Uma análise do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) em Campina Grande - PB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Maria Eduarda Dias de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3261
Resumo: Com esta dissertação, busca-se construir um campo de compreensão da articulação da agricultura familiar com as políticas públicas de desenvolvimento rural. Outrossim, propõe-se analisar se o PRONAF, como política pública, tem fomentado o desenvolvimento rural, em uma realidade específica: o município de Campina Grande-PB. Para isso, pretende-se mapear as comunidades rurais e as atividades agropecuárias desenvolvidas em Campina Grande de modo a conhecer o rural do município; identificar as linhas de crédito fornecidas aos agricultores familiares pelo programa de modo a revelar quais são as mais acessadas por eles; averiguar a aplicabilidade do financiamento da produção, a capacitação e o acompanhamento técnico; e verificar se houve aumento na produção e geração de renda, após o acesso ao crédito. Nesse ínterim, trabalha-se com uma base de dados secundários (livros, artigos, dissertações, teses) Desenvolvimento Agrário (SEAD), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Matriz de dados do Crédito Rural do Banco Central do Brasil. A pesquisa é qualitativa, de caráter descritivo e analítico. A coleta dos dados primários foi realizada, prioritariamente, por meio de entrevistas individuais semiestruturadas, com um roteiro aberto, direcionadas aos agricultores familiares e aos demais atores sociais envolvidos com o programa. Os resultados sistematizados apontam que a maioria dos beneficiários são enquadrados no grupo B, representando a maior demanda de crédito rural em volume de recursos e quantidade de propostas contratadas e acessando majoritariamente a linha Microcrédito Rural. Observou-se também que alguns agricultores resistem à renovação do contrato, baseados nas dívidas rurais que contraíram e pela falta de informação na contratação do PRONAF. Identifica-se ainda com esta pesquisa a predominância do financiamento para as atividades pecuárias em detrimento do financiamento das atividades agrícolas no município. Além do problema hídrico enfrentado pelos agricultores, confirma-se que a assistência técnica insuficiente, os impedimentos burocráticos e a competência na fiscalização por meio dos agentes financeiros apresentam-se como as dificuldades mais pontuadas para a eficácia do programa. Desse modo, a pesquisa revelou que o PRONAF, mesmo diante da disponibilidade de crédito para o financiamento das atividades agropecuárias, apresenta falhas em sua execução no município. Por fim, o objetivo de analisar o PRONAF no que tange ao fomento do desenvolvimento do rural no município estudado oportunizou assinalar as potencialidades e dificuldades a serem superadas por essa política pública no meio rural. Portanto, é indispensável promover discussões sobre essa temática, observando os entraves dessa política pública em fomentar transformações no mundo rural.
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Para isso, pretende-se mapear as comunidades rurais e as atividades agropecuárias desenvolvidas em Campina Grande de modo a conhecer o rural do município; identificar as linhas de crédito fornecidas aos agricultores familiares pelo programa de modo a revelar quais são as mais acessadas por eles; averiguar a aplicabilidade do financiamento da produção, a capacitação e o acompanhamento técnico; e verificar se houve aumento na produção e geração de renda, após o acesso ao crédito. Nesse ínterim, trabalha-se com uma base de dados secundários (livros, artigos, dissertações, teses) Desenvolvimento Agrário (SEAD), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Matriz de dados do Crédito Rural do Banco Central do Brasil. A pesquisa é qualitativa, de caráter descritivo e analítico. A coleta dos dados primários foi realizada, prioritariamente, por meio de entrevistas individuais semiestruturadas, com um roteiro aberto, direcionadas aos agricultores familiares e aos demais atores sociais envolvidos com o programa. Os resultados sistematizados apontam que a maioria dos beneficiários são enquadrados no grupo B, representando a maior demanda de crédito rural em volume de recursos e quantidade de propostas contratadas e acessando majoritariamente a linha Microcrédito Rural. Observou-se também que alguns agricultores resistem à renovação do contrato, baseados nas dívidas rurais que contraíram e pela falta de informação na contratação do PRONAF. Identifica-se ainda com esta pesquisa a predominância do financiamento para as atividades pecuárias em detrimento do financiamento das atividades agrícolas no município. Além do problema hídrico enfrentado pelos agricultores, confirma-se que a assistência técnica insuficiente, os impedimentos burocráticos e a competência na fiscalização por meio dos agentes financeiros apresentam-se como as dificuldades mais pontuadas para a eficácia do programa. Desse modo, a pesquisa revelou que o PRONAF, mesmo diante da disponibilidade de crédito para o financiamento das atividades agropecuárias, apresenta falhas em sua execução no município. Por fim, o objetivo de analisar o PRONAF no que tange ao fomento do desenvolvimento do rural no município estudado oportunizou assinalar as potencialidades e dificuldades a serem superadas por essa política pública no meio rural. Portanto, é indispensável promover discussões sobre essa temática, observando os entraves dessa política pública em fomentar transformações no mundo rural.Within this dissertation we seek to build a field of understanding by articulating family agriculture with public policies of rural development. It is also proposed to analyze whether PRONAF, as a public policy, has promoted rural development in a specific reality: the municipality of Campina Grande-PB. For this, it is intended to map rural communities and agricultural activities developed in Campina Grande in order to know the rural of the municipality; identify the credit lines provided to the family farmers by the program so as to reveal which are the most accessed by them; to ascertain the applicability of financing of production, training and technical follow-up, and to verify if there was an increase in production and income generation after access to credit. In the meantime, a secondary database (books, articles, dissertations) and documents were made available by the Special Secretariat for Agriculture and Agrarian Development (SEAD), the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE) and the Matrix data from the Rural Credit of the Central Bank of Brazil. The research is qualitative, descriptive and analytical. The primary data collection was carried out, primarily, through semi-structured individual interviews, with an open itinerary, directed to family farmers and other social actors involved with the Program. The systematized results indicate that most of the beneficiaries fall into group B, representing the greater demand for rural credit in terms of the volume of resources and the number of proposals contracted and accessing mostly the Rural Microcredit line. It was also observed that some farmers resist the renewal of the contract, based on the rural debts that contracted and the lack of information in the hiring of PRONAF. It is also identified with this research the predominance of financing livestock activities to the detriment of the financing of agricultural activities in the municipality. In addition to the water problem faced by farmers, it is confirmed that insufficient technical assistance, bureaucratic impediments and the ability to supervise through financial agents are the most marked difficulties for the effectiveness of the program. Thus, the research revealed that PRONAF, even in the face of the availability of credit for the financing of agricultural activities, presents failures in its execution in the municipality. Finally, the objective of analyzing the PRONAF in relation to the development of the rural municipality studied, highlighted the potentialities and difficulties to be overcome by this public policy in rural areas. Therefore, it is indispensable to promote discussions on this subject, observing the obstacles of this public policy in fomenting transformations in the rural world.CAPESUniversidade Estadual da ParaíbaCentro de Ciências Sociais e Aplicadas - CCSABrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - PPGDRRamos, Nerize Laurentinohttp://lattes.cnpq.br/4137694005448830Ramos, Nerize Laurentinohttp://lattes.cnpq.br/4137694005448830Cunha, Luis Henrique Herminiohttp://lattes.cnpq.br/6991283096951332Carvalho, Cynthia Xavier dehttp://lattes.cnpq.br/8358868600649308Araújo, Maria Eduarda Dias de2019-03-28T14:14:59Z2018-06-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfARAÚJO, Maria Eduarda Dias de. Uma análise do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) em Campina Grande - PB. 2018. 164f. 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