O USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) POR DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR: BARREIRAS E SUPERAÇÕES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2490 |
Resumo: | O presente artigo apresenta uma reflexão em torno das principais barreiras e superações encontradas pela maioria dos docentes na utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) dentro da sala de aula no ensino superior, ferramentas estas que vem se tornando cada vez mais populares e indispensáveis em âmbito acadêmico. Foi realizada neste estudo uma pesquisa de campo com docentes do ensino superior de instituições privadas da cidade de Lages, estado de Santa Catarina. O artigo descreve barreiras e superações dos docentes, buscando diagnósticos para servir como apoio para que os mesmos possam usar tais tecnologias como ferramenta didático/pedagógica. Dentre os achados, a não utilização das ferramentas multimídias se deve a diversos fatores, dentre eles, resistência dos docentes à ideia de inovar em suas aulas; seja por falta de habilidade/domínio no uso das tecnologias ou por falta de estrutura das instituições quanto às ferramentas de multimídia. Em muitos casos não existe laboratório de informática em boas condições de uso, outro fator que contribui negativamente é o uso demasiado da ferramenta, causado, na maioria das vezes, pela falta de bom senso por parte de alguns acadêmicos. Como o uso das TIC é um fator que agrega muito na interação aluno/professor, o interessante e positivo é que todos os docentes entrevistados na pesquisa têm acesso à internet. Muitos desses docentes utilizam as TIC em suas aulas, alguns chegam a disponibilizar materiais de apoio didático/pedagógico em ambientes virtuais. Alguns chegam a criar games para um melhor entendimento dos seus alunos, fator esse que demonstra o preparo de alguns docentes para o uso das novas tecnologias. Algumas instituições também estão preparadas para a inserção das TIC em suas aulas, uma vez que suas estruturas oferecem boas condições. Como resultado, tem-se que o uso das TIC por alunos, docentes e instituições é assunto de grande responsabilidade e que aprender a aprender deve ser o principal motivo para a sua utilização em sala de aula. Sendo este, o caminho para um ensino de sucesso, visto a construção do conhecimento inicia com dados e informações adquiridas. |
id |
UNICESU-1_45652ea124e47d47a5c7828df7b56094 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2490 |
network_acronym_str |
UNICESU-1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
O USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) POR DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR: BARREIRAS E SUPERAÇÕESDesafiosDocentes do ensino superiorFerramentas de multimídiaTecnologia da Informação e ComunicaçãoO presente artigo apresenta uma reflexão em torno das principais barreiras e superações encontradas pela maioria dos docentes na utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) dentro da sala de aula no ensino superior, ferramentas estas que vem se tornando cada vez mais populares e indispensáveis em âmbito acadêmico. Foi realizada neste estudo uma pesquisa de campo com docentes do ensino superior de instituições privadas da cidade de Lages, estado de Santa Catarina. O artigo descreve barreiras e superações dos docentes, buscando diagnósticos para servir como apoio para que os mesmos possam usar tais tecnologias como ferramenta didático/pedagógica. Dentre os achados, a não utilização das ferramentas multimídias se deve a diversos fatores, dentre eles, resistência dos docentes à ideia de inovar em suas aulas; seja por falta de habilidade/domínio no uso das tecnologias ou por falta de estrutura das instituições quanto às ferramentas de multimídia. Em muitos casos não existe laboratório de informática em boas condições de uso, outro fator que contribui negativamente é o uso demasiado da ferramenta, causado, na maioria das vezes, pela falta de bom senso por parte de alguns acadêmicos. Como o uso das TIC é um fator que agrega muito na interação aluno/professor, o interessante e positivo é que todos os docentes entrevistados na pesquisa têm acesso à internet. Muitos desses docentes utilizam as TIC em suas aulas, alguns chegam a disponibilizar materiais de apoio didático/pedagógico em ambientes virtuais. Alguns chegam a criar games para um melhor entendimento dos seus alunos, fator esse que demonstra o preparo de alguns docentes para o uso das novas tecnologias. Algumas instituições também estão preparadas para a inserção das TIC em suas aulas, uma vez que suas estruturas oferecem boas condições. Como resultado, tem-se que o uso das TIC por alunos, docentes e instituições é assunto de grande responsabilidade e que aprender a aprender deve ser o principal motivo para a sua utilização em sala de aula. Sendo este, o caminho para um ensino de sucesso, visto a construção do conhecimento inicia com dados e informações adquiridas.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-09-13T16:38:23Z2019-09-13T16:38:23Z2015-11-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2490porBUENO, João Augusto da SilvaREJANI, Valdelice dos Anjos RasimavikoMACUCH, Regiane da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:41:54Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2490Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T19:41:54Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) POR DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR: BARREIRAS E SUPERAÇÕES |
title |
O USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) POR DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR: BARREIRAS E SUPERAÇÕES |
spellingShingle |
O USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) POR DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR: BARREIRAS E SUPERAÇÕES BUENO, João Augusto da Silva Desafios Docentes do ensino superior Ferramentas de multimídia Tecnologia da Informação e Comunicação |
title_short |
O USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) POR DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR: BARREIRAS E SUPERAÇÕES |
title_full |
O USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) POR DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR: BARREIRAS E SUPERAÇÕES |
title_fullStr |
O USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) POR DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR: BARREIRAS E SUPERAÇÕES |
title_full_unstemmed |
O USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) POR DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR: BARREIRAS E SUPERAÇÕES |
title_sort |
O USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) POR DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR: BARREIRAS E SUPERAÇÕES |
author |
BUENO, João Augusto da Silva |
author_facet |
BUENO, João Augusto da Silva REJANI, Valdelice dos Anjos Rasimaviko MACUCH, Regiane da Silva |
author_role |
author |
author2 |
REJANI, Valdelice dos Anjos Rasimaviko MACUCH, Regiane da Silva |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BUENO, João Augusto da Silva REJANI, Valdelice dos Anjos Rasimaviko MACUCH, Regiane da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desafios Docentes do ensino superior Ferramentas de multimídia Tecnologia da Informação e Comunicação |
topic |
Desafios Docentes do ensino superior Ferramentas de multimídia Tecnologia da Informação e Comunicação |
description |
O presente artigo apresenta uma reflexão em torno das principais barreiras e superações encontradas pela maioria dos docentes na utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) dentro da sala de aula no ensino superior, ferramentas estas que vem se tornando cada vez mais populares e indispensáveis em âmbito acadêmico. Foi realizada neste estudo uma pesquisa de campo com docentes do ensino superior de instituições privadas da cidade de Lages, estado de Santa Catarina. O artigo descreve barreiras e superações dos docentes, buscando diagnósticos para servir como apoio para que os mesmos possam usar tais tecnologias como ferramenta didático/pedagógica. Dentre os achados, a não utilização das ferramentas multimídias se deve a diversos fatores, dentre eles, resistência dos docentes à ideia de inovar em suas aulas; seja por falta de habilidade/domínio no uso das tecnologias ou por falta de estrutura das instituições quanto às ferramentas de multimídia. Em muitos casos não existe laboratório de informática em boas condições de uso, outro fator que contribui negativamente é o uso demasiado da ferramenta, causado, na maioria das vezes, pela falta de bom senso por parte de alguns acadêmicos. Como o uso das TIC é um fator que agrega muito na interação aluno/professor, o interessante e positivo é que todos os docentes entrevistados na pesquisa têm acesso à internet. Muitos desses docentes utilizam as TIC em suas aulas, alguns chegam a disponibilizar materiais de apoio didático/pedagógico em ambientes virtuais. Alguns chegam a criar games para um melhor entendimento dos seus alunos, fator esse que demonstra o preparo de alguns docentes para o uso das novas tecnologias. Algumas instituições também estão preparadas para a inserção das TIC em suas aulas, uma vez que suas estruturas oferecem boas condições. Como resultado, tem-se que o uso das TIC por alunos, docentes e instituições é assunto de grande responsabilidade e que aprender a aprender deve ser o principal motivo para a sua utilização em sala de aula. Sendo este, o caminho para um ensino de sucesso, visto a construção do conhecimento inicia com dados e informações adquiridas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-03 2019-09-13T16:38:23Z 2019-09-13T16:38:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-8084-996-7 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2490 |
identifier_str_mv |
978-85-8084-996-7 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2490 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813098712943034368 |