Formação inicial do professor de Matemática: a (in)visibilidade dos saberes docentes.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36008 |
Resumo: | Este trabalho apresenta resultados de um estudo de caso, promovendo reflexões sobre processos ocorridos na formação inicial dos professores de matemática nas licenciaturas. Tais processos envolvem produção, mobilização, transmissão, assimilação e transposição de saberes docentes, por parte dos professores formadores, bem como dos futuros professores, quando alunos de seus cursos de formação. Nesse contexto procuramos explicitar o papel e o valor das disciplinas de Educação Matemática na formação dos futuros professores. A pesquisa teve como ferramentas de coleta de dados, entrevistas semi-estruturadas e observações não participantes das aulas de disciplinas do tipo: Práticas Pedagógicas para o Ensino de Matemática, ministradas a alunos de um curso de licenciatura. Pretendemos então, realizar inferências e apontar possíveis caminhos, na elucidação dos saberes mobilizados pelos docentes, em relação ao ensinoaprendizagem da matemática e como esses saberes são assimilados e transpostos na prática docente dos futuros professores. |
id |
UFCG_c416f742d1719a04bdd0b48d101d8625 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/36008 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Formação inicial do professor de Matemática: a (in)visibilidade dos saberes docentes.Initial training for Mathematics teachers: the (in)visibility of teaching knowledge.Formação docente - MatemáticaProfessores de MatemáticaSaberes docentes - MatemáticaPráticas de sala de aulaEstudo de casoTeacher training - MathematicsMathematics TeachersTeaching knowledge - MathematicsClassroom practicesCase studyEducação.Este trabalho apresenta resultados de um estudo de caso, promovendo reflexões sobre processos ocorridos na formação inicial dos professores de matemática nas licenciaturas. Tais processos envolvem produção, mobilização, transmissão, assimilação e transposição de saberes docentes, por parte dos professores formadores, bem como dos futuros professores, quando alunos de seus cursos de formação. Nesse contexto procuramos explicitar o papel e o valor das disciplinas de Educação Matemática na formação dos futuros professores. A pesquisa teve como ferramentas de coleta de dados, entrevistas semi-estruturadas e observações não participantes das aulas de disciplinas do tipo: Práticas Pedagógicas para o Ensino de Matemática, ministradas a alunos de um curso de licenciatura. Pretendemos então, realizar inferências e apontar possíveis caminhos, na elucidação dos saberes mobilizados pelos docentes, em relação ao ensinoaprendizagem da matemática e como esses saberes são assimilados e transpostos na prática docente dos futuros professores.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20112024-06-11T12:45:24Z2024-06-112024-06-11T12:45:24Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36008CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos. Formação inicial do Professor de Matemática: a (in)visibilidade dos Saberes Docentes. In: XV EBRAPEM - Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-graduação em Educação Matemática, 15, 2011, v. 1. Campina Grande - PB. Anais [...]. Campina Grande - PB: Realize, 2011. p. 1-9. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36008porCAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-06-11T12:45:51Zoai:localhost:riufcg/36008Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-06-11T12:45:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação inicial do professor de Matemática: a (in)visibilidade dos saberes docentes. Initial training for Mathematics teachers: the (in)visibility of teaching knowledge. |
title |
Formação inicial do professor de Matemática: a (in)visibilidade dos saberes docentes. |
spellingShingle |
Formação inicial do professor de Matemática: a (in)visibilidade dos saberes docentes. CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos. Formação docente - Matemática Professores de Matemática Saberes docentes - Matemática Práticas de sala de aula Estudo de caso Teacher training - Mathematics Mathematics Teachers Teaching knowledge - Mathematics Classroom practices Case study Educação. |
title_short |
Formação inicial do professor de Matemática: a (in)visibilidade dos saberes docentes. |
title_full |
Formação inicial do professor de Matemática: a (in)visibilidade dos saberes docentes. |
title_fullStr |
Formação inicial do professor de Matemática: a (in)visibilidade dos saberes docentes. |
title_full_unstemmed |
Formação inicial do professor de Matemática: a (in)visibilidade dos saberes docentes. |
title_sort |
Formação inicial do professor de Matemática: a (in)visibilidade dos saberes docentes. |
author |
CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos. |
author_facet |
CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação docente - Matemática Professores de Matemática Saberes docentes - Matemática Práticas de sala de aula Estudo de caso Teacher training - Mathematics Mathematics Teachers Teaching knowledge - Mathematics Classroom practices Case study Educação. |
topic |
Formação docente - Matemática Professores de Matemática Saberes docentes - Matemática Práticas de sala de aula Estudo de caso Teacher training - Mathematics Mathematics Teachers Teaching knowledge - Mathematics Classroom practices Case study Educação. |
description |
Este trabalho apresenta resultados de um estudo de caso, promovendo reflexões sobre processos ocorridos na formação inicial dos professores de matemática nas licenciaturas. Tais processos envolvem produção, mobilização, transmissão, assimilação e transposição de saberes docentes, por parte dos professores formadores, bem como dos futuros professores, quando alunos de seus cursos de formação. Nesse contexto procuramos explicitar o papel e o valor das disciplinas de Educação Matemática na formação dos futuros professores. A pesquisa teve como ferramentas de coleta de dados, entrevistas semi-estruturadas e observações não participantes das aulas de disciplinas do tipo: Práticas Pedagógicas para o Ensino de Matemática, ministradas a alunos de um curso de licenciatura. Pretendemos então, realizar inferências e apontar possíveis caminhos, na elucidação dos saberes mobilizados pelos docentes, em relação ao ensinoaprendizagem da matemática e como esses saberes são assimilados e transpostos na prática docente dos futuros professores. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2024-06-11T12:45:24Z 2024-06-11 2024-06-11T12:45:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36008 CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos. Formação inicial do Professor de Matemática: a (in)visibilidade dos Saberes Docentes. In: XV EBRAPEM - Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-graduação em Educação Matemática, 15, 2011, v. 1. Campina Grande - PB. Anais [...]. Campina Grande - PB: Realize, 2011. p. 1-9. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36008 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36008 |
identifier_str_mv |
CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos. Formação inicial do Professor de Matemática: a (in)visibilidade dos Saberes Docentes. In: XV EBRAPEM - Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-graduação em Educação Matemática, 15, 2011, v. 1. Campina Grande - PB. Anais [...]. Campina Grande - PB: Realize, 2011. p. 1-9. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744623971598336 |