O Meu Pé de Laranja Lima e a gamificação: uma proposta de leitura literária
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4617 |
Resumo: | Despertar o interesse pela leitura e promover experiências de leitura literária em sala de aula, que sejam bem recebidas pelos alunos, é um desafio que as escolas enfrentam há muito tempo. Várias são as dificuldades encontradas ao desenvolver projetos voltados para esse fim. Cientes da importância da contribuição que a literatura pode trazer para o indivíduo aluno, e posteriormente, para o cidadão atuante na sociedade, propomos o desenvolvimento de uma experiência literária para os anos finais do ensino fundamental, a partir da leitura da narrativa infantojuvenil, O meu pé de laranja lima, de José Mauro de Vasconcelos. Para isso, utilizaremos a sequência básica de Cosson, aliada às atividades gamificadas. A literatura na escola precisa alcançar o espaço e os objetivos pretendidos quando pensamos em formar leitores proficientes. Muitos são os entraves encontrados no que concerne ao desenvolvimento de atividades literárias em sala de aula. A gamificação foi pensada para essa pesquisa com o objetivo de promover e estimular espaços de interação, discussão e partilha. Manter a atenção e o interesse dos alunos durante todo o processo é o grande desafio das atividades que envolvem a leitura de livros, por essa razão precisamos de estratégias engajadoras e envolventes. Além dos estudos de Cosson (2016), sobre letramento literário, utilizaremos os estudos de Colomer (2003), Saraiva (2006), Lajolo (2001/2018), como pressupostos teóricos sobre a narrativa infantojuvenil e a literatura na escola; as pesquisas de Alves (2015) e Fardo (2014) sobre gamificação. |
id |
UEPB_d584800563bb575a47c53ac937840060 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4617 |
network_acronym_str |
UEPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository_id_str |
|
spelling |
O Meu Pé de Laranja Lima e a gamificação: uma proposta de leitura literáriaLetramento literárioNarrativa infantojuvenilEnsinoGamificaçãoLETRAS::LINGUA PORTUGUESADespertar o interesse pela leitura e promover experiências de leitura literária em sala de aula, que sejam bem recebidas pelos alunos, é um desafio que as escolas enfrentam há muito tempo. Várias são as dificuldades encontradas ao desenvolver projetos voltados para esse fim. Cientes da importância da contribuição que a literatura pode trazer para o indivíduo aluno, e posteriormente, para o cidadão atuante na sociedade, propomos o desenvolvimento de uma experiência literária para os anos finais do ensino fundamental, a partir da leitura da narrativa infantojuvenil, O meu pé de laranja lima, de José Mauro de Vasconcelos. Para isso, utilizaremos a sequência básica de Cosson, aliada às atividades gamificadas. A literatura na escola precisa alcançar o espaço e os objetivos pretendidos quando pensamos em formar leitores proficientes. Muitos são os entraves encontrados no que concerne ao desenvolvimento de atividades literárias em sala de aula. A gamificação foi pensada para essa pesquisa com o objetivo de promover e estimular espaços de interação, discussão e partilha. Manter a atenção e o interesse dos alunos durante todo o processo é o grande desafio das atividades que envolvem a leitura de livros, por essa razão precisamos de estratégias engajadoras e envolventes. Além dos estudos de Cosson (2016), sobre letramento literário, utilizaremos os estudos de Colomer (2003), Saraiva (2006), Lajolo (2001/2018), como pressupostos teóricos sobre a narrativa infantojuvenil e a literatura na escola; as pesquisas de Alves (2015) e Fardo (2014) sobre gamificação.Awakening interest in Reading and promoting literacy Reading experiences in the classroom, that they are well received by students, is a challenge that schools have faced for a long time. There are several difficulties encountered When developing projects aimed at this purpose. Aware of the importance of the contribution that literature can bring to the student, and later, active Citizen in Society, we propose the development of a literacy experience with the reading for the final years of elementary school of the narrative for children and young people, O meu pé de laranja lima, by José Mauro de Vasconcelos. For this, we will use the basic sequence of Cosson, combined with the gamified activities. Literature at Scholl needs to reach the intended space and objectives When we think about forming proficient readers. There are many barriers found at the heart of the development of literacy activities in the classroom. Gamification was designed for this research with the aim of promoting and simulating Spaces for interaction, discussion and sharing. Keeping attention of the students and interest throughout the process is the great challenge of activities that involve books Reading, for this reason we need engaging strategies. According to Cosson (2016) studies on literacy Reading, we will use studies by Colomer (2003), Saraiva (2006), as theoretical assumptions about narratives of children and literature at school, research by Alves (2015) and Fardo (2014) on gamification.Universidade Estadual da ParaíbaUniversidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRASSilva, Rosângela Neres Araújo dahttp://lattes.cnpq.br/2398653747944135Santos, Luciane AlvesCosta, Maria Suely daFerreira, Maria Josely dos Santos2023-05-04T12:57:58Z2023-03-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFerreira, Maria Josely dos Santos. O Meu Pé de Laranja Lima e a Gamificação: uma proposta de leitura literária. 2023. [106]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, [Guarabira] .http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4617porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2023-05-04T12:57:58Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4617Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2023-05-04T12:57:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Meu Pé de Laranja Lima e a gamificação: uma proposta de leitura literária |
title |
O Meu Pé de Laranja Lima e a gamificação: uma proposta de leitura literária |
spellingShingle |
O Meu Pé de Laranja Lima e a gamificação: uma proposta de leitura literária Ferreira, Maria Josely dos Santos Letramento literário Narrativa infantojuvenil Ensino Gamificação LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
title_short |
O Meu Pé de Laranja Lima e a gamificação: uma proposta de leitura literária |
title_full |
O Meu Pé de Laranja Lima e a gamificação: uma proposta de leitura literária |
title_fullStr |
O Meu Pé de Laranja Lima e a gamificação: uma proposta de leitura literária |
title_full_unstemmed |
O Meu Pé de Laranja Lima e a gamificação: uma proposta de leitura literária |
title_sort |
O Meu Pé de Laranja Lima e a gamificação: uma proposta de leitura literária |
author |
Ferreira, Maria Josely dos Santos |
author_facet |
Ferreira, Maria Josely dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Rosângela Neres Araújo da http://lattes.cnpq.br/2398653747944135 Santos, Luciane Alves Costa, Maria Suely da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Maria Josely dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letramento literário Narrativa infantojuvenil Ensino Gamificação LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
topic |
Letramento literário Narrativa infantojuvenil Ensino Gamificação LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
description |
Despertar o interesse pela leitura e promover experiências de leitura literária em sala de aula, que sejam bem recebidas pelos alunos, é um desafio que as escolas enfrentam há muito tempo. Várias são as dificuldades encontradas ao desenvolver projetos voltados para esse fim. Cientes da importância da contribuição que a literatura pode trazer para o indivíduo aluno, e posteriormente, para o cidadão atuante na sociedade, propomos o desenvolvimento de uma experiência literária para os anos finais do ensino fundamental, a partir da leitura da narrativa infantojuvenil, O meu pé de laranja lima, de José Mauro de Vasconcelos. Para isso, utilizaremos a sequência básica de Cosson, aliada às atividades gamificadas. A literatura na escola precisa alcançar o espaço e os objetivos pretendidos quando pensamos em formar leitores proficientes. Muitos são os entraves encontrados no que concerne ao desenvolvimento de atividades literárias em sala de aula. A gamificação foi pensada para essa pesquisa com o objetivo de promover e estimular espaços de interação, discussão e partilha. Manter a atenção e o interesse dos alunos durante todo o processo é o grande desafio das atividades que envolvem a leitura de livros, por essa razão precisamos de estratégias engajadoras e envolventes. Além dos estudos de Cosson (2016), sobre letramento literário, utilizaremos os estudos de Colomer (2003), Saraiva (2006), Lajolo (2001/2018), como pressupostos teóricos sobre a narrativa infantojuvenil e a literatura na escola; as pesquisas de Alves (2015) e Fardo (2014) sobre gamificação. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-04T12:57:58Z 2023-03-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Ferreira, Maria Josely dos Santos. O Meu Pé de Laranja Lima e a Gamificação: uma proposta de leitura literária. 2023. [106]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, [Guarabira] . http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4617 |
identifier_str_mv |
Ferreira, Maria Josely dos Santos. O Meu Pé de Laranja Lima e a Gamificação: uma proposta de leitura literária. 2023. [106]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, [Guarabira] . |
url |
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4617 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) instacron:UEPB |
instname_str |
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
instacron_str |
UEPB |
institution |
UEPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bc@uepb.edu.br|| |
_version_ |
1811813191866384384 |