A concepção de erro entre os professores de Matemática: Tensões entre falibilismo e absolutismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Syana Monteiro de Alencar
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2708
Resumo: No presente trabalho buscou-se identificar e analisar as concepções de erro adquiridas ao longo da vida pelos professores de matemática da paraíba. Os conceitos e visões construídos se estabelecem como verdades na essência desse profissional enquanto indivíduo e são refletidos para sala de aula por ele enquanto docente. Para fundamentação do estudo foi realizada uma revisão bibliográfica de literaturas que abordam essa temática ou que se relacionam com ela. Dentre elas citamos a educação bancária e libertadora e a resolução de problemas. As fontes consultadas apontam para uma relação existente entre esses eixos. Ambas convergem no sentido de buscar avanços no ensino. Assim, verificou-se a necessidade de compreender de que forma os professores de matemática da paraíba percebem o erro tendo como parâmetro o absolutismo e o falibilismo. Foi ainda feita uma comparação dessas visões com a proposta de resolução de problemas e da educação bancária e libertadora. A investigação foi feita através de um questionário semiestruturado. O mesmo foi aplicado a 70 professores do estado da paraíba. A pesquisa é de caráter qualitativo. Entre os resultados obtidos destaca-se a aproximação das características absolutistas da maioria dos entrevistados.
id UEPB_d3e57f0301952862a0e46a7c582cdb87
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2708
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling A concepção de erro entre os professores de Matemática: Tensões entre falibilismo e absolutismoConcepções de erroAbsolutismoFalibilismoResolução de problemasEducação bancáriaError conceptionsAbsolutismFallibilismTroubleshootingBanking educationEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMNo presente trabalho buscou-se identificar e analisar as concepções de erro adquiridas ao longo da vida pelos professores de matemática da paraíba. Os conceitos e visões construídos se estabelecem como verdades na essência desse profissional enquanto indivíduo e são refletidos para sala de aula por ele enquanto docente. Para fundamentação do estudo foi realizada uma revisão bibliográfica de literaturas que abordam essa temática ou que se relacionam com ela. Dentre elas citamos a educação bancária e libertadora e a resolução de problemas. As fontes consultadas apontam para uma relação existente entre esses eixos. Ambas convergem no sentido de buscar avanços no ensino. Assim, verificou-se a necessidade de compreender de que forma os professores de matemática da paraíba percebem o erro tendo como parâmetro o absolutismo e o falibilismo. Foi ainda feita uma comparação dessas visões com a proposta de resolução de problemas e da educação bancária e libertadora. A investigação foi feita através de um questionário semiestruturado. O mesmo foi aplicado a 70 professores do estado da paraíba. A pesquisa é de caráter qualitativo. Entre os resultados obtidos destaca-se a aproximação das características absolutistas da maioria dos entrevistados.In the present study aimed to identify and analyze the error conceptions acquired throughout life for mathematics teachers of paradise. The concepts and visions built are established as truths at the heart of this professional as an individual and are reflected to the classroom for him as a teacher. Rationale for the study was carried out a literature review of literature addressing this issue or that relate to it. Among them we can mention the bank and liberating education and problem solving. The sources consulted point to a relationship between these axes. Both converge in order to seek improvements in teaching. Thus, there was the need to understand how the math teachers of paraíba realize the error having as parameter absolutism and fallibilism. It was also a comparison of these views with the resolution of issues and banking and liberating education. The investigation was made through a semi-structured questionnaire. The same was applied to 70 state teachers of paradise. The research is qualitative. Among the results there is the approximation of the absolutist features of most respondents.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMSousa, Cidoval Morais de47798521453http://lattes.cnpq.br/0573233540937425Andrade, Silvanio de43807631534http://lattes.cnpq.br/8695612846450802Vasconcelos, Tatiana Cristina00885127463http://lattes.cnpq.br/2042671665043024Ramos, Syana Monteiro de Alencar2017-02-09T21:40:58Z2015-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRAMOS, S. M. de A. A concepção de erro entre os professores de Matemática: Tensões entre falibilismo e absolutismo. 2015. 89f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2708porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2017-02-10T04:02:59Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2708Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2017-02-10T04:02:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv A concepção de erro entre os professores de Matemática: Tensões entre falibilismo e absolutismo
title A concepção de erro entre os professores de Matemática: Tensões entre falibilismo e absolutismo
spellingShingle A concepção de erro entre os professores de Matemática: Tensões entre falibilismo e absolutismo
Ramos, Syana Monteiro de Alencar
Concepções de erro
Absolutismo
Falibilismo
Resolução de problemas
Educação bancária
Error conceptions
Absolutism
Fallibilism
Troubleshooting
Banking education
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short A concepção de erro entre os professores de Matemática: Tensões entre falibilismo e absolutismo
title_full A concepção de erro entre os professores de Matemática: Tensões entre falibilismo e absolutismo
title_fullStr A concepção de erro entre os professores de Matemática: Tensões entre falibilismo e absolutismo
title_full_unstemmed A concepção de erro entre os professores de Matemática: Tensões entre falibilismo e absolutismo
title_sort A concepção de erro entre os professores de Matemática: Tensões entre falibilismo e absolutismo
author Ramos, Syana Monteiro de Alencar
author_facet Ramos, Syana Monteiro de Alencar
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa, Cidoval Morais de
47798521453
http://lattes.cnpq.br/0573233540937425
Andrade, Silvanio de
43807631534
http://lattes.cnpq.br/8695612846450802
Vasconcelos, Tatiana Cristina
00885127463
http://lattes.cnpq.br/2042671665043024
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Syana Monteiro de Alencar
dc.subject.por.fl_str_mv Concepções de erro
Absolutismo
Falibilismo
Resolução de problemas
Educação bancária
Error conceptions
Absolutism
Fallibilism
Troubleshooting
Banking education
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic Concepções de erro
Absolutismo
Falibilismo
Resolução de problemas
Educação bancária
Error conceptions
Absolutism
Fallibilism
Troubleshooting
Banking education
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description No presente trabalho buscou-se identificar e analisar as concepções de erro adquiridas ao longo da vida pelos professores de matemática da paraíba. Os conceitos e visões construídos se estabelecem como verdades na essência desse profissional enquanto indivíduo e são refletidos para sala de aula por ele enquanto docente. Para fundamentação do estudo foi realizada uma revisão bibliográfica de literaturas que abordam essa temática ou que se relacionam com ela. Dentre elas citamos a educação bancária e libertadora e a resolução de problemas. As fontes consultadas apontam para uma relação existente entre esses eixos. Ambas convergem no sentido de buscar avanços no ensino. Assim, verificou-se a necessidade de compreender de que forma os professores de matemática da paraíba percebem o erro tendo como parâmetro o absolutismo e o falibilismo. Foi ainda feita uma comparação dessas visões com a proposta de resolução de problemas e da educação bancária e libertadora. A investigação foi feita através de um questionário semiestruturado. O mesmo foi aplicado a 70 professores do estado da paraíba. A pesquisa é de caráter qualitativo. Entre os resultados obtidos destaca-se a aproximação das características absolutistas da maioria dos entrevistados.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-10
2017-02-09T21:40:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RAMOS, S. M. de A. A concepção de erro entre os professores de Matemática: Tensões entre falibilismo e absolutismo. 2015. 89f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2708
identifier_str_mv RAMOS, S. M. de A. A concepção de erro entre os professores de Matemática: Tensões entre falibilismo e absolutismo. 2015. 89f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2708
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1813709215902990336