Tecnologias de informação e comunicação na formação docente: uma abordagem pedagógica com ferramentas digitais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3692 |
Resumo: | As tecnologias de informação e comunicação e seu uso pedagógico aparecem fortemente nas discussões do atual cenário escolar. Em razão desses discursos, este estudo propõe uma pesquisa voltada para a formação docente e a utilização das novas tecnologias como recurso didático. Diante das constantes demandas que envolvem o uso das tecnologias na rotina das aulas, a presente pesquisa se prontificou a responder o seguinte questionamento: De que forma o uso das tecnologias e recursos multimídias pode contribuir para a formação docente, e consequentemente, para o aperfeiçoamento de práticas pedagógicas no Ensino Fundamental? Para responder a essa problemática, o estudo foi desenvolvido com base em uma abordagem qualitativa, sob o ponto de vista da pesquisa bibliográfica e pesquisa-ação e teve como objetivo aprimorar as práticas docentes para o uso das tecnologias digitais, a partir do manuseio, elaboração e aplicabilidade de recursos multimídia na rotina didática e pedagógica. Como arcabouço teórico, utilizou-se dos estudos de Moran (1995; 2000; 2007; 2015; 2018), Lévy (1999; 1993), Valente (2018; 2005; 2003), Kenski (2012) e Gomes (2018) como fonte de pesquisas voltadas para o uso das tecnologias digitais; Assmann (2000;1998), Tardif (2002), Libâneo (2004), Imbernón (2013; 2010) e Nóvoa (2019; 2017; 2007) com abordagens voltadas para os preceitos da formação docente; Coscarelli (2007), Rojo (2013), Aranha e Nascimento (2018), Ribeiro (2019; 2016; 2009; 2007) com estudos voltados para letramento digital e o uso de meios multimodais no ensino; e Mayer (2009) com enfoque nos princípios da aprendizagem multimídia. A pesquisa foi realizada no laboratório de informática de uma escola municipal da Paraíba, com professores de 4º e 5º anos do ensino fundamental. Foi executada através de oficinas pedagógicas, que objetivaram direcionar os professores no uso das novas tecnologias digitais no ensino. Como instrumento para coleta de dados, utilizou-se da observação e questionários. A partir da investigação do objeto de estudo, elaborou-se, como produto deste trabalho dissertativo, um Tutorial de orientações na produção e utilização de ferramenta multimídia e uso de webquest para professores dos anos finais do Ensino Fundamental I. Constatou-se que a pesquisa trouxe contribuições significativas para os docentes envolvidos, na sua formação e atuação com as tecnologias digitais em sala de aula. O estudo revelou a importância da oferta de formação continuada dessa natureza para que os professores possam fazer a inserção, de forma apropriada, das tecnologias de informação e comunicação na sua prática docente. |
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Tecnologias de informação e comunicação na formação docente: uma abordagem pedagógica com ferramentas digitaisFormação docenteTecnologias digitaisFerramentas multimídiasAprendizagem multimídiaCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAs tecnologias de informação e comunicação e seu uso pedagógico aparecem fortemente nas discussões do atual cenário escolar. Em razão desses discursos, este estudo propõe uma pesquisa voltada para a formação docente e a utilização das novas tecnologias como recurso didático. Diante das constantes demandas que envolvem o uso das tecnologias na rotina das aulas, a presente pesquisa se prontificou a responder o seguinte questionamento: De que forma o uso das tecnologias e recursos multimídias pode contribuir para a formação docente, e consequentemente, para o aperfeiçoamento de práticas pedagógicas no Ensino Fundamental? Para responder a essa problemática, o estudo foi desenvolvido com base em uma abordagem qualitativa, sob o ponto de vista da pesquisa bibliográfica e pesquisa-ação e teve como objetivo aprimorar as práticas docentes para o uso das tecnologias digitais, a partir do manuseio, elaboração e aplicabilidade de recursos multimídia na rotina didática e pedagógica. Como arcabouço teórico, utilizou-se dos estudos de Moran (1995; 2000; 2007; 2015; 2018), Lévy (1999; 1993), Valente (2018; 2005; 2003), Kenski (2012) e Gomes (2018) como fonte de pesquisas voltadas para o uso das tecnologias digitais; Assmann (2000;1998), Tardif (2002), Libâneo (2004), Imbernón (2013; 2010) e Nóvoa (2019; 2017; 2007) com abordagens voltadas para os preceitos da formação docente; Coscarelli (2007), Rojo (2013), Aranha e Nascimento (2018), Ribeiro (2019; 2016; 2009; 2007) com estudos voltados para letramento digital e o uso de meios multimodais no ensino; e Mayer (2009) com enfoque nos princípios da aprendizagem multimídia. A pesquisa foi realizada no laboratório de informática de uma escola municipal da Paraíba, com professores de 4º e 5º anos do ensino fundamental. Foi executada através de oficinas pedagógicas, que objetivaram direcionar os professores no uso das novas tecnologias digitais no ensino. Como instrumento para coleta de dados, utilizou-se da observação e questionários. A partir da investigação do objeto de estudo, elaborou-se, como produto deste trabalho dissertativo, um Tutorial de orientações na produção e utilização de ferramenta multimídia e uso de webquest para professores dos anos finais do Ensino Fundamental I. Constatou-se que a pesquisa trouxe contribuições significativas para os docentes envolvidos, na sua formação e atuação com as tecnologias digitais em sala de aula. O estudo revelou a importância da oferta de formação continuada dessa natureza para que os professores possam fazer a inserção, de forma apropriada, das tecnologias de informação e comunicação na sua prática docente.Information and communication technologies and their pedagogical use are the focus of discussions in the current educational scenario. In this sense, this study focuses on teacher training and the use of new technologies as a didactic resource. Given the constant demands involving the use of technologies in the routine of classes, this research sought to answer the following question: How can the use of technologies and multimedia resources contribute to teacher training and, consequently, to the improvement of pedagogical practices in elementary school? To answer this question, a qualitative study was conducted based on bibliographic research and action research, aimed to improve teaching practices for the use of digital technologies, from the use, preparation, and applicability of multimedia resources in the didactic and pedagogical routine. As a theoretical framework, different studies were considered, as follows: (1) Moran (1995; 2000; 2007; 2015; 2018), Lévy (1999; 1993), Valente (2018; 2005; 2003), Kenski (2012), and Gomes (2018) as a source of research on the use of digital technologies; (2) Assmann (2000;1998), Tardif (2002), Libâneo (2004), Imbernón (2013; 2010), and Nóvoa (2019; 2017; 2007) addressing the precepts of teacher training; (3) Coscarelli (2007), Rojo (2013), Aranha and Nascimento (2018), and Ribeiro (2019; 2016; 2009; 2007) focused on digital literacy and the use of multimodal means in teaching; and (4) Mayer (2009) who focus on the principles of multimedia learning. This research was carried out in a computer laboratory of a municipal school in Paraíba, Brazil, and involved elementary school teachers (4th and 5th grades). Pedagogical workshops were held to guide the teachers on the use of new digital technologies in teaching. The data were collected through observation and questionnaires. From the investigation of the object of study, a Tutorial was developed, as a product of this dissertation, for guiding elementary school teachers (final grades) on the production and use of multimedia tools, as well as the use of WebQuest. This study significantly contributed to the teachers’ training and performance regarding the digital technologies used in class. Moreover, it revealed the importance of offering continuing education of this nature so that teachers can appropriately insert information and communication technologies in their teaching practice.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPCentro de Educação - CEDUCBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFPAranha, Simone Dália de GusmãoFreitas, Fabiana Martins de2021-03-04T11:57:40Z2020-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFREITAS, F. M. de. Tecnologias de informação e comunicação na formação docente: uma abordagem pedagógica com ferramentas digitais. 2020. 207f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB, 2021.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3692porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2021-03-05T04:33:24Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3692Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2021-03-05T04:33:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
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