Formação inicial do professor de matemática: a (in)visibilidade dos saberes docentes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1966 |
Resumo: | Esta pesquisa busca elucidar como acontece a mobilização de saberes docentes necessários à prática profissional do professor de matemática nos processos de formação inicial das disciplinas preconizadas como pedagógicas nas Licenciaturas em Matemática. No desenvolvimento da pesquisa, utilizamo-nos de uma abordagem de investigação qualitativa do tipo estudo de caso, onde a observação não participante foi a nossa ferramenta de coleta de dados, que ocorreu no ano de 2010, durante um semestre letivo de um curso de Licenciatura Plena em Matemática de uma instituição pública de ensino superior. Nessa investigação, inserimo-nos como observadores das disciplinas intituladas Prática Pedagógica de Ensino de Matemática I e Prática Pedagógica de Ensino de Matemática II, onde a escolha em estarmos observando tais disciplinas se deu por entendermos que as mesmas possuem a preocupação de desenvolver no futuro professor uma prática reflexiva, de acordo com as atuais tendências pedagógicas em Educação Matemática. Para as descrições e análises dos dados, optamos por apresentá-las em forma de narrativa e para fundamentar teoricamente o nosso trabalho utilizamos estudos sobre a prática profissional do professor e suas relações com os saberes docentes, sendo Tardif (2008) e seu estudo sobre ―Os elementos da epistemologia da prática profissional‖ o nosso pano de fundo teórico. Do trabalho realizado, podemos observar que um processo de formação, seja inicial ou continuado, possui maiores chances de sucesso quando consegue mobilizar diferentes saberes docentes numa perspectiva onde é sabido que nenhuma teoria de formação de professores consegue dar conta da complexidade da sala de aula, porém é na própria prática de formação que se promovem reais vivências que possibilitarão o complemento da teoria com a prática, num processo ação-reflexão-ação. |
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Formação inicial do professor de matemática: a (in)visibilidade dos saberes docentesSala de aulaFormação de professoresEnsinoTeacher trainingClassroomTeachingCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAEsta pesquisa busca elucidar como acontece a mobilização de saberes docentes necessários à prática profissional do professor de matemática nos processos de formação inicial das disciplinas preconizadas como pedagógicas nas Licenciaturas em Matemática. No desenvolvimento da pesquisa, utilizamo-nos de uma abordagem de investigação qualitativa do tipo estudo de caso, onde a observação não participante foi a nossa ferramenta de coleta de dados, que ocorreu no ano de 2010, durante um semestre letivo de um curso de Licenciatura Plena em Matemática de uma instituição pública de ensino superior. Nessa investigação, inserimo-nos como observadores das disciplinas intituladas Prática Pedagógica de Ensino de Matemática I e Prática Pedagógica de Ensino de Matemática II, onde a escolha em estarmos observando tais disciplinas se deu por entendermos que as mesmas possuem a preocupação de desenvolver no futuro professor uma prática reflexiva, de acordo com as atuais tendências pedagógicas em Educação Matemática. Para as descrições e análises dos dados, optamos por apresentá-las em forma de narrativa e para fundamentar teoricamente o nosso trabalho utilizamos estudos sobre a prática profissional do professor e suas relações com os saberes docentes, sendo Tardif (2008) e seu estudo sobre ―Os elementos da epistemologia da prática profissional‖ o nosso pano de fundo teórico. Do trabalho realizado, podemos observar que um processo de formação, seja inicial ou continuado, possui maiores chances de sucesso quando consegue mobilizar diferentes saberes docentes numa perspectiva onde é sabido que nenhuma teoria de formação de professores consegue dar conta da complexidade da sala de aula, porém é na própria prática de formação que se promovem reais vivências que possibilitarão o complemento da teoria com a prática, num processo ação-reflexão-ação.This research strives to elucidate how they come about, the mobilization of teachers' knowledge, necessary to the professional practice of mathematics teachers, in the process of initial formation of the subjects advocated as pedagogical in undergraduate courses in mathematics. For the development of the research, we used an approach of qualitative investigation of the case study variety, where observation, not a participant, was our tool for data collection, which occurred in 2010, during a school semester of a undergraduate course in mathematics for teachers at a public institution of higher education. In this investigation, we placed ourselves as observers of school subjects, entitled Pedagogical Practice for the Teaching of Mathematics I and Pedagogical Practice for the Teaching of Mathematics II, where the choice of observing such courses took place because of our understanding that they feature the concern for developing in future teachers, a reflective practice, according to current educational trends in Mathematics Education. For the descriptions and data analysis, we chose to present them in narrative form, and for the theoretical support of our paper we use, among other authors who study teachers' professional practice and their relationships with teacher knowledge, Tardif (2008) and ―Their elements of the epistemology of professional practice‖. From the work accomplished, we can observe that a process of formation, be it initial or continued, has a greater chance of success when it can mobilize different teachers knowledge in a perspective, where it is known, that no theory of teacher education can cope with the complexity of the classroom, however, it is in the very formation, that real life experiences are fostered, that will complement the theory.Universidade Estadual da ParaíbaEnsino de FísicaBRUEPBMestrado Profissional em Ensino de Ciências e MatemáticaAndrade, Silvanio deCPF:43807631534http://lattes.cnpq.br/8695612846450802Albuquerque, Izabel Maria Barbosa deCPF:17613205487http://lattes.cnpq.br/3327139629959668Domite, Maria do Carmo SantosCPF:53474082868http://lattes.cnpq.br/3351678365014905Cavalcante, Nahum Isaque dos Santos2015-09-25T12:21:56Z2014-05-272011-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos. Formação inicial do professor de matemática: a (in)visibilidade dos saberes docentes. 2011. 141 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1966porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2016-01-26T18:26:31Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/1966Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2016-01-26T18:26:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
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