Na trilha dos causos em contos de Graciliano Ramos: uma proposta de letramento para a sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Ricardo Múcio Macêdo de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3801
Resumo: Este trabalho é fruto de uma pesquisa em torno da literatura na formação do leitor. Sua discussão visa contribuir com uma proposta pedagógica para as aulas de Língua Portuguesa no que se refere às práticas de leituras do texto literário, na perspectiva do letramento, a partir de narrativas literárias que não estão dentre aquelas que despontam como mais vendidas e reimpressas na atualidade, a exemplo dos contos de Graciliano Ramos. São objeto de estudo as narrativas: “Apresentação de Alexandre e Cesária”, “Primeira aventura de Alexandre”, “O olho torto de Alexandre” e “História de um bode”, do livro Alexandre e outros heróis, do referido autor. A hipótese que norteia este estudo é a de que a obra literária regional pode ser um ponto de partida para o público estudantil despertar o gosto pela literatura e conhecer o potencial do texto literário no sentido de promover o prazer estético e a construção de conhecimentos. O público alvo da proposta é formado por estudantes infanto-juvenis dos anos finais do Ensino Fundamental (8º e 9º). A metodologia tem por base os fundamentos do letramento literário, planejada por meio de oficinas a serem executadas em aulas de Língua Portuguesa. Dentre o referencial teórico de apoio, destacam-se os estudos de Cosson (2014); Silva (2011); Abreu (2006), Battella (1988), Ayala (2006), Cascudo (1984), Candido (2000), Benjamim (1994), Zappone (2009), Piglia (2004), Freire (2003). Como também documentos oficiais norteadores da prática pedagógica, a exemplo da BNCC (BRASIL, 2017). Diante do exposto, a contribuição desta pesquisa, em torno da formação do leitor, está em despertar o público estudantil para o texto literário, de modo que tenhamos mais leitores receptivos e engajados a refletir a Literatura como um elemento de prazer estético e um meio de formação cidadã.
id UEPB_c86cb585a2997fe5d9be195178c2c3b2
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3801
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Na trilha dos causos em contos de Graciliano Ramos: uma proposta de letramento para a sala de aulaEnsino. Letramento. Leitura. Alexandre e Outros Heróis.LETRAS::LINGUA PORTUGUESAEste trabalho é fruto de uma pesquisa em torno da literatura na formação do leitor. Sua discussão visa contribuir com uma proposta pedagógica para as aulas de Língua Portuguesa no que se refere às práticas de leituras do texto literário, na perspectiva do letramento, a partir de narrativas literárias que não estão dentre aquelas que despontam como mais vendidas e reimpressas na atualidade, a exemplo dos contos de Graciliano Ramos. São objeto de estudo as narrativas: “Apresentação de Alexandre e Cesária”, “Primeira aventura de Alexandre”, “O olho torto de Alexandre” e “História de um bode”, do livro Alexandre e outros heróis, do referido autor. A hipótese que norteia este estudo é a de que a obra literária regional pode ser um ponto de partida para o público estudantil despertar o gosto pela literatura e conhecer o potencial do texto literário no sentido de promover o prazer estético e a construção de conhecimentos. O público alvo da proposta é formado por estudantes infanto-juvenis dos anos finais do Ensino Fundamental (8º e 9º). A metodologia tem por base os fundamentos do letramento literário, planejada por meio de oficinas a serem executadas em aulas de Língua Portuguesa. Dentre o referencial teórico de apoio, destacam-se os estudos de Cosson (2014); Silva (2011); Abreu (2006), Battella (1988), Ayala (2006), Cascudo (1984), Candido (2000), Benjamim (1994), Zappone (2009), Piglia (2004), Freire (2003). Como também documentos oficiais norteadores da prática pedagógica, a exemplo da BNCC (BRASIL, 2017). Diante do exposto, a contribuição desta pesquisa, em torno da formação do leitor, está em despertar o público estudantil para o texto literário, de modo que tenhamos mais leitores receptivos e engajados a refletir a Literatura como um elemento de prazer estético e um meio de formação cidadã.This work is the result of research around literature in reader’s formation. Its discussion aims to contribute with a pedagogical proposal to the portuguese language classes, in what the concerns the reading practices of the literary text, in the perspective of the literacy, from literary narratives that aren’t among those that appear as more sold and reprinted nowadays, like Graciliano Ramos’ tales. They are study’s object the narratives: “Alexandre's presentation and cesarean”, “Alexandre’s first adventure”, “Alexandre crooked eye”, and “Story of a Goat”, from the book Alexandre and others heroes, by the referred author. The hypothesis that guiding this study is that the regional literary work can be a departure point for student audience to awaken a tast for literature and get to know the potential of the literary text in promoting aesthetic pleasure and knowledge building. The target audience of the proposal is formed by youth students of the final years elementary school 8th and 9th grades. The methodology has based on the fundamentals of literary letramento, planned through workshops to be executed in Portuguese language classes. Among the theoretical reference’s support, stand out the studies of Cosson (2014); Silva (2011); Abreu (2006), Battella (1988), Ayala (2006), Cascudo (1984), Candido (2000), Benjamin (1994), Zappone (2003), Piglia (2004), Freire (2003). As well as official documents that guide the pedagogical practice, like the BNCC (BRAZIL, 2017). In view of the above, the contribution of this research, around the reader’s formation, is in awakening the student audience to the literary text, so that we have more receptive and engaged readers to reflect Literature as an element of aesthetic pleasure and a way of citizen formation.Universidade Estadual da ParaíbaUniversidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRASPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRASCosta, Maria Suely da. Maria Suely da.778.867.554-72Dias, Valdenides Cabral de Araújo Valdenides Cabral de Araújo341.721.574-91Silva, Rosângela Neres Araújo da Rosângela Neres Araújo da.741.646.354.-87Araújo, Ricardo Múcio Macêdo de2021-09-27T15:13:26Z2999-12-312021-03-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfARAÚJO, Ricardo Múcio Macêdo de. Na trilha dos causos em contos de Graciliano Ramos: uma proposta de letramento para a sala de aula. 2021. 103p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira .http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3801porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2021-09-27T15:13:26Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3801Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2021-09-27T15:13:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Na trilha dos causos em contos de Graciliano Ramos: uma proposta de letramento para a sala de aula
title Na trilha dos causos em contos de Graciliano Ramos: uma proposta de letramento para a sala de aula
spellingShingle Na trilha dos causos em contos de Graciliano Ramos: uma proposta de letramento para a sala de aula
Araújo, Ricardo Múcio Macêdo de
Ensino. Letramento. Leitura. Alexandre e Outros Heróis.
LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
title_short Na trilha dos causos em contos de Graciliano Ramos: uma proposta de letramento para a sala de aula
title_full Na trilha dos causos em contos de Graciliano Ramos: uma proposta de letramento para a sala de aula
title_fullStr Na trilha dos causos em contos de Graciliano Ramos: uma proposta de letramento para a sala de aula
title_full_unstemmed Na trilha dos causos em contos de Graciliano Ramos: uma proposta de letramento para a sala de aula
title_sort Na trilha dos causos em contos de Graciliano Ramos: uma proposta de letramento para a sala de aula
author Araújo, Ricardo Múcio Macêdo de
author_facet Araújo, Ricardo Múcio Macêdo de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Maria Suely da. Maria Suely da.
778.867.554-72
Dias, Valdenides Cabral de Araújo Valdenides Cabral de Araújo
341.721.574-91
Silva, Rosângela Neres Araújo da Rosângela Neres Araújo da.
741.646.354.-87
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Ricardo Múcio Macêdo de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino. Letramento. Leitura. Alexandre e Outros Heróis.
LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
topic Ensino. Letramento. Leitura. Alexandre e Outros Heróis.
LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
description Este trabalho é fruto de uma pesquisa em torno da literatura na formação do leitor. Sua discussão visa contribuir com uma proposta pedagógica para as aulas de Língua Portuguesa no que se refere às práticas de leituras do texto literário, na perspectiva do letramento, a partir de narrativas literárias que não estão dentre aquelas que despontam como mais vendidas e reimpressas na atualidade, a exemplo dos contos de Graciliano Ramos. São objeto de estudo as narrativas: “Apresentação de Alexandre e Cesária”, “Primeira aventura de Alexandre”, “O olho torto de Alexandre” e “História de um bode”, do livro Alexandre e outros heróis, do referido autor. A hipótese que norteia este estudo é a de que a obra literária regional pode ser um ponto de partida para o público estudantil despertar o gosto pela literatura e conhecer o potencial do texto literário no sentido de promover o prazer estético e a construção de conhecimentos. O público alvo da proposta é formado por estudantes infanto-juvenis dos anos finais do Ensino Fundamental (8º e 9º). A metodologia tem por base os fundamentos do letramento literário, planejada por meio de oficinas a serem executadas em aulas de Língua Portuguesa. Dentre o referencial teórico de apoio, destacam-se os estudos de Cosson (2014); Silva (2011); Abreu (2006), Battella (1988), Ayala (2006), Cascudo (1984), Candido (2000), Benjamim (1994), Zappone (2009), Piglia (2004), Freire (2003). Como também documentos oficiais norteadores da prática pedagógica, a exemplo da BNCC (BRASIL, 2017). Diante do exposto, a contribuição desta pesquisa, em torno da formação do leitor, está em despertar o público estudantil para o texto literário, de modo que tenhamos mais leitores receptivos e engajados a refletir a Literatura como um elemento de prazer estético e um meio de formação cidadã.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-27T15:13:26Z
2021-03-08
2999-12-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARAÚJO, Ricardo Múcio Macêdo de. Na trilha dos causos em contos de Graciliano Ramos: uma proposta de letramento para a sala de aula. 2021. 103p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira .
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3801
identifier_str_mv ARAÚJO, Ricardo Múcio Macêdo de. Na trilha dos causos em contos de Graciliano Ramos: uma proposta de letramento para a sala de aula. 2021. 103p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira .
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3801
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS
Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS
Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1809458425822707712