Formação inicial do professor de Matemática: a (in)visibilidade dos saberes docentes.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36008
Resumo: Este trabalho apresenta resultados de um estudo de caso, promovendo reflexões sobre processos ocorridos na formação inicial dos professores de matemática nas licenciaturas. Tais processos envolvem produção, mobilização, transmissão, assimilação e transposição de saberes docentes, por parte dos professores formadores, bem como dos futuros professores, quando alunos de seus cursos de formação. Nesse contexto procuramos explicitar o papel e o valor das disciplinas de Educação Matemática na formação dos futuros professores. A pesquisa teve como ferramentas de coleta de dados, entrevistas semi-estruturadas e observações não participantes das aulas de disciplinas do tipo: Práticas Pedagógicas para o Ensino de Matemática, ministradas a alunos de um curso de licenciatura. Pretendemos então, realizar inferências e apontar possíveis caminhos, na elucidação dos saberes mobilizados pelos docentes, em relação ao ensinoaprendizagem da matemática e como esses saberes são assimilados e transpostos na prática docente dos futuros professores.
id UFCG_c416f742d1719a04bdd0b48d101d8625
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/36008
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Formação inicial do professor de Matemática: a (in)visibilidade dos saberes docentes.Initial training for Mathematics teachers: the (in)visibility of teaching knowledge.Formação docente - MatemáticaProfessores de MatemáticaSaberes docentes - MatemáticaPráticas de sala de aulaEstudo de casoTeacher training - MathematicsMathematics TeachersTeaching knowledge - MathematicsClassroom practicesCase studyEducação.Este trabalho apresenta resultados de um estudo de caso, promovendo reflexões sobre processos ocorridos na formação inicial dos professores de matemática nas licenciaturas. Tais processos envolvem produção, mobilização, transmissão, assimilação e transposição de saberes docentes, por parte dos professores formadores, bem como dos futuros professores, quando alunos de seus cursos de formação. Nesse contexto procuramos explicitar o papel e o valor das disciplinas de Educação Matemática na formação dos futuros professores. A pesquisa teve como ferramentas de coleta de dados, entrevistas semi-estruturadas e observações não participantes das aulas de disciplinas do tipo: Práticas Pedagógicas para o Ensino de Matemática, ministradas a alunos de um curso de licenciatura. Pretendemos então, realizar inferências e apontar possíveis caminhos, na elucidação dos saberes mobilizados pelos docentes, em relação ao ensinoaprendizagem da matemática e como esses saberes são assimilados e transpostos na prática docente dos futuros professores.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20112024-06-11T12:45:24Z2024-06-112024-06-11T12:45:24Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36008CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos. Formação inicial do Professor de Matemática: a (in)visibilidade dos Saberes Docentes. In: XV EBRAPEM - Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-graduação em Educação Matemática, 15, 2011, v. 1. Campina Grande - PB. Anais [...]. Campina Grande - PB: Realize, 2011. p. 1-9. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36008porCAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-06-11T12:45:51Zoai:localhost:riufcg/36008Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-06-11T12:45:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação inicial do professor de Matemática: a (in)visibilidade dos saberes docentes.
Initial training for Mathematics teachers: the (in)visibility of teaching knowledge.
title Formação inicial do professor de Matemática: a (in)visibilidade dos saberes docentes.
spellingShingle Formação inicial do professor de Matemática: a (in)visibilidade dos saberes docentes.
CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
Formação docente - Matemática
Professores de Matemática
Saberes docentes - Matemática
Práticas de sala de aula
Estudo de caso
Teacher training - Mathematics
Mathematics Teachers
Teaching knowledge - Mathematics
Classroom practices
Case study
Educação.
title_short Formação inicial do professor de Matemática: a (in)visibilidade dos saberes docentes.
title_full Formação inicial do professor de Matemática: a (in)visibilidade dos saberes docentes.
title_fullStr Formação inicial do professor de Matemática: a (in)visibilidade dos saberes docentes.
title_full_unstemmed Formação inicial do professor de Matemática: a (in)visibilidade dos saberes docentes.
title_sort Formação inicial do professor de Matemática: a (in)visibilidade dos saberes docentes.
author CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
author_facet CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente - Matemática
Professores de Matemática
Saberes docentes - Matemática
Práticas de sala de aula
Estudo de caso
Teacher training - Mathematics
Mathematics Teachers
Teaching knowledge - Mathematics
Classroom practices
Case study
Educação.
topic Formação docente - Matemática
Professores de Matemática
Saberes docentes - Matemática
Práticas de sala de aula
Estudo de caso
Teacher training - Mathematics
Mathematics Teachers
Teaching knowledge - Mathematics
Classroom practices
Case study
Educação.
description Este trabalho apresenta resultados de um estudo de caso, promovendo reflexões sobre processos ocorridos na formação inicial dos professores de matemática nas licenciaturas. Tais processos envolvem produção, mobilização, transmissão, assimilação e transposição de saberes docentes, por parte dos professores formadores, bem como dos futuros professores, quando alunos de seus cursos de formação. Nesse contexto procuramos explicitar o papel e o valor das disciplinas de Educação Matemática na formação dos futuros professores. A pesquisa teve como ferramentas de coleta de dados, entrevistas semi-estruturadas e observações não participantes das aulas de disciplinas do tipo: Práticas Pedagógicas para o Ensino de Matemática, ministradas a alunos de um curso de licenciatura. Pretendemos então, realizar inferências e apontar possíveis caminhos, na elucidação dos saberes mobilizados pelos docentes, em relação ao ensinoaprendizagem da matemática e como esses saberes são assimilados e transpostos na prática docente dos futuros professores.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2024-06-11T12:45:24Z
2024-06-11
2024-06-11T12:45:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36008
CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos. Formação inicial do Professor de Matemática: a (in)visibilidade dos Saberes Docentes. In: XV EBRAPEM - Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-graduação em Educação Matemática, 15, 2011, v. 1. Campina Grande - PB. Anais [...]. Campina Grande - PB: Realize, 2011. p. 1-9. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36008
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36008
identifier_str_mv CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos. Formação inicial do Professor de Matemática: a (in)visibilidade dos Saberes Docentes. In: XV EBRAPEM - Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-graduação em Educação Matemática, 15, 2011, v. 1. Campina Grande - PB. Anais [...]. Campina Grande - PB: Realize, 2011. p. 1-9. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744623971598336