O samba e o rap como espaços de palavralização afrodescendente
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3395 |
Resumo: | A presente pesquisa partiu da necessidade de inserção de elementos histórico-culturais afrodescendente nas aulas de Língua Portuguesa do ensino fundamental, visto que a escola ainda enfrenta inúmeras dificuldades em introduzir tais aspectos em suas práticas, e muitas vezes, vai de encontro ao que é estabelecido na Lei 10.639/03. Elaboramos uma proposta interventiva baseada na Sequência Básica, de Rildo Cosson (2014), que foi desenvolvida de forma adaptada em uma turma do 9º ano de uma escola do município de Duas Estradas, Paraíba. Para tanto, trabalhamos com o gênero textual/discursivo Letra de Música inserido nos gêneros musicais Samba e Rap tomando por base algumas produções dos artistas Mano Brown e Jackson do Pandeiro, as quais estão voltadas para o sujeito afrodescendente e a questão do espaço que lhe é concedido como forma de enunciação, identificação e atuam como subversão a práticas de exclusão no meio social. Os objetivos da proposta consistiram em formular espaços para o reconhecimento e valorização das heranças africanas, que foram essenciais para a formação da sociedade brasileira, despertar nos discentes a sensibilidade causada pela alteridade, como também possibilitar o desenvolvimento da consciência crítica e autonomia. Os dados foram gerados por meio de registros resultantes de diálogos gravados, produções escritas, leitura e outros procedimentos relevantes para a análise. Como embasamento teórico, abordamos as concepções de Bakhtin (1997) e Marcuschi (2008), as quais concebem a linguagem por uma perspectiva dialógica, pautamo-nos nas percepções de Hall (2009) para compreendermos os conceitos de cultura e identidade, fundamentamo-nos em estudiosos como Munanga (2005), Santos (2016) e Lopes (2015), que abordam questões étnico-raciais e em discussões a respeito do caráter social das práticas de letramentos em Rojo (2009) e Souza (2011), entre outros. As atividades desenvolvidas resultaram na ampliação das percepções de mundo relacionadas à equidade, respeito e tolerância. |
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O samba e o rap como espaços de palavralização afrodescendenteLetra de músicaLei 10.639/03Letramento literárioEnsinoLyricsLaw 10.639/03Literary literacyTeachingLINGUISTICA, LETRAS E ARTESA presente pesquisa partiu da necessidade de inserção de elementos histórico-culturais afrodescendente nas aulas de Língua Portuguesa do ensino fundamental, visto que a escola ainda enfrenta inúmeras dificuldades em introduzir tais aspectos em suas práticas, e muitas vezes, vai de encontro ao que é estabelecido na Lei 10.639/03. Elaboramos uma proposta interventiva baseada na Sequência Básica, de Rildo Cosson (2014), que foi desenvolvida de forma adaptada em uma turma do 9º ano de uma escola do município de Duas Estradas, Paraíba. Para tanto, trabalhamos com o gênero textual/discursivo Letra de Música inserido nos gêneros musicais Samba e Rap tomando por base algumas produções dos artistas Mano Brown e Jackson do Pandeiro, as quais estão voltadas para o sujeito afrodescendente e a questão do espaço que lhe é concedido como forma de enunciação, identificação e atuam como subversão a práticas de exclusão no meio social. Os objetivos da proposta consistiram em formular espaços para o reconhecimento e valorização das heranças africanas, que foram essenciais para a formação da sociedade brasileira, despertar nos discentes a sensibilidade causada pela alteridade, como também possibilitar o desenvolvimento da consciência crítica e autonomia. Os dados foram gerados por meio de registros resultantes de diálogos gravados, produções escritas, leitura e outros procedimentos relevantes para a análise. Como embasamento teórico, abordamos as concepções de Bakhtin (1997) e Marcuschi (2008), as quais concebem a linguagem por uma perspectiva dialógica, pautamo-nos nas percepções de Hall (2009) para compreendermos os conceitos de cultura e identidade, fundamentamo-nos em estudiosos como Munanga (2005), Santos (2016) e Lopes (2015), que abordam questões étnico-raciais e em discussões a respeito do caráter social das práticas de letramentos em Rojo (2009) e Souza (2011), entre outros. As atividades desenvolvidas resultaram na ampliação das percepções de mundo relacionadas à equidade, respeito e tolerância.This research was based on the necessity of insertion of afrodescendant historical-cultural elements in the Portuguese Language classes of the elementary school, since it still faces numerous difficulties in introducing theses aspects into its practices, that goes against what is established in Law 10639/03. Therefore, we elaborate an intervention proposal based on the Basic Sequence, formulated by Rildo Cosson (20014), which was developed in an adapted way in a 9th grade class from a school in Duas Estradas, Paraíba. We worked with the discursive genre Lyrics inserted in the music genres Samba and Rap based on the Jackson do Pandeiro and Mano Brown productions. They emphasize the afrodescendent subject and issues related to space that is guaranteed to them as a way of anunciation and identificationand, they are also a kind of subvertion to repression and exclusion pratices in the social circle. The objectives were to formulate spaces for the recognition and appreciation of the African inheritances that were essential for the formation of Brazilian society, to arouse in students the sensitivity caused by otherness, as well as to enable the development of critical awareness and autonomy. Data was generated from recorded dialogues, written productions, reading, and other relevant procedures to the analysis. As a theoretical basis, we approach the conceptions of Bakhtin (1997) and Marcuschi (2008), who conceive language through a dialogical perspective, we were guided by the perceptions of Hall (2009) to understand the concepts of culture and identity, we considered the studies of Munanga (2005), Santos (2016), Lopes (2015), who discussed ethnic-racial issues, and in discussions about the social character of literacy practices in Rojo (2009) e Souza (2011), and others. The activities developed resulted in the expansion of world perceptions related to equity, respect and tolerance.CAPESUniversidade Estadual da ParaíbaCentro de Humanidades - CHBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRASBezerra, Rosilda Alveshttp://lattes.cnpq.br/6401249635890403Bezerra, Rosilda Alveshttp://lattes.cnpq.br/6401249635890403Melo Júnior, Orison Marden Bandeira dehttp://lattes.cnpq.br/1809881374621615Costa, Maria Suely dahttp://lattes.cnpq.br/1891779191833711Barbosa, Líbia Leaby Leite2019-06-05T18:04:44Z2018-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBarbosa, Líbia Leaby Leite. O samba e o rap como espaços de palavralização afrodescendente. 2018. 117f. 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