s formation. Its discussion aims to contribute with a pedagogical proposal to the portuguese language classes, in what the concerns the reading practices of the literary text, in the perspective of the literacy, from literary narratives that aren’t among those that appear as more sold and reprinted nowadays, like Graciliano Ramos’ tales. They are study’s object the narratives: “Alexandre's presentation and cesarean”, “Alexandre’s first adventure”, “Alexandre crooked eye”, and “Story of a Goat”, from the book Alexandre and others heroes, by the referred author. The hypothesis that guiding this study is that the regional literary work can be a departure point for student audience to awaken a tast for literature and get to know the potential of the literary text in promoting aesthetic pleasure and knowledge building. The target audience of the proposal is formed by youth students of the final years elementary school 8th and 9th grades. The methodology has based on the fundamentals of literary letramento, planned through workshops to be executed in Portuguese language classes. Among the theoretical reference’s support, stand out the studies of Cosson (2014); Silva (2011); Abreu (2006), Battella (1988), Ayala (2006), Cascudo (1984), Candido (2000), Benjamin (1994), Zappone (2003), Piglia (2004), Freire (2003). As well as official documents that guide the pedagogical practice, like the BNCC (BRAZIL, 2017). In view of the above, the contribution of this research, around the reader’s formation, is in awakening the student audience to the literary text, so that we have more receptive and engaged readers to reflect Literature as an element of aesthetic pleasure and a way of citizen formation.Universidade Estadual da ParaíbaUniversidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRASPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRASCosta, Maria Suely da. Maria Suely da.778.867.554-72Dias, Valdenides Cabral de Araújo Valdenides Cabral de Araújo341.721.574-91Silva, Rosângela Neres Araújo da Rosângela Neres Araújo da.741.646.354.-87Araújo, Ricardo Múcio Macêdo de2021-09-27T15:13:26Z2999-12-312021-03-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfARAÚJO, Ricardo Múcio Macêdo de. Na trilha dos causos em contos de Graciliano Ramos: uma proposta de letramento para a sala de aula. 2021. 103p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira .http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3801porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2021-09-27T15:13:26Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3801Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2021-09-27T15:13:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Na trilha dos causos em contos de Graciliano Ramos: uma proposta de letramento para a sala de aula |
title |
Na trilha dos causos em contos de Graciliano Ramos: uma proposta de letramento para a sala de aula |
spellingShingle |
Na trilha dos causos em contos de Graciliano Ramos: uma proposta de letramento para a sala de aula Araújo, Ricardo Múcio Macêdo de Ensino. Letramento. Leitura. Alexandre e Outros Heróis. LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
title_short |
Na trilha dos causos em contos de Graciliano Ramos: uma proposta de letramento para a sala de aula |
title_full |
Na trilha dos causos em contos de Graciliano Ramos: uma proposta de letramento para a sala de aula |
title_fullStr |
Na trilha dos causos em contos de Graciliano Ramos: uma proposta de letramento para a sala de aula |
title_full_unstemmed |
Na trilha dos causos em contos de Graciliano Ramos: uma proposta de letramento para a sala de aula |
title_sort |
Na trilha dos causos em contos de Graciliano Ramos: uma proposta de letramento para a sala de aula |
author |
Araújo, Ricardo Múcio Macêdo de |
author_facet |
Araújo, Ricardo Múcio Macêdo de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Costa, Maria Suely da. Maria Suely da. 778.867.554-72 Dias, Valdenides Cabral de Araújo Valdenides Cabral de Araújo 341.721.574-91 Silva, Rosângela Neres Araújo da Rosângela Neres Araújo da. 741.646.354.-87 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Ricardo Múcio Macêdo de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino. Letramento. Leitura. Alexandre e Outros Heróis. LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
topic |
Ensino. Letramento. Leitura. Alexandre e Outros Heróis. LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
description |
Este trabalho é fruto de uma pesquisa em torno da literatura na formação do leitor. Sua discussão visa contribuir com uma proposta pedagógica para as aulas de Língua Portuguesa no que se refere às práticas de leituras do texto literário, na perspectiva do letramento, a partir de narrativas literárias que não estão dentre aquelas que despontam como mais vendidas e reimpressas na atualidade, a exemplo dos contos de Graciliano Ramos. São objeto de estudo as narrativas: “Apresentação de Alexandre e Cesária”, “Primeira aventura de Alexandre”, “O olho torto de Alexandre” e “História de um bode”, do livro Alexandre e outros heróis, do referido autor. A hipótese que norteia este estudo é a de que a obra literária regional pode ser um ponto de partida para o público estudantil despertar o gosto pela literatura e conhecer o potencial do texto literário no sentido de promover o prazer estético e a construção de conhecimentos. O público alvo da proposta é formado por estudantes infanto-juvenis dos anos finais do Ensino Fundamental (8º e 9º). A metodologia tem por base os fundamentos do letramento literário, planejada por meio de oficinas a serem executadas em aulas de Língua Portuguesa. Dentre o referencial teórico de apoio, destacam-se os estudos de Cosson (2014); Silva (2011); Abreu (2006), Battella (1988), Ayala (2006), Cascudo (1984), Candido (2000), Benjamim (1994), Zappone (2009), Piglia (2004), Freire (2003). Como também documentos oficiais norteadores da prática pedagógica, a exemplo da BNCC (BRASIL, 2017). Diante do exposto, a contribuição desta pesquisa, em torno da formação do leitor, está em despertar o público estudantil para o texto literário, de modo que tenhamos mais leitores receptivos e engajados a refletir a Literatura como um elemento de prazer estético e um meio de formação cidadã. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-27T15:13:26Z 2021-03-08 2999-12-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ARAÚJO, Ricardo Múcio Macêdo de. Na trilha dos causos em contos de Graciliano Ramos: uma proposta de letramento para a sala de aula. 2021. 103p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira . http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3801 |
identifier_str_mv |
ARAÚJO, Ricardo Múcio Macêdo de. Na trilha dos causos em contos de Graciliano Ramos: uma proposta de letramento para a sala de aula. 2021. 103p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira . |
url |
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3801 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) instacron:UEPB |
instname_str |
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
instacron_str |
UEPB |
institution |
UEPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bc@uepb.edu.br|| |
_version_ |
1809458425822707712 |