O Meu Pé de Laranja Lima e a gamificação: uma proposta de leitura literária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Maria Josely dos Santos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4617
Resumo: Despertar o interesse pela leitura e promover experiências de leitura literária em sala de aula, que sejam bem recebidas pelos alunos, é um desafio que as escolas enfrentam há muito tempo. Várias são as dificuldades encontradas ao desenvolver projetos voltados para esse fim. Cientes da importância da contribuição que a literatura pode trazer para o indivíduo aluno, e posteriormente, para o cidadão atuante na sociedade, propomos o desenvolvimento de uma experiência literária para os anos finais do ensino fundamental, a partir da leitura da narrativa infantojuvenil, O meu pé de laranja lima, de José Mauro de Vasconcelos. Para isso, utilizaremos a sequência básica de Cosson, aliada às atividades gamificadas. A literatura na escola precisa alcançar o espaço e os objetivos pretendidos quando pensamos em formar leitores proficientes. Muitos são os entraves encontrados no que concerne ao desenvolvimento de atividades literárias em sala de aula. A gamificação foi pensada para essa pesquisa com o objetivo de promover e estimular espaços de interação, discussão e partilha. Manter a atenção e o interesse dos alunos durante todo o processo é o grande desafio das atividades que envolvem a leitura de livros, por essa razão precisamos de estratégias engajadoras e envolventes. Além dos estudos de Cosson (2016), sobre letramento literário, utilizaremos os estudos de Colomer (2003), Saraiva (2006), Lajolo (2001/2018), como pressupostos teóricos sobre a narrativa infantojuvenil e a literatura na escola; as pesquisas de Alves (2015) e Fardo (2014) sobre gamificação.
id UEPB_d584800563bb575a47c53ac937840060
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4617
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling O Meu Pé de Laranja Lima e a gamificação: uma proposta de leitura literáriaLetramento literárioNarrativa infantojuvenilEnsinoGamificaçãoLETRAS::LINGUA PORTUGUESADespertar o interesse pela leitura e promover experiências de leitura literária em sala de aula, que sejam bem recebidas pelos alunos, é um desafio que as escolas enfrentam há muito tempo. Várias são as dificuldades encontradas ao desenvolver projetos voltados para esse fim. Cientes da importância da contribuição que a literatura pode trazer para o indivíduo aluno, e posteriormente, para o cidadão atuante na sociedade, propomos o desenvolvimento de uma experiência literária para os anos finais do ensino fundamental, a partir da leitura da narrativa infantojuvenil, O meu pé de laranja lima, de José Mauro de Vasconcelos. Para isso, utilizaremos a sequência básica de Cosson, aliada às atividades gamificadas. A literatura na escola precisa alcançar o espaço e os objetivos pretendidos quando pensamos em formar leitores proficientes. Muitos são os entraves encontrados no que concerne ao desenvolvimento de atividades literárias em sala de aula. A gamificação foi pensada para essa pesquisa com o objetivo de promover e estimular espaços de interação, discussão e partilha. Manter a atenção e o interesse dos alunos durante todo o processo é o grande desafio das atividades que envolvem a leitura de livros, por essa razão precisamos de estratégias engajadoras e envolventes. Além dos estudos de Cosson (2016), sobre letramento literário, utilizaremos os estudos de Colomer (2003), Saraiva (2006), Lajolo (2001/2018), como pressupostos teóricos sobre a narrativa infantojuvenil e a literatura na escola; as pesquisas de Alves (2015) e Fardo (2014) sobre gamificação.Awakening interest in Reading and promoting literacy Reading experiences in the classroom, that they are well received by students, is a challenge that schools have faced for a long time. There are several difficulties encountered When developing projects aimed at this purpose. Aware of the importance of the contribution that literature can bring to the student, and later, active Citizen in Society, we propose the development of a literacy experience with the reading for the final years of elementary school of the narrative for children and young people, O meu pé de laranja lima, by José Mauro de Vasconcelos. For this, we will use the basic sequence of Cosson, combined with the gamified activities. Literature at Scholl needs to reach the intended space and objectives When we think about forming proficient readers. There are many barriers found at the heart of the development of literacy activities in the classroom. Gamification was designed for this research with the aim of promoting and simulating Spaces for interaction, discussion and sharing. Keeping attention of the students and interest throughout the process is the great challenge of activities that involve books Reading, for this reason we need engaging strategies. According to Cosson (2016) studies on literacy Reading, we will use studies by Colomer (2003), Saraiva (2006), as theoretical assumptions about narratives of children and literature at school, research by Alves (2015) and Fardo (2014) on gamification.Universidade Estadual da ParaíbaUniversidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRASSilva, Rosângela Neres Araújo dahttp://lattes.cnpq.br/2398653747944135Santos, Luciane AlvesCosta, Maria Suely daFerreira, Maria Josely dos Santos2023-05-04T12:57:58Z2023-03-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFerreira, Maria Josely dos Santos. O Meu Pé de Laranja Lima e a Gamificação: uma proposta de leitura literária. 2023. [106]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, [Guarabira] .http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4617porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2023-05-04T12:57:58Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4617Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2023-05-04T12:57:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv O Meu Pé de Laranja Lima e a gamificação: uma proposta de leitura literária
title O Meu Pé de Laranja Lima e a gamificação: uma proposta de leitura literária
spellingShingle O Meu Pé de Laranja Lima e a gamificação: uma proposta de leitura literária
Ferreira, Maria Josely dos Santos
Letramento literário
Narrativa infantojuvenil
Ensino
Gamificação
LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
title_short O Meu Pé de Laranja Lima e a gamificação: uma proposta de leitura literária
title_full O Meu Pé de Laranja Lima e a gamificação: uma proposta de leitura literária
title_fullStr O Meu Pé de Laranja Lima e a gamificação: uma proposta de leitura literária
title_full_unstemmed O Meu Pé de Laranja Lima e a gamificação: uma proposta de leitura literária
title_sort O Meu Pé de Laranja Lima e a gamificação: uma proposta de leitura literária
author Ferreira, Maria Josely dos Santos
author_facet Ferreira, Maria Josely dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Rosângela Neres Araújo da
http://lattes.cnpq.br/2398653747944135
Santos, Luciane Alves
Costa, Maria Suely da
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Maria Josely dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento literário
Narrativa infantojuvenil
Ensino
Gamificação
LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
topic Letramento literário
Narrativa infantojuvenil
Ensino
Gamificação
LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
description Despertar o interesse pela leitura e promover experiências de leitura literária em sala de aula, que sejam bem recebidas pelos alunos, é um desafio que as escolas enfrentam há muito tempo. Várias são as dificuldades encontradas ao desenvolver projetos voltados para esse fim. Cientes da importância da contribuição que a literatura pode trazer para o indivíduo aluno, e posteriormente, para o cidadão atuante na sociedade, propomos o desenvolvimento de uma experiência literária para os anos finais do ensino fundamental, a partir da leitura da narrativa infantojuvenil, O meu pé de laranja lima, de José Mauro de Vasconcelos. Para isso, utilizaremos a sequência básica de Cosson, aliada às atividades gamificadas. A literatura na escola precisa alcançar o espaço e os objetivos pretendidos quando pensamos em formar leitores proficientes. Muitos são os entraves encontrados no que concerne ao desenvolvimento de atividades literárias em sala de aula. A gamificação foi pensada para essa pesquisa com o objetivo de promover e estimular espaços de interação, discussão e partilha. Manter a atenção e o interesse dos alunos durante todo o processo é o grande desafio das atividades que envolvem a leitura de livros, por essa razão precisamos de estratégias engajadoras e envolventes. Além dos estudos de Cosson (2016), sobre letramento literário, utilizaremos os estudos de Colomer (2003), Saraiva (2006), Lajolo (2001/2018), como pressupostos teóricos sobre a narrativa infantojuvenil e a literatura na escola; as pesquisas de Alves (2015) e Fardo (2014) sobre gamificação.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-04T12:57:58Z
2023-03-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Ferreira, Maria Josely dos Santos. O Meu Pé de Laranja Lima e a Gamificação: uma proposta de leitura literária. 2023. [106]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, [Guarabira] .
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4617
identifier_str_mv Ferreira, Maria Josely dos Santos. O Meu Pé de Laranja Lima e a Gamificação: uma proposta de leitura literária. 2023. [106]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, [Guarabira] .
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4617
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1811813191866384384